Você conhece ou utiliza o Spotify? A grande empresa de streaming de musicas, nascida em 2008, nos últimos anos tem ajudado a mudar a estrutura organizacional de diversas empresas.
Após a sua metodologia organizacional ter se tornado um sucesso, a gestão de squads ou metodologia squads, está cada vez mais presente na rotina de diversas empresas, principalmente de startups, e tem se tornado uma grande tendência.
A palavra squads representa um modelo de organização de equipes. Mas não é só isso, essa metodologia tem vários processos para tornar a rotina mais ágil, e contribui para uma cultura organizacional inovadora e positiva.
Por isso, se você quer entender mais sobre essa metodologia e poder aplicá-la em sua empresa, continue sua leitura, aqui vamos explorar o que é o squads, como ele surgiu e como ele pode ajudar a rotina da sua organização.
Principais assuntos abordados:
- Squads: o que são?
- Quais as principais características dos squads?
- Como realizar a estruturação de squads?
- Principais vantagens da metodologia squad
- Implementar squads na empresa, vale a pena?
Vamos começar?
Squads: o que são?
A tradução de squads para português significa “esquadrão” ou “batalhão”. E se trata de um método de organização de equipes ou times dentro de uma empresa.
Esse modelo surgiu como uma derivação do método SCRUM, mais específicamente scrum team, e quem deu esse nome ao método e ajudou a dissuadi-lo foi a própria empresa de streaming Spotify.
Um squad, pode ser composto por diversos profissionais, por isso, é considerado uma equipe multidisciplinar que trabalha pelo mesmo objetivo. Sua principal função é tornar os processos mais rápidos, autônomos e precisos, justamente por isso e profissionais de áreas diferentes trabalham juntos.
Mas essa é a história resumida, veja como surgiu e como começou a metodologia de squads.
Onde começou a metodologia de squads?
A metodologia de Squads, começou no Spotify, antes eles utilizavam a metodologia Scrum, e já se dividiam-se em times, porém de uma forma um pouco diferente do que é hoje. Com o passar do tempo, eles perceberam que estavam divididos em um amontoado de times, e que essa divisão e o método Scrum não fazia mais sentido para a empresa.
Eles precisavam criar um novo método, em que a palavra de ordem fosse agilidade, mais importante do que um processo com práticas especificas.
Foi assim que surgiu a metodologia squads, um time multidisciplinar, composto geralmente por 8 pessoas e auto-organizado. Cada squad, possui um objetivo específico e uma missão a longo prazo. Nesses squads, a responsabilidade do time é do íncio ao fim.
O princípio máximo dessa metodologia é autonomia, cada esquadrão decide como trabalhar, baseando-se na missão que eles devem percorrer e atingir. No spotify a missão geral é mais importante, o lema deles é “be autonomous, but don’t suboptimize”, que significa “seja autônomo, mas não desperdice.”
Para tudo funcionar, o squad deve trabalhar com autonomia dentro dessa missão específica. Vamos entender um pouco mais sobre as características de um squad.
Quais as principais características dos squads?
As principais características da metodologia squads são:
- Autonomia;
- Agilidade;
- Alinhamento;
- Objetivos específicos;
- Comunicação;
- Colaboração.
Claro que existem outras características, o próprio Spotify, diz que essa é uma metodologia que pode ser modificada e aprimorada de acordo com a necessidade e experiência.
O principal objetivo é possibilitar times desacoplados, porém alinhados. Cada time trabalhando para a missão geral.
Vamos entender melhor cada uma dessas categorias.
Autonomia
Como vimos, para essa metodologia funcionar cada time precisa ter sua própria autonomia, isso quer dizer que as decisões são tomadas por cada squad, sem precisar da validação do chefe ou gestor.
Justamente por isso os processos se tornam mais rápidos, sem precisar daquele vai e vem de aprovações ou qualquer outro processo que trave o andamento.
Agilidade
Como vimos, a agilidade é a principal palavra de ordem da metodologia squads, por isso existe o trabalho em conjunto, onde um problema ou necessidade é exposto e o esquadrão trabalha pra encontrar a solução.
Alinhamento
O time precisa estar alinhado com os outros squads, e todos precisam “dançar na mesma sincronia”. Todos precisam estar alinhados com o objetivo da empresa e com outros esquadrões.
Objetivo específico
Sem um objetivo específico os squads não tem como saber no que devem trabalhar, por isso nessa metodologia os squads são focados em uma necessidade específica.
Comunicação full time
Para o time funcionar, ele deve estar em comunicação o tempo todo. Por isso, na sede do Spotify, os squads se sentam próximos e trabalham no mesmo ambiente.
Colaboração
A colaboração também é um pilar da metodologia squads, justamente por isso um time é composto por profissionais de diferentes áreas. Mas além disso, deve imperar o respeito mútuo, e os membros de um squads costumam dar os créditos uns aos outros.
Ah, nesse caso, os possíveis problemas também são de todo o time, não de uma pessoa específica.
Como realizar a estruturação de squads?
Como falamos, um squad trabalha por um objetivo e missão específica. Por isso, para a estruturação de um squad a empresa deve compor um time baseando-se nessa missão.
Então por exemplo, se a missão é lançar um novo aplicativo, provavelmente esse time deve ser composto por desenvolvedores, designers, quality assurance, entre outros profissionais necessários para essa missão.
Com certeza você já percebeu o quanto essa metodologia pode agilizar a rotina da sua empresa, apesar dela ser mais comum em empresas de tecnologia, o método pode ser utilizado para empresas de diversos segmentos.
Veja a seguir as principais vantagens.
Principais vantagens da metodologia squad
Agilidade e produtividade
A principal vantagem da metodologia squad é poder resolver problemas ou desenvolver um novo produto com mais agilidade.
A produtividade também é adquirida nesse modelo, já que todos trabalham em prol de um objetivo específico.
Equipes colaborativas
Como a colaboração é o que faz todos chegaram ao objetivo comum, a metodologia squads promove um espirito mais colaborativo, de trabalho em equipe e menos disputa de egos.
Engajamento de funcionários
Mais autonomia faz com que os funcionários se sintam mais engajados,
Maior desenvolvimento e conhecimento
Com profissionais de áreas diferentes trabalhando juntos, o conhecimento e aprendizado é constante. Dessa maneira, colaboradores podem desenvolver habilidades além de sua área, sendo benéfico para eles e para a empresa.
Maior autonomia e integração entre os setores
Normalmente empresas são divididas em setores e cada setor tem um líder ou gestor, o problema é que às vezes esse método pode acabar criando uma certa “rivalidade” entre departamento, e colaboradores menos autônomos, significando maior tempo para um problema ser resolvido, ou que algo novo seja implantado.
No método squads isso muda, os times são compostos por membros de diversos departamentos, e eles possuem mais liberdade para criar, e resolver problemas sem precisar consultar superiores.
Fazendo com que haja mais interação e integração entre setores, acabando com rivalidades ou disputas.
Vale a pena implementar squads na empresa?
Responder essa pergunta é díficil, pois cada organização funciona de determinada forma.
Por todas as vantagens citadas acima, com certeza vale a pena adotar a metodologia squads, entretanto, isso deve ser feito com o máximo cuidado.
É preciso garantir que a autonomia levará o time ao seu melhor desempenho, por isso, o squads é composto por diferentes profissionais devidamente qualificados para o objetivo geral.
Além disso, a missão deve ser bem clara e objetiva, lembre-se para existir um squad antes precisa existir um porquê.
Conclusão
E então, gostou da metodologia squads? Bom, ela dá tão certo que diversas empresas adotaram esse método.
Aqui vimos como funciona o modelo de trabalho squads, como ele surgiu e suas principais vantagens.
Se gostou desse texto, compartilhe em suas redes sociais!