Ter um olhar atento para as condições de saúde do colaborador é uma conduta essencial para as empresas atualmente. Dentro desse cenário, o Setembro Amarelo figura como um momento oportuno para criar estratégias de endomarketing com foco na saúde mental dos profissionais.
O mês de conscientização é lembrado mundialmente e visa reforçar as mensagens de prevenção ao suicídio. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, foram registrados mais de 16 mil casos no país, ressaltando a importância de ações no ambiente de trabalho e em outras esferas da vida pessoal.
Este artigo irá explicar o que é o Setembro Amarelo, o que ele defende e por que as empresas devem incluir ações de endomarketing em seu calendário de campanhas internas. Os tópicos discutidos serão:
- O que é o Setembro Amarelo?
- Qual a importância de trabalhar o Setembro Amarelo no local de trabalho?
- Como trabalhar o Setembro Amarelo em sua empresa?
- Qual o papel do RH na promoção da saúde mental e nas campanhas de Setembro Amarelo?
Quer saber mais? Então, continue a leitura deste texto!
O que é o Setembro Amarelo?
A campanha de Setembro Amarelo consiste em um mês voltado para a conscientização sobre o suicídio. O objetivo é fomentar a discussão sobre o tema e reduzir os estigmas e o desconhecimento associado a ele.
O mês escolhido foi setembro, pois, em 2003, foi instituído o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Assim, a campanha é realizada anualmente no Brasil e em vários outros países do mundo.
Um dos intuitos do Setembro Amarelo é conscientizar a população sobre os fatores de risco e, especialmente, em como apoiar pessoas que apresentam esses sinais. Alguns desses fatores são transtornos mentais, como depressão, bipolaridade e ansiedade, e uso descontrolado de substâncias psicoativas.
Como surgiu o Setembro Amarelo?
O primeiro registro da campanha data de 1994, nos Estados Unidos, onde Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio no dia 08 de setembro. Posteriormente, em 2003, a data foi consolidada com a criação do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
No Brasil, o Setembro Amarelo começou em 2013, quando o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) colocou a data no calendário nacional. Desde o ano seguinte, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (AMC), a ABP vem ampliando a campanha pelo país.
Atualmente, a campanha internacional Setembro Amarelo® é o maior movimento de prevenção ao suicídio do mundo.
Qual a importância de trabalhar o Setembro Amarelo no local de trabalho?
O Setembro Amarelo visa conscientizar as pessoas sobre os fatores de risco para o suicídio e, principalmente, reduzir as dúvidas e os estigmas relacionados ao tema. Falar sobre o assunto no local de trabalho é importante porque algumas situações relacionadas à vida profissional podem desencadear fatores de vulnerabilidade para o suicídio.
No trabalho, é comum ter momentos de alta pressão, aumentando os níveis de estresse e podendo levar ao desenvolvimento de problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e síndrome de burnout.
Além disso, a falta de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional pode ocasionar insatisfação nos trabalhadores e impactar a qualidade de vida e o bem-estar, também sendo fatores para transtornos mentais.
Por fim, em casos mais extremos, de violências no ambiente de trabalho, como assédio moral ou sexual, podem causar traumas e levar os colaboradores a desenvolverem fatores de risco para o suicídio.
Sendo assim, é importante fomentar o Setembro Amarelo no ambiente de trabalho para conscientizar os colaboradores sobre esses riscos enfrentados pelos profissionais, promover uma cultura de apoio entre os funcionários e, principalmente, desenvolver estratégias para reduzir o estresse no trabalho.
Como trabalhar o Setembro Amarelo em sua empresa?
O foco do Setembro Amarelo em uma empresa deve ser a construção de um ambiente de trabalho seguro e saudável. Assim, as ações da campanha devem visar não apenas a conscientização de todos os colaboradores, mas também criar estratégias práticas de apoio ao funcionário.
Entre as atividades que as empresas podem promover, estão:
Palestras e workshops sobre o tema
As empresas podem promover palestras e workshops sobre os temas relacionados à saúde mental e à prevenção ao suicídio. Essas atividades ajudam a diminuir o estigma sobre os cuidados com os fatores de risco e promover a cultura de apoio entre os colaboradores.
As palestras podem discutir assuntos como os riscos no ambiente de trabalho e, especialmente, como identificar sinais e ajudar colegas que estejam em risco, e os workshops podem dar treinamentos sobre como diminuir a pressão no trabalho e como equilibrar a vida pessoal com a profissional.
Incentivo à ajuda psicológica
Os empregadores devem incentivar os seus colaboradores a procurarem ajuda psicológica quando estiverem enfrentando problemas que afetem sua saúde mental. As organizações podem oferecer parcerias com empresas privadas de apoio psicológico e até criar canais internos para ouvir e ajudar anonimamente seus funcionários
Um exemplo desses canais é o Centro de Valorização da Vida (CVV), um serviço gratuito de apoio emocional que atende ligações de pessoas que queiram conversar. O atendimento é feito 24 horas por dia pelo telefone 188, por chat, por e-mail e pessoalmente.
Campanhas internas de sensibilização
É importante que o assunto seja frequentemente relembrado em campanhas internas durante todo o ano, e que a discussão seja intensificada durante o Setembro Amarelo.
Essas ações devem envolver comunicação ativa, por meio de e-mails, boletins, redes sociais e eventos educativos. Além disso, ainda é possível disponibilizar recursos com informações sobre saúde mental e compartilhar histórias de superação.
Políticas de promoção à saúde mental
As empresas devem ainda desenvolver políticas de promoção à saúde mental no ambiente de trabalho. Para isso, devem criar um ambiente seguro e inclusivo, oferecer recursos de apoio para o colaborador, como linhas para suporte psicológico e denúncias confidenciais, incentivar a flexibilidade no trabalho e prezar pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Qual o papel do RH na promoção da saúde mental e nas campanhas de Setembro Amarelo?
A equipe de Recursos Humanos (RH) desempenha um papel fundamental na promoção da saúde mental dos colaboradores e na elaboração das campanhas de Setembro Amarelo de uma empresa. Entre as atividades do setor, algumas se destacam:
Ambiente de trabalho saudável
O RH deve buscar estratégias para que o clima organizacional seja positivo, a fim de criar um ambiente de trabalho saudável, pois quando há harmonia as pessoas têm menos chances de ficarem estressadas ou se sentirem sobrecarregadas.
Ademais, em uma empresa na qual o ambiente é leve e os líderes são abertos para o diálogo, os colaboradores se sentem mais seguros para pedir ajuda se estiverem enfrentando problemas de saúde mental.
Comunicação humanizada
No Setembro Amarelo e durante todo o ano, os profissionais de RH também devem prezar pela comunicação e gestão humanizada, sempre demonstrando aos colaboradores que o bem-estar e a qualidade de vida são uma prioridade para as empresas.
É necessário que a equipe de recursos humanos esteja preparada para exercer uma escuta ativa e acolhedora. Desta forma, os funcionários saberão que o RH é um ponto de apoio para os momentos de sofrimento emocional.
Treinamento da liderança em saúde mental
Os líderes de uma empresa precisam saber reconhecer os fatores de risco para o desenvolvimento de um transtorno mental e, principalmente, de suicídio. Nesse sentido, o RH deve preparar os gestores para lidar com essas situações e identificar esses sinais.
Além disso, é importante treinar a liderança para não exercer pressão sobre as equipes, conscientizando sobre os impactos negativos de um ambiente de trabalho tóxico na saúde mental e física dos profissionais.
Monitoramento do estresse
Outra atividade importante dos profissionais de recursos humanos é o monitoramento do nível de estresse dos colaboradores. A partir dessas análises, torna-se possível criar estratégias para melhorar o clima organizacional e criar atividades para melhorar a qualidade de vida dos funcionários.
Essa avaliação pode ser realizada de diversas maneiras, por exemplo, com pesquisas de satisfação ou ao analisar índices de absenteísmo e turnover, que podem indicar um grau alto de insatisfação e até a existência de doenças laborais.
Monitoramento do trabalho excessivo
O RH também deve estar atento à sobrecarga de trabalho, pois o desequilíbrio entre vida pessoal e profissional é um fator de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais. Esse monitoramento do trabalho excessivo pode ser realizado por meio da gestão de ponto dos colaboradores.
Uma ferramenta de controle de ponto pode auxiliar os gestores a identificar a realização de horas extras em excesso, demonstrando que alguns colaboradores podem estar trabalhando demais e, possivelmente, passando por altos níveis de estresse no trabalho.
Conclusão
O Setembro Amarelo, portanto, é uma campanha realizada mundialmente para conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio. As atividades se concentram no mês de setembro para reforçar os fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais.
Porém, é essencial que as empresas promovam, em sua estratégia de endomarketing, atividades de promoção aos cuidados com a saúde mental durante todo o ano. No ambiente corporativo, a campanha de Setembro Amarelo deve reforçar a política da empresa e demonstrar ao colaborador que existe um ambiente seguro e de apoio para os problemas emocionais.
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