A gestão de jornada é uma rotina essencial para a empresa fechar a folha de pagamento corretamente. Além disso, os relatórios de ponto podem gerar importantes insights para que a empresa se torne mais produtiva.
Os relatórios de ponto são importantes documentos para a empresa monitorar com maior clareza a rotina de trabalho dos funcionários. A partir desses dados, ela também pode aproveitar seus recursos com maior assertividade.
Segundo uma pesquisa realizada pela Forrester, empresas orientadas por insights, gerados por relatórios como o de ponto, tendem a crescer 30% ao ano.
Essa pesquisa revela a importância de se embasar em dados para tomar decisões de forma estratégica. Este artigo destacará quais os relatórios de ponto mais comuns para melhorar a produtividade das equipes. Os tópicos tratados serão os seguintes:
- O que são relatórios de ponto?
- O que diz a lei sobre relatórios de ponto?
- Quais os principais tipos de relatórios de ponto?
- Como extrair os relatórios de ponto?
- Quais as vantagens dos relatórios de ponto?
- Como um controle de ponto online pode facilitar a extração de relatórios de ponto?
- Qual o controle de ponto online com os melhores relatórios?
Boa leitura!
O que são relatórios de ponto?
Relatórios de ponto são documentos compostos por dados de jornada. Eles contêm um resumo das marcações do dia a dia de trabalho dos funcionários, como horários de entrada, saída, intervalos, atrasos e horas extras.
O principal objetivo do relatório de ponto é facilitar a gestão de dados de jornada, fundamental para o correto fechamento da folha de pagamento, evitando possíveis erros de cálculo.
Para que servem os relatórios de ponto?
Os relatórios de ponto servem para o monitoramento correto da jornada de trabalho. A partir desse documento, a empresa consegue verificar dados de entrada, saída, horas extras, atrasos e faltas dos funcionários.
Sua função é fornecer dados precisos da jornada, importantes para que o cálculo de salário seja correto. O relatório também aponta faltas e atrasos, facilitando o desenvolvimento de estratégias voltadas ao engajamento dos colaboradores.
Lara Avelino, analista de RH, psicóloga organizacional e recrutadora, destaca a importância do uso de relatórios na empresa:
“A partir de relatórios, temos a possibilidade de trazer, aumentar e alimentar inúmeros indicadores que realmente nos ajudarão a tomar decisões mais assertivas e embasadas. Isso nos permite chegar, como RH, junto à diretoria e à gestão mais alta da empresa.”
O que diz a lei sobre relatórios de ponto?
Quando se trata de relatório de ponto, a lei cita especificamente o espelho de ponto, que é um documento obrigatório gerado pelos registros de ponto eletrônicos. Essa previsão é destacada pelo art. 82 da Portaria 671.
“Art. 82. O programa de tratamento de registro de ponto é o conjunto de rotinas informatizadas que tem por função tratar os dados relativos à marcação dos horários de entrada e saída contidas no Arquivo Fonte de Dados, gerando o relatório Espelho de Ponto Eletrônico e o Arquivo Eletrônico de Jornada.”
É essencial ainda que a empresa saiba que está previsto na legislação trabalhista a obrigatoriedade do registro de jornada, de forma manual, mecânica ou eletrônica, para empresas com mais de 20 funcionários, conforme art. 74 da CLT:
“Art. 74. O horário de trabalho será anotado em registro de empregados.
§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso.
§ 3º Se o trabalho for executado fora do estabelecimento, o horário dos empregados constará do registro manual, mecânico ou eletrônico em seu poder, sem prejuízo do que dispõe o caput deste artigo.”
Quais os principais tipos de relatórios de ponto?
A gestão de jornada está cada vez mais estratégica. Isso porque o mercado oferece um leque de possibilidades para que a empresa se torne cada vez mais assertiva nas tomadas de decisões, baseando-se em dados concretos.
Muitas dessas informações referentes à jornada do colaborador podem ser colhidas por meio dos relatórios de ponto. Confira, a seguir, os principais tipos de relatórios.
Espelho da folha de ponto
O espelho da folha de ponto é um dos documentos mais importantes da gestão de jornada. É por meio dele que a empresa tem acesso a todos os registros de jornada individuais dos funcionários.
Neste relatório de ponto constam dados de entrada, saída, intervalos, horas extras e todos os que envolvem o dia a dia de trabalho do colaborador.
Assim, a empresa tem um controle maior sobre as horas de trabalho de cada um dos seus empregados, podendo ser proativa nas decisões.
Relatório de absenteísmo
O relatório de absenteísmo é aquele que expõe informações relacionadas às ausências dos colaboradores. A partir desses dados, a empresa pode analisar e monitorar as possíveis causas de faltas e atrasos.
Aliás, é a partir da taxa de absenteísmo que a empresa tem condições de verificar o tempo de trabalho perdido em função da ausência de algum funcionário. Esse tipo de relatório gera insights para melhorar a eficiência operacional e a produtividade no ambiente de trabalho.
Apontamentos do mês
Os registros de ponto, também conhecidos como apontamentos, devem ser revisados pelos recursos humanos a cada período, para a geração correta dos dados da folha de pagamento. É importante apontar faltas, atrasos e horas extras.
Com base nos apontamentos do mês, a empresa consegue ter uma visão mais clara e objetiva do tempo de trabalho dos funcionários para, por exemplo, efetuar pagamentos e corrigir possíveis erros de registros ou outras informações necessárias.
Relatórios de horas extras e banco de horas
Os relatórios de ponto que marcam horas extras e banco de horas são fundamentais para a empresa medir o tempo de trabalho e os excessos da rotina empresarial.
Além disso, é a partir deles que a empresa pode garantir que o pagamento das horas extras estão sendo devidamente cumpridos.
Esse tipo de relatório fornece a base de análise para verificar sobrecarga de trabalho, realocação de funcionários, necessidade de novas contratações e até corte de custos em função de horas extras desnecessárias.
Relatórios de benefícios
Os benefícios são um importante atrativo para buscar por talentos no mercado e manter funcionários engajados na empresa. Contudo, é importante sempre avaliar a eficácia dos benefícios oferecidos, e isso é possível por meio dos relatórios de benefícios.
Por meio deste documento, a empresa consegue avaliar custos dos benefícios oferecidos e de taxas de participação e adesão, analisar os concorrentes e medir a satisfação dos colaboradores.
Com isso, ela pode ser mais assertiva e eficaz para oferecer um pacote de benefícios atrativo.
Relatório de turnover
O relatório de turnover mede as entradas e saídas de funcionários da empresa, ajudando-a a identificar possíveis causas e impactos da rotatividade na sua rotina e gerando insights para sanar os problemas que levam à insatisfação com o trabalho.
Esse documento oferece uma importante visão dos impactos financeiros do turnover e permite que a empresa tenha dados concretos para agir de maneira assertiva, construindo um ambiente de trabalho mais estável e seguro para os funcionários.
Como extrair os relatórios de ponto?
A extração dos relatórios de ponto depende do modelo de registro escolhido pela empresa, manual ou online. É importante lembrar que todas as empresas com mais de 20 funcionários precisam, obrigatoriamente, registrar os dados de ponto dos funcionários.
Sendo assim, a empresa deve optar por um modelo de registro de ponto manual, mecânico ou eletrônico. No processo manual, tudo é anotado à mão na folha e os dados precisam ser extraídos manualmente.
Já no modelo eletrônico, o gestor deve conhecer os recursos da plataforma e verificar se existe a possibilidade de geração de dados e quais os tipos de relatórios de ponto disponíveis para extração.
Quais as vantagens dos relatórios de ponto?
Os relatórios de ponto são documentos fundamentais para a empresa gerar dados corretos da jornada de trabalho dos seus funcionários, contribuindo para criar estratégias assertivas quanto ao horário de trabalho deles.
Além disso, o uso dos relatórios de ponto traz inúmeros benefícios à empresa para uma gestão de jornada transparente, correta e estratégica, contribuindo para que tudo seja realizado conforme as leis trabalhistas.
Conheça algumas das principais vantagens dos relatórios de ponto:
- Mantêm a conformidade com a legislação trabalhista: os relatórios de ponto ajudam a empresa a cumprir as normas de trabalho, evitando fraudes e mantendo os cálculos corretos na folha de pagamento;
- Garante registros precisos da jornada: os registros de jornada — entrada, saída, horas extras — são precisos, assegurando que todo dado contabilizado esteja correto no documento;
- Permite realizar cálculos rápidos e corretos na folha: com os relatórios de ponto, a construção da folha de pagamento, por meio dos cálculos de salário, horas extras e descontos, é feita de forma transparente e correta;
- Identifica atrasos e ausências: os dados dos relatórios de ponto podem apontar padrões nas taxas de absenteísmo, para ser possível criar ações estratégicas e proativas para melhorar a pontualidade e o engajamento dos funcionários;
- Facilita a alocação de recursos: o planejamento de escalas, turnos e horários de trabalho fica mais assertivo com os dados dos relatórios de ponto, para que, assim, a equipe trabalhe com base nas suas demandas, evitando sobrecarga de trabalho.
Como um controle de ponto online pode facilitar a extração de relatórios de ponto?
Os controles de ponto online trazem maior agilidade na gestão de jornada, com base em uma extração de dados dos relatórios de ponto em poucos cliques.
Com um controle de ponto online, o acesso às informações é realizado em tempo real, assegurando tomadas de decisões mais estratégicas e assertivas.
Além disso, o controle de ponto online permite que qualquer acesso aos dados de jornada a partir dos relatórios de ponto seja facilitado, uma vez que os dados podem ser acessados via web ou por meio de aplicativos, a qualquer hora e lugar.
A rapidez no acesso às informações, na realização dos cálculos e na construção da folha de pagamento também é uma vantagem do controle online, contribuindo para que a empresa agilize seus processos e evite erros manuais.
Qual o controle de ponto online com os melhores relatórios?
A Pontotel conta com o melhor controle de ponto online para a geração de relatórios de ponto. Nossa plataforma oferece um acesso aos dados de jornada em tempo real, via web ou aplicativo.
Todas as informações são centralizadas em uma mesma plataforma, dos registros ao tratamento de informações, para simplificar a gestão de dados, por meio de um painel de acesso prático, eficiente e disponível na hora que você quiser ou precisar.
O sistema da Pontotel também gera mais de 30 tipos de relatórios de ponto para consulta. Assim, os gestores podem ser mais assertivos e estratégicos para construir escalas flexíveis, identificar faltas e atrasos e alterar jornadas, quando necessário.
Além disso, a Pontotel conta com um sistema antifraude que garante a autenticidade das marcações, construindo relatórios de ponto com informações corretas e precisas, com marcações de ponto que podem ser realizadas via web ou aplicativo.
Nossa plataforma ainda está 100% adequada à legislação trabalhista, seguindo as regras da CLT, Portaria 671 e LGPD, tudo isso por meio de um sistema REP-P (Registrador Eletrônico de Ponto via Programa).
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Conclusão
Basear-se em informações concretas e precisas da jornada de trabalho pode impactar diretamente os resultados de uma empresa. Afinal, com dados em mãos, é possível tomar decisões mais estratégicas e assertivas.
Atualmente, essa visão ampla do tempo de trabalho dos colaboradores pode ser obtida por meio dos relatórios de ponto, que dão aos gestores uma visão clara da produtividade dos funcionários.
Além disso, os relatórios de ponto amparam decisões quanto a benefícios, absenteísmo, turnover, horas extras e outros, permitindo, assim, que a empresa esteja em conformidade com a lei, aloque bem seus recursos e feche corretamente a folha.
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