O líder é um dos profissionais mais importantes no ambiente organizacional, tendo um impacto direto no engajamento dos colaboradores. No mercado existem diversos tipos de liderança, que devem se adequar às necessidades da empresa para ser efetivos.
A escolha correta de um dos tipos de liderança é determinante para influenciar o desempenho e aumentar a produtividade das equipes. O bom líder é aquele que consegue influenciar as pessoas para lutarem por um mesmo objetivo.
Uma pesquisa da Universidade de Harvard mostrou que 70% do engajamento da equipe depende de uma boa liderança. Já a Michael Page revelou que 8 em cada 10 profissionais pedem demissão em função de uma liderança inadequada.
Ou seja, os tipos de liderança fazem a diferença nos bons e maus resultados da empresa. Para apresentar os principais tipos de liderança e qual o perfil ideal na rotina de cada empresa, este artigo abordará os seguintes tópicos:
- O que é liderança e qual a sua importância nas organizações?
- Principais tipos de liderança e suas características
- Como os tipos de liderança influenciam o trabalho das equipes?
- Como escolher o estilo de liderança ideal?
- Qual o estilo de liderança mais comum?
Boa leitura!
O que é liderança e qual a sua importância nas organizações?>
Liderança é uma competência profissional ou pessoal relacionada à capacidade de influenciar e direcionar pessoas em torno de objetivos comuns. Líder é aquele, que por meio de seus comportamentos e decisões, cativa quem está ao seu redor.
No contexto empresarial, a liderança tem um papel fundamental nos resultados, uma vez que o profissional com habilidade de liderança é capaz de conquistar a confiança, o respeito e o comprometimento dos colaboradores que ele lidera.
Sendo assim, a liderança impacta diretamente a produtividade das equipes e o alinhamento das metas e objetivos, fazendo com que os times se tornem mais motivados e engajados a partir da empatia e influência do líder.
A coordenadora de sucesso do cliente da Pontotel cita qual a principal característica de um bom líder:
“Um bom líder precisa, antes de mais nada, ser um bom ouvinte. Isso é algo desafiador de desenvolver, requer prática e aprimoramento constante, mas com o tempo vai se tornando mais fácil”
Quais as diferenças entre líder, gestor e chefe?
Líder, gestor e chefe são palavras utilizadas constantemente pelos funcionários e pelas empresas para descrever tipos de liderança. O que muitos não sabem é que, apesar das semelhanças, esses conceitos são distintos, cada um com suas características e abordagens.
Confira as diferenças:
Líder
É o profissional que tem a habilidade de liderança e é capaz de influenciar as pessoas que estão próximas a ele com seus comportamentos e atitudes. O líder impacta seus liderados com exemplo, apoiando-se sempre na comunicação aberta, no respeito e na confiança.
Gestor
O gestor é aquele que tem em mãos responsabilidades mais formais para controlar recursos materiais e humanos. Seu foco é na execução de tarefas e processos bem definidos. Normalmente, tem uma liderança mais direta, sem interferência dos liderados.
Chefe
O chefe é visto como aquele que tem uma posição mais autoritária e diretiva. Ele acompanha as execuções das atividades e não aceita questionamentos ou desvios. Costuma ser formal na relação com as equipes e visa o cumprimento de regras e normas.
Principais tipos de liderança e suas características>
O mercado reúne uma série de modelos de liderança, cada um com abordagens e características específicas para situações distintas. Conheça, a seguir, os principais tipos de liderança.
Liderança autocrática (chefe)
A liderança autocrática é aquela na qual o chefe toma decisões sem consultar a equipe. Esse líder é centralizador e sua preza por uma gestão rígida, dando ordens e não abrindo margem para questionamentos.
É um tipo de liderança recomendado apenas para situações específicas, em que a falta de experiência da equipe ou a situação em si exige rigidez do líder. Em longo prazo, esse modelo pode ser desmotivador, já que os colaboradores não têm voz nas decisões.
Liderança democrática
Entre os tipos de liderança, a democrática é a que valoriza um ambiente colaborativo, pois nela os funcionários têm voz e suas opiniões são consideradas pelo líder.
O objetivo dela é engajar os colaboradores e criar neles um senso de pertencimento, destacando sua importância no dia a dia da empresa.
Esse modelo de liderança fortalece o trabalho em equipe e maximiza o comprometimento e o engajamento profissional. Não é recomendado apenas em situações em que a empresa necessita de tomadas de decisões mais rápidas e rígidas.
Liderança liberal
A liderança liberal foca a autonomia dos colaboradores. Ou seja, o líder permite que os próprios membros da equipe tomem suas próprias decisões e se autogerenciem nas suas atividades, intervindo apenas em questões pontuais, nas quais ele acha necessário.
Esse tipo de liderança é recomendado apenas quando a equipe é altamente qualificada no que se propõe a fazer.
Caso seja aplicada em qualquer situação, pode resultar em baixa produtividade e falta de direção, uma vez que em muitos casos a equipe precisa de mais orientação na execução de tarefas.
Liderança situacional
A liderança situacional está entre os tipos de liderança mais flexíveis no ambiente empresarial. Isso porque nesse modelo o líder se adapta à natureza das tarefas e ao nível de maturidade da equipe, podendo ser mais autoritário, democrático ou liberal, conforme a realidade que se apresenta.
É uma boa opção quando a empresa considera projetos com diferentes fases e que precisarão de competências e atuações distintas em cada momento por parte do líder, garantindo um maior alinhamento entre a equipe e o tipo de liderança.
Liderança técnica
A liderança técnica foca as habilidades e competências do líder. Nesse caso, ele precisa ser referência para os liderados, inspirando-os conforme sua experiência e conhecimento técnico.
No entanto, em muitos casos, essa liderança pode se limitar apenas às competências técnicas, comprometendo habilidades de gestão direcionadas à valorização do trabalho em equipe e engajamento dos colaboradores.
Liderança carismática
O líder carismático é um estilo de liderança que propõe uma gestão a partir da criação de um vínculo emocional com a equipe. Sua personalidade acolhedora inspira e motiva a equipe, criando confiança entre as partes.
É um dos tipos de liderança altamente recomendados quando a empresa deseja aumentar o engajamento dos colaboradores com a organização e valoriza um ambiente de trabalho positivo.
Porém, essa liderança pode atrapalhar a produção devido à dependência que a equipe cria do líder, podendo não ser produtiva se ele estiver ausente.
Liderança transacional
A liderança transacional atua a partir do cumprimento de metas e normas, trabalhando com recompensas e penalidades, dependendo dos resultados das tarefas. Ela oferece incentivos para os colaboradores obterem bom desempenho, visando resultados imediatos.
Contudo, pode ser limitante em ambientes que buscam inovação, já que tende a inibir a criatividade, pois o foco é no presente, em resultados direcionados a tarefas repetitivas e devidamente orientadas pelo líder.
Liderança transformacional
A liderança transformacional visa um ambiente de desenvolvimento pessoal e profissional a todo o instante. O líder, nesse caso, deseja que seus liderados evoluam a cada dia, indo além dos objetivos traçados.
Entre os tipos de liderança principais é o que mais se alinha com um estilo que encoraja a inovação. No entanto, a liderança transformacional tem um grande desafio, que é encontrar um líder comprometido não só consigo mesmo, mas com a evolução de todos que lidera.
Como os tipos de liderança influenciam o trabalho das equipes?>
Os tipos de liderança têm o poder de motivar ou desmotivar uma equipe, impactando diretamente o engajamento e a coesão no ambiente empresarial.
Por esse motivo, é imprescindível fazer a escolha certa da liderança que mais se adequa às características da equipe e necessidades da organização.
A forma como cada liderança pode conduzir o grupo irá determinar o nível de confiança da equipe em relação ao líder, e isso faz toda a diferença para que as equipes estejam engajadas em torno de um mesmo objetivo, maximizando sua produtividade.
Além disso, com uma boa capacidade de promover um ambiente positivo por meio de comportamentos e atitudes, o líder afeta diretamente o desempenho da equipe, adaptando suas ações conforme as necessidades de cada time.
Como escolher o estilo de liderança ideal?>
A liderança ideal é aquela que atende as necessidades da empresa e se adequa aos objetivos da organização e ao perfil da equipe.
Sendo assim, é importante que a empresa entenda sua cultura organizacional e os fatores-chave do momento para adequar um dos tipos de liderança a esses fatores, escolhendo um líder que conduza as equipes corretamente.
Conheça alguns dos pontos a considerar na escolha de um dos tipos de liderança disponíveis no mercado:
- Nível de experiência da equipe;
- Competências do líder na função;
- Natureza das tarefas: simples, repetitivas, complexas ou criativas;
- Cultura organizacional da empresa e perfil das equipes;
- Necessidades de mudança no ambiente organizacional;
- Objetivos da empresa em curto, médio e longo prazos.
Qual o estilo de liderança mais comum?>
Uma pesquisa realizada pela Assetz, empresa especializada em recrutamento, e pelo Insper revelou quais os tipos de liderança mais comuns do mercado, de acordo com levantamento realizado com 92 executivos de grandes empresas.
O líder mentor, com 30%, ocupou o primeiro lugar no ranking. Esse tipo de liderança preza pela empatia e pela abertura a reivindicações dos funcionários, bem como valoriza o aprimoramento das habilidades e crescimento dos profissionais que ele lidera.
Em segundo lugar ficou o líder diretor (25%) e, fechando o top 3, o líder produtor (16%). O líder diretor é aquele que foca o pragmatismo e a centralização nas tomadas de decisões, sem considerar influências externas dos liderados.
Já o líder produtor é como um executor de tarefas, que trabalha especificamente para cumprir metas e cobrar dos funcionários que façam o mesmo.
Conclusão
Os tipos de liderança têm um impacto significativo no engajamento das equipes, conforme visto neste conteúdo. O líder é o ponto central para a construção de um ambiente empresarial com colaboradores engajados e produtivos.
Contudo, é fundamental que a empresa insira uma liderança conforme suas necessidades e o perfil da sua equipe, para, assim, obter os resultados esperados, a partir do nível de experiência dos colaboradores e das competências do líder.
Quando o líder impacta as equipes pelo comportamento e exemplo, ele tem maior facilidade para aliar os objetivos da empresa com os dos colaboradores, maximizando a produtividade e facilitando a organização e as demandas organizacionais.
Por fim, foi explicado que o líder mentor é o mais comum e requisitado no mercado, já que valoriza a opinião dos colaboradores e, consequentemente, aumenta a motivação destes para trabalharem pelo mesmo ideal.
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