Nos últimos anos, muito tem se discutido sobre o excesso na carga horária de trabalho e como promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos funcionários. Na contramão disso, muitas empresas na China adotam o sistema 996 de jornada de trabalho.
No sistema 996, os trabalhadores atuam 6 dias por semana, trabalhando 12 horas por dia. Essa jornada é bastante utilizada em startups chinesas, defendida inclusive pelo bilionário chinês Jack Ma, e gerou grande polêmica quanto ao trabalho excessivo.
Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que jornadas de trabalho acima de 55 horas semanais elevam em 35% as chances de sofrer AVC e 17% as chances de adquirir doenças do coração.
Sabendo disso, este artigo explicará como funciona na prática o sistema 996 de jornada de trabalho e discutirá se ele é de fato exagerado ou se é uma cultura de outro país, que deve ser respeitada. Assim, o conteúdo abordará os seguintes tópicos:
- O que é o sistema 996?
- Cultura local ou exagero?
- A legislação chinesa permite jornada de 12 horas?
- Sistema 996: quais são suas consequências?
- Qual a importância de uma carga horária flexível e adequada?
- Como manter uma jornada flexível e saudável?
Boa leitura!
O que é o sistema 996?
O sistema 996 é composto por uma jornada de trabalho das 9h às 21h, 6 dias por semana. O “996” é a sigla que abrevia 9h da manhã, 9h da noite e 6 dias da semana.
No total, a carga horária de trabalho do sistema 996 é de 72 horas semanais ou 12 horas diárias. Essa cultura de trabalho é muito utilizada em startups chinesas e tem como principal defensor o empresário chinês Jack Ma.
Esse tipo de jornada de trabalho é bem diferente da que existe no Brasil, que, segundo a lei trabalhista brasileira, prevê uma carga horária de 44h semanais ou 8h diárias, podendo ser negociada em convenção coletiva.
Quem é Jack Ma e por que ele defende a jornada 996?
Mǎ Yún, conhecido no mundo corporativo como Jack Ma, é um empresário e investidor global chinês, cofundador da multinacional Alibaba Group. É considerado um dos homens mais ricos do mundo, com uma fortuna estimada em 56 bilhões de dólares.
Jack Ma defende o sistema 996 de jornada de trabalho dizendo que “poder trabalhar por jornadas de 12 horas por dia é uma bênção”. Segundo ele, “em função desta jornada é que a economia chinesa se destaca no mundo”.
Mǎ destaca ainda que o sucesso de uma empresa e do próprio colaborador só é alcançado por quem trabalha muito.
Cultura local ou exagero?
Apesar de muitas empresas chinesas terem utilizado o sistema 996 de jornada de trabalho, de forma alguma é possível defendê-lo nem afirmar que é uma cultura local.
Afinal, o próprio governo chinês considerou este modelo de jornada um exagero. Em 2021, o Supremo Tribunal Popular da China passou a notificar empresas que sobrecarregam seus funcionários com o o sistema 996.
Aliás, o próprio governo destacou que o país está formado por diversas “culturas de trabalho excessivo”, como o 996.
A legislação chinesa permite jornada de 12 horas?
Em partes, sim. Caso a avaliação do sistema 996 de jornada de trabalho se baseie no art. 36 das leis do Direito do Trabalho da República Popular da China, os funcionários do país devem trabalhar em média 44 horas semanais, ou seja, o sistema 996 não se enquadra:
“Artigo 36. O Estado praticará um sistema de jornada de trabalho em que os trabalhadores não trabalharão mais de oito horas por dia e não mais de 44 horas por semana em média.”
Porém, no art. 39, a mesma legislação dá o poder de decisão do horário de trabalho às próprias empresas, tendo elas o direito de seguir outra legislação, aprovada pelos órgãos administrativos do trabalho:
“Art. 39. A empresa que não puder seguir o disposto nos art. 36 e 38 desta Lei, devido às características especiais de sua produção, poderá seguir outras normas trabalhistas e descansar com a aprovação dos órgãos administrativos do trabalho.”
Sistema 996: quais são suas consequências?
Qualquer modelo de trabalho excessivo, como o sistema 996, pode trazer uma série de consequências negativas para a empresa e principalmente para o colaborador. A seguir, conheça 4 dos principais problemas que esse sistema de jornada pode causar.
Cultura de horas extras
A hora extra é um recurso trabalhista que deve ser utilizado no caso de imprevistos ou necessidades específicas de cada empresa. Quando se torna algo rotineiro, ela pode ser um problema para o negócio.
A cultura de horas extras é comum em regimes como o 996 e pode ser extremamente nociva aos trabalhadores, já que o excesso de trabalho passa a se tornar algo legal no dia a dia da empresa.
A consequência disso são trabalhadores sobrecarregados e sem direito a descanso, com saúde física e mental prejudicada.
Desequilíbrio entre vida pessoal e profissional
Equilibrar trabalho e vida pessoal já foi objeto de muitas pesquisas, que mostram que colaboradores que conseguem manter esse equilíbrio são mais produtivos e engajados com a empresa em que atuam.
No sistema 996 de jornada de trabalho, acontece o contrário, e o desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal costuma acontecer. Afinal, quando o colaborador trabalha das 9h às 21h,ele não tem tempo para se dedicar a outras atividades, a não ser seu próprio trabalho.
De acordo com a pesquisa Talkspace’s Employee Stress Check, 1 em cada 3 profissionais dizem que o estresse no trabalho afetou sua vida pessoal e sua felicidade, e 40% desses trabalhadores pensam em pedir demissão nos anos seguintes.
Saúde física e mental comprometida
O sistema 996 de jornada de trabalho também tem um impacto significativo na saúde física e mental dos colaboradores. Isso ocorre pois os colaboradores vivem sobrecarregados, sem tempo necessário para um descanso justo.
Assim, existe um desgaste físico e mental, que pode acarretar erros na execução de tarefas e elevar os riscos de acidentes oriundos do cansaço diário. A OMS estima que o gasto com problemas de saúde mental ultrapassa US$ 1 trilhão anualmente.
Esse desgaste inclusive pode impactar negativamente o clima organizacional e a produtividade das equipes.
Exaustão e insatisfação
O sistema 996 de jornada de trabalho prevê 12 horas de trabalho diárias, em 6 dias por semana, com descanso de apenas 1 dia.
Assim, a exaustão passa a ser parte integrante do dia a dia dos colaboradores com essa carga horária, gerando cada vez mais problemas físicos e mentais, que acarretam a insatisfação no trabalho.
Segundo a mesma pesquisa da Talkspace’s Employee Stress Check, 1 em cada 2 trabalhadores se sentem esgotados no trabalho, e o esgotamento emocional ou burnout é o principal motivo de insatisfação para eles.
Qual a importância de uma carga horária flexível e adequada?
Uma carga horária flexível é extremamente recomendada para empresas que buscam equilibrar a vida profissional e pessoal dos seus colaboradores. Com ela, a organização pode proporcionar uma série de impactos positivos à sua rotina.
Entre os principais benefícios que a carga horária flexível e adequada pode trazer aos colaboradores e empresas, estão:
- Possibilidade de os funcionários equilibrarem responsabilidades pessoais e profissionais;
- Potencialização da produtividade, em função de colaboradores mais descansados;
- Contribuição para o engajamento profissional e a retenção de talentos;
- Redução das chances de exaustão, insatisfação e estresse em função do trabalho;
- Facilitação da gestão de escalas e horas dos colaboradores.
Como manter uma jornada flexível e saudável?
Sabendo agora de alguns dos benefícios que a carga horária flexível pode ter, em contramão ao sistema 996 de jornada de trabalho, é essencial conhecer alguns passos para construir esse dia a dia saudável e equilibrado na empresa.
Confira 3 passos que podem ajudar neste desafio.
Adote um banco de horas automatizado
A automatização tende a ser um dos principais fatores de contribuição para uma jornada correta, flexível e saudável na rotina da empresa. Por isso, adotar um banco de horas automatizado pode evitar excessos na carga horária de trabalho dos colaboradores.
Com um sistema automatizado, a empresa tem controle amplo em relação aos horários de trabalho dos seus profissionais, com acesso em tempo real a entradas, saídas, intervalos e horas extras dos funcionários.
A partir disso, a organização pode tomar decisões assertivas para evitar sobrecarga de trabalho ou horas extras excessivas e desnecessárias no seu dia a dia.
Esteja atento a horas extras em demasia
Horas extras, quando utilizadas pela empresa em demasia, pode ser um sinal de erros nos processos de trabalho e principalmente de excessos e sobrecargas das equipes. Portanto, para que a jornada seja adequada, a organização deve se atentar a esse ponto.
Afinal, se não há equilíbrio no uso dos recursos das horas extras, que devem ser utilizadas com parcimônia e não de forma constante, a empresa precisa agir o mais rápido possível para que os colaboradores não fiquem insatisfeitos por estarem sobrecarregados.
Tenha um controle de jornada em tempo real
O controle de jornada em tempo real é outra maneira de organizar uma jornada flexível e equilibrada.
Ao adotar um sistema como o REP-P (Registrador Eletrônico de Ponto via Programa), a empresa consegue acessar os dados de jornada dos seus colaboradores a qualquer momento, via web ou dispositivos móveis.
Com isso, todas as tomadas de decisões são facilitadas, com uma gestão de dados em tempo real. Isso permite à empresa readequar suas escalas, reajustar e acabar com horas excessivas e evitar sobrecargas de trabalho, com decisões rápidas e assertivas.
Qual o melhor controle de jornada para verificar horas extras?
A Pontotel possui o melhor sistema de controle de jornada e de verificação e gestão de horas extras do mercado. Isso porque ele permite o acesso a dados em tempo real, com uma plataforma que alia tecnologia de ponta e gestão humanizada.
Com o nosso sistema, sua empresa poderá centralizar todas as informações de jornada na mesma plataforma, permitindo que a tomada de decisões seja mais rápida e estratégica. Assim, o departamento pessoal se torna mais efetivo e produtivo.
Afinal, a análise das informações de horas extras é dada em tempo real, com acesso à plataforma via web ou aplicativo para dispositivos móveis, permitindo maior agilidade na gestão de escalas e evitando possíveis sobrecargas de trabalho nas equipes.
Além disso, nossa plataforma segue todas regras da CLT, da LGPD e da Portaria 671, trazendo maior tranquilidade na gestão de jornada, para que esta se torne equilibrada, e no controle de horas extras, para que estas sejam mais flexíveis, sem criar insatisfação nos colaboradores.
Ficou interessado em saber mais sobre a Pontotel? Preencha o formulário a seguir e agende uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas!
Conclusão
Uma jornada como a 996 pode ser extremamente nociva à saúde física e mental dos colaboradores, como foi visto ao longo deste conteúdo.
Se em um primeiro momento essa carga horária aparenta ser sinônimo de trabalho, de uma empresa produtiva e que busca o sucesso, na prática, ela pode gerar desequilíbrio entre vida pessoal e profissional dos colaboradores e levá-los a exaustão e insatisfação.
Esse conteúdo explorou um pouco mais o sistema 996 de jornada de trabalho, utilizado na China, para mostrar que ele se trata de uma cultura de trabalho excessiva e que não cabe no sistema de trabalho brasileiro, podendo levar os colaboradores ao esgotamento.
Foi possível conferir também alguns benefícios de adotar uma jornada de trabalho flexível e adequada, que preza pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional e valoriza a saúde e o bem-estar dos colaboradores.
Gostou deste conteúdo e quer ler mais artigos sobre como realizar a gestão de jornada de forma correta? Então, acesse o blog Pontotel e leia mais conteúdos como este.