Os valores organizacionais são um conjunto de atitudes e características que representam a cultura de uma empresa. Eles não afetam necessariamente as finanças de uma organização, mas são importantíssimos para definir os objetivos e metas a serem alcançados em um negócio.
Ter essa lista bem definida, ajuda na atração de talentos que de fato acreditem na cultura da empresa e se identifiquem com ela, gerando uma produtividade muito maior, pois, ao se entender como parte integrante da instituição, o foco na busca de soluções para a melhoria de processos é praticamente automático.
Por isso, é tão importante entender quais os valores organizacionais que devem fazer parte da cartilha da sua empresa, e saber que esses valores são os pilares sobre os quais a imagem da organização ficará de pé.
Quer entender melhor sobre o que são os valores organizacionais, como defini-los e aplicá-los no dia a dia da sua empresa? Acompanhe o nosso artigo, veja os tópicos que serão abordados:
- O que são valores organizacionais?
- Valores organizacionais: o que deve representar para a empresa?
- Importância dos valores organizacionais
- Como definir os princípios e valores da empresa?
- Qual o papel do RH?
Boa leitura!
O que são valores organizacionais?
Os valores organizacionais determinam toda a cultura organizacional de uma instituição. Dessa forma, eles são, antes de mais nada, a forma que uma empresa se posiciona no mercado.
Esses valores são um conjunto de crenças morais e éticas pré-determinadas, a partir das quais todos os comportamentos e hábitos dentro da organização tomam forma.
É importante pensar que essas crenças são a essência de tudo, as características as quais a empresa não abre mão, e isso inclui desde uma atitude que se espera de um funcionário, até políticas internas que precisam fazer parte do seu core business.
Para que servem os valores de uma empresa?
Os valores organizacionais servem para construir uma identidade organizacional sólida e intermediar a relação entre os colaboradores e a instituição.
Em uma empresa onde os valores são bem definidos, as atitudes e decisões tomadas internamente refletem o posicionamento ético e moral de toda a organização.
Por isso, é importante definir princípios que sejam condizentes com o que todos acreditam e assim garantir que todos os níveis hierárquicos sigam as orientações predefinidas por eles.
Valores organizacionais: o que deve representar para a empresa?
Os valores organizacionais devem representar a história da empresa, a forma como ela se apresenta no mercado e como desenvolve seus produtos, sua identidade de marca.
Além disso, é importante que esses pilares demonstrem tudo que é importante para a instituição, como o cuidado com os colaboradores, dedicação e foco nos clientes, por exemplo.
Esses princípios contribuem não só para atrair talentos que compartilhem da mesma visão que a empresa, mas também para atrair o público alvo enquanto cliente.
Importância dos valores organizacionais
A organização inteira da empresa depende de objetivos e valores bem definidos. Definir quais os princípios éticos que vão reger as decisões a serem tomadas, é saber, também, quais os rumos futuros do negócio.
Uma empresa de sucesso é aquela que prioriza seus valores organizacionais e os mantém alinhados com as expectativas dos colaboradores, já que isso deixa as equipes muito mais motivadas, por saberem exatamente qual o tipo de instituição onde trabalham.
A filosofia da empresa é pensada para gerar identificação e inspiração entre os grupos de funcionários e também entre os clientes, o que aumenta o engajamento de todos nos projetos a serem desenvolvidos.
Como definir os princípios e valores da empresa?
Para que sejam de fato mais do que uma lista de palavras soltas, é necessário entender que os valores organizacionais a serem escolhidos devem fazer sentido para a empresa como um todo.
É importante estudar os setores da empresa e considerar alguns fatores como: a missão e visão da companhia, as opiniões dos colaboradores sobre os processos internos, a cultura organizacional, entre outros.
Além disso, é importantíssimo encontrar valores únicos, deixar os clichês de lado e montar um quadro de princípios que seja de fato motivo de orgulho e inspiração para todo o time.
Qual a missão da sua empresa?
Antes de mais nada, é necessário saber qual a missão da empresa, quais os objetivos futuros, qual a visão e a trajetória que a companhia precisa traçar para alcançar o sucesso.
Assim, torna- se mais fácil encontrar valores que façam sentido não só atualmente, mas que se tornem permanentes e moldem a cultura empresarial em torno deles.
Como é a cultura organizacional da sua empresa?
Um mapeamento profundo do comportamento dos colaboradores, juntamente com uma pesquisa de clima organizacional, pode ajudar a compreender em que pé está a sincronia dos funcionários com a cultura da empresa.
A cultura organizacional é um ponto-chave para a determinação dos valores da instituição, já que ela mostra qual é a essência da empresa e a motivação dos colaboradores de continuar fazendo parte dos projetos em que estão envolvidos.
Considere a opinião dos seus colaboradores!
Ninguém entende melhor sobre rotina e processos do que quem está envolvido neles diariamente. Os colaboradores são a peça fundamental na engrenagem de qualquer negócio. Por isso, ouvi-los dará um direcionamento completamente diferente e muito mais assertivo na definição dos valores da companhia.
Realizar pesquisas e mapeamentos, sistemas de feedback constante e manter o foco na melhoria da comunicação organizacional pode trazer insights brilhantes sobre o que os funcionários acreditam ser os valores da empresa.
Além disso, é necessário fazer com que os líderes de cada equipe sejam parte integrante de todos os processos, já que está na mão deles a disseminação da cultura e dos valores organizacionais para os seus subordinados.
Os valores organizacionais devem representar o que a empresa é?
Sim! Os valores organizacionais devem ser consonantes à imagem que a empresa deseja passar. Definir suas crenças éticas e morais é definir também seu posicionamento no mercado.
A identidade de marca de uma empresa é muito mais forte e facilmente reconhecida se ela tem valores fortes e bem definidos.
Exemplos de valores organizacionais
Algumas empresas conseguem se destacar no mercado justamente por terem valores diferenciados e inovadores. Isso facilita o engajamento de clientes e aumenta o desejo das pessoas de se tornarem parte da equipe, facilitando a aquisição de talentos.
Além disso, esses valores podem inspirar novas empresas a criarem princípios únicos para serem parte da sua rotina de trabalho, como:
Zé Delivery
Os valores da startup de delivery de bebidas mais bem sucedida e famosa do Brasil são focados especialmente em pessoas e em sua forma de lidar com o dia a dia. A empresa se sustenta sobre 6 pilares, sendo eles:
- Pessoas incríveis;
- Autonomia e responsabilidade;
- Método brutal;
- Excelente para nossos clientes;
- Colaboração e alinhamento;
- Propósito e sonho.
Involves
Considerada como a empresa com a cultura mais ética do Brasil, a Involves é uma startup catarinense que já faz parte do ranking GPTW de melhores lugares para trabalhar por 4 anos consecutivos. Os valores que sustentam a instituição são:
- Música;
- Integridade;
- Evolução;
- Empatia;
- Garra;
- Eu sendo eu;
- Ser envolvido.
Qual o papel do RH?
O papel dos RH é investigar o perfil dos candidatos para ter certeza de que eles de fato compreenderam os valores da empresa, que eles sabem qual a missão da organização e se identificam com ela.
Assim, por meio dos valores organizacionais as chances de encontrar pessoas ideais para a vaga em aberto são muito maiores, já que na avaliação os recrutadores estudam o perfil do candidato para entender melhor suas metas e objetivos pessoais, para garantir que estejam alinhadas com a cultura da empresa.
Como fazer os colaboradores entenderem os valores da empresa?
Para que os valores escolhidos sejam difundidos com sucesso, é importante ir além de escrever algumas palavras no papel.
Disseminar os princípios culturais da empresa é ensinar aos colaboradores o passo a passo para torná-los os guias e orientadores de suas ações rotineiras.
Realizar treinamentos variados, eventos institucionais criativos e dinâmicos, e implantar uma cultura de feedback constante são algumas formas de difundir os fundamentos da empresa.
É muito importante fazer com que todos compreendam e adotem os valores e os apliquem em suas decisões diárias para que todos estejam sempre na mesma página quanto às suas ações.
Conclusão
Os valores organizacionais podem não só melhorar o clima da sua empresa, bem como ajudar na fluidez da comunicação entre os funcionários e também impactar diretamente na produtividade dos colaboradores.
É importante ter em mente que os valores são o cartão de entrada da empresa no mundo corporativo. Por isso, ser original e definir valores que de fato representem a essência do seu negócio é fundamental.
E lembre-se, uma empresa com valores bem definidos tem muito mais chances de sucesso, já que as ações de todos dentro dela são coesas e consistentes.
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