Reputação da empresa: qual a importância para o negócio?
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Time Pontotel 26 de janeiro de 2024 Controle de ponto

Por que é tão importante manter a boa reputação da empresa? Entenda tudo sobre o assunto!

Reputação da empresa: por que é importante mantê-la, como fazer isso e o que pode prejudicar a reputação empresarial.

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Atualmente, os fatores avaliados pelo público consumidor para escolher uma marca vão além de valor monetário e qualidade. Entre eles, está a reputação da empresa e os valores e a trajetória que ela possui até o momento. 

Por isso, é de extrema importância que as empresas prezem por uma boa reputação. Afinal, a imagem que a marca transmite tem um impacto direto nos seus resultados financeiros e de performance. 

Você sabe o que é a reputação de uma empresa? A reputação da sua organização é boa? Neste artigo, você vai entender tudo sobre reputação empresarial. Confira a seguir os tópicos que serão abordados:  

Aproveite o conteúdo e tenha uma boa leitura!

O que é a reputação de uma empresa?

Uma pessoa utilizando um celular

A reputação de uma empresa é a concepção que as pessoas têm de uma marca. Com “pessoas”, entende-se todos os grupos que já tiveram algum relacionamento com a organização: consumidores, funcionários, fornecedores, parceiros, etc. 

A reputação da empresa é construída com a soma de muitos fatores ao longo dos anos, como:

  • Causas que ela defende;
  • Qualidade dos produtos e serviços;
  • Custos-benefícios dos produtos e serviços;
  • Relacionamento com clientes e equipe; 
  • Ações feitas para as bandeiras que ela defende. 

E esses são só alguns exemplos. Nesse sentido, a reputação da empresa é incontrolável: ela não está restrita aos negócios e se constrói em todos os pontos de contato deles, dependendo de seus stakeholders

Portanto, é preciso entender que, ao mesmo tempo que a boa reputação da empresa é consequência de uma organização que tem propósito e identidade, é também causa de uma estratégia de crescimento que ajuda os negócios a se solidificarem.

Qual a importância de uma boa reputação empresarial?

Uma boa reputação empresarial ajuda as empresas a se destacarem no mercado, mantendo resultados exponenciais e sucesso financeiro

Isso, pois, na atualidade, os consumidores mudaram, as pessoas encontram-se em um cenário em que estão rodeadas de muitas boas opções, e qualidade e preço já não são mais diferenciais competitivos. 

Por exemplo, um relatório de 2021 da empresa Zendesk informou que 54% dos consumidores preferem empresas que têm a diversidade e a inclusão social em suas culturas de trabalho.

Agora, o consumidor não quer apenas satisfazer um desejo ou solucionar um problema ao comprar de empresas. O cliente passa a procurar propósito, história e motivos que vão além dos racionais para consumir. Nesse processo, ele exige que a marca entenda sua identidade e seu motivo de existir, isto é, sua missão, visão e valores

Encontrar uma identidade é uma estratégia de mercado que vai guiar as decisões da empresa por muitos anos, pois, a partir de seu propósito, ela se posicionará alinhada àquilo que acredita. Esse tipo de solidez garante confiança até mesmo para os investidores da empresa. 

São ações que, inclusive, mostram-se benéficas para selecionar e manter um quadro de funcionários alinhados e engajados com a empresa. Por outro lado, incentiva ainda a atração e a fidelização de consumidores que se identificam com a identidade da marca. 

É essa coerência que construirá a boa reputação da empresa ao longo dos anos e posteriormente uma posição sólida e de destaque no mercado.

Qual é a diferença entre a imagem e a reputação da empresa?

A diferença entre elas é o tempo de formação. Para construir uma reputação, levam anos, e é um resultado de muitos fatores; por outro lado, idealizar uma imagem de uma empresa é algo pontual, podendo ser o resultado de uma impressão.

Dicas de como nutrir uma boa reputação empresarial

Não é fácil construir a boa reputação da empresa. Pois, como já mencionado, isso depende de todos os stakeholders, decisões coerentes e, mesmo com todo esse esforço, a reputação empresarial não pode ser controlada. 

Mas existem boas práticas que podem guiar uma empresa no processo de construção da boa reputação. Confira a seguir algumas delas:

Adotar a transparência

Empresas que não são transparentes em seus processos e negociações eventualmente tornam-se mal-faladas no mundo corporativo. As pessoas comentam quando uma organização possui traços de desonestidade, o que pode sujar a reputação do negócio. 

Apesar de não ser possível fiscalizar tudo e todos, adotar transparência na empresa ajuda a ter um controle melhor e mais confiável dos processos. 

Investir em políticas de compliance

Políticas de compliance ajudam a empresa a verificar se ela está em conformidade com as leis, os protocolos e as regras necessárias. 

Investir nessas políticas e estar de acordo com as normas aumenta a confiança dos stakeholders e a credibilidade da empresa. 

Além de, claro, diminuir os riscos de multas e escândalos envolvendo o nome da empresa por descumprimentos legislativos. 

Engajar-se com os stakeholders

É importante oferecer uma boa experiência em todos os pontos de contato da organização e para todas as partes interessadas na empresa, ou seja, para os stakeholders: consumidores, funcionários, investidores e pessoas que forem impactadas pelo negócio. Isso porque qualquer um deles pode reproduzir suas impressões sobre a corporação, e estas refletirão na reputação da empresa. 

Treinar sua equipe para um atendimento humanizado

Por conta do motivo anterior, toda empresa deve treinar sua equipe para praticar um atendimento humanizado. Experiências positivas proporcionadas pela corporação serão passadas adiante, assim como as negativas. 

Entre essas experiências, estão, por exemplo: se uma empresa possui bom atendimento, se sua equipe comercial é resolutiva, etc. Todas essas questões são de interesse do mercado e edificam a influência da marca. 

Esse conjunto de impressões individuais transmitidas para o coletivo constroem a reputação da empresa no mercado, e se positivas, fidelizam a clientela e atraem mais consumidores. 

Ter a voz da marca bem definida

Um tom de voz bem definido é de suma importância porque guia as decisões da empresa e unifica as experiências dos stakeholders.

Investir em relações públicas

Para ter uma boa reputação, a empresa também precisa cuidar da sua comunicação corporativa externa. Ela pode fazer isso por meio das relações públicas, comunicando para o mundo seus valores, propósitos e promessas. Isso gera uma concepção positiva sobre a marca.

O que pode afetar negativamente a reputação da empresa?

Um homem com a expressão de cansado colocando a mão no rosto

Falta de transparência nos processos, ausência de propósito de marca, incoerências com as bandeiras que a organização defende e falhas no atendimento são alguns dos fatores que afetam negativamente a reputação de uma empresa.

Quais são os pilares para assegurar uma reputação positiva?

Para assegurar uma reputação positiva, é importante que a empresa tenha certos pilares em seu alicerce. 

Verifique a seguir quais são eles:

Questões sociais e ambientais

O compromisso com questões sociais e ambientais não é mais um diferencial para as empresas, é uma responsabilidade. Portanto, isso precisa estar entre seus pilares. 

Houve uma época em que as organizações não se comprometiam por medo de perder público, mas essa falta de posicionamento atualmente é um grande risco para a reputação da empresa. O consumidor vê a ausência de compromisso como falta de propósito. 

Portanto, entender a razão de a empresa existir e abraçar causas que tenham a ver com essas questões passou a ser uma necessidade. É importante lembrar que, para além de defender bandeiras, é preciso colocar em prática ações que demonstram o empenho com a causa. 

Por exemplo: se a organização abraça a diversidade, ela tem a obrigação de ter acessibilidade em seu espaço. 

Campanhas de marketing

Outro pilar importante são as campanhas de marketing, responsáveis por transmitir os compromissos da empresa, suas promessas, conquistas e, assim, ir moldando positivamente a reputação da empresa nos canais de grande alcance. 

Quanto mais pessoas essas mensagens alcançarem, maior é o potencial de crescimento da empresa. Mas também maior é o risco. 

Deve-se ter cuidado com as informações transmitidas, porque propagandas enganosas, ou seja, prometer coisas que não se pode cumprir, têm um efeito negativo na percepção das pessoas sobre a marca. 

Transparência com o público

Por fim, se uma organização não for honesta em seus processos, mesmo que isso não seja responsabilidade direta da gestão, o público descobrirá em algum momento e essa impressão se espalhará rapidamente, prejudicando a reputação da empresa. 

Portanto, a gestão deve priorizar sempre a transparência com o público, desde a comunicação do produto ou serviço até o atendimento individual. 

Conclusão

Um homem desenhando um emoji feliz

A boa reputação da empresa garante sua saúde financeira porque permite que ela se diferencie no mercado e, assim, conquiste parcelas cada vez maiores do público consumidor que atualmente prioriza marcas com propósitos. A longo prazo, essa conquista possibilita solidez e estabilidade para a organização. 

Entretanto, construir uma boa reputação é diferente de construir uma boa imagem. Uma reputação positiva demora anos até ser conquistada, já a imagem é algo pontual e mutável.

Entendendo que esse é um processo lento e que leva em conta diversos fatores, os negócios devem investir em pilares importantes, como questões sociais e ambientais, campanhas de marketing e principalmente transparência com o público. 

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