O que é a vantagem competitiva, exemplos e como se diferenciar para dominar o mercado
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Time Pontotel 24 de abril de 2024 Gestão Empresarial
O que é a vantagem competitiva, exemplos e como se diferenciar para dominar o mercado
Vantagem competitiva é a capacidade de uma empresa oferecer produtos, serviços, atendimento ou qualquer outro atributo que a diferencie da concorrência.
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A vantagem competitiva é frequentemente citada como um objetivo a ser alcançado por todas as empresas. No entanto, apesar de sua importância no mundo corporativo, a realidade é que a capacidade de ser diferente da concorrência é algo raro.

Em pesquisa conduzida pela escritora Jaynie L. Smith para o seu livro “Creating Competitive Advantage”, ela afirma que apenas dois CEOs em cada 1.000 entrevistados conseguiram definir claramente o diferencial de sua empresa.

Isso leva a seguinte questão: por que tantas empresas têm dificuldade em desenvolver uma vantagem competitiva? Este artigo busca responder a essa pergunta e oferecer insights sobre como as empresas podem criar vantagens competitivas reais. Confira, a seguir, um breve resumo do que será explicado ao longo deste artigo:

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O que é vantagem competitiva?

A vantagem competitiva é a capacidade de uma empresa se destacar e superar seus concorrentes em um mercado específico. Essa vantagem pode se manifestar de diversas formas, como preços mais baixos, qualidade superior, atendimento ao cliente excepcional, inovação tecnológica ou qualquer outro atributo valorizado pelos consumidores.

Tipos de vantagem competitiva

Uma empresa pode encontrar várias maneiras de agregar valor aos seus produtos e serviços e chamar mais atenção do que a concorrência direta. Os principais tipos de vantagem competitiva incluem os seguintes:

  • Atendimento ao cliente diferenciado;
  • Foco em nichos de mercado específicos;
  • Qualidade superior do produto ou serviço;
  • Sustentabilidade na produção de um produto;
  • Preço mais baixo do que a média da concorrência.

Importante: embora as vantagens competitivas muitas vezes estejam associadas aos atributos dos produtos ou serviços, nem sempre isso é o caso. Como visto na lista acima, o diferencial pode surgir do atendimento ao cliente ou da precificação, por exemplo.

Qual a importância da vantagem competitiva empresarial?

Uma peça de xadrez roxa está em frente a um grupo de peças de xadrez

Sem vantagem competitiva real, uma empresa corre o risco de ficar estagnada ou até mesmo perder espaço em seu mercado. A falta de diferenciação pode levar a uma competição acirrada baseada em preço, o que pode resultar em margens de lucro reduzidas e dificuldades financeiras.

O que é vantagem competitiva de Porter? 

A vantagem competitiva de Porter é um conceito central na estratégia de negócios. Michael Porter, um renomado professor da Harvard Business School, define a vantagem competitiva como a capacidade de oferecer valor aos clientes de forma única e superior à concorrência.

Em 1979, Porter publicou um artigo seminal na revista de Harvard, “Como as forças competitivas moldam a estratégia”, no qual introduz as “forças” ao redor de uma empresa que tornam determinado setor competitivo.

As 5 Forças de Porter, como ficaram conhecidas, formam um framework para a análise de como a competitividade impacta as estratégias das empresas. Abaixo, veja quais são elas:

  • Rivalidade entre concorrentes;
  • Poder de barganha dos fornecedores;
  • Poder de barganha dos compradores;
  • Ameaça de novos entrantes;
  • Ameaça de produtos ou serviços substitutos.

Ao responder a essas forças de maneira estratégica, as empresas podem se posicionar de forma única no mercado e construir vantagens competitivas sustentáveis.

Exemplos de vantagens competitivas segundo as Forças de Porter

Uma mulher escrevendo em uma parede de vidro com post its

Segundo a teoria de Michael Porter, a criação de vantagens competitivas requer uma compreensão do ambiente externo de uma empresa e a capacidade de implementar estratégias para se destacar no mercado. A seguir, estão alguns exemplos do que pode ser uma vantagem competitiva de acordo com cada Força de Porter.

Fornecedores: construa parcerias estratégicas

Pagamento pontual, adesão rigorosa aos prazos, respeito aos termos e condições, tecnologias para agilizar as operações logísticas, transparência e comunicação aberta são alguns dos fatores que tornam uma empresa competitiva na relação com fornecedores.

Clientes: ofereça serviços personalizados

Desde recomendações de produtos específicos por e-mail até a customização de soluções para atender às demandas exclusivas de cada cliente, as empresas podem criar uma vantagem competitiva com um atendimento personalizado e sob medida.

Concorrentes: diferencie-se pela inovação

Empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento para criar produtos ou serviços inovadores têm a capacidade de atrair e reter clientes, mesmo em mercados saturados. A inovação pode envolver desde o lançamento de produtos e o aprimoramento dos existentes até a introdução de novos processos ou modelos de negócios.

Produtos substitutos: crie barreiras de entrada

O produto da empresa é facilmente substituível por outro oferecido pela concorrência? Se a resposta for sim, talvez seja o momento de criar barreiras de entrada para produtos substitutos, ou seja, tornar os produtos ou serviços da empresa únicos para os clientes. Isso pode incluir o desenvolvimento de propriedade intelectual, como patentes ou direitos autorais, e a criação de uma marca forte e reconhecida que esteja associada à qualidade.

Novos entrantes: monitore o mercado 

A habilidade de coletar e analisar dados sobre o mercado e os concorrentes pode ser uma vantagem competitiva em si. Muitas empresas usam ferramentas de mineração de dados, como o Tableau ou o Power BI, para identificar padrões e tendências que influenciam a estratégia de negócio, por exemplo.

Como criar uma vantagem competitiva empresarial? 

Ter uma posição única no mercado e garantir a relevância e o sucesso da empresa a longo prazo pode ser resultado de uma estratégia holística. Isso porque a vantagem competitiva depende da compreensão das necessidades dos clientes, do monitoramento do mercado e dos concorrentes, e de uma cultura organizacional que promova a excelência e a inovação. 

Conclusão

É importante reconhecer que a vantagem competitiva nem sempre é algo óbvio para os clientes ou que surge de forma espontânea. Muitas vezes, requer um esforço deliberado e estratégico por parte da empresa para criar maneiras de se destacar da concorrência.

Estratégias como a análise das Forças de Porter podem auxiliar os líderes a entender as dinâmicas do cenário competitivo. Essa análise de mercado levará a empresa a identificar oportunidades de diferenciação e construir uma posição única que ressoe com os clientes.

Se quiser acompanhar outras estratégias de gestão e dicas sobre tecnologias para as empresas, acompanhe as novidades do blog Pontotel.

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