Transparência no trabalho: Qual a importância nas empresas?
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Time Pontotel 10 de setembro de 2024 Departamento Pessoal

Entenda o que é a transparência no trabalho e como aplicá-la nas empresas

Transparência no trabalho é o processo de se comunicar com honestidade. Entenda o que é ser transparente e como isso beneficia as empresas.

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Você sabe o que é ser uma pessoa transparente? Essa pessoa é aquela que não esconde nada para si, ou seja, que compartilha todas as informações necessárias com as pessoas da sua vida.

Nas relações de trabalho, a transparência é fundamental para que não haja ruídos na comunicação, para que a equipe confie nos gestores e trabalhe com maior engajamento.

Diante disso, preparamos este artigo para falar o que é transparência no trabalho, quais as vantagens desse processo e como implementá-lo nas organizações.

Veja os tópicos que serão abordados:

Quer saber mais? Acompanhe o artigo abaixo!

O que é a transparência no trabalho?

imagem de um grupo de pessoas sentado ao redor de uma mesa e olhando para uma mulher em pé na frente deles falando

A transparência no trabalho caracteriza-se por uma comunicação aberta e honesta entre os membros da equipe e entre gestores e subordinados.

Além disso, ela também representa uma cultura onde a informação pode ser compartilhada entre todos de forma leve e sem segredos.

Na gestão transparente, os gestores buscam compartilhar com os funcionários as informações sobre o andamento da empresa ao invés de manter esses dados restritos apenas a um grupo exclusivo de funcionários.

Dessa forma, os colaboradores conseguem entender mais sobre como a empresa funciona e como ela se encontra no mercado, podendo até fazer parte das tomadas de decisão.

Por que é tão importante a transparência dentro das empresas?

Adotar a transparência no trabalho não é uma tarefa simples que acontece do dia para a noite. Principalmente, para as organizações que possuem uma cultura mais rígida.

Todavia, implementar esse modelo de gestão é muito benéfico tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Por meio da transparência no trabalho, os colaboradores passam a confiar mais em seus gestores e isso aumenta o engajamento da equipe com as tarefas.

Além disso, a gestão transparente também reduz os gastos da empresa e aumenta a produtividade dos profissionais, pois eles passam a se sentir como parte da empresa.

E tudo isso contribui para o fortalecimento das relações interpessoais e melhora o clima organizacional da empresa.

Como criar um ambiente de trabalho transparente?

A transparência no trabalho é fundamental para a organização obter sucesso e atingir os objetivos desejados.

Por meio dessa gestão, todos os colaboradores têm acessos às mesmas informações e assim é mais fácil identificar qual o objetivo da empresa e o que precisa ser feito para alcançá-lo.

Alguns gestores acreditam que seja muito difícil adotar a transparência, porém, na prática, ela é mais simples do que se imagina.

Portanto, listamos as principais dicas para que as organizações saibam como criar um ambiente organizacional mais transparente.

Compartilhe os resultados positivos e negativos com a equipe

Uma das formas de criar um ambiente mais transparente é dividir com a equipe as vitórias, perdas e os desafios que a empresa enfrenta.

Isso também inclui informar quando o resultado esperado não foi atingido ou admitir que determinada ação não deu certo.

Assim, todos conseguem aprender com os erros e todos vão se empenhar para conquistar o objetivo na próxima tentativa, isso torna a equipe mais unida.

Seja honesto com a equipe

A honestidade é a palavra-chave em uma relação de transparência. Por isso, os gestores devem comunicar a equipe sempre que surgirem informações importantes sobre determinado assunto.

Para que a honestidade funcione na prática, é necessário fazer encontros constantes com os membros da equipe para ouvir o que os colaboradores têm a dizer e para que os líderes comuniquem à equipe sobre o que está acontecendo na organização.

Além disso, também é importante dar e receber feedbacks com frequência.

Tenha uma equipe que valorize a transparência

O processo de implementação da transparência no trabalho, não depende, exclusivamente, dos gestores.

Por isso, é importante que a equipe seja composta por colaboradores que saibam a importância da transparência e que estejam engajados nessa causa.

Esse valor deve fazer parte da cultura organizacional e deve ser passado a todos os colaboradores a partir do momento que eles ingressarem na organização.

Essas ações vão ajudar a construir um ambiente mais transparente e permitir que os colaboradores sintam que fazem parte da organização e dos resultados que ela vai obter.

Vantagens da gestão transparente nas empresas

Cada vez mais, os profissionais têm buscado empresas que confiem nos colaboradores e que deixem eles ter autonomia para realizar as tarefas do dia a dia.

Ao adotar a transparência no trabalho, ambos os lados serão beneficiados. Veja as principais vantagens!

Maior confiança e respeito no ambiente de trabalho

imagem de dois homens e uma mulher em pé conversando e olhando para uma folha

Quando os gestores passam a compartilhar as informações com a equipe, isso gera maior confiança entre os envolvidos. E isso deve ser adotado independente do cargo hierárquico em que o profissional atua.

Além de reforçar a confiança entre as partes, a democratização ao acesso das informações, desenvolve um senso de responsabilidade entre os integrantes da equipe, pois eles passam a perceber o impacto que as suas ações causam para a empresa.

Maior retenção de talentos

Reter talentos é um dos maiores desafios das organizações. Contudo, esse desafio pode ser superado através da transparência no trabalho.

Isso porque, os profissionais buscam por empresas que sejam transparentes nas informações e isso deve ocorrer desde o momento da contratação.

Portanto, as empresas que não adotam a transparência têm menos chances de atrair novos profissionais, pois eles vão optar por organizações que sejam transparentes.

Aumento no engajamento

A transparência auxilia no engajamento dos colaboradores, isso acontece, pois os colaboradores passam a entender a importância das suas ações para a empresa, tanto para o lado positivo quanto para o negativo.

Dessa forma, eles se sentem mais engajados em realizar as tarefas e entregar melhores resultados para que a organização consiga atingir suas metas.

Melhores decisões no RH

O departamento de recursos humanos é responsável por compartilhar informações com clareza e transparência para os funcionários.

Assim, as informações são recebidas sem ruídos e para que todos saibam a situação em que a empresa se encontra.

Tudo isso ajuda o RH a tomar decisões adequadas em relação aos colaboradores e definir ações que devem ser adotadas no dia a dia para melhorar os resultados da organização.

Favorecimento do fluxo de informações

Por último, a transparência no trabalho permite que as informações cheguem a todos os profissionais de forma clara e sem ruídos.

Ou seja, todos estão cientes sobre o que está acontecendo na empresa e o que precisa ser feito para atingir as metas. Assim, nenhum funcionário fica de fora, pois todos terão acesso aos mesmos dados.

Isso também auxilia a reduzir conflitos internos, prevenir condutas inadequadas e reduzir o número de erros.

Como a falta de transparência pode ser prejudicial no ambiente de trabalho?

Diante de uma gestão que não seja transparente com os colaboradores, todos os acontecimentos passam a ser motivo de especulações entre os funcionários.

Assim, os colaboradores passam a imaginar o que realmente pode estar acontecendo em caso de demissões, promoções e mudanças, por exemplo.

Desse modo, a falta de transparência pode gerar:

  • Conflitos organizacionais;
  • Desmotivação;
  • Redução na produtividade;
  • Redução do engajamento da equipe.

Além disso, a falta de transparência gera desconfiança nos colaboradores e as expectativas criadas não são atendidas.

Como manter a transparência trabalhando home office?

Mesmo que os colaboradores estejam em home office, é necessário manter a transparência. E uma das maneiras de manter a transparência nesse modelo de trabalho é através da gestão de ponto

Pois assim, os colaboradores conseguem provar as horas que estiveram trabalhando e os gestores conseguem checar as horas extras ou horas em atrasos de cada funcionário.

A gestão de ponto pode ser feita por aplicativos como o da Pontotel. Nele, os colaboradores conseguem fazer os registros de ponto de diferentes formas (pelo notebook, celular, desktop, etc), além de ter 6 medidas de segurança (senha, voz, geolocalização, foto e reconhecimento facial).

Caso queira saber mais como o aplicativo funciona, agende já uma conversa com os nossos consultores!

Conclusão

A transparência no trabalho é uma das melhores formas de manter o engajamento e a produtividade da equipe, além de ser um diferencial competitivo para as organizações que adotam essa ferramenta como parte da cultura organizacional.

Apesar de alguns líderes não entenderem a importância desse processo ou acharem difícil adotá-lo, ele é mais simples do que se imagina e traz muitos benefícios para ambas as partes.

E, atualmente, cada vez mais os profissionais estão buscando por empresas transparentes, que priorizem a clareza nas relações de trabalho.

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o blog Pontotel para ficar por dentro de outros assuntos!

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