A gestão de jornada é uma das rotinas mais importantes do ambiente empresarial. Afinal, é por meio do controle de ponto que se torna possível gerenciar benefícios corretamente e fechar a folha de pagamento sem erros.
O controle de ponto oferece à empresa uma visão ampla das horas trabalhadas pelo colaborador, trazendo transparência à relação trabalhista e justiça no pagamento de salário e no gerenciamento de benefícios.
Contudo, devido às muitas atividades do departamento pessoal, é importante otimizar o tempo dedicado a essas rotinas, automatizando-as para obter insights para a tomada de decisões.
Uma pesquisa da Monday.com revelou que 81% dos profissionais acreditam que a automatização dos fluxos de trabalho, como o controle de ponto e o gerenciamento de benefícios, pode potencializar o engajamento dos funcionários.
Assim, sabendo da importância do controle de ponto e do gerenciamento correto dos benefícios, este artigo abordará os seguintes tópicos sobre esses assuntos:
- Quais as vantagens do controle de ponto?
- O que é a gestão de benefícios?
- Quais os benefícios do controle de ponto eletrônico?
- Como a Pontotel integra praticidade no registro de ponto e na gestão de RH
Boa leitura!
Quais as vantagens do controle de ponto?
O controle de ponto é obrigatório para empresas que possuem mais de 20 funcionários, segundo o artigo 74 da CLT.
Entretanto, a gestão de jornada é recomendada para todas as empresas que desejam gerenciar assertivamente as horas trabalhadas, os pagamentos e os benefícios dos funcionários. É essa gestão de dados em tempo real que transforma o RH em um setor estratégico.
Controlar o ponto proporciona uma série de vantagens às empresas, como:
- Cumprimento da legislação trabalhista;
- Maior transparência no acesso há horas trabalhadas;
- Otimização dos cálculos da folha de pagamento;
- Redução dos erros advindos do controle manual;
- Facilitação da tomada de decisões quanto a escalas, horas extras, etc.
A analista de RH, psicóloga organizacional e recrutadora Lara Avelino destaca a importância dos dados, como os gerados pelo controle de ponto, como uma grande vantagem para uma tomada de decisões mais estratégica na empresa:
“Hoje, falamos de dados em geral, em todas as áreas. Nós do RH precisamos de números, precisamos de dados, precisamos de informação. Não dá para pensar em ser RH sem esses três. Então, esses três pontos são certamente essenciais. E o RH está se tornando cada vez mais estratégico.”
O que é a gestão de benefícios?
A gestão de benefícios é um processo organizacional em que a empresa toma medidas para administrar de forma assertiva os benefícios oferecidos aos seus colaboradores.
O principal objetivo ao gerenciar benefícios é garantir que os colaboradores tenham acesso a vantagens que vão além do salário mensal, como o vale-alimentação, planos de saúde, bônus e outros.
Ao gerenciar benefícios, a empresa coordena todo o processo relacionado a essa rotina, desde a escolha e adequação do benefício até o efetivo pagamento.
Importância do controle de ponto para a gestão eficiente de benefícios
O controle de ponto é decisivo para a empresa gerenciar benefícios de maneira eficiente. Isso porque, ao gerir a jornada dos colaboradores, a empresa sabe exatamente quantas horas os profissionais trabalharam para recompensá-los de forma justa e com equidade.
Com o controle de ponto, a empresa consegue administrar corretamente benefícios como horas extras e adicionais noturnos, e até organizar o banco de horas, graças aos dados precisos da jornada dos funcionários.
Quais principais benefícios é possível gerenciar com o controle de ponto?
O controle de ponto é importante para que a empresa consiga gerenciar benefícios sem erros, já que muitos dependem dos dados de horas e dias trabalhados pelo colaborador para serem pagos.
Entre os principais benefícios tradicionais (direitos trabalhistas) e flexíveis que podem ser gerenciados, destacam-se:
- Bônus por produtividade;
- Vale-refeição e alimentação;
- Banco de horas;
- Horas extras;
- Vale-transporte;
- Férias;
- 13⁰ salário;
- Adicional noturno.
Relação entre o controle de jornada e a distribuição de benefícios com base no tempo de trabalho
O controle de ponto oferece um acompanhamento preciso das horas trabalhadas dos colaboradores, permitindo organizar e gerenciar benefícios de forma proporcional, com base no tempo de trabalho.
A gestão de jornada contribui para definir a elegibilidade do colaborador quanto aos benefícios oferecidos, monitorando seu tempo de trabalho e sua produtividade.
Benefícios como horas extras, bônus e adicionais se baseiam no tempo de trabalho do funcionário.
Quais os benefícios do controle de ponto eletrônico?
O controle de ponto eletrônico contribui para que toda gestão, seja a de jornada ou de benefícios, seja realizada de forma estratégica e assertiva, com acesso aos dados em tempo real, facilitando a tomada de decisões.
Conheça as principais vantagens do controle de ponto a seguir.
Usando dados gerados pelo controle de ponto eletrônico para promover a transparência na distribuição de benefícios
O controle de ponto gera dados à empresa instantaneamente, permitindo uma gestão em tempo real e transparente quanto às horas trabalhadas. Com essas informações em mãos é possível gerenciar benefícios de forma transparente.
Otimizando as rotinas do departamento pessoal através do controle de ponto eletrônico
O controle de ponto eletrônico também ajuda a empresa a gerenciar benefícios, otimizando as rotinas que envolvem essa atividade. Isso porque processos manuais são eliminados, reduzindo o número de erros e agilizando a gestão em geral.
A importância de um sistema automatizado para o cálculo preciso de benefícios trabalhistas
O controle de ponto faz com que os cálculos dos benefícios trabalhistas sejam mais precisos, uma vez que os processos são automatizados e os registros de jornada tornam-se assertivos e sem fraudes.
Como a Pontotel integra praticidade no registro de ponto e na gestão de RH
A plataforma Pontotel tem todos os recursos que sua empresa precisa para construir uma gestão de ponto tranquila, humanizada e transparente.
Nosso sistema centraliza as informações da jornada em um só lugar, com acesso a dados em tempo real, via web ou aplicativo.
Na Pontotel, todos os dados de ponto dos colaboradores são autênticos em função das medidas antifraude da plataforma, oferecendo segurança jurídica e garantia de cálculos exatos da jornada.
Com uma gestão otimizada, a plataforma Pontotel realiza todo o controle de ponto de forma automática, do registro aos cálculos da folha de pagamento e dos benefícios.
Assim, o controle de ponto é simplificado, evitando erros e retrabalho. Além disso, nossa plataforma está 100% adequada às regras da CLT, da Portaria 671 e da LGPD, tornando a gestão de RH tranquila e baseada na legislação trabalhista.
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Conclusão
A gestão correta dos benefícios trabalhistas é um fator importante para que a empresa siga as regras trabalhistas e agrade os funcionários. No entanto, para que a definição dos benefícios seja precisa, o controle de ponto é um fator essencial.
Neste artigo, foi visto que o controle de ponto define as horas trabalhadas e, consequentemente, quais benefícios os trabalhadores poderão receber.
Com o controle de ponto, a empresa tem uma visão ampla do tempo de trabalho e pode atuar com justiça, transparência e equidade ao gerenciar benefícios.
Para uma gestão eficiente, entretanto, é imprescindível investir na automatização dos processos, tendo acesso a dados em tempo real para uma tomada de decisões assertiva e estratégica quanto aos benefícios oferecidos.
Neste sentido, a plataforma Pontotel tem os melhores recursos para o DP atuar sem erros e de forma tranquila, ágil e organizada. Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre como realizar a gestão eficiente do ponto? Então acesse o blog Pontotel.