Social Hiring: Por que sua empresa deveria apostar nessa estratégia?
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Time Pontotel 1 de agosto de 2023 Departamento Pessoal

Social Hiring: Entenda como o recrutamento pelas mídias sociais pode facilitar a vida da equipe de RH

Pretende contratar com maior assertividade e menos custos? Aprenda como uma estratégia de Social Hiring pode te ajudar nessa missão.

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A vida contemporânea é permeada pelas redes sociais. Elas são capazes de influenciar nas decisões de compra e em grande parte das atividades diárias. Sendo assim, o Social Hiring surge como uma prática para ajudar na forma das empresas prospectarem, conhecerem e contratarem seus candidatos. 

Ao longo deste texto, você irá saber como essa estratégia funciona, além de dicas para aplicá-la em sua empresa. Para melhor explicação do assunto, o presente artigo está dividido de acordo com os tópicos abaixo:

Boa leitura!

Social Hiring: O que é essa nova tendência no setor de RH?

O Social Hiring é uma forma de recrutar e selecionar a partir das redes sociais. Uma estratégia nova para se conectar a candidatos de forma mais assertiva e alinhada às mudanças do mercado e de um mundo cada vez mais digital.

Como essa estratégia funciona?

Também chamada de recrutamento social, essa estratégia consiste em fazer todo o processo de atração e seleção, ou grande parte dele, por meio das redes sociais.

Por isso, neste processo, é preciso que a marca empregadora tenha uma estratégia bem trabalhada e executada, assumindo uma postura atraente e interessante ao buscar candidatos para a sua empresa.

Na estratégia, devem ser utilizadas as mídias disponíveis de acordo com o que cada uma pode oferecer de melhor, a fim de atingir seus objetivos.

Quais são as principais mídias sociais utilizadas no Social Hiring?

Entre as mídias disponíveis atualmente, há aquelas que trazem maior retorno quando se fala em uma estratégia de Social Hiring, além de estarem mais consolidadas para atrair profissionais e trabalhar sua marca empregadora.

O Instagram, muito além de uma rede social de vídeos e fotos que contam um pouco sobre a vida pessoal de alguém, é um exemplo de rede que empresas podem utilizar. O Facebook, o LinkedIn e o WhatsApp são outras redes interessantes que serão vistas a seguir.

Instagram

O Instagram, principalmente com a ferramenta Stories, faz parte da vida de qualquer pessoa que esteja conectada à internet hoje em dia, e pode ser um ambiente frutífero para a sua empresa se posicionar como marca empregadora.

Bastidores, enquetes, conversas, lives e posts de conteúdo são tipos de postagens possíveis de se explorar, sendo capazes de atrair potenciais profissionais alinhados à sua empresa.

Não se recomenda, na maioria dos casos, que a aproximação ao candidato seja feita no Instagram. O ideal é que a rede funcione como uma ferramenta de diálogo, de troca de ideias e de divulgação da cultura empresarial de forma abrangente.

Facebook

O Facebook, apesar de parecer que foi superado por outras plataformas, ainda é um reduto importante de comunidades. Nele, é possível encontrar grupos que reúnem profissionais com um mesmo interesse.

Tais grupos são um ambiente importante para troca de ideias, captação de informações e, em alguns casos, divulgação de vagas mais específicas. São ferramentas importantes também para entender o comportamento do candidato que se espera atrair.

LinkedIn

O LinkedIn já nasceu como uma rede estritamente profissional. Nele, você consegue pesquisar currículos, avaliar posturas e interesses, procurar conexões em comum e abrir uma conversa com candidatos e profissionais em todo o mercado.

O site também te dá a possibilidade de criar conteúdo interessante para seus clientes e potenciais funcionários, por meio de postagem de artigos, além de permitir a divulgação de vagas e informações essenciais sobre elas.

Para recrutadores, a plataforma oferece ainda uma versão paga, com ferramentas exclusivas para facilitar e potencializar o trabalho de Social Hiring.

WhatsApp

Hoje, o WhatsApp é, principalmente no Brasil, a rede que mais possibilita a comunicação interpessoal, podendo também ser utilizada pelo departamento de RH na interação com o candidato.

O ideal é que o aplicativo entre em ação quando já houver uma relação estabelecida entre a empresa e o potencial colaborador. Inclusive, avisos sobre etapas relacionadas a um processo seletivo podem ser feitos por lá.

Os grupos de WhatsApp que reúnem pessoas com um determinado interesse também podem ser um canal efetivo para a divulgação de links de vagas, para que estas se disseminem entre possíveis candidatos interessantes.

É importante lembrar que há golpes circulando no WhatsApp que consistem em enviar mensagens particulares a pessoas oferecendo promessas falsas de emprego. Por isso, empresas sérias são aconselhadas a evitar este tipo de abordagem, a fim de não serem confundidas ou desacreditadas.

Como implementar o Social Hiring na estratégia da sua empresa?

Para implementar o Social Hiring é preciso, antes de mais nada, entender a importância das redes sociais no contexto do mundo atual e, posteriormente, identificar onde podem estar os potenciais candidatos.

Se a empresa estiver passando por uma migração do modelo tradicional para o recrutamento social, também é interessante deixar alguém do time a cargo deste tipo de estratégia de contratação, para realizar esta mudança aos poucos.

Quais as vantagens de usar o recrutamento social?

Uma mulher sentada aponta para o seu notebook e outra mulher e um homem prestam atenção

O Social Hiring, ou recrutamento e seleção social, possui grandes vantagens no momento de atrair e selecionar alguém. É dinâmico, mais barato que os outros métodos e fomenta a proximidade entre empregador e empregado, criando um novo tipo de relação entre as duas partes.

Redução de recursos financeiros

A redução de recursos financeiros é um dos fatores mais marcantes. As plataformas citadas neste artigo, por exemplo, têm quase todas as funcionalidades liberadas gratuitamente para quem as utiliza, o que possibilita que a empresa comece a realizar um trabalho sem precisar fazer um aporte inicial.

Gastos com mídias off-line, divulgação de vagas em jornais e sites especializados, além de agências de recrutamento também são gastos que podem ser evitados quando se emprega estratégias de Social Hiring.

Employer branding

A presença da empresa nas redes sociais, se bem trabalhada, também fortalece sua marca empregadora ou, em outras palavras, seu employer branding, uma estratégia feita para ganhar credibilidade.

O Instagram, o Facebook e o LinkedIn são as plataformas perfeitas para você contar um pouco da história da sua empresa, da cultura organizacional presente nela e quais são os valores e perfis que ela valoriza.

Além disso, é possível criar vínculos e conhecer melhor seus potenciais candidatos por meio do comportamento de cada um nas redes sociais. Os candidatos, por sua vez, podem também entender, por meio das postagens da empresa, se ela faz sentido dentro de sua carreira.

Retenção de talentos

As redes sociais, em um processo de recrutamento social, possibilitam que as partes conheçam mais facilmente umas às outras. Dessa forma, com mais informações trocadas, as chances de fazer uma contratação certeira são maiores.

As informações que são possíveis de serem colhidas nas redes sociais são também valiosas, e, a partir delas, é possível adequar processos seletivos para obter maior assertividade com a finalidade de reter talentos a longo prazo.

Talent acquisition

O trabalho de talent acqusition é facilitado com o uso das redes sociais. No LinkedIn, por exemplo, profissionais costumam atualizar seus perfis periodicamente, com suas informações e novidades.

Isso faz com que recrutadores tenham acesso cada vez mais fácil aos melhores profissionais do mercado e saibam, a partir das informações expostas, quais deles seriam interessantes para formar os times dentro de uma empresa.

Dicas para desenvolver estratégias de recrutamento social

Ao longo deste artigo, foi possível perceber que as redes sociais estão disponíveis para que empresas e recrutadores possam usá-las de acordo com cada interesse. Mas, para que haja uma presença de valor, é preciso estratégia.

Desde posicionamento até presença marcante, é preciso calcular os passos que te farão alcançar seus objetivos em recrutamento social. Nada deve ser feito em vão ou “apenas para cumprir tabela”; cada ação realizada no meio digital vale e aproxima a um objetivo final.

Crie e desenvolva um posicionamento da sua marca nas redes sociais

Por isso, criar um posicionamento é essencial. Como a minha marca empregadora se comporta? Onde estão os candidatos que me interessam? Como eles gostam de se comunicar? O que valorizam? Essas devem ser algumas das perguntas a serem feitas.

Com as questões respondidas, é preciso então criar posicionamento e forma de agir nas redes sociais. Isso inclui definir forma de abordagem, tom de voz, informações a serem divulgadas e a identidade visual de sua marca.

Tenha uma forte presença no LinkedIn

O LinkedIn nasceu com objetivo de conectar empregadores e futuros empregados. Então, é importante ter presença marcante nesta rede.

A empresa, nesse sentido, pode criar um calendário estratégico de publicações, promover interação e conversas com possíveis candidatos, divulgar e patrocinar vagas e participar de outras ações que disseminem a cultura da marca empregadora e atraiam mais pessoas interessadas.

Incentive os funcionários da sua empresa a engajarem nas redes

Os funcionários de sua empresa são os melhores porta-vozes que existem. Promova ações que possam ser divulgadas nas redes sociais, promova o sentimento de “orgulho em pertencer” em suas postagens, e certamente haverá engajamento.

Aposte no marketing de conteúdo

Uma boa estratégia em marketing de conteúdo pode trazer futuros colaboradores ou divulgar todas as ideias que fazem parte do universo de uma marca. São posts, artigos mais densos em blogs ou no LinkedIn, com o objetivo de abordar valores e passar a mensagem pretendida.

Apostar em conteúdos de valor é uma forma de aumentar a possibilidade de ele ser compartilhado, o que pode fazer com que mais pessoas tenham acesso às informações sobre sua empresa. Assim, elas podem conhecer melhor sua marca empregadora.

Por exemplo, é possível trazer conteúdos sobre os valores da empresa, dinâmicas das equipes, iniciativas em ESG, eventos internos, entre outros.

O marketing de conteúdo auxilia também empresas a se posicionarem em questões importantes na atualidade, colocando-as dentro de discussões frutíferas e capazes de dar uma boa visibilidade.

Conclusão

Este artigo abordou assuntos que explicam o que significa Social Hiring, ou recrutamento social, e explorou formas eficientes de usar esta estratégia, com o objetivo de atrair candidatos mais preparados e que tenham fit cultural  com o negócio.

Abordou, também, a forma mais interessante de usar ao máximo cada rede social de modo a trazer benefícios e, por fim, falou sobre como implementar uma estratégia de Social Hiring eficiente. Se você se interessa por este tipo de conteúdo, acesse o blog Pontotel e acompanhe todos os conteúdos disponibilizados por lá.

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