A sensação de que cada departamento age como uma empresa diferente e a dificuldade de integração de alguns colaboradores são problemas comuns no mundo corporativo. Estatísticas recentes mostram que essa falta de sinergia empresarial é um desafio atual.
Segundo pesquisa realizada pelo LinkedIn, 60% dos profissionais estão insatisfeitos com seus empregos, enquanto 20% já estão procurando uma nova posição. Entre os motivos levantados pela pesquisa, realizada com mais de 23 mil pessoas em 16 países diferentes, inclusive o Brasil, está a insatisfação com o ambiente, a equipe e as lideranças.
Mas, por trás da falta de sinergia, pode haver problemas mais sérios a serem investigados. Então, para ajudar líderes empresariais a promoverem a sinergia empresarial em suas equipes, este artigo explica a importância desse conceito nas empresas e como promover a colaboração na equipe. Abaixo, confira um breve resumo do conteúdo abordado:
- O que é a sinergia empresarial?
- Qual a importância da sinergia na empresa?
- Qual o papel do RH na sinergia da empresa?
- Dicas essenciais para aumentar a sinergia empresarial
Continue e descubra como promover a sinergia no ambiente de trabalho!
O que é a sinergia empresarial?
De acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra de origem grega sinergia significa “ação conjunta de vários elementos ou de várias partes que pretende obter um resultado melhor ou maior do que a soma das partes”.
Considerando isso, é possível definir a sinergia empresarial como a soma das partes de uma empresa — colaboradores de diferentes departamentos, gestores e demais lideranças — trabalhando em colaboração, sob os mesmos valores e propósitos, para alcançar resultados melhores do que conseguiriam sozinhas.
A sinergia empresarial acontece quando há uma comunicação aberta e feedbacks constantes na comunicação interna da organização, mantendo todos “na mesma página” e evitando conflitos que atrapalhem o trabalho em equipe.
Qual a importância da sinergia na empresa?
A importância da sinergia nas empresas reside na capacidade de garantir o máximo de harmonia no fluxo de trabalho, mesmo diante de desafios e contratempos. Uma boa sinergia visa a lidar com os problemas para minimizar os impactos negativos.
Não é algo que se resume a uma comunicação perfeita, isenta de ruídos ou entraves. Em vez disso, é o resultado de um esforço conjunto para seguir padrões, procedimentos e normas que mantêm a rotina de trabalho fluida.
Principais impactos de uma boa sinergia empresarial
A partir do alinhamento da equipe em torno de metas e propósitos semelhantes, é possível colher bons resultados. Veja os principais impactos da sinergia dos colaboradores na rotina e nos resultados de uma organização:
- Ambiente que estimula a criatividade e o compartilhamento de ideias, impulsionando o desenvolvimento de novos produtos e serviços;
- Maior satisfação dos funcionários, menor rotatividade (turnover) e uma cultura empresarial mais saudável;
- Processos mais suaves e produtivos, com menos tempo perdido em conflitos e comunicação falha.
Esses são apenas alguns dos muitos impactos positivos que a sinergia empresarial pode trazer para uma organização.
Qual o papel do RH na sinergia da empresa?
Embora não sejam os únicos responsáveis por manter a colaboração no ambiente de trabalho, cabe aos profissionais de Recursos Humanos (RH) fomentar a colaboração na empresa, além de acompanhar indicadores relacionados à sinergia empresarial, identificar quando há problemas nesse aspecto e propor soluções.
Desde a seleção e o recrutamento, o RH se mostra decisivo para a sinergia de uma empresa. Nesses processos, é tarefa dos recrutadores buscar indivíduos que se adequem à cultura organizacional e demonstrem capacidade de trabalhar em equipe.
Quando surgem conflitos, é o RH que atua como mediador. Os profissionais do setor buscam resolver disputas de forma justa e construtiva. É essa gestão de conflitos, em particular, que preserva a harmonia e a colaboração entre os colaboradores.
Dicas para aumentar a sinergia empresarial
A harmonia no ambiente de trabalho, ao contrário do que muitos acreditam, não acontece de forma espontânea. Na verdade, ela é resultado de estratégias pensadas por alguém. A seguir, está uma lista de maneiras de aumentar a sinergia empresarial que podem ajudar a promover um ambiente mais colaborativo e produtivo. Confira!
Promover uma comunicação aberta e transparente
Sinergia é comunicação. Se a colaboração no ambiente de trabalho depende do esforço que diferentes partes da organização têm para trabalhar em direção a um objetivo comum, uma comunicação interna aberta e transparente torna-se uma prioridade.
Tudo começa com a criação de canais de comunicação acessíveis a todos os colaboradores, como e-mails, murais de recados ou grupos de aplicativos de mensagens. Porém, uma comunicação colaborativa também é bidirecional. Isso significa permitir que os colaboradores também expressem suas opiniões, sugestões e preocupações.
Estabelecer metas claras em toda a organização
Quando os membros da equipe entendem claramente o que estão trabalhando para alcançar, é mais fácil colaborar para atingir esses objetivos comuns. Isso depende de metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado (metas SMART) que sejam compreendidas por todos os membros da equipe.
Incentivar a colaboração interdepartamental
Sob a percepção dos líderes, muitas vezes é alimentada uma rixa entre diferentes departamentos da empresa. Essa divisão tende a gerar verdadeiros silos organizacionais, uma dinâmica em que cada departamento opera isoladamente.
Para combater essa falta de harmonia e promover uma colaboração interdepartamental, os líderes da empresa podem incentivar a troca de conhecimento e experiências entre TI e financeiro, contabilidade e RH, marketing e vendas — ou seja, entre departamentos cujos trabalhos são interdependentes e podem atuar nos mesmos projetos.
Investir no desenvolvimento de equipe e treinamento
Por trás da falta de colaboração, muitas vezes está uma pendência de habilidades importantes. Então, uma boa ideia é fazer uma análise das necessidades de treinamento e capacitação. Isso significa conversar com os colaboradores, verificar como estão se saindo, ouvir o que os clientes têm a dizer e identificar quais habilidades estão faltando.
Com essas informações, é possível criar programas de treinamento em comunicação, resolução de conflitos, liderança, administração do tempo e outras habilidades que ajudem a equipe a trabalhar melhor em conjunto.
Conclusão
Concluindo, é importante ressaltar que a sinergia empresarial perfeita e absoluta, sem qualquer ruído ou entrave na comunicação, não é um objetivo realista. Na verdade, o objetivo de uma boa sinergia é facilitar a comunicação entre as diferentes partes e criar meios estratégicos de resolver os conflitos sempre que eles surgirem.
Como foi discutido neste artigo, o setor de RH tem um papel importante na criação de meios para promover e manter a harmonia entre os colaboradores, sejam eles do mesmo departamento, sejam eles de departamentos diferentes.
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