Sustentabilidade nas empresas: Por que implementar?
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Time Pontotel 11 de abril de 2024 Departamento Pessoal

Sustentabilidade nas empresas: por que é tão importante? Veja as vantagens e como implementar!

A sustentabilidade nas empresas é crucial para o sucesso de um negócio, pois considera aspectos ambientais, sociais e econômicos. Confira!

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A sustentabilidade nas empresas pode apresentar-se em três aspectos: ambiental, social e econômico. Estes, porém, ainda que tenham as suas particularidades, relacionam-se de modo a fazer uma organização funcionar de forma sustentável. Ou seja, sem prejudicar nem o meio ambiente nem as pessoas, como os consumidores e os próprios colaboradores.

A redução de resíduos sólidos, o consumo consciente de recursos naturais e a criação de um ambiente de trabalho saudável são exemplos de atitudes sustentáveis. Quando praticadas, elas proporcionam benefícios, como a preservação da natureza, o fortalecimento da reputação de um negócio e o aumento da retenção de talentos.

Contudo, mesmo que a sustentabilidade traga tais benefícios, as empresas nem sempre a priorizam. Isso causa problemas no meio ambiente, já que ela cresce economicamente em detrimento da natureza, e cria péssimas condições de trabalho aos empregados.

Para tratar com detalhes sobre o assunto, você irá conferir neste artigo:

Ótima leitura!

O que é sustentabilidade nas empresas?

Blocos com ícones referentes à sustentabilidade empilhados como uma escada

De acordo com o dicionário Michaelis, a expressão sustentabilidade quer dizer “qualidade, característica ou condição de sustentável”. Enriquecendo este conceito, a sustentabilidade diz respeito à capacidade de se criar meios para suprir as necessidades do presente momento sem que isso afete negativamente as gerações do futuro.

Desse modo, quando implementada em organizações, a sustentabilidade refere-se ao conjunto de medidas que tem a finalidade de fazer a empresa crescer economicamente sem prejudicar o meio ambiente (sustentabilidade econômica e ambiental) e muito menos o bem-estar dos colaboradores, consumidores e sociedade em geral (sustentabilidade social).

Sendo assim, a organização pode, por exemplo, consumir água e energia de modo sustentável e realizar o descarte correto de resíduos sólidos. Além disso, a sustentabilidade empresarial também engloba ações para se criar um ambiente corporativo sustentável, isto é, focado no bem-estar dos colaboradores.

Deve-se destacar também que essa sustentabilidade não se trata de algo dispensável, mas sim de um fator crucial que deve permear todos os processos da empresa, fazendo-a produzir e entregar bens e serviços sem prejudicar aspectos ambientais, sociais e econômicos.

Importância da sustentabilidade nas empresas

Um dos principais benefícios da sustentabilidade nas empresas relaciona-se ao uso responsável dos recursos naturais e à redução de resíduos gerados. Há empresas, por exemplo, que produzem resíduos de maneira excessiva, como embalagens, enquanto outras favorecem o aumento do desmatamento e o uso irresponsável de energia.

Por isso, quando uma organização adota ações sustentáveis, ela não está beneficiando apenas o meio ambiente, que será mantido preservado para as gerações futuras, mas também a si mesma, pois construirá uma reputação positiva diante do mercado.

Conheça os 3 pilares da sustentabilidade empresarial

A sustentabilidade nas empresas apoia-se sobre 3 pilares, a sustentabilidade social, a econômica e a ambiental. Todos eles, embora distintos, são complementares e relacionam-se entre si. Descubra mais sobre cada um adiante.

Social

A sustentabilidade social engloba o capital humano. Neste sentido, a empresa que implementa essa sustentabilidade, ao mesmo tempo que realiza os seus processos e gera lucros, leva em conta o bem-estar dos funcionários, dos consumidores e também da sociedade como um todo.

Exemplos práticos de empresas socialmente sustentáveis são aquelas que fazem o pagamento do salário em dia, proporcionam condições de trabalho dignas e seguras, dão assistência à população que vive em torno da organização e priorizam a contratação dos profissionais das proximidades.

Econômica

A sustentabilidade econômica refere-se à organização que consegue ter um crescimento econômico sustentável, ou seja, que preza pelas condições e pelas boas práticas socioambientais. Ou seja, ela expande-se e gera lucros, mas não o faz às custas da destruição do meio ambiente nem da dignidade dos empregados. Uma ação que revela se uma empresa é economicamente sustentável é quando ela estabelece uma competitividade justa em relação às empresas concorrentes.

Ambiental

Como abordado no começo deste conteúdo, a sustentabilidade ambiental refere-se a todas as medidas que uma organização adota para minimizar ao máximo os impactos do seu funcionamento no meio ambiente.

Uma empresa ambientalmente sustentável, isto é, uma empresa verde, tem atitudes que buscam a redução da emissão de gases poluentes, a redução da geração de resíduos sólidos, a utilização responsável dos recursos naturais, a promoção de reciclagem, a reutilização de materiais, o consumo consciente de água e energia, entre outros.

Quais são as vantagens da sustentabilidade empresarial?

Um homem apresentando para uma mulher

A sustentabilidade, seja social, econômica ou ambiental, proporciona inúmeros benefícios para empresas, colaboradores, consumidores e sociedade. A seguir, conheça os principais.

Proporciona maior qualidade de vida para os colaboradores

Neste caso, trata-se da sustentabilidade social, que visa proporcionar aos colaboradores um ambiente corporativo de qualidade, no qual eles conseguem manter-se produtivos, satisfeitos com o trabalho e seguros dos acidentes de trabalho

Fortalece a imagem empresarial

A sustentabilidade nas empresas também cria uma reputação positiva para elas. Como exemplo disso, o estudo realizado pela Forbes revelou dados interessantes: 87% dos consumidores desenvolvem uma visão positiva das empresas que abraçam questões ambientais e sociais, ao passo que 92% deles têm maiores chances de confiar em uma organização que apoia estes dois aspectos.

Diminui custos com a produção

Existem penalidades que as empresas podem sofrer se causarem impactos negativos no meio ambiente. Por exemplo, quando elas não fazem o tratamento de efluentes antes de descartá-los em mananciais, estão sujeitas a penalizações como multas e sanções.

O Art. 3º da Resolução CONAMA n.º 430 de 13 de maio de 2011 diz que “Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados diretamente nos corpos receptores após o devido tratamento e desde que obedeçam às condições, padrões e exigências dispostos nesta Resolução e em outras normas aplicáveis”.

Por isso, embora adotar ações sustentáveis para fazer o tratamento adequado de efluentes exija certo investimento financeiro, diminuirá os custos da empresa em longo prazo.

Geração de novas possibilidades de negócio

Ao passo que os consumidores tornaram-se mais conscientes dos impactos negativos que as empresas podem causar nas esferas social, econômica e ambiental, estas passaram a adotar medidas sustentáveis, como implementar o recrutamento inclusivo, favorecendo a sustentabilidade social, e fazer o uso racional de papel, favorecendo a sustentabilidade ambiental.

Ao tornar-se mais sustentável, uma empresa consegue gerar para si mesma novas possibilidades de negócios: os consumidores que prezam pela sustentabilidade ambiental, por exemplo, irão preferir comprar nela em vez de comprarem naquelas que geram problemas para a natureza. 

De modo similar, os consumidores que prezam pela sustentabilidade social irão preferir comprar de empresas que não estão ou não estiveram envolvidas em casos de preconceito contra funcionários e clientes.

Além disso, a sustentabilidade nas empresas atrai o olhar interessado de investidores e também as possibilita expandir-se para novos mercados.

Ajuda na preservação do planeta

Este, com certeza, é um dos principais benefícios. Além do mais, quando uma organização não se desenvolve de modo sustentável, prejudica o meio ambiente de diversas maneiras: poluição de corpos d’água, destruição de ecossistemas, contribuição para a maior ocorrência de eventos climáticos extremos, entre outros.

Como adotar práticas de sustentabilidade nas empresas?

Para que uma empresa consiga tornar-se sustentável, deve praticar um conjunto de ações que reflitam na sustentabilidade social, econômica e ambiental. Confira algumas medidas a seguir.

Invista na conscientização interna

Além da necessidade de a gestão entender sobre a importância e os benefícios da sustentabilidade, isso também deve ser comunicado a todos os colaboradores para que, assim, eles tornem-se mais conscientes sobre o tema.

Algumas maneiras de a empresa fazer isso são a produção de conteúdo conscientizador sobre sustentabilidade por meio de cartazes dentro da organização e o envio de e-mails sobre este tema. Ela também pode recomendar ações sustentáveis para os colaboradores, como o uso de canecas reutilizáveis para ingerir café ou água.

Treine os colaboradores

Promover o treinamento corporativo é uma forma de capacitar os colaboradores e, ainda, valorizá-los. Isso também relaciona-se com a sustentabilidade social, já que esta visa, entre outros fatores, criar um ambiente corporativo que torne os funcionários mais felizes e satisfeitos.

Use equipamentos ecoeficientes

Os equipamentos ecoeficientes são muito benéficos para a natureza, pois são produzidos sem prejudicar o meio ambiente e têm um desempenho igual ou melhor quando comparados aos equipamentos não sustentáveis.

Alguns exemplos de equipamentos ecoeficientes são produtos de limpeza biodegradáveis, lâmpadas frias (consomem menos energia) e equipamentos eletrônicos com o selo do Inmetro.

Descarte corretamente os resíduos

A empresa deve separar todo o material que pode ser reciclado, como papéis, metais e plástico, e, em seguida, encaminhar o lixo para organizações parceiras especialistas em reciclagem. Também é importante que ela crie um ponto de descarte de pilhas e baterias e implante lixeiras específicas para que os colaboradores depositem o lixo orgânico.

Respeite as leis ambientais

Outro fator crucial é respeitar as leis ambientais. Para isso, o primeiro passo é conhecer a Lei de Crimes Ambientais. Conforme ela, um exemplo de ação que gera penalidade trata-se de quando a empresa “manipula, acondiciona, armazena, coleta, transporta, reutiliza, recicla ou dá destinação final a resíduos perigosos […].” (Art. 56, § 1º, I.).

Por fim, somente após conhecer o que diz a legislação sobre o assunto é que a empresa conseguirá desenvolver responsabilidade ambiental e adequar-se a ela.

Conte com fornecedores sustentáveis

Os fornecedores sustentáveis são aqueles que atuam prezando sempre pela responsabilidade socioambiental. 

De modo prático, são fornecedores que prezam pela sustentabilidade social — ao pagar salários dignos aos seus empregados —, pela sustentabilidade econômica — ao cobrar um preço honesto pelo que vendem — e pela ambiental — ao implementar uma logística verde, por exemplo.

Conclusão

Uma planta nascendo em uma tecla de teclado

Ao longo deste conteúdo, abordou-se o que é a sustentabilidade nas empresas e que ela se divide em três pilares complementares, a sustentabilidade social, a econômica e a ambiental.

Após isso, elencou-se as diversas vantagens que uma empresa ganha quando se torna sustentável, como diminuir os próprios custos, mas que também proporciona aos colaboradores, sociedade e meio ambiente, como criar um local de trabalho digno e preservar os corpos hídricos.

Por fim, destacou-se ações que uma organização pode adotar para tornar-se efetivamente sustentável. Oferecer treinamentos corporativos e realizar o descarte correto de resíduos foram algumas delas.

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