Existem habilidades que são reconhecidas no mercado de trabalho, e que mostram como o colaborador pode ajudar a empresa a melhorar. Nesse quesito a resiliência no trabalho, faz com que o funcionário saiba se comportar em situações adversas dentro de uma organização.
Se conhecer e ter a experiência para conseguir não se abater em um feedback negativo, por exemplo, ou se adaptar melhor a um novo ambiente, é um mérito do colaborador. Isso é bem visto entre os gestores. Por isso, quem desenvolve essa habilidade consegue alcançar os melhores cargos nas empresas.
Neste artigo vamos entender o que é resiliência, como a resiliência ajuda no trabalho, como desenvolver essa habilidade e como ela auxilia no sucesso profissional. Vamos aos tópicos do texto:
- Conceito de resiliência
- O que é resiliência no trabalho?
- Quais as características de uma pessoa resiliente?
- Qual é a importância de ser resiliente no trabalho?
- Como desenvolver resiliência no trabalho?
Boa leitura!!
Conceito de resiliência
A palavra resiliência vem de um termo da física, representando a ação de quando um corpo sofre pressão e estresse e consegue voltar ao seu formato normal. Adaptando isso ao conceito popular e o tema central do texto, é quando a pessoa consegue seguir em frente depois de uma situação de desgaste.
Podemos colocar que uma pessoa resiliente tem a característica de se recuperar frente a uma situação que a afeta, seguindo em frente, encontrando forças internas para continuar trilhando sua vida.
Tipos de resiliência
Existem vários tipos de resiliência, como a emocional, profissional, social e entre outros. O termo apesar de ter origem na física, serve para os diversos momentos da vida humana, assim tem vários tipos. Vamos ver alguns:
Emocional
A resiliência emocional vem de seguir em frente, não se deixando abater por sentimentos e sensações ruins, mesmo parecendo que tudo dará errado.
O otimismo e a confiança que o objetivo será alcançado fará dar certo. Essa habilidade pode ser trabalhada com atitudes e pensamentos corretos, e com uma resiliência bem trabalhada, terá mais senso de decisão e saúde mental.
Social
A resiliência social é quando a pessoa tem base de amigos e familiares para quando precisar de alguma ajuda.
Ser resiliente é enfrentar diversos problemas e tentar superar por meio de sua própria ajuda, contudo, ter pessoas em quem confiar fará você se sentir melhor e poderá chegar mais longe, já que tem uma “rede de ajuda”.
O que é resiliência no trabalho?
Resiliência tem a ver com superação e saber como se comportar em momentos difíceis. Sabe aquele profissional que está calmo em momentos de tensão dentro do ambiente de trabalho? Esse trabalhador adquiriu uma boa resiliência, porque sabe que é uma fase e que essa situação poderá servir como aprendizado.
Além disso, resiliência é uma habilidade bem vista por recrutadores, porque mostra que o profissional pode se adaptar a momentos ruins e que saberá encontrar as soluções dentro de si.
Então, o trabalhador resiliente procura entender a situação, como poderá encontrar as soluções para a tensão e o momento de incerteza, além de consumir pouca energia se lamentando por esse problema.
Quais as características de uma pessoa resiliente?
Existem algumas características que fazem uma pessoa ser resiliente. Desenvolver a resiliência requer tempo.
Para saber lidar com pressões e feedbacks ruins é preciso ter a experiência de saber entender o momento e não deixar se abalar.
Rápida adaptação
Se adaptar em um novo ambiente de trabalho requer tempo para entender como funciona a velocidade do ambiente, conhecer a metodologia dos líderes, conhecer os colegas de trabalho e entender a cultura da empresa.
Mas, o trabalhador resiliente sabe se adaptar mais rápido a esses novos desafios, com isso precisa de menos treinamento e sabe produzir em tempo recorde, como se já estivesse há anos naquele ambiente.
Facilidade em superar adversidades e desafios
Essa é uma das habilidades valorizadas no mercado de trabalho. Saber superar as adversidades e encontrar uma solução para o problema, o que é ótimo para as empresas.
Quando o funcionário não se abala e procura ser útil no momento em que não foi bem ou que a empresa não passa por um bom momento é a prova da resiliência no trabalho.
Então, quando um colaborador pouco se lamenta pela situação e procura ajudar a superar o momento complicado em que está, os gestores avaliam isso de forma positiva e comprovam que o trabalhador tem a resiliência como uma qualidade.
Qual é a importância de ser resiliente no trabalho?
Ser resiliente ajuda no relacionamento com seus colegas de trabalho, têm maior possibilidade de alcançar um bom plano de carreira na empresa, ter melhor qualidade de vida no trabalho, boa postura no cotidiano e muito mais.
Torna o trabalho menos estressante
Como a resiliência envolve diversas qualidades juntas, como saber se portar em diversos momentos, além de controle emocional, o trabalho se torna menos estressante porque o profissional coloca menos pressão em seu trabalho e assim consegue executar de forma mais natural.
Garante uma melhor qualidade de vida no trabalho
Garantir qualidade de vida em diversos momentos da vida ajuda na sua saúde e no seu futuro também.
No trabalho não é diferente: quando o profissional fica muito nervoso no trabalho, não tem um bom relacionamento com seus colegas, ou tem dúvidas a respeito de seu futuro na empresa, isso acaba fazendo mal a saúde dele, que passa a ter diversos problemas de saúde por não ter controle emocional.
Melhora o engajamento com a empresa
Quando o profissional sempre encontra soluções mesmo recebendo feedbacks ruins procurando melhorar sua produção, os gestores avaliam de forma positiva a dedicação do colaborador e isso aumenta o engajamento dos dois lados.
Mantém uma boa comunicação com colegas de equipe
Como o trabalho fica menos estressante para o profissional resiliente, o contato com seus colegas de trabalho fica mais natural.
Isso porque, quando acaba a jornada de trabalho, o colaborador não está mais estressado ou desgastado por conta de alguma situação ou feedback que recebeu de seu superior, já que tem a maturidade emocional para saber compreender a situação.
Alcança diversos níveis
O plano de carreira é importante para todos os profissionais que ingressam na empresa, inclusive sendo critério de escolha da maioria dos trabalhadores no momento de escolher a organização em que deseja trabalhar.
Assim, alcançar diversos níveis dentro da empresa requer trabalho e dedicação por parte do colaborador para ser digno de conseguir os melhores cargos.
Como a resiliência no trabalho é um critério bem visto pelos gestores, quando o colaborador mostra que sabe administrar os momentos de dificuldade, encontra soluções e tem pulso para comandar uma equipe, esse funcionário será escolhido para os melhores cargos na organização.
Mantém uma postura positiva diante de problemas do dia a dia
Ser positivo em qualquer momento da vida ajuda na resolução de problemas e na comunicação com todos ao seu redor. Por isso, manter uma postura positiva no cotidiano ajuda a trabalhar de forma mais saudável na empresa.
Nem todos os momentos serão de positividade, em algum momento o trabalhador irá errar ou receberá um feedback negativo, mas se manter sempre positivo ajuda a passar por esses momentos com equilíbrio emocional.
Como desenvolver resiliência no trabalho?
Ao longo do texto conseguimos entender que ter resiliência no trabalho e na vida pessoal faz diferença em tomadas de decisão, ter boa comunicação e saber entender as críticas negativas de uma forma mais natural.
Mas, como desenvolver a resiliência no trabalho?
Esse é o assunto dos próximos tópicos para saber como desenvolver essa habilidade tão visada no mercado no mercado de trabalho.
Tenha inteligência emocional
A inteligência emocional é importante para se auto avaliar e saber quais as emoções que mais atrapalham. Não controlar seus sentimentos e tomar as decisões por impulso é a receita para o fracasso profissional, além do pessoal.
Por isso, procure saber quais as emoções que mais o afetam. Você costuma chorar quando está bravo? Acaba discutindo demais quando acontece algo que não gostaria? Todas as situações precisam ser avaliadas para poder se controlar e não resolver por impulso.
Tenha uma rede de apoio
Ter a rede de apoio tem muitos benefícios, mas o principal é entender que não estará sozinho em nenhum momento.
A rede de apoio serve para desabafar sobre alguns assuntos, pedir ajuda para os colegas de trabalho sobre alguma função, delegar tarefas para que possa focar realmente no essencial e muitas outras funções.
Se não tem essa rede de apoio, procure fortalecer e ver em quem pode confiar, já que muitas das nossas atividades não conseguiremos enfrentar sozinho. Então, procure alguém que possa confiar e terá uma resiliência maior.
Tenha autoconhecimento
Talvez esse seja o tópico mais importante para adquirir a resiliência. Olhar para si e saber quais são seus pontos fortes e fracos e não ter medo de arriscar é o mais importante quando falamos no mercado de trabalho.
Diversos profissionais não procuram se conhecer por insegurança e acham que isso pode atrapalhar seu sucesso profissional, quando, na verdade, é o contrário: saber ter a humildade do que não entende algo direito e procurar se esforçar a fazer é uma grande qualidade e isso é reconhecido por gestores.
Procure se conhecer, mas se quiser aprofundar no autoconhecimento, pode procurar ajuda profissional, como de um terapeuta ou psicólogo, para saber quais pontos estão precisando melhorar.
Entender a importância do erro
Ninguém deseja errar ou passar por alguma situação que encontre dificuldade, porém, saber o valor de errar e procurar melhorar é uma das qualidades de uma pessoa resiliente. Afinal, não dá para escolher os momentos de acertos ou querer acertar tudo, então entender que vai errar ajuda no processo de melhora profissional.
A adversidade nos faz melhorar e sair da nossa zona de conforto, assim quando nos vemos pressionados ou errando de forma sucessiva podemos parar e refletir para entender o que houve e descobrir como podemos evitar essa situação.
Seja flexível
Colaboradores que são flexíveis e aceitam mudanças costumam ter mais sucesso profissional. Afinal, com tantas tecnologias e o mundo mudando em questão de segundos, ter a mente aberta e saber que poderá vir novas funções ou ferramentas para facilitar o trabalho faz com que o funcionário seja aceito por todos.
Se você ainda não tem essa característica, pode começar a treinar. Isso porque trabalhar da mesma forma que conhece por anos pode ser confortável, mas esse ponto não está em suas mãos e a qualquer momento poderá vir uma nova tecnologia, ou ser exigido um novo grau de responsabilidade em suas funções. Estar preparado e ter flexibilidade comohabilidade faz com que o profissional dure mais tempono mercado e até mesmo consiga evoluir de cargo na mesma empresa.
Conclusão
Podemos concluir que a resiliência é uma habilidade que pode ser trabalhada ao longo de sua vida profissional e pessoal. Não agir por impulso e se questionar demais sobre uma ação que fez errado ou por um feedback negativo podem atrapalhar seu futuro na empresa.
A resiliência se expande muito mais do que o mercado de trabalho, essa habilidade é importante para a vida, pois assim tomará melhores decisões em diferentes âmbitos, além de saber entender as críticas negativas.
Desenvolver essa habilidade requer experiência e ter cometido erros ao longo de sua vida profissional. Quando cometemos um equívoco e o gestor nos faz uma crítica, é preciso ter maturidade e entender a situação, mas a experiência ajuda a saber como se portar e o que aquele momento pode significar no seu futuro profissional e no futuro da empresa.
Além disso, quem consegue desenvolver a resiliência tem melhores resultados no ambiente corporativo. Isso porque consegue se comunicar melhor com seus colegas de trabalho, se adapta mais rápido ao novo ambiente em que está, alcança melhores níveis dentro da empresa e muitas outras atividades.
Dessa forma, alguns entendimentos precisam ser colocados no momento de melhorar sua resiliência no trabalho. Então, saber ser flexível, ter uma boa rede de apoio, se conhecer bem para saber suas falhas e acertos e boa inteligência emocional ajuda bastante nesses momentos de desenvolver essa habilidade.
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