Treinamento digital: maximizando o potencial dos colaboradores na era tecnológica
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Time Pontotel 12 de março de 2024 Gestão Empresarial
Treinamento digital: maximizando o potencial dos colaboradores na era tecnológica
Entenda a importância do treinamento digital, como fazer um programa na sua empresa e como definir as ferramentas mais adequadas.
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A tecnologia trouxe muitas vantagens para as empresas, e novas ferramentas podem ser utilizadas em diversos momentos das operações. Uma dessas utilidades é a possibilidade de realizar treinamento digital para os colaboradores. 

As plataformas digitais permitem que os gestores de pessoas planejem uma série de atividades online para melhorar o desempenho e desenvolver habilidades e competências dos colaboradores.  

O treinamento digital resolve vários fatores que, muitas vezes, dificultam a capacitação dos funcionários, como deslocamento, espaço físico e disponibilidade de agenda dos treinadores e colaboradores.

Vários tipos de treinamentos podem ser aplicados digitalmente, desde atividades de onboarding para os profissionais recém-contratados até mesmo processos de reciclagem e revisão de processos.

Este artigo irá abordar todos os detalhes sobre o treinamento digital: o que é, qual a importância para as empresas, quais são as principais ferramentas e quais os benefícios para os negócios. Os tópicos abordados serão:

Quer saber mais? Então, continue a leitura!

Qual o papel do treinamento digital nas organizações?

homem sorridente usando fones de ouvido e em frente ao computador

A capacitação dos profissionais é um tópico essencial da gestão de pessoas nas empresas. Neste cenário, o treinamento digital figura como uma das ferramentas mais importantes para os responsáveis pelo desenvolvimento dos colaboradores.

A tecnologia permite que as empresas ofereçam uma série de treinamentos e cursos em plataformas online e tem o potencial de atingir um número maior de profissionais, estejam eles trabalhando presencialmente na sede da organização ou no formato home office

O treinamento digital pode ser realizado em diversos sistemas e acessado por qualquer pessoa conectada à internet. Ele pode ser ao vivo e até mesmo gravado, possibilitando que profissionais que não estavam disponíveis em determinado horário possam assistir ao conteúdo em um momento mais oportuno.

Outra vantagem das plataformas online é que estas oferecem a oportunidade de os colaboradores terem acesso a conteúdos e profissionais de qualquer lugar do mundo, sem a empresa arcar com custos relacionados ao deslocamento para um treinamento presencial realizado por esses especialistas.

Treinar os funcionários para executarem as tarefas laborais com excelência é primordial para o sucesso de qualquer negócio. Profissionais bem treinados são mais produtivos, compreendem os objetivos da empresa e estão preparados para enfrentar possíveis desafios e dificuldades. 

Além disso, os colaboradores também se sentem valorizados quando as empresas investem no seu desenvolvimento profissional, o que pode impactar inclusive na retenção de talentos, na diminuição da taxa de turnover e no aumento da satisfação no trabalho.

Sendo assim, o treinamento digital tem um papel fundamental para as organizações, porque ele pode ser explorado para capacitar e preparar um novo colaborador, atuar em deficiências pontuais identificadas pelos gestores e desenvolver novas habilidades e competências exigidas pelo mercado. 

Como fazer um treinamento digital?

Existem diversos motivos e formatos para a realização de um treinamento digital. Entretanto, é importante que as empresas façam um planejamento adequado para que o investimento em capacitação não seja desperdiçado. 

A seguir, confira as principais dicas de treinamento digital e como fazer uma programação de sucesso na sua organização:

Análise de necessidades de treinamento

O ponto inicial para programar um treinamento digital é entender a necessidade das equipes. Para isso, é essencial fazer um mapeamento de quais são as principais demandas de cada departamento. 

Normalmente, a equipe de Recursos Humanos (RH) é o ponto focal da organização do programa de capacitação das empresas. Sendo assim, gestores e analistas de RH devem atuar em conjunto para definir as prioridades da organização. 

Esse passo irá ajudar a definir quais conteúdos devem ser abordados nos treinamentos digitais, quais são os times que mais precisam de investimento em educação corporativa e como a empresa pode ajudar a desenvolver os principais talentos.  

Escolha da plataforma adequada

Outro momento importante no planejamento do cronograma de treinamento digital é a escolha da plataforma adequada para acesso ao conteúdo educativo. Nesse momento, é imprescindível entender quais são os recursos disponíveis tanto do ponto de vista financeiro quanto da visão prática para aplicação dos treinamentos.

Para escolher a plataforma adequada, os gestores devem entender qual é o orçamento para o projeto e ainda considerar a capacidade de acesso dos colaboradores. É indispensável avaliar se os profissionais conseguem utilizar determinada plataforma por meio de suas ferramentas de trabalho. 

Desenvolvimento de conteúdo interativo

Cada vez mais tem se tornado um desafio prender a atenção das pessoas. Por isso, o treinamento digital precisa ser atrativo. Sendo assim, desenvolver um conteúdo interativo é primordial para conquistar o interesse e o engajamento dos colaboradores.

Para isso, é possível incluir na programação dos treinamentos conteúdos como vídeos, quiz e espaço para perguntas e respostas, e, se possível, apostar em gamificação

Programação flexível

Um dos principais fatores do treinamento digital deve ser a flexibilidade. É importante desenvolver uma programação que possa ser acessada pelos colaboradores em horários flexíveis. 

Mesmo que a exibição inicial do treinamento seja ao vivo, é preciso sempre verificar a possibilidade de gravação para os colaboradores poderem assistir em um momento mais oportuno.

Quais são as melhores ferramentas de treinamento digital?

mulher com expressão de concentrada em frente ao computador

Por ser realizado no ambiente virtual, é necessário investir em plataformas digitais que suportem as atividades online. 

Nesse sentido, existem diversas ferramentas que podem apoiar o programa de treinamento digital das empresas. Cada uma delas têm um objetivo e podem ser utilizadas em conjunto. Confira as principais: 

Plataforma de LMS

As plataformas de LMS (Learning Management System), na tradução para o português, sistema de gerenciamento de aprendizado, são importantes ferramentas para o treinamento digital. Trata-se de um espaço digital que reúne uma série de conteúdos educacionais, substituindo ou complementando os treinamentos presenciais. 

Essa plataforma possibilita que os colaboradores acessem diversos cursos e materiais em um único sistema. Além disso, a ferramenta permite um acompanhamento mais próximo da trajetória de aprendizado, fornecendo informações sobre conclusão de cursos obrigatórios, temas de interesse, entre outros.

Entre as principais plataformas de LMS do mercado, é possível citar Twygo, TalentLMS, Eadbox, EAD Plataforma, Skyprep LMS, entre outras.

Ferramentas de comunicação online

As ferramentas de comunicação online também podem ser agregadas aos treinamentos digitais. Elas são importantes especialmente para a troca de experiências durante as atividades e essenciais para os profissionais poderem tirar dúvidas, compartilhar seus aprendizados e interagir com os treinadores e demais colegas de trabalho. 

Além disso, essas plataformas apoiam os gestores no recebimento de feedback sobre as ações realizadas, a qualidade dos treinamentos oferecidos e quais são os pontos de melhoria para os próximos programas de educação corporativa. 

Ferramentas de videoconferência

Outra ferramenta importante para o treinamento digital são as plataformas de videoconferência. Elas permitem que reuniões virtuais sejam agendadas e compartilhadas por colaboradores independentemente de sua localização. 

São fundamentais para empresas que possuem funcionários em diversas sedes e em modelo de trabalho home office, pois assim é possível reuni-los em um único ambiente para acessar determinado conteúdo.

Bastante utilizadas no dia a dia das empresas para reuniões com clientes e fornecedores, por exemplo, as ferramentas de videoconferência devem ser consideradas para o desenvolvimento do programa de treinamento digital. 

Ferramentas de análise e relatórios

Qualquer atividade de desenvolvimento de profissionais conduzidos pelas empresas deve ter um acompanhamento para avaliar os resultados objetivos. Desta forma, as ferramentas de análise e relatório são muito importantes para o treinamento digital. 

Elas permitem avaliar a evolução dos colaboradores após os treinamentos, assim como analisar o nível de adesão a conteúdos não obrigatórios, mapear o interesse dos profissionais e identificar pontos de atenção no programa.

Além disso, algumas dessas ferramentas digitais ainda criam relatórios automáticos com essas informações. 

Quais são as vantagens do treinamento no formato digital para colaboradores?

O treinamento digital traz diversos benefícios para os colaboradores de uma empresa e, portanto, deve ser bem aproveitado. Primeiramente, vale ressaltar que as organizações que oferecem capacitação para os seus trabalhadores estão dando oportunidade para desenvolvimento de novas habilidades e competências. 

Quando o treinamento é digital, as vantagens são ainda maiores, porque ele oferece maior flexibilidade para o colaborador, que pode optar por assistir o conteúdo em um momento que estiver mais tranquilo. 

Isso significa que um profissional que não pode assistir a uma palestra presencialmente por conta de uma reunião com o cliente, por exemplo, depois poderá adquirir o conhecimento quando estiver com a agenda livre. 

Além disso, o treinamento digital traz facilidade de acesso, possibilitando que os colaboradores assistam ao conteúdo de onde estiverem. Por fim, essa modalidade de capacitação profissional também possibilita um crescimento profissional e demonstra interesse da empresa em desenvolver seus funcionários. 

Conclusão

Com o advento da tecnologia, o treinamento digital se tornou uma importante ferramenta para a educação corporativa. As plataformas virtuais permitem que as empresas treinem os colaboradores de diversos locais com um único conteúdo, trazendo economia financeira e aumentando a adesão.

Para os colaboradores, os benefícios vão desde maior variedade de treinamentos por meio das plataformas de LMS, por exemplo, até a possibilidade de acessar o conteúdo no momento mais adequado para sua rotina laboral. 

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