Treinamento motivacional: saiba como montar um para a empresa
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Time Pontotel 24 de maio de 2023 Departamento Pessoal

Entenda a importância do treinamento motivacional, como montar um em sua empresa e qual o papel do RH

RH, saiba como alavancar a produtividade de sua equipe e alinhá-la às metas de produtividade por meio do treinamento motivacional.

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O treinamento motivacional é uma ação muito importante em uma rotina empresarial. Mas, para que ele seja efetivo e faça a diferença no desempenho dos funcionários, é preciso ter estratégia.

Apenas quando o departamento de RH faz um diagnóstico fiel dos problemas relacionados à motivação e define aonde quer chegar, é possível desenhar uma agenda de treinamentos que seja eficaz e impacte verdadeiramente.

Um bom treinamento motivacional leva em conta o problema a ser resolvido, o perfil dos funcionários a serem treinados e o objetivo a ser alcançado.

Para abordar o assunto com mais profundidade e entender a importância deste tipo de treinamento para as equipes e para os resultados da empresa, este artigo está dividido de acordo com os seguintes tópicos:

Boa leitura!

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O que é treinamento motivacional?

Várias pessoas fazendo high five

O treinamento motivacional é uma das ferramentas que existem no meio corporativo para engajar e desenvolver funcionários e equipes. Ele faz parte da agenda de iniciativas que o departamento de RH promove em prol do bom desempenho e do bem-estar no trabalho.

É importante que esses treinamentos sejam aplicados com estratégia, visando desenvolver comportamentos que ajudarão a provocar mudanças positivas nos funcionários.

Como funciona o treinamento motivacional?

O treinamento motivacional funciona da seguinte maneira: periodicamente e com acompanhamentos, os funcionários dedicam alguma de suas horas para aprender sobre algum assunto que possa motivar e trazer ganhos comportamentais a eles.

Pode ser uma palestra, um workshop ou um bate-papo aberto. São vários formatos de treinamentos motivacionais que podem impactar diretamente a produtividade das equipes.

Qual a importância do treinamento motivacional?

O treinamento motivacional é importante por diversos fatores. Entre eles, está a demonstração de que a empresa valoriza o colaborador e está preocupada em oferecer o que há de melhor para que ele possa crescer.

Além disso, é capaz de fazer o alinhamento entre o profissional e a cultura organizacional, motivando-o e fazendo com que ele tenha maior contato com as habilidades comportamentais que a empresa valoriza e que ele deve buscar desenvolver.

Benefícios do treinamento motivacional

São inúmeros os benefícios do treinamento motivacional para as equipes que, ao passarem por essa experiência, enxergam-se mais felizes, conectadas e buscando ter melhores habilidades comportamentais e de relacionamento. 

Confira a seguir alguns dos maiores benefícios do treinamento motivacional:

Aumento do clima organizacional

Ao se sentirem valorizados e aprenderem com palestrantes que sejam referências, os profissionais entendem que a empresa valoriza sua presença e sua mão de obra, fazendo com que todos trabalhem mais satisfeitos e felizes, mantendo desta forma um bom clima organizacional.

Além disso, o treinamento motivacional impulsiona o desenvolvimento das soft skills e da produtividade e, por isso, é capaz de trazer resultados diretos neste sentido, fazendo com que a convivência corporativa seja melhor.

Por exemplo: uma estratégia de treinamentos bem aplicada pode resultar em funcionários mais proativos, que se relacionam melhor e promovem um bom ambiente entre os colegas.

Melhora na produtividade interna

A produtividade interna também é maximizada pelo treinamento motivacional. Muitos desses treinamentos ajudam o colaborador a lidar melhor com o tempo, organizar-se e saber elencar prioridades, e o resultado disso é uma maior concentração e foco em demandas.

Esse tipo de treinamento também é capaz de influenciar na disciplina de cada colaborador. Isso porque os funcionários passam a entender a importância e os ganhos que há em fazer o que precisa ser feito, com agilidade e eficácia.                                                                                 

Regulador das taxas de turnover

O treinamento motivacional também interfere positivamente no relacionamento entre os funcionários e gera um senso de pertencimento à empresa. Como consequência, ele é capaz de reduzir as taxas de turnover e melhorar o clima da organização.

Afinal, esse tipo de treinamento aumenta no funcionário a percepção de que ele importa para o contexto empresarial e que há uma relação de confiabilidade, pois a organização se preocupa em investir em seu aprimoramento.

Como aplicar treinamento motivacional em sua empresa

Três mulheres sorrindo e batendo palmas

Para que o treinamento motivacional seja aplicado e traga resultados, é preciso que esse trabalho seja feito de maneira estratégica, com objetivos e prioridades. Por isso, é necessário que haja um diagnóstico bem claro de quais são os gaps e os desafios que precisam ser superados em relação à gestão de pessoas.

Confira a seguir quais passos seguir para aplicar o treinamento motivacional em sua empresa:

Faça um estudo de prioridades a serem abordadas internamente

Primeiramente, faça um estudo das prioridades a serem abordadas. Por exemplo: a equipe necessita do treinamento, pois anda desmotivada? Ou o treinamento motivacional proposto visa melhorar ainda mais a performance de equipes que já são de excelência?

Saber as respostas para as perguntas acima é primordial para entender o escopo do treinamento motivacional a ser proposto. Afinal, esse tipo de treinamento deve ser aplicado para sanar problemas específicos, que precisam de soluções personalizadas para que possam trazer resultados.

Por isso, entender quais são as prioridades internas é a chave para uma boa estratégia em uma agenda de treinamentos.

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Defina os objetivos e faça um planejamento

Após diagnosticar as prioridades da empresa, é preciso saber aonde se deseja chegar com os treinamentos e se os objetivos almejados são possíveis de acordo com o nível de investimento disponível para a ação.

Definido isso, decide-se como esses treinamentos serão implantados, qual será a frequência, qual profissional da equipe precisa ser treinado e quem será o palestrante contratado. Há treinamentos motivacionais, por exemplo, direcionados à liderança, e outros que se aplicam melhor a analistas e assistentes.

Escolha o palestrante e o que será abordado

O palestrante a ser escolhido para realizar o treinamento motivacional é definitivo para o sucesso da ação. É necessário que ele tenha relevância, domine o tema e saiba trazer, em sua dinâmica, alguma história de vida que engaje e motive quem vai passar pelo treinamento.

É preciso, ainda, que ele tenha fit cultural com a empresa, além de princípios compatíveis. A disponibilidade do profissional é outro ponto de atenção e, por isso, é recomendado iniciar a busca pelo palestrante motivacional ideal com, pelo menos, seis meses de antecedência.

Qual o papel do RH na aplicação de treinamento motivacional?

Cinco pessoas tocando as mãos

O RH tem papel principal na definição da agenda de treinamento motivacional. É ele que irá cuidar de todo o processo de definição e implantação da agenda de treinamentos, passando pelas etapas que esse artigo irá explorar a seguir.

Entender o clima organizacional

Entender o clima organizacional é o primeiro passo para ser assertivo nos treinamentos motivacionais. São os insights vindos de pesquisas de clima e outras observações que irão dizer qual é o nível de motivação da equipe.

A partir daí, o departamento de RH traça a estratégia para alavancar a motivação da equipe e, consequentemente, melhorar o clima organizacional e a produtividade da empresa.

Propor ações e tópicos para o treinamento

Para que a estratégia possa ser executada, faz-se necessário definir o conteúdo a ser abordado em um treinamento motivacional. Em reunião com a equipe de RH e o palestrante, são definidos os tópicos e também as ações que acontecerão no treinamento.

Essa definição prévia faz com que o treinamento motivacional seja o mais assertivo possível e, dessa maneira, há mais chances de que haja uma real motivação das equipes.

Divulgar internamente

Cabe ao RH também divulgar os treinamentos, tanto para atrair público como para mostrar para outros funcionários quais são as ações que a empresa está tomando para promover o desenvolvimento de suas equipes.

Usar a intranet, o e-mail e as redes sociais corporativas são algumas das formas de divulgar tais eventos. Uma dica é garantir bastantes fotos para que o treinamento motivacional seja bem representado nos canais oficiais da empresa.

Dessa forma, será possível criar o desejo nos funcionários de quererem participar dos próximos treinamentos, aumentando o engajamento a essa atividade.

Mensurar os resultados

Mensurar os resultados será sempre uma tarefa importante. Afinal, treinamentos motivacionais têm um custo e são um investimento que a empresa faz visando obter bons retornos financeiros.

Os KPI’s e os resultados das pesquisas de clima subsequentes aos treinamentos devem ser sempre observados e analisados para que seja possível entender se os objetivos foram alcançados e se as metas foram batidas.

Conclusão

Neste artigo, foi possível entender a importância que o treinamento motivacional tem dentro das organizações. Também foi explicado como ele funciona, quais são os benefícios e as maneiras de oferecê-lo às equipes de forma eficaz.

O texto também salientou que, tão importante quanto identificar as deficiências nas equipes e escolher um bom palestrante motivacional, é também medir os resultados do treinamento. No caso de não serem satisfatórios, a partir de dados, o departamento de RH consegue fazer alterações na rota para obter mais sucesso no trabalho.

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