O RH multidisciplinar é resultado da evolução do setor de Recursos Humanos, cujo papel e responsabilidades passaram por inúmeras mudanças ao longo do tempo.
Essas mudanças foram causadas principalmente pelo avanço da tecnologia, que modificou as relações de trabalho, a rotina das empresas e até as expectativas dos funcionários.
Para atender as demandas criadas por essa transformação digital das empresas, o setor precisa se adaptar para se tornar mais estratégico e multidisciplinar.
Isso significa que o RH precisa ir além das suas funções tradicionais, ter uma visão sistêmica do negócio e saber realizar diferentes papéis para assegurar a criação de um setor mais eficiente.
Assim, ele auxilia a empresa a cuidar da gestão de pessoas e solidificar a base necessária para construir uma organização competitiva e bem-sucedida.
Neste artigo, as características e os impactos do RH multidisciplinar serão explicados em detalhes para ajudar as empresas a entender a importância de modernizar esse setor.
Para explicar esse assunto, serão abordados os seguintes tópicos:
- O que é RH multidisciplinar?
- Evolução do papel do RH ao longo do tempo
- Por que o mercado exige um perfil multidisciplinar no setor de RH?
- Como a tecnologia pode ajudar o RH multidisciplinar?
Boa leitura!
O que é RH multidisciplinar?
O RH multidisciplinar é um modelo de gestão de RH moderno, que valoriza e incorpora diferentes conhecimentos, habilidades e tecnologias. O objetivo é criar um RH estratégico, formado por profissionais capazes de identificar e solucionar com mais facilidade os problemas e desafios da empresa relacionados à gestão de pessoas.
Esses profissionais entendem como diferentes aspectos do negócio interagem e podem contribuir de forma mais estratégica para o sucesso da organização. Assim, eles contribuem para a criação de um ambiente de trabalho mais produtivo e para a melhoria da satisfação dos funcionários.
Evolução do papel do RH ao longo do tempo
O RH multidisciplinar é o estágio mais recente e eficiente da evolução do setor. Para comprovar isso, basta lembrar a sua história. O RH surgiu entre final do século XIX e início do século XX, no fim da Revolução Industrial. Naquela época, o setor exercia uma função principalmente administrativa.
Afinal, seu papel era apenas lidar com tarefas ligadas a contratação, pagamento e condições de trabalho dos funcionários que trabalhavam nas indústrias. Até então, o relacionamento com os trabalhadores não era bem regulamentado por lei, e as empresas não se preocupavam com a saúde e o bem-estar dos colaboradores.
A criação das primeiras leis trabalhistas só começou a partir dos anos 1920, especialmente depois da Grande Depressão em 1929. No entanto, as mudanças mais significativas ocorreram somente após a Segunda Guerra Mundial, quando vários países industrializados atingiram a condição de pleno emprego a partir de meados da década de 1940.
Nessa época, as empresas começaram a lidar com negociações coletivas, relações sindicais e resolução de conflitos trabalhistas, tarefas que eram também eram responsabilidades do setor de gestão de pessoas.
Somente a partir da década de 1990, o RH começou a assumir seu papel atual. Ele começou a se preocupar mais com desenvolvimento de talentos, cultura organizacional, bem-estar dos funcionários, entre outras responsabilidades.
No entanto, foi a aceleração da convergência tecnológica das empresas e a adesão a novos modelos de trabalho, consequências da pandemia de COVID-19 em 2020, que motivaram o desenvolvimento do RH multidisciplinar.
Ele representa a evolução na gestão de recursos humanos, que deixou de ter um enfoque mais operacional e administrativo e passou a assumir um papel mais estratégico.
Por que o mercado exige um perfil multidisciplinar no setor de RH?
O mercado atual exige um setor de RH com perfil multidisciplinar por conta da rápida transformação do ambiente corporativo.
Essa transformação é resultado do desenvolvimento de novas tecnologias, do surgimento de novos regimes de trabalho e da necessidade dos funcionários.
Esse cenário fez surgir vários motivos que levaram as empresas a investir nessa gestão multidisciplinar do RH.
Confira a seguir quais são esses motivos:
Adaptar-se às transformações tecnológicas
O RH precisa incorporar inovações e tecnologias para automatizar processos, criar soluções mais criativas e implementar estratégias mais eficientes para realizar suas responsabilidades.
Isso é essencial para que o trabalho do setor esteja alinhado aos demais departamentos da organização e às tendências e demandas do mercado.
Desenvolver uma visão sistêmica na gestão de pessoas
O mercado tem se tornado cada vez mais complexo e competitivo. Por isso, os setores da empresa não podem mais atuar de forma isolada, com enfoque apenas nas suas responsabilidades.
Isso significa que o momento atual exige que o RH desenvolva uma visão mais sistêmica, que o ajude a entender como diferentes funções e processos na empresa interagem e se influenciam mutuamente.
Esses fatores ajudam o RH a alinhar suas estratégias com as metas da empresa, auxiliando o crescimento da organização.
Participar estrategicamente nos negócios
Com o apoio de tecnologias e profissionais com uma boa visão sistêmica, o RH passa a exercer um papel mais estratégico. Ou seja, além das funções administrativas e operacionais, o setor também contribui ativamente para a implementação de medidas que auxiliam a empresa a alcançar seus objetivos.
Ser um agente protagonista na empresa
Por fim, um RH com perfil multidisciplinar assume um papel protagonista no funcionamento da empresa. Isso porque sua visão sistêmica, tecnologias e capacidade estratégica aumentam a capacidade de o setor impactar a cultura e o clima organizacional.
Afinal, o RH pode propor e adotar inovações e práticas que equilibrem as expectativas dos funcionários e da empresa, de modo que ambos sejam beneficiados.
Como a tecnologia pode ajudar o RH multidisciplinar?
A incorporação de tecnologias na rotina do RH é um dos pilares da gestão multidisciplinar. Com essas tecnologias, o setor pode utilizar ferramentas e soluções para otimizar, facilitar e aprimorar diversos processos ligados à gestão de pessoas.
Entenda a seguir como essas ferramentas auxiliam o setor a se tornar mais estratégico.
Otimizando processos internos
Ferramentas como sistemas de ponto eletrônico permitem que o RH automatize tarefas repetitivas, mas necessárias para o trabalho do setor. Por exemplo, registro e tratamento de ponto, gestão de férias e cálculo da folha de pagamento.
Dessa forma, os profissionais de RH podem se concentrar em tarefas mais estratégicas, otimizando seus processos internos.
Facilitando a gestão de dados e informações
Tecnologias como sistemas de RH também auxiliam o setor a centralizar o armazenamento e processamento de dados sobre os colaboradores e sua jornada de trabalho. Essa centralização facilita o acesso e a gestão dessas informações, além de aumentar a proteção de dados.
Afinal, bons softwares de RH devem garantir a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outras regulamentações, garantindo a segurança das informações dos funcionários.
Promovendo a colaboração e comunicação interna
O RH também pode implementar soluções para facilitar a colaboração e a comunicação interna. Tecnologias como ferramentas de gestão de projetos, softwares de gestão de pessoas e redes sociais corporativas são alguns exemplos de soluções que podem ser utilizadas com essa finalidade.
Aprimorando a seleção e o recrutamento de talentos
Softwares de recrutamento, também conhecidos como sistemas ATS, podem ajudar o RH a agilizar o processo de recrutamento e ampliar o alcance do processo seletivo.
Isso porque esse tipo de software permite que candidatos de todos os lugares do mundo se candidatem às vagas abertas na empresa. Com base nas informações do candidato, o software utiliza inteligência artificial e ciência de dados para identificar os melhores candidatos, facilitando a rotina do RH.
Proporcionando insights analíticos para decisões estratégicas
Tecnologias como o sistema de ponto eletrônico e o software ATS também atuam como ferramentas analíticas. Ou seja, elas conseguem processar um grande volume de dados e fazer análises preditivas, fornecendo insights que ajudam o RH a tomar decisões estratégicas mais assertivas.
Desburocratizando o fechamento da folha
O RH ainda pode utilizar softwares de controle de ponto avançados, como o REP-P, para otimizar o fechamento das folhas de ponto e de pagamento.
Isso acontece quando a empresa utiliza um sistema que automatiza o cálculo de apontamentos e que pode ser integrado ao sistema de folha de pagamento.
Além de reduzir erros e fraudes que podem impactar a folha, essas tecnologias desburocratizam seu fechamento e tornam sua elaboração mais eficiente.
Qual é a melhor plataforma para desburocratizar o fechamento da folha?
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Esses recursos incluem desde múltiplas formas de registro de ponto, cálculo automático de apontamentos e fechamento otimizado de folha, até gestão de escalas, acompanhamento da jornada dos funcionários em tempo real, entre outras funcionalidades.
Todos eles ajudam a simplificar a rotina do RH e podem ser acessados direto na tela do celular, no notebook, entre outros dispositivos eletrônicos.
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Conclusão
O RH multidisciplinar é resultado das transformações pelas quais empresas e sociedade passaram nos últimos anos. Conforme explicado, essas transformações foram motivadas principalmente pelas inovações tecnológicas e por seus impactos no mercado de trabalho.
Esse cenário exige que o RH assuma um papel mais estratégico, que depende do uso de soluções digitais para funcionar com eficiência e ajudar a empresa a alcançar seus objetivos.
Afinal, a tecnologia oferece ao RH multidisciplinar ferramentas poderosas para melhorar a eficiência, a precisão e a eficácia de todos os aspectos da gestão de pessoas.
Por isso, empresas que desejam se manter competitivas e relevantes no mercado precisam do apoio de um RH com perfil multidisciplinar. Apenas com o suporte desse setor estratégico, elas conseguirão melhorar sua força de trabalho e atingir seus objetivos organizacionais.
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