Mensurar as ações no mundo corporativo é um passo essencial para as empresas avaliarem quais projetos estão dando certo ou não. Muitas dessas avaliações têm como base os chamados indicadores, sendo um deles o retorno de aprendizado (ROL).
O ROL é uma métrica que muitos especialistas analisam como sendo o substituto do ROI (retorno sobre o investimento). Isso porque ele consegue fazer uma avaliação mais ampla, focada principalmente na aquisição de conhecimento como gerador de resultados.
Apesar da importância dos indicadores, de acordo com a pesquisa HR Innovation apenas 8% das empresas utilizam e avaliam os indicadores em suas rotinas, antes de tomar uma decisão estratégica.
Contudo, para alcançar a excelência, cada vez mais o uso dos indicadores, como o retorno de aprendizado, é um diferencial. Uma vez que, os dados originários dessa mensuração podem contribuir para a empresa obter melhores resultados e ser mais competitiva.
Mas você sabe o que é ROL, como funciona na prática o retorno de aprendizado e como metrificar o conhecimento da sua empresa? Este artigo vai tratar dos seguintes pontos:
- O que é retorno de aprendizado?
- Qual a diferença entre ROL e ROI?
- Por que investir em conhecimento dentro da empresa?
- Como funciona o ROL?
- Conheça os benefícios do ROL
- Métricas e Indicadores do Retorno de Aprendizado
- Cálculo de ROL
Se interessou pelo assunto e quer saber como medir o retorno de aprendizado da sua empresa? Siga em frente e tenha uma boa leitura!
O que é retorno de aprendizado?
Retorno de aprendizado é uma métrica que tem como objetivo principal mensurar o conhecimento da empresa obtido perante os clientes, o dia a dia da companhia, a concorrência e o mercado de atuação de uma forma geral.
É descrito como o material bruto adquirido que poderá gerar insights que posteriormente serão importantes para as tomadas de decisão da empresa.
Esse levantamento de informações, baseado no retorno de aprendizado, permite à companhia ter uma visão mais ampla do negócio.
Permitindo que os gestores façam uma análise mais a fundo dos projetos, avaliando o que está dando certo, errado e quais os potenciais problemas que podem surgir.
Assim, torna-se possível um impulsionamento da competitividade de mercado e também do crescimento da empresa, posto que, cada passo será mais preciso.
Significado da sigla ROL
A sigla ROL significa Return on Learning, que em português seria o retorno de aprendizado.
Qual a diferença entre ROL e ROI?
O ROL é uma métrica derivada do ROI, porém existem diferenças no funcionamento destes indicadores. O ROI é a sigla de retorno sobre o investimento e mede a quantidade de dinheiro, lucro, que a empresa obteve com determinado investimento.
Já o ROL tem como foco principal o conhecimento obtido a partir de determinado investimento e, de que forma, esse conhecimento contribui com informações privilegiadas para a empresa tomar decisões estratégicas no sentido administrativo ou financeiro.
Enquanto o ROI foca na questão de lucro baseado no investimento, o ROL é uma métrica mais ampla que visa a mensuração do conhecimento e a avaliação de como os insights podem se tornar uma vantagem competitiva para a empresa.
Outra diferença é que o ROI mensura dados concretos, enquanto o ROL, além de oferecer a possibilidade de informações concretas, permite levantar insights prévios, valorizando uma cultura de aprendizagem, que pode apoiar o resultado posterior das ações.
Por que investir em conhecimento dentro da empresa?
O conhecimento é a base para que a empresa seja mais assertiva em todos os sentidos. Isso porque a partir do conhecimento a empresa consegue ampliar os horizontes e a visão crítica em relação a sua atuação no mercado.
Ao ter o conhecimento da sua atuação, da necessidade dos clientes e do que seus concorrentes têm feito, a empresa pode investir nas áreas que lhe darão maior retorno financeiro e criará ações focadas em resultados.
Além disso, com a gestão do conhecimento aliada ao retorno sobre aprendizado, as falhas de comunicação são praticamente erradicadas.
Já que toda informação é aproveitada ou descartada com base no que a empresa necessita para que sua estratégia se torne eficiente. É importante também investir em conhecimento na empresa para:
Estímulo a cultura de aprendizagem
De acordo com uma pesquisa realizada pela Josh Bersin, empresas que implementam uma cultura de aprendizagem contínua na rotina empresarial aumentam em 30% as chances de desenvolver novas lideranças.
Mas muito mais do que isso, criar esse tipo de incentivo faz com que os colaboradores vislumbrem e identifiquem um movimento da empresa no sentido de evolução profissional, que é muito valorizado no mercado.
Ao saberem que a empresa tende a investir neles, a tendência é que os funcionários se tornem mais engajados, motivados e produtivos. Assim, fica mais fácil reter talentos e, ter colaboradores mais bem preparados para exercerem suas funções na empresa.
Valorização de conhecimento como um acelerador de carreira
O conhecimento é também um item essencial para acelerar a carreira e potencializar as chances de construir uma equipe altamente capacitada.
Isso porque a partir do capital intelectual que o colaborador desenvolve, com investimento por parte da empresa com formações, treinamentos, workshops, o profissional estará cada vez mais preparado para os desafios do seu cargo.
Contudo, é importante sempre mensurar qual o nível de efetividade e de evolução da carreira, baseando-se principalmente no retorno de aprendizado. Afinal, esse será o mapa para criar formações cada vez mais assertivas.
Promover insights e trocas internas
Uma cultura de aprendizagem, em parte trabalhada com o retorno de aprendizado, pode estimular os colaboradores a se desenvolverem cada vez mais na empresa.
Com isso, a possibilidade de desenvolvimento do conhecimento potencializado, da promoção de insights e das trocas internas se torna uma constante no dia a dia da empresa.
Dado que, com um nível de conhecimento elevado, a tendência é que as ideias e propostas sejam cada vez mais relevantes e consequentemente mais importantes para as tomadas de decisão.
Como funciona o ROL?
O ROL na prática funciona e caminha junto com a Integração Contínua de Aprendizagem e Estratégia (CILS). A CLIS está relacionada a investimentos que a empresa destina para o aprendizado contínuo dos seus colaboradores.
O ROL funciona como uma espécie de bússola, que se inicia com o trabalho de coletar dados internos e externos sobre a empresa e do mercado e, posteriormente, a lapidação dessas informações que deverão se tornar ações concretas.
É justamente para estimular essa circulação de conhecimento que o ROL funciona aliado ao CILS, visto que, como você viu anteriormente, quanto mais os colaboradores forem treinados, maiores as chances de criarem insights para gerar bons resultados.
Conheça os benefícios do ROL
O retorno de aprendizado é visto no mercado empresarial como uma ferramenta primordial para que os investimentos destinados à evolução profissional dos colaboradores seja de fato efetiva. Porém, os seus benefícios vão muito além, conheça alguns deles abaixo:
- Coleta de insights que impactam para as tomadas de decisão;
- Visão ampla de mercado e dos concorrentes;
- Conhecimento das necessidades dos clientes;
- Criação de novas oportunidades e projetos
- Geração de um política de aprendizagem contínua;
- Possibilidade de uma avaliação mais criteriosa em relação ao que vem dando certo ou não;
- Facilidade nos investimentos, com decisões baseadas em informações concretas;
- Antecipação de possíveis problemas para que os investimentos sejam mais assertivos;
- Potencialização das chances de engajamento e satisfação do colaborador;
- Elevação da produtividade.
Métricas e Indicadores do Retorno de Aprendizado
O retorno de aprendizado possui algumas métricas e indicadores que servem para que a empresa consiga planejar ações e aplicar melhorias no dia a dia e no planejamento estratégico da empresa de maneira mais adequada. Confira abaixo quais esses indicadores:
Financeiro
O ROL pode ter um impacto importante nas finanças da empresa. Isso porque os dados em ROL levantados neste processo podem contribuir para que as tomadas de decisão neste sentido sejam mais assertivas.
Uma forma de identificar se o retorno de aprendizado está sendo efetivo neste caso é fazendo uma avaliação dos lucros obtidos a partir da implementação dessa estratégia. Se o lucro aumentou, é importante manter o investimento no ROL.
Caso isso não tenha ocorrido a empresa precisa fazer uma reavaliação de como essa métrica foi aplicada e se os dados e informações coletados foram utilizados corretamente.
Produtividade
A produtividade tem total influência nos resultados da empresa. Por isso, com a aplicação do retorno de aprendizado, a organização precisa avaliar pontos como: prazos de entrega das tarefas, horas trabalhadas, qualidade do trabalho e a satisfação do cliente.
Essa avaliação é importante, após a implementação do retorno de aprendizado na rotina da empresa, pois, assim a companhia pode mensurar a efetividade dessa métrica e criar a possibilidade de novos investimentos a partir destes resultados.
Treinamentos e Desenvolvimentos
Outro ponto em que o ROL pode ser extremamente importante é na avaliação de resultados de treinamentos e desenvolvimentos que a empresa oferece aos seus colaboradores. Com o retorno de aprendizado ela consegue mensurar a eficácia das ações.
Essa métrica é importante para que a companhia consiga inclusive ter uma base de referência para suas avaliações de desempenho e para que crie novos treinamentos focados na necessidade de cada setor ou colaborador.
Avaliação de crescimento
A partir dos levantamentos e ações originárias do ROL, a empresa tem como realizar uma avaliação de crescimento. Isso quer dizer que ela pode fazer uma comparação dos resultados pré e pós a implementação do retorno de aprendizado.
Esse tipo de análise é importante para que a organização defina os próximos passos em relação ao uso dessa métrica. Avaliando se ela realmente está sendo efetiva e, se não estiver, é o momento de avaliar onde estão os erros quanto ao uso dela.
Cálculo de ROL
Muitos citam o cálculo de ROL como algo imensurável por se tratar principalmente de um indicador que objetivamente mede o conhecimento. Contudo, muitas companhias, que desejam mensurar esse dado concretamente, utilizam a fórmula do ROI:
- ROL = retorno de aprendizagem (receita gerada) — custos (investimentos) / custos (investimentos)
Aplicando essa fórmula, numa mensuração de retorno de aprendizado, é possível obter um número que aponta quantas vezes a sua empresa lucrou a partir de determinada ação.
Supondo que uma empresa teve um lucro de R$ 50.000,00 após organizar um treinamento que custou R$ 5000,00, aplicado a fórmula citada, a empresa terá em números o seu retorno de aprendizagem, por meio da seguinte conta:
- ROL = retorno de aprendizagem (R$ 50.000,00) — custos (R$ 5000,00) / custos (R$ 5000,00)
- Resultado do ROL = 9
O resultado 9 significa que a empresa lucrou 9 vezes mais do que os custos que ela teve com o investimento em treinamento. Ou seja, a cultura de aprendizagem, nesse caso, foi extremamente positiva para a organização.
Conclusão
Esse artigo reiterou a importância que os indicadores têm para que as empresas se tornem mais assertivas nas suas decisões.
Com a ascensão dessas estratégias, a cada dia surgem novas técnicas de apoio para as empresas medirem o valor de determinado investimento, como o retorno de aprendizagem, destaque deste conteúdo e que é um grande aliado neste sentido.
Com o ROL a empresa não só cria uma nova forma de mensurar seus investimentos em conhecimento como passa a valorizar mais a gestão do conhecimento para potencializar o engajamento, a produtividade e a evolução dos seus profissionais.
Dessa forma, os gestores, via retorno de aprendizado, podem ter uma visão mais ampla e assertiva sobre o empresa, o mercado, clientes e concorrentes. Levantando a todo momento novos insights na forma que ela deve agir para obter o sucesso desejado.
Entendeu a importância que os indicadores têm para que a empresa obtenha o sucesso? Se você gostou deste conteúdo sobre o retorno do aprendizado e quer conferir mais conteúdos como esse, acesse o blog da Pontotel.