Treinamento gamificado: por que adotar nas empresas?
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Time Pontotel 30 de junho de 2023 Departamento Pessoal

Guia completo sobre treinamento gamificado nas organizações: benefícios, implementação, como funciona e exemplos

Entenda como o treinamento gamificado envolve sua equipe de forma lúdica, alavanca o engajamento e aumenta a produtividade da sua empresa.

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A gamificação, tendência tão presente nesta década, tem trazido benefícios para as empresas. O treinamento gamificado, por exemplo, tem sido cada vez mais aplicado por apresentar novas formas de aprender e engajar equipes e funcionários.

As técnicas desse treinamento, que são baseadas em jogos, envolvem desafios, competições, recompensas e outras dinâmicas desenvolvidas de uma forma lúdica e mais envolvente. Isso estimula a criatividade dos colaboradores para encontrar saídas criativas que irão impactar em seu trabalho e em sua produtividade.

Para explicar o que é treinamento gamificado, quais são os benefícios, como implementá-lo e como funciona essa modalidade inovadora que traz muitos ganhos à organização, este artigo foi organizado nos seguintes tópicos:

Boa leitura!

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O que é treinamento gamificado?

Quatro pessoas comemorando

Também conhecido como gamificação, o treinamento gamificado é uma estratégia que usa elementos de jogos em um ambiente de aprendizagem para aumentar o engajamento de determinado público.

De forma lúdica e usando a dinâmica de jogos, como recompensas, pontuações e níveis, ele resulta em uma maior participação ativa dos usuários, que se envolvem no aprendizado por meio de feedbacks positivos e negativos.

Como funciona o treinamento gamificado nas organizações?

Nas organizações, o treinamento gamificado funciona de modo a envolver os funcionários em capacitações de forma mais cativante, eficiente e estratégica. O objetivo é passar as mensagens necessárias e fornecer os conhecimentos ideais para um bom desempenho de forma inovadora.

Há vários tipos de jogos que são usados para treinamento corporativo – inclusive, é importante ressaltar que a gamificação pode ser feita no treinamento inteiro ou apenas em algumas etapas da dinâmica.

Por exemplo, um treinamento em formato jogo com a equipe de vendas pode começar em um anfiteatro e sua ambientação ser feita por meio de uma realidade virtual: labirintos e tabuleiros virtuais podem ser simulados.

Posteriormente, a competição saudável entre os envolvidos pode continuar a ser feita por meio de um aplicativo que registre, quando forem cumpridas, as missões propostas pelo jogo. Além do time de vendas, o  treinamento gamificado corporativo pode ser usado em várias áreas: atendimento ao cliente, liderança, finanças e segurança.

Por que as organizações estão adotando essa abordagem de treinamento?

As organizações sentem constantemente necessidade de treinar seus colaboradores e alinhá-los às suas premissas. Ao mesmo tempo, é cada vez mais difícil engajar funcionários e envolvê-los nos processos necessários.

Nesse sentido, a gamificação permite uma aprendizagem mais efetiva, pois tem uma abordagem prática da teoria. Ela também pode incentivar a competição saudável entre os funcionários, levando a melhor desempenho geral da equipe.

Além disso, o treinamento gamificado pode reduzir os custos, pois muitas vezes ele é mais eficiente do que os métodos tradicionais de treinamento presencial. Ademais, é possível utilizar a gamificação em larga escala, por meio até de aplicativos, além de poder ser adaptada para diferentes níveis de habilidades e conhecimentos.

Principais benefícios do treinamento gamificado

Há vários benefícios que podem ser atribuídos ao treinamento gamificado. Desde o aumento da motivação e do engajamento até a consequente redução de custos, essa modalidade mais lúdica de treinamento traz inovação e novas formas de agir e se relacionar com os funcionários em uma empresa.

Aumenta a motivação e o engajamento

Participar de um treinamento gamificado aumenta a motivação e o engajamento dos funcionários. Esse tipo de oportunidade, mais divertida e envolvente, alimenta a colaboração e a sinergia entre as equipes.

Melhora a retenção e a aplicação do conhecimento

O treinamento gamificado pode melhorar a retenção e a aplicação do conhecimento de diversas maneiras. Isso porque os elementos de jogos, como pontuação, recompensas e desafios, podem aumentar a motivação dos participantes, tornando o processo de aprendizagem mais prazeroso. Quando as pessoas estão motivadas, tendem a prestar mais atenção e a dedicar mais esforço às tarefas.

Oferece feedback imediato

Os jogos também podem oferecer oportunidades para que os participantes pratiquem habilidades específicas e recebam feedback imediato sobre seu desempenho. Como a dinâmica é de um jogo, dá para saber quem ganhou (acertou a resposta) ou perdeu (errou a resposta) em tempo real.

Estimula a competição saudável

Os treinamentos gamificados costumam estimular e fomentar a competição saudável, emprestada do esporte, em que equipes se esforçam para merecer ganhar um jogo. Normalmente, quando acontece esse tipo de treinamento, toda a empresa se envolve e se diverte em conjunto.

Personaliza o aprendizado

Os treinamentos gamificados são bastante personalizáveis. Desde o momento de criar a narrativa e escolher os recursos, já existe a possibilidade de fazer o treinamento de forma que ele atenda completamente ao objetivo de aprendizado.

Aumenta a união entre os colaboradores

Jogos, diversão e ambiente de aprendizado são fatores que, quando juntos, fazem com que o treinamento gamificado se torne uma oportunidade incrível para que os colaboradores se conheçam mais, cooperem entre si e criem vínculos que normalmente não são possíveis de serem criados no dia a dia de trabalho.

Quais são os elementos do treinamento gamificado?

Existem vários elementos do treinamento gamificado que podem ser usados para tornar o processo de aprendizagem mais cativante e interativo. Alguns deles incluem missões e desafios, pontuações, feedbacks, recompensas e narrativas envolventes. São formas de deixar toda a aprendizagem mais interativa e interessante, além de mais divertida.

Como implementar o treinamento gamificado nas empresas?

Quatro pessoas conversando

Para implementar o treinamento gamificado nas empresas, é preciso estratégia. Desde a definição dos objetivos até a dinâmica a ser escolhida para a realização das ações propostas, tudo tem que ser bem planejado.

A seguir, conheça as etapas necessárias para obter sucesso em um treinamento gamificado:

Definição de objetivos e metas de aprendizagem

Primeiro, é preciso definir os objetivos do treinamento. Afinal, são eles que irão nortear toda a sua construção. 

De acordo com o resultado pretendido, os recursos mais adequados serão, então, empregados, e uma narrativa que faça sentido será construída.

Seleção de ferramentas e tecnologias adequadas

Serão selecionadas também as ferramentas e as tecnologias que tenham mais a ver com a proposta. Por exemplo, podem ser usados aplicativos específicos, grupos de mensagens no celular, projeções de cenários, óculos de realidade aumentada, entre outros, tudo para envolver o colaborador na atmosfera gamificada do treinamento.

Desenvolvimento de conteúdo gamificado relevante e envolvente

O conteúdo deve ser pensado de forma que envolva os participantes, com palavras-chave e frases relevantes. Além disso, também cabe avaliar as formas de transmitir essas informações, que devem ter características de um game.

Design de experiências de jogo envolventes e desafiadoras

A dinâmica de experiência do jogo também deve ser envolvente e desafiadora. Por isso, neste ponto do treinamento, é importante considerar situações que deem a ideia de progressão no jogo. A finalidade é que o participante sinta que está aprendendo e, ao mesmo tempo, evoluindo nas fases do game.

Teste e avaliação de resultados

Assim como todos os treinamentos, é necessário enxergar o treinamento gamificado como um investimento que deve ser testado para garantir sua eficácia e depois medido para entender se o retorno valeu a pena. 

A avaliação dos resultados do treinamento também ajuda a corrigir os erros e aprimorar a dinâmica para outras ocasiões em que ele for necessário.

Exemplos de treinamento gamificado nas organizações

Há vários tipos de treinamento gamificado que podem ser aplicados em uma empresa, dependendo do público-alvo e do objetivo proposto. Aqueles que simulam situações reais de trabalho e permitem que os colaboradores pratiquem habilidades e tomem decisões importantes em um ambiente seguro são um exemplo disso.

Os jogos de tabuleiro personalizados, que têm feito bastante sucesso atualmente, também podem ser usados para treinar habilidades específicas, como negociação, liderança, gerenciamento de projetos e resolução de problemas. Há várias empresas que realizam a confecção desses jogos.

Os desafios de equipes, que podem ser realizados dentro ou fora do ambiente corporativo, também são jogos que envolvem a colaboração entre equipes para alcançar objetivos comuns, promovendo o trabalho em equipe e a comunicação.

Por fim, a realidade virtual e o immersive learning também se fazem presentes quando o assunto é treinamento gamificado. Ela pode ser usada para simular situações de trabalho e fazer com que os colaboradores treinem habilidades específicas em um ambiente controlado.

Importante lembrar que a gamificação pode ser aplicada a processos de treinamentos já existentes, potencializando seus resultados, como os de integração de novos funcionários, tornando-os mais atraentes e envolventes.

Conclusão

Neste texto, foi possível entender o conceito de treinamento gamificado e compreender como ele pode melhorar o engajamento e o aprendizado dos funcionários em uma organização.

Foram também mostrados seus aspectos positivos, que compreendem deixar toda a experiência do colaborador mais divertida, dinâmica e produtiva.

Por fim, os tipos de treinamento gamificado também foram apresentados, e estes representam novas formas, impactadas pela tecnologia, de envolver os colaboradores em um objetivo.

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