Ponto mecânico: saiba o que é, o que diz a lei e qual a melhor alternativa para substituir este modelo!
BLOG
Time Pontotel 5 de setembro de 2024 Controle de ponto
Ponto mecânico: saiba o que é, o que diz a lei e qual a melhor alternativa para substituir este modelo!
Entenda como funciona o ponto mecânico, se ainda vale a pena aderir a esse modelo de controle de jornada e quais as outras opções disponíveis.
Imagem de Ponto mecânico: saiba o que é, o que diz a lei e qual a melhor alternativa para substituir este modelo!

No Brasil, diferentes tipos de registradores de ponto são permitidos por lei para uso, até mesmo os modelos mais simples e manuais, como o ponto mecânico. Empresas que os utilizam geralmente buscam economizar, mas podem enfrentar desafios com a precisão dos registros e maior vulnerabilidade a fraudes.

O ponto mecânico surgiu no início do século XX, quando as empresas precisavam de um método simples para controlar a jornada de trabalho. Com o tempo, novas opções foram desenvolvidas, mas o ponto mecânico permaneceu como uma opção básica.

Com o avanço tecnológico, o ponto mecânico foi perdendo espaço para tecnologias melhores. Neste artigo, será possível entender em detalhes como funciona o ponto mecânico e quais são as alternativas para substituir esse modelo. Confira os tópicos que serão abordados:

https://www.pontotel.com.br/contato?utm_source=blog&utm_medium=bannercomeco&utm_campaign=atrasoinjustificado

Tenha uma boa leitura!

O que é ponto mecânico?

O controle de ponto mecânico é um sistema no qual o funcionário insere um cartão de acesso em uma máquina, chamada cartógrafo, para registrar as horas de entrada e saída. 

Neste formato, o registro é manual e necessita da precisão do funcionário ao marcar os horários, pois não há tecnologia de autenticação ou segurança. 

Além disso, é um sistema que não conta com automatização, o que torna o processo de controle de jornada mais lento e suscetível a erros, exigindo que o RH faça manualmente a conferência e a contagem das horas trabalhadas. 

Quais os tipos de controle de ponto?

imagem de uma mão batendo ponto por biometria

Segundo as leis trabalhistas, há três tipos de controle de ponto autorizados e disponíveis: o controle manual — no qual está inserido o ponto mecânico —, o controle de ponto eletrônico e o controle de ponto online, sendo este último a opção mais moderna.

Controle manual

O controle de ponto manual é o modelo mais antigo de registro de jornada. Ele conta com o uso de livros de ponto ou planilhas, com o registro feito a mão pelo próprio colaborador. 

Trata-se de um formato suscetível a erros e fraudes, pois permite a manipulação das informações e traz problemas para o monitoramento correto das jornadas de trabalho.

Controle de ponto eletrônico

Também conhecido como REP-C ou relógio de ponto, o controle de ponto eletrônico é um equipamento instalado nas empresas para registrar entradas e saídas, utilizando cartões magnéticos ou biometria para autenticar as marcações.

Apesar de ser mais avançado que o controle manual, o controle de ponto eletrônico apresenta muitos problemas, como falta de flexibilidade, complexidade na integração com outros sistemas, manutenção constante e necessidade de tratamento externo dos dados.

Controle de ponto online

O controle de ponto online é um software para gestão de jornada com duas opções disponíveis, uma mais simples e outra mais completa: o REP-A e o REP-P.

O REP-A é um sistema digital no qual os funcionários fazem a marcação do ponto de qualquer lugar por meio de dispositivos móveis ou computadores. 

o REP-P é a versão mais avançada do mercado, que permite gerenciar os dados da jornada dos colaboradores em tempo real, via web ou aplicativo. Este software em nuvem registra e armazena as informações, automatiza o tratamento de dados e integra-se com outros sistemas de RH.

O que diz a lei sobre ponto mecânico

A permissão do uso do ponto mecânico consta no artigo 74 da Consolidação das Leis Trabalhistas, e maiores detalhes sobre o uso desta ferramenta estão presentes nos artigos 94 e 95 da Portaria 671. Confira:

“Art. 94. O registro mecânico deve espelhar a real jornada praticada pelo trabalhador, registrada por processo mecânico que consigne as marcações de ponto de forma impressa e indelével, em cartão individual, sendo permitida a pré-assinalação do período de repouso.

Parágrafo único. É permitida a utilização de registro de ponto mecânico por exceção à jornada regular de trabalho, mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.

Art. 95. Quando a empresa adotar registro de ponto manual ou mecânico e a jornada de trabalho for executada integralmente fora do estabelecimento do empregador, o horário de trabalho constará de ficha ou papeleta, que ficará em poder do empregado, devendo ser restituída ao empregador após o término do período de apuração do ponto.”

Resumidamente, o registro de ponto mecânico deve apresentar a jornada real do trabalhador em cartão individual, permitindo a pré-assinalação do repouso. Quando o trabalho ocorre fora da empresa, o horário é registrado em ficha que deve ser devolvida ao empregador.

Como funciona o ponto mecânico?

O ponto mecânico tem um processo simples e carece de recursos. Ele funciona da seguinte maneira:

  1. O colaborador insere um cartão individual no equipamento;
  2. O equipamento carimba o cartão com os horários de entrada e saída;
  3. O cartão, geralmente de cartolina, é periodicamente preenchido;
  4. Após o período de apuração, o cartão deve ser devolvido ao RH ou DP.

Para finalizar, o setor de Recursos Humanos ou Departamento Pessoal utiliza essas informações para finalizar e criar documentos para encerrar o processo, como a folha de ponto. 

Quais as desvantagens do ponto mecânico?

O ponto mecânico é um método antigo para registrar o ponto dos funcionários. Devido às suas desvantagens, está sendo progressivamente substituído pelo ponto digital, a opção mais moderna. A seguir, veja quais são os problemas associados ao ponto mecânico.

Maior risco de fraudes

O ponto mecânico está mais suscetível a fraudes, como marcação de ponto por terceiros e alterações nos cartões de ponto.

As empresas têm desistido de usá-lo porque ele permite manipulação de registros de horários, comprometendo a precisão e a integridade dos dados, e dificulta a detecção de irregularidades, aumentando o risco de falsificações e abusos.

Altas chances de erros

A alta dependência de processos manuais e cartões físicos aumenta as chances de erros no ponto mecânico, pois esses documentos podem ser mal preenchidos, extraviados ou adulterados, resultando em registros imprecisos e atrasos na rotina de gestão de jornada.

Ineficiência operacional

O processo de preenchimento e gestão dos cartões é demorado, demanda trabalho adicional para correção de erros e processamento de dados, e pode levar a atrasos e aumento dos gastos da empresa.

Além disso, em empresas com muitos funcionários, esse processo se torna estressante e cansativo para os setores de RH e DP.

Sem visibilidade em tempo real online

O ponto mecânico não oferece visibilidade de dados em tempo real e, com um ambiente corporativo cada vez mais instantâneo, a falta dessas informações pode ser prejudicial para rápidas tomadas de decisões que impactam o negócio.

Segundo um estudo da Intersystems, 75% dos participantes acreditam que perdem oportunidades de negócios devido a dados atrasados. 

Qual é a melhor alternativa para o ponto mecânico?

Imagem de uma pessoa segurando o celular com o aplicativo da Pontotel aberto. Ao fundo, é possível ver um notebook e uma agenda

A melhor alternativa para o ponto mecânico é o ponto digital, um sistema em nuvem totalmente automatizado que permite a marcação de ponto em qualquer lugar, com segurança e autenticação por meio de senhas e biometria.   

Usando o controle de ponto online, a gestão tem acesso a dados de jornada em tempo real e consegue emitir relatórios com facilidade, além de contar com respaldo jurídico e oferecer uma relação mais transparente com os colaboradores, que podem acompanhar seus dados de jornada a qualquer momento. 

Confira alguns benefícios do ponto digital: 

  • Redução de erros de registro;
  • Integração com sistemas de RH;
  • Redução de custos com papel e manutenção;
  • Facilidade na gestão de equipes remotas;
  • Agilidade na correção de inconsistências de dados.

Cada um desses benefícios pode ser útil de forma diferente para cada empresa. Na Indústria Unidas SM, por exemplo, a integração foi um requisito diferencial.

“O que mais se destacou foi a questão da integração. A integração e a metodologia dessa implantação nos permitiram realizá-la com sucesso e dentro do prazo ajustado. Esse foi o maior ganho para nós.” diz Allan, analista de RH da Indústria Unidas SM.

Qual o melhor controle de ponto do mercado?

O software da Pontotel é o melhor controle de ponto do mercado. Somos uma plataforma completa com todos os recursos necessários para fazer um acompanhamento inteligente da jornada de trabalho dos funcionários. 

Com o nosso software, os funcionários podem bater o ponto em diversos dispositivos, como celular, tablet, computador e notebook. Os dados de jornada ficam disponíveis em nuvem e são atualizados instantaneamente, possibilitando que os gestores acompanhem a rotina de entradas e saídas dos funcionários em tempo real.  

Também oferecemos uma gestão de ponto robusta, incluindo recursos como integração com sistemas de RH, criação de relatórios automáticos, visualização de dashboard de dados em tempo real em um sistema unificado e diversos outros recursos.

Quer saber mais? Preencha o formulário abaixo e aguarde o contato de um de nossos especialistas para te apresentar todos os recursos da Pontotel para revolucionar sua gestão de jornada 

Conclusão

Portanto, foi possível perceber que ponto mecânico é um método de registro e controle de jornada válido, porém pouco eficiente. Adotar novas tecnologias para gerenciar o tempo de trabalho dos funcionários é uma forma de otimizar o trabalho de todos e garantir mais segurança no processo. 

Adotando a plataforma Pontotel, sua empresa contará com o que há de mais tecnológico em controle de ponto, trazendo mais inteligência e estratégia para o RH

Se achou este conteúdo útil, compartilhe-o com seus colegas profissionais e continue acompanhando o blog Pontotel para ler sobre as novidades do setor corporativo. 

Compartilhe em suas redes!
Mais em Controle de ponto VER TUDO
INICIAR TOUR!