Toda organização que deseja crescer precisa estabelecer alguns objetivos e metas para serem cumpridos no decorrer do tempo.
É comum que o principal objetivo de uma organização seja obter lucro, mas um objetivo estratégico vai além disso. Ele pode estar voltado a questões mais específicas como, crescimento no mercado, expansão de produtos, reconhecimento de marca, entre outros.
Para atingir esses objetivos, muitas vezes as organizações enfrentam longos percursos e é possível se perder diante de tantas adversidades e problemas que possam surgir.
Por isso, existe uma ferramenta que pode auxiliar os gestores a percorrem esse caminho de forma mais segura, evitando desperdícios de tempo, recursos e energia.
Essa ferramenta é conhecida como Roadmap e é sobre isso que vamos falar nesse artigo.
Talvez, você não conheça a fundo sobre essa técnica. Pensando nisso, preparamos esse artigo em que iremos explicar o que é o roadmap, quais são os modelos que existem no mercado e como as organizações podem desenvolvê-lo.
Veja mais detalhes sobre o que iremos abordar:
- O que é um roadmap?
- Por que fazer um roadmap?
- Tipos de roadmap
- Métodos de roadmap
- Como fazer um roadmap?
- Quais etapas envolvem um roadmap?
Utilizando essa ferramenta, as organizações têm mais chances de conquistar seus objetivos dentro do prazo.
Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe o artigo abaixo!
O que é um roadmap?
O roadmap é uma palavra em inglês que representa roteiro, bússola ou mapa. Portanto, nada mais é do que um roteiro com o passo a passo para a execução de um projeto.
Esse roteiro deve conter cada tarefa a ser realizada para alcançar o objetivo desejado, e elas devem estar ordenadas de forma cronológica, informando a data da entrega de cada tarefa.
Para chegar ao objetivo final, existe um longo caminho a ser percorrido. Por isso, pode ser comum se perder nesse processo. Portanto, o roadmap é uma boa ferramenta para guiar o percurso e as ações que devem ser realizadas.
Dessa forma, é garantido que a empresa consiga chegar ao final do caminho atingindo o objetivo definido.
Para nortear cada etapa, o roadmap deve conter algumas informações como:
- Onde a empresa está atualmente;
- Para onde a organização está indo;
- Onde ela gostaria de chegar.
Através dessas respostas, será possível orientar as pessoas que estão envolvidas no processo de maneira mais visual e clara.
Além disso, o roadmap é responsável por demonstrar os seguintes pontos aos gestores:
- Função de cada colaborador;
- O deadline de cada etapa;
- Os resultados esperados na finalização de cada etapa do projeto.
Portanto, ao utilizar essa ferramenta, os gestores conseguem acompanhar a evolução do projeto e analisar o que ainda falta ser realizado para finalizar.
Ele é usado apenas para produto?
O roadmap é uma ferramenta de roteiro estratégico e o seu objetivo é o crescimento. Portanto, ela pode ser aplicada em diferentes situações dentro da empresa. Ou seja, pode ser utilizada tanto em roadmap de projetos específicos ou em produtos.
Dessa forma, as grandes empresas e os autônomos, podem aplicar essa ferramenta em seus negócios.
Nas empresas privadas, cada equipe é responsável por uma etapa. Já para os profissionais autônomos, ele é responsável pelo desenvolvimento de todo o roteiro.
Por que fazer um roadmap?
Como vimos, essa ferramenta vai ser responsável por guiar todos os colaboradores. Assim, eles podem executar suas funções visando o objetivo final.
Por meio do roadmap, os gestores conseguem identificar:
- A responsabilidade de cada membro da equipe;
- As metas estabelecidas e que ainda não foram alcançadas;
- As variáveis que existem no projeto.
Quando a organização desenvolve um roadmap completo, ela consegue melhorar a comunicação entre os integrantes da equipe, pois cada uma sabe o que precisa ser feito e o gestor sabe qual a prioridade em cada fase.
Isso aumenta a produtividade e as etapas passam a ser concluídas com mais qualidade e em menor tempo.
Quais seus benefícios?
Vimos que o roadmap é uma ferramenta essencial para que a organização consiga atingir o sucesso sem se perder no meio do caminho. Ela também é responsável por conectar uma ideia com a operação da empresa.
Além disso, essa ferramenta pode oferecer outros benefícios. São eles:
- Alinhamento dos objetivos: Com essa ferramenta é possível reunir a equipe e definir um objetivo, assim todos terão conhecimento sobre o que precisa ser feito;
- Coordenar as equipes: Utilizando o roadmap, os gestores conseguem coordenar a mesma equipe para trabalhar em projetos diferentes, assim as entregas serão de forma simultânea;
- Visibilidade das informações: Quando a organização utiliza o roadmap, as equipes conseguem identificar o status de cada projeto, se ele acabou de iniciar, se está perto de ser finalizado etc.
O roadmap é uma ferramenta fundamental para que as áreas consigam executar grandes projetos seguindo um roteiro. Dessa forma as entregas serão feitas nos prazos determinados.
Tipos de roadmap
Essa ferramenta não é um guia definitivo, ou seja, ela pode ser alterada conforme a sua aplicação.
Por isso, os gestores devem buscar conhecer os tipos de roadmap existentes, para escolher a melhor opção de acordo com a sua efetividade. Veja a seguir alguns exemplos de roadmap.
Roadmap de software
O roadmap de software é muito utilizado nas áreas de TI ou áreas que envolvam o desenvolvimento de softwares.
Pois, nesse setor existem muitos processos que precisam ser desenvolvidos para atingir o objetivo final. As tarefas desenvolvidas são:
- Análise;
- Concepção;
- Desenvolvimento;
- Implementação.
Roadmap tecnológico
Esse tipo de roadmap é utilizado por empresas que tem como objetivo o crescimento estratégico e aplicam determinadas tecnologias, como:
- Big data;
- Internet das coisas;
- Inteligência artificial.
Antes de aplicar alguma dessas tecnologias na organização, a empresa deve saber qual a finalidade de cada uma delas. O roadmap auxilia os profissionais a atingirem seus objetivos através dessas tecnologias.
Roadmap de coaching
Por último, o roadmap de coaching pode ser utilizado pelos profissionais autônomos. Nesse caso, a ferramenta é utilizada para o desenvolvimento pessoal do trabalhador.
Para fazer a aplicação dessa ferramenta, é necessário que o profissional faça uma análise da sua situação atual e de onde ele deseja chegar, após isso, o roadmap ajudará a definir as etapas que deverão ser realizadas em seguida.
Métodos de roadmap
Como vimos, o roadmap é uma ferramenta que pode ser aplicada em diferentes cenários. Por isso, existem versões diferentes de acordo com a sua utilização.
A seguir, vamos abordar os diferentes métodos de roadmap.
Roadmap ágil
O método de roadmap ágil está relacionado com as metas e resultados que desejam ser alcançados. Nesse método é possível alinhar, antes da execução dos projetos, todas as atividades que vão ajudar a chegar no objetivo final.
Durante o percurso, as tecnologias utilizadas vão mudar, o mercado pode sofrer mudanças e isso pode impactar o projeto de forma negativa. Portanto, é necessário que a empresa saiba como lidar com essas mudanças.
Dessa forma, o roadmap ágil ajuda a entender de forma rápida quais os problemas estão sendo enfrentados e achar a solução no menor tempo.
Roadmap estratégico
As organizações fazem, no início do ano, o planejamento anual de metas e desafios que precisam ser alcançados para ter resultados positivos.
Nesse planejamento, é possível utilizar o roadmap estratégico para ser como um guia, assim será possível alcançar os resultados desejados.
O roadmap estratégico contém informações mais ricas e detalhadas sobre o que será feito em cada etapa e isso irá facilitar a execução das atividades em períodos menores e atingindo o propósito final.
Como fazer um roadmap?
Já é possível entender que o roadmap é uma técnica utilizada como um guia para atingir algum objetivo. Para que o resultado seja alcançado, é necessário definir a data de entrega para todas as atividades que fazem parte do projeto.
Através deste roteiro, as pessoas envolvidas saberão exatamente o que precisa ser feito e quando.
Por isso, vamos entender como fazer o roadmap. Veja a seguir.
Quais ferramentas são necessárias para criar um roadmap?
A vantagem de utilizar o roadmap é que ele pode ser aplicado em qualquer organização, desde multinacionais a pequenos negócios.
Já sabemos que o roadmap é uma ferramenta versátil e que pode ser utilizada em planilhas, plataformas ou em softwares de gestão.
Vamos conhecer algumas ferramentas a seguir:
- Runrun.it – Essa ferramenta possui um layout simples para a criação do roadmap. Nela, também é possível acompanhar o progresso das atividades. A visualização do projeto pode ser feita no modelo Kanban ou pelo Gráfico de Gantt;
- Roadmap Planner – Nessa ferramenta, os gestores conseguem fazer o gerenciamento das equipes, analisar o status de conclusão das atividades, entre outros. Ele pode ser utilizado pelo governo, instituições de ensino, empresas privadas e muito mais;
- ProductPlan – O productplan é utilizado para criar os roteiros de forma simples, é possível personalizar os layouts e existe a opção de fazer comentários e menções em cada quadro.
Outra ferramenta muito utilizada para fazer o roadmap é o Trello, esse recurso é muito simples e intuitivo. Outra vantagem é que ele é de graça.
Também é possível integrar o Trello com outros sistemas que a organização utilize no dia a dia.
Quais etapas envolvem um roadmap?
Do momento da descoberta de uma ideia até a sua aplicação, a organização vai percorrer um longo caminho. Por isso, o roadmap vai guiar essa trajetória possibilitando chegar ao objetivo sem se perder na rota.
Agora que já temos isso claro, vamos ver as etapas para desenvolver um roadmap:
Defina os objetivos estratégicos
O objetivo estratégico da organização deve estar voltado a um resultado de longo prazo. Algumas empresas podem ter como objetivo o crescimento no mercado, se tornar mais conhecida, etc.
A partir da definição do objetivo, os gestores podem desenvolver o roadmap para se guiar até o alvo. Cada objetivo deve ter um roadmap adequado.
Defina os recursos e o tempo de execução
O roadmap de produto tem a finalidade de atingir os objetivos propostos e identificar o que o cliente acha sobre o produto lançado.
Por isso, ao longo do processo, é necessário obter o feedback do cliente sobre o produto. Caso haja necessidade, a empresa tem o tempo adequado para realizar as alterações.
No início do projeto é importante fazer uma estimativa de tempo e os custos, para saber se é viável ou não seguir com ele.
Defina as equipes
Nessa etapa, os gestores devem definir quais colaboradores irão participar do projeto e quais atividades eles deverão realizar.
Para isso, é necessário avaliar quais competências são necessárias para concluir o projeto e identificar qual profissional as possui para montar as equipes.
Depois disso, os gestores deverão delegar as tarefas de acordo com as habilidades de cada funcionário.
Faça o roteiro
Se a ideia for aprovada, é chegada a hora de colocá-la em prática. Portanto, a organização precisa iniciar o desenvolvimento do roteiro.
Dessa forma, as tarefas serão divididas em fases menores para serem concluídas no tempo estabelecido.
Com essa divisão, as tarefas serão executadas diariamente e não tem como objetivo final não ser atingido no prazo programado.
Revise o roadmap com frequência
Vimos ao longo do artigo que o roadmap é uma guia, mas ele não é definitivo. Por isso, ao longo do caminho, é necessário reavaliar a ferramenta e identificar possíveis erros de percurso que podem prejudicar o andamento do projeto.
Ao notar possíveis atrasos ou entregas que não estejam saindo como desejado, é necessário fazer ajustes na ferramenta.
Não existe um prazo certo para a fazer a revisão, mas deve ser feita com certa frequência para não sair da rota e não conseguir atingir o objetivo.
Conclusão
Neste artigo, foi possível conhecer mais sobre o roadmap e como as organizações podem desenvolvê-lo.
Além disso, ficou claro que o roadmap é uma técnica que pode ser aplicada por todo tipo de empresa. O objetivo dele é guiar as pessoas até o objetivo final. Essa ferramenta pode ser ajustada ao longo do caminho de acordo com a necessidade da organização.
Se as organizações desejam crescer no mercado e conquistar seus objetivos, o roadmap é a ferramenta ideal.
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