Estratégias de endomarketing para o Setembro Amarelo: promovendo a saúde mental no ambiente de trabalho
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Time Pontotel 11 de dezembro de 2023 Departamento Pessoal
Estratégias de endomarketing para o Setembro Amarelo: promovendo a saúde mental no ambiente de trabalho
Setembro Amarelo: qual a importância para a saúde dos colaboradores da sua empresa e como desenvolver estratégias de endomarketing.
Imagem de Estratégias de endomarketing para o Setembro Amarelo: promovendo a saúde mental no ambiente de trabalho

Ter um olhar atento para as condições de saúde do colaborador é uma conduta essencial para as empresas atualmente. Dentro desse cenário, o Setembro Amarelo figura como um momento oportuno para criar estratégias de endomarketing com foco na saúde mental dos profissionais.

O mês de conscientização é lembrado mundialmente e visa reforçar as mensagens de prevenção ao suicídio. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, foram registrados mais de 16 mil casos no país, ressaltando a importância de ações no ambiente de trabalho e em outras esferas da vida pessoal.

Este artigo irá explicar o que é o Setembro Amarelo, o que ele defende e por que as empresas devem incluir ações de endomarketing em seu calendário de campanhas internas. Os tópicos discutidos serão:

Quer saber mais? Então, continue a leitura deste texto! 

O que é o Setembro Amarelo?

Mulher tocando no ombro de outra mulher

A campanha de Setembro Amarelo consiste em um mês voltado para a conscientização sobre o suicídio. O objetivo é fomentar a discussão sobre o tema e reduzir os estigmas e o desconhecimento associado a ele. 

O mês escolhido foi setembro, pois, em 2003, foi instituído o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Assim, a campanha é realizada anualmente no Brasil e em vários outros países do mundo. 

Um dos intuitos do Setembro Amarelo é conscientizar a população sobre os fatores de risco e, especialmente, em como apoiar pessoas que apresentam esses sinais. Alguns desses fatores são transtornos mentais, como depressão, bipolaridade e ansiedade, e uso descontrolado de substâncias psicoativas. 

Como surgiu o Setembro Amarelo?

O primeiro registro da campanha data de 1994, nos Estados Unidos, onde Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio no dia 08 de setembro. Posteriormente, em 2003, a data foi consolidada com a criação do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

No Brasil, o Setembro Amarelo começou em 2013, quando o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) colocou a data no calendário nacional. Desde o ano seguinte, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (AMC), a ABP vem ampliando a campanha pelo país. 

Atualmente, a campanha internacional Setembro Amarelo® é o maior movimento de prevenção ao suicídio do mundo.

Qual a importância de trabalhar o Setembro Amarelo no local de trabalho?

O Setembro Amarelo visa conscientizar as pessoas sobre os fatores de risco para o suicídio e, principalmente, reduzir as dúvidas e os estigmas relacionados ao tema. Falar sobre o assunto no local de trabalho é importante porque algumas situações relacionadas à vida profissional podem desencadear fatores de vulnerabilidade para o suicídio.

No trabalho, é comum ter momentos de alta pressão, aumentando os níveis de estresse e podendo levar ao desenvolvimento de problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e síndrome de burnout

Além disso, a falta de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional pode ocasionar insatisfação nos trabalhadores e impactar a qualidade de vida e o bem-estar, também sendo fatores para transtornos mentais. 

Por fim, em casos mais extremos, de violências no ambiente de trabalho, como assédio moral ou sexual, podem causar traumas e levar os colaboradores a desenvolverem fatores de risco para o suicídio.

Sendo assim, é importante fomentar o Setembro Amarelo no ambiente de trabalho para conscientizar os colaboradores sobre esses riscos enfrentados pelos profissionais, promover uma cultura de apoio entre os funcionários e, principalmente, desenvolver estratégias para reduzir o estresse no trabalho.

Como trabalhar o Setembro Amarelo em sua empresa?

O foco do Setembro Amarelo em uma empresa deve ser a construção de um ambiente de trabalho seguro e saudável. Assim, as ações da campanha devem visar não apenas a conscientização de todos os colaboradores, mas também criar estratégias práticas de apoio ao funcionário. 

Entre as atividades que as empresas podem promover, estão: 

Palestras e workshops sobre o tema

As empresas podem promover palestras e workshops sobre os temas relacionados à saúde mental e à prevenção ao suicídio. Essas atividades ajudam a diminuir o estigma sobre os cuidados com os fatores de risco e promover a cultura de apoio entre os colaboradores.

As palestras podem discutir assuntos como os riscos no ambiente de trabalho e, especialmente, como identificar sinais e ajudar colegas que estejam em risco, e os workshops podem dar treinamentos sobre como diminuir a pressão no trabalho e como equilibrar a vida pessoal com a profissional

Incentivo à ajuda psicológica

Os empregadores devem incentivar os seus colaboradores a procurarem ajuda psicológica quando estiverem enfrentando problemas que afetem sua saúde mental. As organizações podem oferecer parcerias com empresas privadas de apoio psicológico e até criar canais internos para ouvir e ajudar anonimamente seus funcionários

Um exemplo desses canais é o Centro de Valorização da Vida (CVV), um serviço gratuito de apoio emocional que atende ligações de pessoas que queiram conversar. O atendimento é feito 24 horas por dia pelo telefone 188, por chat, por e-mail e pessoalmente. 

Campanhas internas de sensibilização

É importante que o assunto seja frequentemente relembrado em campanhas internas durante todo o ano, e que a discussão seja intensificada durante o Setembro Amarelo. 

Essas ações devem envolver comunicação ativa, por meio de e-mails, boletins, redes sociais e eventos educativos. Além disso, ainda é possível disponibilizar recursos com informações sobre saúde mental e compartilhar histórias de superação.

Políticas de promoção à saúde mental

As empresas devem ainda desenvolver políticas de promoção à saúde mental no ambiente de trabalho. Para isso, devem criar um ambiente seguro e inclusivo, oferecer recursos de apoio para o colaborador, como linhas para suporte psicológico e denúncias confidenciais, incentivar a flexibilidade no trabalho e prezar pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Qual o papel do RH na promoção da saúde mental e nas campanhas de Setembro Amarelo?

Cinco pessoas sentadas conversando

A equipe de Recursos Humanos (RH) desempenha um papel fundamental na promoção da saúde mental dos colaboradores e na elaboração das campanhas de Setembro Amarelo de uma empresa. Entre as atividades do setor, algumas se destacam:

Ambiente de trabalho saudável

O RH deve buscar estratégias para que o clima organizacional seja positivo, a fim de criar um ambiente de trabalho saudável, pois quando há harmonia as pessoas têm menos chances de ficarem estressadas ou se sentirem sobrecarregadas.

Ademais, em uma empresa na qual o ambiente é leve e os líderes são abertos para o diálogo, os colaboradores se sentem mais seguros para pedir ajuda se estiverem enfrentando problemas de saúde mental.

Comunicação humanizada

No Setembro Amarelo e durante todo o ano, os profissionais de RH também devem prezar pela comunicação e gestão humanizada, sempre demonstrando aos colaboradores que o bem-estar e a qualidade de vida são uma prioridade para as empresas.

É necessário que a equipe de recursos humanos esteja preparada para exercer uma escuta ativa e acolhedora. Desta forma, os funcionários saberão que o RH é um ponto de apoio para os momentos de sofrimento emocional.

Treinamento da liderança em saúde mental

Os líderes de uma empresa precisam saber reconhecer os fatores de risco para o desenvolvimento de um transtorno mental e, principalmente, de suicídio. Nesse sentido, o RH deve preparar os gestores para lidar com essas situações e identificar esses sinais. 

Além disso, é importante treinar a liderança para não exercer pressão sobre as equipes, conscientizando sobre os impactos negativos de um ambiente de trabalho tóxico na saúde mental e física dos profissionais. 

Monitoramento do estresse

Outra atividade importante dos profissionais de recursos humanos é o monitoramento do nível de estresse dos colaboradores. A partir dessas análises, torna-se possível criar estratégias para melhorar o clima organizacional e criar atividades para melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

Essa avaliação pode ser realizada de diversas maneiras, por exemplo, com pesquisas de satisfação ou ao analisar índices de absenteísmo e turnover, que podem indicar um grau alto de insatisfação e até a existência de doenças laborais. 

Monitoramento do trabalho excessivo

O RH também deve estar atento à sobrecarga de trabalho, pois o desequilíbrio entre vida pessoal e profissional é um fator de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais. Esse monitoramento do trabalho excessivo pode ser realizado por meio da gestão de ponto dos colaboradores.

Uma ferramenta de controle de ponto pode auxiliar os gestores a identificar a realização de horas extras em excesso, demonstrando que alguns colaboradores podem estar trabalhando demais e, possivelmente, passando por altos níveis de estresse no trabalho.

Conclusão

O Setembro Amarelo, portanto, é uma campanha realizada mundialmente para conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio. As atividades se concentram no mês de setembro para reforçar os fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais.

Porém, é essencial que as empresas promovam, em sua estratégia de endomarketing, atividades de promoção aos cuidados com a saúde mental durante todo o ano. No ambiente corporativo, a campanha de Setembro Amarelo deve reforçar a política da empresa e demonstrar ao colaborador que existe um ambiente seguro e de apoio para os problemas emocionais.

Quer saber mais sobre saúde nas empresas? Acompanhe o blog Pontotel e fique por dentro de diversos assuntos sobre gestão de pessoas!

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