Nos últimos anos diversas tecnologias a respeito do controle de jornada surgiram. O número de sistemas de ponto online desenvolvidos está cada vez maior. Com isso, resta uma pergunta: qual o melhor app de controle de ponto de 2024?
Essa, com certeza, é uma das principais dúvidas de quem está em busca de modernizar a maneira com que realiza o registro de ponto dos funcionários.
Nesse conteúdo vamos te mostrar como escolher o melhor app de controle de ponto para sua empresa de forma simples e fácil, além de te contar quais as principais exigências da legislação e vantagens desse modelo de controle de ponto.
Veja os assuntos que iremos abordar aqui:
- Como funciona o controle de ponto por aplicativo?
- O que diz a CLT sobre o controle de ponto por aplicativo
- REP x controle de ponto por aplicativo: principais diferenças
- Como escolher o melhor app de controle de ponto para a sua empresa?
- Vantagens de utilizar o melhor app de controle de ponto do mercado
- Algumas dúvidas sobre o assunto
Vamos começar?
Como funciona o controle de ponto por aplicativo?
Para escolher o melhor app de controle de ponto, antes você precisa entender como funciona na prática o controle de ponto por aplicativo. Então vamos lá.
O controle de ponto por aplicativo funciona por meio de um sistema de ponto online, desenvolvido para captar as marcações e informações do registro de ponto dos funcionários.
Digamos que o aplicativo é o meio físico do controle de ponto online, assim como o relógio de ponto é o meio físico do ponto eletrônico.
Para funcionar, basta que o software seja desenvolvido para dispositivos móveis, utilizando a tecnologia em nuvem. O aplicativo é apenas uma parte deste grande software de ponto, que pode ser dividido em três partes, são elas:
- Registro de ponto
- Tratamento de ponto
- Gestão de ponto
Mas claro, nem todos são assim, só os sistemas mais completos. De qualquer forma, no geral eles funcionam de forma semelhante, por meio de um sistema desenvolvido para funcionar em um dispositivo móvel.
O que diz a CLT sobre o controle de ponto por aplicativo?
O controle de ponto por aplicativo passou a ser aceito pela legislação trabalhista com a entrada da portaria 373, expedida pelo antigo Ministério do Trabalho e Emprego, em 2011.
Essa portaria veio para complementar a portaria 1510, e regulamentar o uso do controle de ponto eletrônico alternativo, que é o ponto online.
Mas além disso, o aplicativo de ponto também aparece na CLT no artigo 74, parágrafo 2° que diz:
“Art. 74. O horário de trabalho será anotado em registro de empregados.
§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso.”
Quando a redação da lei diz “anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico”, isso inclui o aplicativo de registro de ponto, que é um meio eletrônico de fazer a marcação de ponto.
Mas para entender as regras do uso desse tipo de sistema, devemos observar o que diz a portaria 373. De acordo com ela, uma empresa só poderá adotar o controle de ponto alternativo, se autorizado por acordo coletivo ou convenção coletiva de trabalho.
Além disso esse sistema deve observar algumas regras como:
- Estar disponível no local de trabalho;
- Permitir a identificação de empregador e empregado;
- Possibilitar a extração eletrônica e impressa do registro fiel das marcações realizadas pelo empregado;
- Não permitir restrições à marcação do ponto;
- Não fazer marcação automática do ponto;
- Não exigir autorização prévia para marcação de hora extra;
- Não permitir a alteração ou eliminação dos dados registrados pelo funcionário.
E aí está um requisito importante para considerar um aplicativo de ponto bom ou não, ele deve garantir que segue todas as regras expostas por essa portaria e pela CLT.
Agora, por que esse tipo de controle de ponto é melhor do que o meio tradicional? Vamos descobrir!
REP x controle de ponto por aplicativo: principais diferenças
Podemos dizer que entre o REP e o controle de ponto por aplicativo existem muitas diferenças, e a primeira delas é a modernidade. Por ser desenvolvido para aplicativo, esses softwares geralmente são menos complexos e apresentam uma interface mais amigável do que os sistemas tradicionais.
Além disso, o ponto por aplicativo é um sistema único dividido em partes, já os sistemas tradicionais geralmente são 2 sistemas diferentes, o sistema do relógio de ponto e o sistema de tratamento dos pontos.
De forma que o relógio de ponto precisa estar integrado a um sistema de ponto para poder funcionar, pois, por si só ele é apenas uma máquina de captar os horários.
E não para por aí, além dessas diferenças em suas funcionalidades ainda podemos citar:
- Mobilidade;
- Acompanhamento em tempo real;
- Fechamento da folha de ponto rápido;
- Redução de custos;
- Otimização de tempo.
A tabela a seguir apresenta uma visão geral das principais distinções entre esses dois métodos de controle de jornada. Confira abaixo:
Critério | REP (Registrador Eletrônico de Ponto) | Controle de Ponto por Aplicativo |
---|---|---|
Estrutura | Necessita de um dispositivo físico instalado no local da empresa, como um relógio de ponto. | Totalmente digital, utiliza a nuvem e pode ser acessado via dispositivos móveis (celular, tablet) de qualquer lugar. |
Custo | Envolve a compra do aparelho e custos com manutenção periódica. | Não requer aparelhos físicos, somente assinatura de software, o que reduz custos operacionais. |
Mobilidade | Limitado à sede da empresa; não é adequado para trabalhadores remotos ou externos. | Oferece flexibilidade para funcionários remotos e externos, permitindo registro em qualquer lugar com internet. |
Sincronização de Dados | Os dados precisam ser exportados e importados manualmente para tratamento pelo RH. | Sincronização automática e em tempo real com o sistema de gestão, sem intervenção manual. |
Facilidade de Uso | Processos mais complexos e dependência de exportações manuais. | Interface amigável e fácil de usar, com cálculos automáticos de jornada e horas extras. |
Conformidade Legal | Regulado pelas portarias 1510 e 671, exigindo conformidade com regras específicas de segurança. | Também regido pela Portaria 671, mas oferece maior segurança jurídica com funcionalidades como geolocalização e reconhecimento facial. |
Além das vantagens apresentadas na tabela, o controle de ponto por aplicativo se destaca por oferecer uma série de diferenciais que atendem às demandas das empresas modernas, especialmente as que precisam de flexibilidade e otimização de processos. Vamos entender melhor.
Mobilidade
Como vimos, o aplicativo de ponto eletrônico funciona por meio de um sistema em nuvem e por conta disso ele é totalmente móvel.
Ao contrário do REP que precisa estar fixo em um único lugar, o ponto por aplicativo pode funcionar de qualquer lugar. Aliás, a ideia principal desse tipo de sistema é a sua mobilidade, poder trazer para as empresas mais flexibilidade e agilidade.
Acompanhamento em tempo real
Justamente por ser um único sistema dividido em etapas diferentes, o aplicativo para registro de ponto permite o acompanhamento em tempo real.
Quando o colaborador realiza a marcação de ponto, o RH da empresa não precisa sincronizar ou extrair os pontos do dispositivo utilizado, essa informação já é reconhecida pelo sistema e já aparece na folha de ponto online do colaborador.
Fechamento da folha de ponto rápido
Pelas informações chegarem de forma automática à folha de ponto do colaborador, a empresa economiza o tempo de extração dos pontos, um dos maiores problemas do relógio de ponto.
Além disso, o sistema já realiza o cálculo da jornada instantaneamente, de acordo com a jornada de trabalho pré cadastrada para o colaborador. De modo que ao fim do mês, a empresa não precisa extrair os pontos, passá-los para outro sistema e realizar o tratamento, as informações já estão prontas, diminuindo o tempo de tratamento de ponto.
Redução de custos
Se a sua empresa tiver mais de uma filial ou for muito grande, você precisa de mais de um relógio de ponto, certo?
No aplicativo de ponto isso não é necessário, pois ele pode ser instalado em diferentes dispositivos móveis de acordo com as regras da empresa. Com ele, você contrata um serviço e o customiza de acordo com suas necessidades.
Além disso, só de não precisar se locomover para captar os pontos já é uma ótima economia para a empresa, sem contar outras economias como fim dos custos com manutenção, aparelhos, sistemas complementares e por aí em diante.
Otimização de tempo
Por ser um sistema centralizado, ou seja, tudo pode ser feito por meio dele, desde o registro até a gestão de jornada, ocorre na sua empresa uma otimização do tempo.
De modo que tarefas operacionais como captação e exportação dos pontos, cálculos, tratamentos entre outras não precisam mais ser feitas, pois no sistema tudo acontece de forma automática.
Agora que entendemos quais são as principais diferenças entre o rep e o aplicativo de ponto eletrônico, vamos entender como escolher o melhor app de controle de ponto para sua empresa.
Como escolher o melhor app de controle de ponto para a sua empresa?
Para escolher um bom aplicativo de ponto, o primeiro passo é conhecer as suas funcionalidades. Isso porque, ele não é apenas um meio de registrar o ponto, o aplicativo precisa fazer a diferença para o dia a dia da sua empresa.
Então, além do básico que é o registro de ponto, você precisa verificar quais as funcionalidades desse sistema. Lembre-se que esse modelo de controle de ponto funciona por meio de um software e ele deve ser prático, funcional e trazer benefícios para sua organização.
Algumas funcionalidades que você pode buscar nesse sistema são:
- Diversos meios de registrar o ponto;
- Cálculos automáticos;
- Gestão de banco de horas e escalas;
- Segurança;
- Sistema intuitivo;
- Capacidade de gestão.
Outra característica muito importante que você deve buscar antes de escolher o seu novo sistema é saber se ele é adequado às regras da legislação, inclusive a nova LGPD, pois, como o sistema terá dados dos seus colaboradores é importante que esses dados estejam seguros.
A sua carteira de clientes e cases de sucesso, também são importantes, lendo histórias de quem confia naquele sistema você pode ter uma ideia de como ele irá funcionar para sua organização.
Agora, um erro que você não pode cometer é olhar somente o custo. Você precisa entender qual a proposta de valor por trás do que o sistema oferece, e entender qual o seu custo benefício que ele apresenta.
Nem sempre o mais caro ou o mais barato é o ideal para sua empresa. O melhor é que você converse com os representantes e entenda quais as suas necessidades e como esse sistema pode te atender.
Conheça a Pontotel: melhor app de controle de ponto
A Pontotel é a melhor plataforma e aplicativo de controle de ponto. Somos uma solução de gestão e controle de
ponto, impulsionada pela tecnologia e focada em reunir RH, gestores e colaboradores em um ambiente de
transparência e eficiência. Com uma plataforma moderna e intuitiva oferece recursos para simplificar e aprimorar a
gestão de jornada.
Confira algumas das funcionalidades a seguir:
Vantagens de utilizar a melhor plataforma de controle de ponto do mercado
Como falamos, registrar o ponto é apenas a funcionalidade mais básica que o sistema de ponto pode proporcionar para você e sua empresa, veja a seguir o porquê a Pontotel é o melhor para sua organização.
Melhor app de controle de ponto
Com a Pontotel você tem múltiplas opções de marcação de ponto, que incluem o app, computador, qr code, e mais.
Além disso, a plataforma é toda personalizada com ícones grandes para facilitar a marcação de ponto, e possui 5 medidas de segurança totalmente anti-fraude. E o melhor de tudo é que apesar de muito robusto, a marcação ocorre em questão de segundos.
Aplicativo de gestão
Imagine só, além de utilizar o celular para bater ponto poder fazer o gerenciamento da jornada dos colaboradores no mesmo aparelho.
Com a Pontotel é possível, por meio do aplicativo de gestão, líderes e gestores podem ter controle de sua operação em tempo real, acompanhar quem entrou, quem saiu, quem está fazendo horas extras, realizar ajustes, enviar atestados, entre outras operações.
Isso quer dizer que você não precisa abrir o sistema no computador, pode consultar qualquer informação sobre a jornada na palma da sua mão.
Regras de cálculo flexíveis
Um dos maiores diferenciais da Pontotel é a possibilidade de customização de regras de cálculos, atendemos as mais diversas regras e possuímos um simulador especial para validação.
Além disso, o sistema é capaz de calcular horário noturno, intervalo interjornada, horas extras e muito mais!
Banco de horas e escalas
O banco de horas da Pontotel também é bastante robusto e possui diversas regras que podem ser personalizadas de acordo com as necessidades da sua empresa. O gerenciamento também é feito de forma prática e inteligente.
Integração com a folha de pagamento
Ele também possui integração com os principais sistemas de folha de pagamento, o que ajuda no fechamento do pagamento e otimiza a rotina do RH e DP.
Relatórios com indicadores de desempenho
No PontoTel você encontra mais de 30 tipos de relatórios, que ajudam na gestão de pessoas e dão dados para que a sua empresa tome sempre as melhores decisões.
É possível ter métricas individuais ou por setor de absenteísmo, horas extras, atrasos, banco de horas e diversos outros dados.
Aplicativo compatível com sistemas Android e IOS
Com a plataforma Pontotel você tem o melhor app de controle de ponto, que estão disponíveis para download na App Store e na Google Play, isso quer dizer que ele é compatível com os dois sistemas operacionais e funciona em uma grande variedade de dispositivos móveis.
Quer conhecer na prática como funciona a Pontotel? Preencha o formulário abaixo e converse com um especialista em ponto que mostrará o melhor plano para sua empresa.
Algumas dúvidas sobre o assunto
Antes de terminarmos esse texto, separamos algumas dúvidas para responder, veja.
App de controle de ponto grátis é bom?
Durante a sua busca você deve ter se deparado com algum aplicativo de ponto gratuito.
Geralmente eles não são recomendados para a gestão de sua empresa, a grande diferença de um sistema grátis para um aplicativo pago, é que no pago você contrata um serviço. E por isso possui toda a atenção e pode contratar funcionalidades de acordo com a sua necessidade.
Então se você tiver qualquer problema ou dificuldade, você pode contar com a empresa para te ajudar. Sem contar as outras funcionalidades do sistema que só irão ajudar o dia a dia da sua organização.
Além disso, é muito mais seguro colocar os dados dos seus colaboradores nas mãos de uma empresa séria e confiável que atende a todos os requisitos da lei, e passou por diversas auditorias, do que colocar em um aplicativo que você não tem o controle de como foi desenvolvido ou por quem.
Aplicativo de ponto funciona fora da empresa?
Sim, o app de ponto é programado para ser móvel e por isso funciona fora da empresa. Ideal para colaboradores que atuam de forma externa ou em home office, com ele é possível continuar controlando o ponto dos funcionários mesmo à distância, e a sua empresa não precisa abrir mão da segurança.
Contudo, é preciso ressaltar que para tornar a experiência mais segura e evitar fraudes, quando o ponto for batido em um local fora do cadastrado para aquele colaborador o sistema exibe uma notificação para o gestor que pode verificar a ocorrência.
O ponto por aplicativo é seguro?
Sim, a Pontotel, por exemplo, possui 5 medidas de segurança, dentre elas geolocalização e reconhecimento facial, o que ajuda a saber o local do registro de ponto e por quem foi feito.
Ademais, o sistema também passou por diversas auditorias o que o torna mais robusto e confiável para sua empresa.
Conclusão
E então, conseguiu descobrir qual o melhor app de controle de ponto para sua empresa?
Nesse texto vimos todas as funcionalidades que um bom sistema de ponto deve ter, e quais características o aplicativo deve possuir para ser considerado o melhor.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!