Modelo de trabalho híbrido: veja como funciona e o que diz a lei!
BLOG
Time Pontotel 20 de setembro de 2024 Controle de ponto

Modelo de trabalho híbrido: tudo sobre, o que diz a lei, vantagens e desvantagens!

O modelo de trabalho híbrido é uma tendência pós era do home office, saiba como funciona e o que diz a legislação. Leia mais aqui!

Imagem de Modelo de trabalho híbrido: tudo sobre, o que diz a lei, vantagens e desvantagens!

Desde que a pandemia do coronavírus se intensificou em março de 2020, muitas empresas foram forçadas a adotar o trabalho remoto de maneira abrupta.

Agora, com o passar do tempo, o modelo de trabalho híbrido, que combina dias de trabalho remoto com dias de trabalho presencial, ganhou popularidade e se firmou como uma tendência sólida no mercado corporativo.

Após a pandemia, o trabalho híbrido não só se tornou uma opção viável, mas também preferida por muitas organizações. De acordo com uma pesquisa recente da Owl Labs, 59% dos colaboradores preferem o modelo híbrido e, segundo um estudo da Gartner, 43% das empresas já decidiram manter essa modalidade de trabalho.

A flexibilidade oferecida pelo trabalho híbrido não só melhora a qualidade de vida dos colaboradores, reduzindo o estresse e aumentando a produtividade, como também facilita a atração e retenção de talentos.

Além de proporcionar maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal, o trabalho híbrido também permite que as empresas reduzam custos operacionais e se adaptem melhor às mudanças contínuas no ambiente de trabalho.

Nesse texto falaremos mais sobre essa modalidade, o que diz a legislação e como sua empresa pode preparar essa escala da melhor forma. Veja os principais assuntos:

Boa leitura!

O que é modelo de trabalho híbrido?

O modelo de trabalho híbrido representa a junção de duas formas de trabalho. Essa expressão é usada para determinar relações empregatícias mais flexíveis, em que se é permitido tanto o trabalho presencial quanto o remoto. 

A forma de funcionamento do trabalho híbrido pode variar conforme as regras da organização. Algumas empresas permitem semanas seguidas de trabalho em home office, já outras optam por realizar essa divisão, intercalando semana a semana. 

Todavia, o que caracteriza o trabalho híbrido é essa alternância entre o remoto e o presencial. Sendo bastante interessante para empresas que não querem que a sua operação seja 100% remota, mas, ao mesmo tempo, também querem apostar nas vantagens do home office.

O que diz a legislação sobre o modelo de trabalho híbrido?

Para entender sobre o que a legislação diz sobre o trabalho híbrido, primeiro é necessário entender o que a lei falar sobre o teletrabalho/trabalho remoto.

Segundo a CLT, o trabalho remoto e o teletrabalho são formas de prestação de serviços externos que exigem formalização contratual. Embora o termo “home office” não seja mencionado na CLT, ele é entendido como trabalho realizado em casa, podendo ser teletrabalho/trabalho remoto ou não.

Se o funcionário está em home office seguindo as diretrizes de teletrabalho ou trabalho remoto, ele se encaixa nessas categorias. No entanto, se estiver trabalhando em casa apenas em situações adversas, como enchentes ou greves, não é considerado teletrabalho e não precisa estar formalizado em contrato, mas pode ser adicionado por políticas internas da empresa ou aditivo contratual.

A Lei 14.442, antiga MP 1.108, define o teletrabalho e trabalho remoto como a prestação de serviços fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e comunicação. A lei estabelece três categorias de teletrabalho: por tarefa, por produção e por jornada, sendo este último modelo sujeito ao controle de jornada.

Assim, o trabalho híbrido ainda é considerado regime de trabalho remoto/teletrabalho, segundo o inciso 1 do artigo 75-B da Lei 14.442. Confira: 

“§ 1º O comparecimento, ainda que de modo habitual, às dependências do empregador para a realização de atividades específicas que exijam a presença do empregado no estabelecimento não descaracteriza o regime de teletrabalho ou trabalho remoto.”

Ou seja, mesmo que o colaborador vá à empresa habitualmente, o trabalho remoto não é desconsiderado, sendo necessário seguir as mesmas condições trazidas pela Lei 14.442.

Quais as vantagens e desvantagens do modelo de trabalho híbrido?

Antes mesmo de termos que lidar com a pandemia do coronavírus, muitas empresas já adotavam esse modelo mais flexível, que apresenta vantagens tanto para o colaborador quanto para o empregador, assim como algumas desvantagens que valem a pena a atenção. 

Vantagens

A seguir explicamos melhor algumas das vantagens do trabalho híbrido como:

  • Redução de custos; 
  • Flexibilidade no trabalho; 
  • Fortalecimento da cultura organizacional;
  • Melhora na qualidade de vida;
  • Retenção e atração de talentos; 
  • Produtividade.

Redução de custos 

Apesar do home office ser conhecido por seus diversos benefícios para os colaboradores, não podemos nos esquecer dos benefícios financeiros que essa prática traz para os empregadores.

A redução de custos é um desses benefícios, aqui vemos uma redução tanto na parte da infraestrutura, quanto na parte dos insumos do dia a dia. 

Um estudo da International Workplace Group aponta que as empresas podem economizar em média US$11.000 por ano por funcionário que trabalha de forma híbrida, devido à redução de custos com espaço físico, utilidades e outros serviços de apoio

Menos pessoas no escritório significa diminuição de gasto de energia elétrica, menos gastos com insumos e até mesmo gastos com benefícios como o vale-transporte

Quando não há o deslocamento do colaborador para o escritório, entende-se que o vale-transporte não precisa ser pago. No caso do modelo híbrido, ele seria pago parcialmente, representando assim outra redução de custos. 

Flexibilidade no trabalho 

De alguns anos para cá, o modelo engessado de trabalho tem dado lugar a um modelo mais flexível. Desde então, essa já é uma das características que diversos profissionais buscam em um novo emprego.  

O modelo híbrido traz mais flexibilidade à relação de trabalho, permite que os colaboradores mudem de ambiente, trabalhem de forma mais confortável e até mesmo cumpram a sua jornada em horários alternativos

Fortalecimento da cultura organizacional

Ter uma cultura organizacional que proporciona essa flexibilidade acaba criando uma maior identificação dos colaboradores com a empresa e fortalecendo a sua organização. 

Além disso, essas ações aumentam o engajamento dos funcionários, trazendo para a organização mais motivação e bons desempenhos.

Melhora na qualidade de vida dos colaboradores 

O modelo de trabalho híbrido também ajuda a aumentar a qualidade de vida dos colaboradores, dando a ele mais comodidade, mais horas livres em seu dia e menos estresse e absenteísmo. 

Trabalhando em dias alternados no escritório, o colaborador fica menos exposto a situações que possam lhe causar estresse ou preocupações, como, por exemplo, o trânsito no caminho do trabalho e imprevistos no dia a dia.

Além disso, o colaborador tem menos custos com alimentação fora de casa, passagem de transporte público, gasolina, entre outros gastos que podem aparecer no tempo de nosso deslocamento.  

Em um mundo sem pandemia, o modelo híbrido também pode ser benéfico para a prática de exercícios físicos, cursos, mais tempo com a família ou qualquer outra atividade que promova lazer ao colaborador em seu tempo livre.

Por fim, uma melhora na qualidade de vida no trabalho representa menos absenteísmo para sua empresa. As faltas por motivo de doença se tornam menos recorrentes, assim como os atrasos tendem a diminuir.

Retenção e atração de talentos  

O trabalho híbrido também traz em seus benefícios mais vantagem competitiva. Afinal, a flexibilidade que esse modelo traz é um fator de atração para os novos talentos, e retenção para os colaboradores que já estão na empresa. 

Uma pesquisa feita pela Workana, plataforma de trabalho freelancer, mostrou que 96,7% dos entrevistados consideram a possibilidade de home office como diferencial na hora de escolher um novo emprego. 

Além disso, 94,2% dos profissionais entrevistados gostariam de continuar trabalhando remotamente passada a pandemia. 

Isso mostra que, como já dissemos aqui, a flexibilidade no trabalho é um dos fatores que muitos profissionais buscam hoje em dia. Então, se a sua empresa oferece isso, ela já está à frente de muitas outras.

Maior produtividade

E, por fim, destacamos como uma das vantagens do trabalho híbrido uma maior produtividade

A alternância entre os dias de trabalho em casa e escritório promove uma constante mudança de ambiente, estimulando a criatividade e garante mais produtividade para o desenvolvimento de tarefas

Além disso, o encontro com os colegas de trabalho pode fazer render boas ideias e mais motivação

Desvantagens

Apesar de suas vantagens serem muitas, o modelo de trabalho híbrido também apresenta algumas desvantagens importantes de se comentar. Entre as principais podemos citar:

  • Falta de estrutura; 
  • Resistência de líderes e gestores; 
  • Dificuldade com gestão de tempo;
  • Dificuldades de gestão de pessoas. 

Falta de estrutura 

Quando diversas empresas migraram suas operações para o home office, nem todos os colaboradores tinham toda a estrutura necessária para se trabalhar em casa. Alguns até mesmo não dispunham de um espaço físico adequado, assim como os outros equipamentos necessários.

Com o passar do tempo, a maioria dos funcionários conseguiu se adaptar e criar maneiras de desenvolver seu trabalho em casa. O problema, contudo, é que não se sabia até quando duraria a situação, e alguns puderam investir mais em seu escritório em casa, já outros não.

Adotar o modelo híbrido significa que todos os colaboradores precisarão ter essa estrutura em casa para os dias de home office, o que pode representar um problema inicialmente. 

Por isso, a empresa deve alinhar muito bem essa escolha com os colaboradores e, quem sabe, até disponibilizar os equipamentos e a estrutura necessária. 

Resistência de líderes e gestores 

Outra barreira enfrentada em diversas empresas quando o assunto é o home office é a resistência de líderes e gestores. Nesse cenário, alguns líderes e gestores ainda acreditam ser necessário ter a sua equipe abaixo de seus olhos para poder supervisioná-la e motivá-la. 

Essa resistência pode acabar por impedir que a empresa adote o modelo híbrido ao fim da pandemia, já que para eles não haverá mais a necessidade. 

Para contornar essa situação, a empresa deve mostrar aos resistentes quais foram os benefícios obtidos com o home office e o quanto o modelo híbrido poderá contribuir para o bom desempenho da organização e qualidade de vida dos funcionários. 

Dificuldade com gestão de tempo

Outra desvantagem do modelo híbrido que pode ser enfrentada pelas empresas é a dificuldade de gestão de tempo da parte dos colaboradores. 

A divisão entre casa e escritório pode bagunçar um pouco a rotina dos funcionários e, até que haja total adaptação, a empresa pode ter alguns problemas com a produtividade e entrega de tarefas. 

Por mais que a flexibilidade seja benéfica para os trabalhadores, eles levarão um tempo a se adaptar com o modelo híbrido. Por isso, é importante que a equipe responsável pela gestão de pessoas esteja pronta para resolver essa questão.

Dificuldades de gestão de pessoas 

E, por fim, a dificuldade na gestão de pessoas também pode ser uma desvantagem do modelo de trabalho híbrido.  

Isso porque, é muito fácil perder o controle da situação se a empresa não for cautelosa ao adotar essa modalidade. Afinal, essa alternância entre a casa e o escritório precisa ser muito bem combinada, com políticas claras, boa comunicação, regras e alinhamento constante de objetivos. 

O crescimento do trabalho híbrido no pós-pandemia

Com a chegada da pandemia de COVID-19, o mundo do trabalho sofreu uma transformação drástica, levando à adoção em massa do home office, mas, conforme as restrições foram diminuindo, um novo modelo se consolidou: o trabalho híbrido.

Esse modelo não só se manteve como também se tornou uma tendência dominante no cenário pós-pandemia. Dados recentes da consultoria JLL mostram que 72% das empresas na América Latina já adotaram o modelo híbrido, e que apenas 20% dos colaboradores frequentam o escritório diariamente.

No Brasil, por exemplo, o modelo híbrido 2×3 (dois dias presenciais e três remotos) é preferido por 45% das empresas​ ainda segundo a empresa de consultoria.

Além disso, uma pesquisa realizada pela empresa IWG em 2024 com CEOs de grandes empresas revelou que 75% pretendem manter ou expandir o modelo híbrido em suas operações.

Essa preferência se deve, em grande parte, à flexibilidade oferecida por esse formato, que ajuda a equilibrar a vida pessoal e profissional dos colaboradores, aumenta a produtividade, e também reduz custos para as empresas, como os relacionados à manutenção de grandes escritórios

Esse cenário indica que o trabalho híbrido veio para ficar, sendo visto como um modelo de trabalho que proporciona benefícios tanto para empregadores quanto para empregados.

Ele não só atende às necessidades de flexibilidade e bem-estar dos funcionários, mas também permite que as empresas se adaptem de maneira mais eficiente às demandas do mercado contemporâneo.

Qual a melhor forma de implementar o trabalho híbrido?

Como vimos, esse formato de trabalho conta com vantagens e desvantagens. Se a empresa conseguir adaptar suas operações corretamente, aproveitará o melhor deste modelo. 

Todavia, será necessário muito trabalho do setor de recursos humanos junto aos demais setores da empresa. 

A seguir, separamos algumas dicas de implementação, que podem ajudar sua empresa nessa tarefa:

  • Alinhamento de objetivos; 
  • Plano de ação; 
  • Criação de políticas e regras; 
  • Autonomia dos colaboradores; 
  • Foco no employee experience;
  • Fortalecimento da segurança jurídica. 

Alinhamento de objetivos 

A primeira coisa que a sua empresa deve definir para adotar o modelo híbrido é qual o objetivo. Esse alinhamento deverá ter uma análise do último ano, mostrando o que funcionou e o que não funcionou. 

Dessa forma, fará com que todos estejam na mesma frequência e entendam a importância dessa mudança, o que ela trará de benefício para a empresa a curto, médio e longo prazo, quais são os riscos da adoção e qual é o papel de cada um.  

Plano de ação 

Após alinhar os objetivos e definir bem os papéis, é necessário criar um plano de ação para a adoção da prática. Sem um bom planejamento estratégico, a sua empresa arriscará dar um salto no escuro sem nenhuma preparação. 

Por isso, a empresa deve basear-se principalmente nos seguintes pontos:

  • Como será feito;
  • Quando;
  • Quais os custos envolvidos;
  • Como a empresa conseguirá medir a eficiência do modelo. 

Depois de criado o plano, é importante ter uma data para analisar se o plano está sendo seguido da melhor forma, para então continuá-lo ou adotar estratégias de mudança. 

Criação de políticas e regras 

A criação de políticas e regras é o que garantirá que os colaboradores estejam em sintonia com os valores da organização. 

Sem isso, é muito difícil que a adoção do modelo híbrido funcione. É preciso alinhar com os colaboradores o que pode ser feito, como será o dia a dia no modelo híbrido e, principalmente, o que a empresa espera deles. 

Autonomia dos colaboradores 

Como o modelo híbrido é algo mais flexível, a autonomia e autogestão são palavras de ordem. É necessário que os colaboradores tenham em mente que são os responsáveis por seu gerenciamento de tempo, pelo seu foco, por suas tarefas. 

E, da mesma forma, é necessário que os líderes e gestores promovam essa autonomia, e encontrem formas de gestão eficientes para conduzir esse processo. 

Foco no employee experience

Com a alternância entre dias no escritório e dias em home office, a experiência do funcionário precisa ser uma preocupação da sua organização. 

É preciso que essa flexibilidade venha para agregar e que eles possam ter uma boa qualidade de vida.

A opção de talvez poder escolher os dias a serem trabalhados presencialmente, pode ajudar a garantir mais motivação, e os funcionários podem escolher o dia que funciona melhor para eles. 

Isso sem contar o engajamento, colaboradores precisam se sentir pertencentes a empresa, ver tudo que esse modelo traz de positivo e assim, garantir mais motivação e produtividade.

Fortalecimento da segurança jurídica

Por fim, não podemos nos esquecer do compliance trabalhista. Apesar de não ser uma exigência da lei, alguns especialistas em direito do trabalho afirmam que uma alteração no contrato de trabalho prevendo esse modelo pode prevenir passivos trabalhistas ou reclamações na justiça. 

A insegurança jurídica é um dos fatores que mais contribuem para processos trabalhistas. Em vista disso, é indicado que a sua empresa procure uma consultoria para orientação sobre o trabalho híbrido. E, dependendo do caso, recorra também a acordos coletivos ou pegue instruções com o sindicato da categoria sobre como proceder. 

Formalizar o modelo híbrido dentro do marco legal também é essencial. Isso pode ser feito por meio de aditivos contratuais, que devem detalhar as condições específicas do trabalho híbrido, incluindo a alternância entre os dias de trabalho presencial e remoto, bem como as responsabilidades e expectativas de ambas as partes.

Dentre todos os passos que colocamos para implementar o trabalho híbrido, ainda falta falar de um tópico muito importante, confira a seguir.

Como a tecnologia pode ajudar neste modelo de trabalho?

O aumento na venda de notebooks mostrou o quanto a tecnologia possibilitou que as empresas mudassem as suas operações rapidamente. Sem os avanços tecnológicos, esse período poderia ser um desastre. 

Dito isso, é preciso que sua empresa tenha certeza de que a tecnologia é um agente principal para fazer com que tudo funcione da melhor maneira. Portanto, o principal conselho é apostar em segurança da informação, conhecimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e sistemas em nuvens. 

Quanto mais sua empresa funcionar em nuvem, com fácil acesso a arquivos, melhor será a sua experiência com o trabalho híbrido, afinal, ninguém quer ter que carregar o desktop do escritório para casa por conta de pastas ou licenças de sistema. 

Por isso, anote a nossa última dica. 

Controle de ponto online e trabalho híbrido: qual a relação?

Muitas empresas pensaram que, ao migrar sua operação para o home office, teriam que abdicar do controle de jornada, o que consequentemente pode trazer reclamações trabalhistas conforme a nova lei 14.442.

No estudo do MIT Brasil, que citamos mais acima, alguns entrevistados colocaram como desvantagem a “sensação de trabalho onipresente, sem hora para acabar”. Isso acontece porque trouxemos o escritório para casa, o que o nosso padrão antes associava a um lugar de descanso. 

Por isso, foi bastante comum diversos funcionários trabalharem sem pausas para almoço e até mesmo trabalharem muitas horas a mais de sua jornada. Essa ação não é saudável para o funcionário, muito menos para a empresa e, dessa forma, a solução é apostar em um controle de ponto online

Mas como o controle de ponto online vai ajudar a minha empresa?

Bom, com um controle de ponto móvel a sua empresa consegue fazer uma boa gestão de frequência mesmo à distância, e não precisa abdicar do controle de jornada. Os funcionários, por sua vez, terão a marcação de ponto para pautar seu dia, a hora de começar a trabalhar, pausar e a hora de encerrar o expediente. 

Adotando uma ferramenta como essa, a sua empresa só tem a ganhar, além de todos os benefícios que um sistema de ponto pode trazer, como organização de escalas, controle de banco de horas, cálculo automático de horas extras, controle de absenteísmo e muito mais. 

Conheça a Pontotel: a melhor plataforma de ponto para o trabalho híbrido!

Se você ainda não conhece a Pontotel, vamos te apresentar de forma rápida! 

Somos um software de RH focado em gestão de pessoas e controle de jornada, perfeito para o modelo de trabalho híbrido. Com a plataforma Pontotel, o gestor responsável terá acesso a dados sobre a frequência dos funcionários, relatórios customizáveis, regras de cálculos robustas e diversas formas de marcação de ponto totalmente seguras.

No contexto do trabalho híbrido, nossa plataforma permite o registro de ponto tanto presencialmente quanto remotamente, garantindo flexibilidade e eficiência no controle da jornada de trabalho dos colaboradores.

Se interessou? Assista a uma demonstração gratuita da nossa plataforma e veja tudo que a Pontotel tem a oferecer para o seu negócio. Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você!

Conclusão

Nesse texto, apresentamos as principais características do modelo de trabalho híbrido, para que sua empresa saiba como ele funciona, vantagens e desvantagens, dizendo a legislação trabalhista e qual é a melhor forma de adotá-lo. 

Lembre-se que o modelo híbrido pode ser bastante benéfico para sua empresa se feito da maneira correta. 

Não deixe de acompanhar nossos conteúdos e se gostou desse texto compartilhe em suas redes sociais. 

Compartilhe em suas redes!
Mais em Controle de ponto VER TUDO
INICIAR TOUR!