As pessoas tendem a trabalhar mais e melhor em empresas nas quais se sentem incluídas e valorizadas. Esse sentimento de pertencimento é a base do chamado senso de comunidade no trabalho.
Empresas que investem em estratégias que fortalecem esse senso normalmente conseguem formar times capazes de cumprir metas e objetivos com mais facilidade e eficiência. Isso ocorre por conta dos impactos positivos que o sentimento de pertencer a uma comunidade gera nos colaboradores.
Por esse motivo, investir em iniciativas que estimulem esse senso de comunidade é fundamental para melhorar a produtividade e o funcionamento de um negócio. Este artigo explicará como isso é possível e qual o papel do setor de Recursos Humanos (RH) nesse processo. Para isso, serão abordados os seguintes tópicos:
- O que é senso de comunidade no trabalho?
- Quais os benefícios de um forte senso de comunidade no trabalho?
- Como criar um senso de comunidade na empresa?
- Qual o papel do RH no senso de comunidade da empresa?
Boa leitura!
O que é senso de comunidade no trabalho?
O senso de comunidade no trabalho é resultado do sentimento de pertencimento e conexão que o funcionário tem com a empresa e seus colegas de trabalho. Esse sentimento surge quando o colaborador percebe que faz parte de algo maior e que todos estão unidos por objetivos comuns.
Quais os benefícios de um forte senso de comunidade no trabalho?
Construir uma cultura organizacional que fortaleça o senso de comunidade entre os funcionários gera diversos benefícios para a empresa. Para comprovar isso, basta consultar os dados de uma pesquisa realizada pela startup BetterUp, publicada na revista Harvard Business Review.
O estudo mostra que fortalecer o sentimento de comunidade entre os funcionários gera vários impactos positivos no funcionamento e na produtividade do negócio. Confira quais são esses impactos a seguir:
Aumento do engajamento dos colaboradores
Uma forte sensação de pertencimento está associada a um aumento de 56% no desempenho no trabalho e a uma redução de 75% nas faltas por doença. Isso ocorre porque um forte senso de comunidade aumenta significativamente o engajamento dos colaboradores.
Afinal, quando os funcionários se sentem parte de uma comunidade, sentem-se incluídos e importantes naquele ambiente. Por isso, eles tendem a se esforçar mais para contribuir com a equipe e realizar seu trabalho.
Melhora na comunicação e colaboração
Em um ambiente no qual os colaboradores se sentem conectados, incluídos e valorizados, eles se tornam mais dispostos a compartilhar informações, ideias e feedbacks. Em outras palavras, eles se tornam mais colaborativos.
Isso estimula a comunicação entre eles, e facilita a resolução de problemas e a implementação de projetos, já que todos se esforçam para trabalhar juntos e alcançar objetivos comuns.
Maior produtividade
Empresas que investem na criação do senso de comunidade no trabalho podem lucrar cerca de US$ 52 milhões anuais. Isso porque fortalecer esse senso estimula os funcionários a trabalharem mais e melhor.
Afinal, eles se sentem mais apoiados, valorizados e motivados para desempenhar suas funções e auxiliar a empresa a alcançar seus objetivos quando se sentem incluídos no negócio.
Redução do turnover
Um forte senso de comunidade está associado à redução de até 50% do risco de rotatividade de funcionários. Isso acontece porque os colaboradores se sentem mais satisfeitos e felizes no seu emprego. Por esse motivo, eles são menos propensos a buscar oportunidades em outros lugares.
Como criar um senso de comunidade na empresa?
Criar um forte senso de comunidade exige muito mais do que estimular a interação entre os funcionários. A empresa precisa criar um ambiente no qual as pessoas realmente se sintam conectadas, apoiadas e valorizadas. Isso é essencial para que elas se esforcem por algo maior do que os objetivos individuais.
No entanto, criar essa cultura de colaboração e pertencimento exige que a organização adote estratégias para estimular esse sentimento de comunidade entre os funcionários. Confira a seguir algumas práticas que podem ajudar a empresa a atingir esse objetivo.
Crie um canal de comunicação exclusivo com colaboradores
A comunicação é um pilar básico das conexões sociais e da criação de vínculos. Por isso, a empresa deve investir em estratégias que facilitem a comunicação com os colaboradores. O ideal é criar um canal exclusivo para a interação com os funcionários, ou seja, apenas os colaboradores devem ter acesso.
E-mail corporativo, ferramentas de gestão de projetos, chats online e aplicativos de mensagem instantânea, como WhatsApp e Telegram, podem ser utilizados para essa função.
O canal escolhido pela empresa deve ser aberto e acessível a todos os funcionários, de modo que eles se sintam à vontade para compartilhar ideias, fazer perguntas e se conectar com colegas de diferentes departamentos.
Incentive a formação de grupos de interesse
Criar vínculos com pessoas que compartilham interesses em comum, como hobbies, esportes ou áreas profissionais, normalmente é mais fácil. Por isso, uma das estratégias que podem ser usadas para criar o senso de comunidade na empresa é desenvolver projetos que unam pessoas com interesses em comum.
Esses projetos incluem programas de mentoria e cursos para desenvolvimento de alguma habilidade, por exemplo. Segundo Mariá Menezes Boaventura, diretora de pessoas e cultura da Sankhya, esse tipo de iniciativa estimula a criação de vínculos entre os funcionários, potencializando o senso de pertencimento à empresa.
“Através dos pares, as pessoas acabam se conectando a partir do compartilhar do dia a dia, das metas comuns, dos problemas que precisam uns dos outros pra resolver, do acolhimento em situações desafiadoras, o que também é relevante para potencializar em sentimento de que a pessoa se encaixa naquele contexto”, explica a diretora.
Organize eventos corporativos
Eventos corporativos, como festas de fim de ano, confraternizações, happy hours e workshops, são iniciativas que ajudam a reforçar o senso de comunidade no trabalho. Isso porque esses eventos tiram os funcionários da rotina e estimulam a convivência entre pessoas que nem sempre se encontram na empresa.
E tudo isso acontece em um ambiente mais descontraído, onde as pessoas ficam mais relaxadas e se sentem mais à vontade para conversar sobre temas além do trabalho. Como resultado, elas se conhecem melhor, estreitam relações e passam a se sentir parte de um grupo.
Ainda segundo Mariá Menezes Boaventura, os líderes também devem participar desses eventos. Isso porque a relação com a liderança também influencia no modo como as pessoas se conectam e criam uma sensação de pertencimento na empresa.
“Os líderes têm um papel fundamental nisso, pois é a partir deles que virão direcionamentos importantes, inspiração, empoderamento, desafios que vão levar os colaboradores a sentirem-se relevantes e que estão construindo algo que faz sentido”, explica a diretora.
Promova programas de reconhecimento
Todos gostam de se sentir valorizados e ter seus feitos reconhecidos por um grupo. Isso também acontece no ambiente de trabalho. Os funcionários tendem a valorizar mais empresas que reconhecem suas contribuições ao negócio.
Nesse ambiente, os colaboradores se sentem relevantes porque entendem serem importantes para o grupo, o que desperta o senso de pertencimento. Por isso, é importante que as empresas desenvolvam programas de reconhecimento dos funcionários.
Iniciativas como bonificações, prêmios por desempenho e reconhecimento público em reuniões ou boletins internos mostram que a empresa aprecia e valoriza o esforço e a dedicação de seus funcionários.
Qual o papel do RH no senso de comunidade da empresa?
O RH é um dos setores mais importantes para a construção de uma cultura que estimula o senso de comunidade no trabalho. Isso porque o setor é responsável por atividades que impactam a integração dos funcionários, o clima organizacional, a comunicação interna e a criação de um ambiente de trabalho positivo.
Em outras palavras, o trabalho do RH é fundamental para estimular o sentimento de pertencimento entre os colaboradores. Esse trabalho envolve desde um recrutamento humanizado e a criação de programas de diversidade e inclusão até a organização de festas corporativas e programas de saúde mental.
Segundo Lara Avelino, analista de RH, psicóloga organizacional e recrutadora da Pontotel, cuidar do endomarketing também é uma responsabilidade do setor. E esse cuidado faz a diferença na construção do senso de comunidade na empresa.
“As ações de endomarketing realmente vêm para que o RH consiga mostrar para os colaboradores o quanto nos preocupamos, o quanto estamos atentos e o quanto estamos ouvindo. Estamos ali disponíveis para entender todos esses pontos”, explica Lara.
Conclusão
Desenvolver o senso de comunidade no trabalho significa estimular os funcionários a se sentirem parte importante da empresa, e investir nesse desenvolvimento promove vários benefícios à organização. Essas vantagens incluem desde o aumento do engajamento e da produtividade até a redução do turnover.
Por esse motivo, implementar práticas que promovam o senso de comunidade é uma estratégia inteligente para qualquer empresa que deseja crescer e se tornar mais competitiva. No entanto, essas práticas só podem ser adotadas com o apoio do RH, já que as atividades no setor impactam a cultura e o clima da organização.
Portanto, a construção de um forte senso de comunidade também exige o envolvimento e comprometimento do RH. E o setor deve trabalhar em parceria com a liderança e os gestores do negócio para criar esse sentimento nos funcionários.
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