Tarefas fora do horário: entenda por que evitar e quais os impactos
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Time Pontotel 22 de dezembro de 2023 Controle de ponto

Quais os impactos das tarefas fora do horário? Veja as consequências para empresa e colaborador e como evitar!

Entenda por que a realização de tarefas fora do horário é prejudicial para a empresa e trabalhador, e veja estratégias para esse problema!

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Com o avanço da instantaneidade nos meios de comunicação e a flexibilidade nas formas de trabalho, a separação da vida profissional e pessoal se tornou desafiadora. Essa mudança significativa tem trazido consigo uma realidade que frequentemente incomoda os trabalhadores: a realização de tarefas fora do horário convencional de trabalho.

As tarefas fora do horário se caracterizam como aquelas que transcendem os limites estabelecidos pelo expediente regular, demandando atenção e dedicação além das horas tradicionais de trabalho. É um acontecimento que costuma gerar incômodo e insatisfação entre os profissionais, principalmente quando acontece com frequência.

Sendo assim, é importante que as empresas evitem a delegação de atividades fora de horário de trabalho e estejam cientes das consequências dessa prática, tanto para elas mesmas quanto para seus funcionários.

Com este artigo, será possível compreender causas, consequências e mais informações necessárias sobre as tarefas fora do horário, a partir dos seguintes tópicos:

Boa leitura e ótimo aprendizado!

O que são tarefas fora do horário?

Tarefas fora do horário são atividades laborais realizadas em períodos fora do tempo estabelecido em contrato com o trabalhador. Qualquer atividade relacionada ao trabalho já pode ser considerada uma tarefa, como respostas a mensagens, e-mails, conclusão de tarefas pendentes ou reuniões.

Essa prática frequentemente surge devido a diversos fatores, como prazos apertados para atender demandas, falta de um planejamento adequado, eventos inesperados ou urgentes. Além disso, é comum ser estimulada por empresas que promovem uma cultura de disponibilidade constante, em que a resposta imediata e a disponibilidade são valorizadas.

O que diz a lei sobre tarefas fora do horário?

Martelo de justiça ao lado de um relógio

As tarefas fora do horário de contrato são permitidas por lei, desde que estejam de acordo com as orientações da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

O artigo 58 da CLT prevê que “A duração normal de trabalho para os empregados, em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.”.

Entretanto, a legislação permite que o trabalhador exceda o limite de 8 horas diárias por meio das horas extras, desde que estas não ultrapassem 2 horas por dia. Essa prática deve ser formalizada por meio de acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo.

Qualquer atividade laboral realizada além do limite semanal de 44 horas é considerada hora extra e deve ser remunerada com um adicional de, no mínimo, 50% do valor da hora normal trabalhada. Porém, é importante ressaltar que o funcionário não pode ser forçado a fazer horas extras se não houver acordo ou necessidade previamente estabelecida.

Vale ressaltar, ainda, que a CLT não distingue horário de trabalho para as atividades realizadas remota e presencialmente. Isso significa que interações e tarefas executadas fora do local de trabalho têm a mesma validade jurídica, conforme estabelecido pelo artigo 6º da CLT.

Quais os impactos das tarefas fora do horário?

É frequente que, eventualmente, um colaborador se depare com situações inesperadas que demandem a realização de tarefas fora do horário habitual. Contudo, quando essa ocorrência deixa de ser uma exceção e se torna uma rotina, isso acarreta impactos adversos tanto para a empresa quanto para o colaborador. A seguir, entenda por quê!

Para o colaborador

As tarefas fora de horário podem ser um problema para o colaborador, podendo resultar em sobrecarga de trabalho, aumento do estresse e dificuldade na separação entre vida pessoal e profissional, além de causar insatisfação, especialmente quando não há um acordo prévio entre as partes envolvidas.

Para a empresa

As empresas que não evitam realizar tarefas fora do horário contratual também podem enfrentar problemas. Essas atividades podem demandar despesas adicionais com as horas extras e aumentar o risco de processos trabalhistas se não forem gerenciadas adequadamente, e, além disso, a insatisfação dos funcionários pode elevar o turnover.

Como evitar tarefas fora do horário pode fazer parte da cultura da empresa?

Uma empresa que incentiva uma cultura em que não há tolerância para a realização de tarefas fora do horário consegue combater esse problema com mais eficácia. A seguir, veja as principais dicas para evitar que os funcionários realizem atividades fora do expediente. 

Criar normas internas no trabalho

As políticas internas são regras definidas pela empresa para orientar condutas dos funcionários. Dessa forma, ao estabelecer normas claras sobre o respeito ao horário de trabalho, elas ajudam a diminuir tarefas fora do expediente, pois o empregador pode adotar medidas disciplinares internas caso haja descumprimento das políticas da empresa.

Estabelecer limites

A empresa pode adotar medidas para limitar o trabalho fora do horário, por exemplo, se o funcionário usa um smartphone ou computador da empresa, é possível instalar softwares para interromper o uso após um tempo de uso estipulado. Para complementar a ação, o empregador pode realizar comunicações apontando os malefícios do trabalho excessivo.

Praticar uma comunicação eficaz

A comunicação eficaz melhora as expectativas sobre prazos, prioridades e disponibilidade. Ao trabalhar uma boa comunicação, a empresa consegue evitar retrabalhos, atrasos e falhas, que, como consequência, contribuem para a realização de tarefas fora do horário.

Uma pequisa realizada pela Economist Intelligente Unit com 403 executivos revelou que 44% dos entrevistados perceberam que a falta de comunicação causou atrasos ou erros na conclusão de projetos, evidenciando como uma comunicação eficaz é necessária para evitar o trabalho excessivo. 

Aderir a um controle de ponto

Um sistema de ponto permite monitorar e limitar as jornadas de trabalho. A experiência é ainda melhor com uma versão online, que possibilita o acompanhamento em tempo real das informações sobre o tempo de trabalho de cada funcionário, auxiliando na intervenção com ações imediatas.

Ferramentas e tecnologia para a gestão de tarefas fora do horário

Celular apresentando a tela de registro de ponto do Pontotel

Graças ao avanço tecnológico, há diversas ferramentas úteis que auxiliam no controle da realização de tarefas fora do horário, sendo essenciais para a administração e o controle dessas atividades. Conheça-as a seguir!

Software de acompanhamento de produtividade

Um software de rastreamento de produtividade é uma ferramenta para monitorar atividades e tempo gasto em tarefas. Ela registra o uso de aplicativos e sites e o tempo dedicado em cada projeto, por meio de time tracking.

O programa possibilita identificar padrões de trabalho fora do horário determinado, permitindo medidas corretivas e estabelecendo limites mais eficazes para garantir o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Controle de ponto digital

Um controle de ponto digital registra precisamente a entrada e a saída do trabalho, fornecendo dados sobre horas extras. Em nossa plataforma, a Pontotel, é possível acompanhar a jornada em tempo real e gerenciar as atividades fora do expediente, e ainda há ferramentas de organização e gestão de tempo de trabalho, como o banco de horas.

Preencha o formulário presente no fim deste texto e aguarde o contato de um de nossos profissionais, que irá te explicar como a Pontotel pode facilitar as atividades de gestão de jornada da sua empresa.

Ferramentas de relatórios automatizados

As ferramentas de relatórios automatizados são úteis para gerenciar o tempo de trabalho dos funcionários e garantir que eles estejam cumprindo corretamente seus horários. Na Pontotel, é possível extrair de forma automática vários documentos, como relatório de absenteísmo, apontamento de todos os empregados e relatório de marcação de ponto.

Benefícios em evitar tarefas fora do horário

Os motivos para a realização de tarefas fora do horário são diversos, mas, em qualquer ocasião, costumam gerar insatisfação do trabalhador. 

Evitar essa prática não apenas preserva o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, mas também promove a saúde mental, aumenta a produtividade, fortalece o engajamento e contribui para a diminuição de turnover. 

Um dos principais anseios dos profissionais é o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Segundo uma pesquisa da consultoria Randstad, 81% dos brasileiros buscam essa harmonia. Evitar a realização de tarefas fora do horário é uma medida essencial para conquistar esse equilíbrio tão desejado.

Qual o papel do RH para evitar tarefas fora do horário?

O departamento de Recursos Humanos carrega um papel importante na execução de estratégias para a diminuição de tarefas fora do horário. Algumas ações de responsabilidade desse setor são: 

  • Estabelecer políticas eficientes sobre limites de trabalho;
  • Promover uma cultura de respeito ao tempo pessoal;
  • Orientar líderes sobre a importância de respeitar os horários de trabalho;
  • Implementar os melhores sistemas de gestão de jornada;
  • Monitorar e acompanhar os horários de trabalho dos funcionários;

Além disso, o RH pode oferecer treinamentos sobre gestão do tempo e estratégias para evitar sobrecarga, auxiliando na implementação de medidas para construir um ambiente saudável para os funcionários.

Conclusão

Por fim, a partir deste conteúdo, ficou evidente como as tarefas fora de horário de trabalho são um acontecimento negativo para empresas e trabalhadores.  Essas atividades impactam negativamente a eficiência operacional das organizações, além de comprometer o equilíbrio e a saúde mental dos trabalhadores. 

Sendo assim, é necessário implementar as estratégias apresentadas neste artigo, como políticas que valorizem o tempo pessoal, aliadas a uma comunicação eficaz para evitar que esse problema aconteça no ambiente corporativo.

Seguindo as orientações fornecidas ao longo do texto, sua empresa estará melhor preparada para reduzir o surgimento de tarefas fora do horário estabelecido.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe este conteúdo com seus colegas de trabalho e acompanhe o blog Pontotel diariamente para ler as novidades do setor corporativo. 

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