Relações de confiança no trabalho: os 3 pilares essenciais
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Time Pontotel 9 de dezembro de 2024 Gestão de Pessoas

Relações de confiança: descubra os pilares fundamentais e estratégias para fortalecer seu ambiente organizacional

O que é relação de confiança? Entenda como transmitir confiança no trabalho e quais os benefícios de relacionamentos confiáveis para líderes e liderados.

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Quando uma empresa tem funcionários engajados, ela começa a usufruir de inúmeras vantagens, como o ganho de produtividade. Desenvolver uma relação de confiança tem um impacto significativo nisso, visto que os líderes e liderados, ao se sentirem em um local de trabalho confiável, tornam-se mais motivados e comprometidos.

Com base na pesquisa feita pela Gallup a respeito do engajamento de funcionários, descobriu-se que aqueles mais engajados conseguem produzir resultados melhores. Isso vale para empresas de qualquer setor, tamanho e nacionalidade. 

Ainda, constatou-se que a variação do engajamento dos times é diretamente influenciada pelo gerente. Isso coloca em destaque a importância da confiança no trabalho no que se refere à liderança, que também tem de agir com transparência e integridade em todas as suas decisões e comportamentos para transmitir confiança.

Como a relação de confiança no trabalho é um tema repleto de nuances, este texto focará explicar o assunto por meio destes tópicos:

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Continue acompanhando e tenha uma excelente leitura!

 

O que é a relação de confiança no trabalho?

A relação de confiança no trabalho está pautada em alguns princípios, como a crença nas boas intenções de cada funcionário e líder, o senso de integridade a partir das ações desses profissionais e, ainda, a percepção de trabalhar com colegas que dão apoio e prezam pela honestidade.

Quando existe esse tipo de relacionamento profissional, cria-se um ambiente mais produtivo e saudável, pois não haverá desconfianças ou atritos. Assim, tanto a empresa quanto os funcionários se beneficiam com relacionamentos transparentes e honestos.

Em seu livro “The Speed of Trust”, Stephen M.R. Covey pontua algo interessante: “Simplificando, confiança significa segurança. O oposto da confiança — desconfiança — é suspeita”. Como será exemplificado ao longo deste conteúdo, a falta de confiança entre líderes e liderados é o suficiente para gerar uma série de problemas.

Nesse sentido, há três tipos de confiança:

  • Confiança processual: esse tipo de confiança fundamenta-se no entendimento de que as coisas, como procedimentos organizacionais, são feitas seguindo protocolos e normas íntegras e honestas, gerando, assim, confiança;
  • Confiança baseada em características: relacionado às qualidades de uma pessoa, como sua competência, integridade e honestidade, esse tipo refere-se à confiança nas habilidades e nos valores de alguém;
  • Confiança institucional: diz respeito à confiança em relação a uma empresa na totalidade, englobando, por exemplo, o entendimento de que ela atua com lealdade, compromisso e ética.
 

Quais são os 3 pilares da confiança no trabalho?

Três cilindros de cortiça numerados de 1 a 3 estão organizados em forma de pirâmide sobre uma superfície lisa e neutra.

Para haver confiança no trabalho, é essencial que alguns pilares de relacionamentos confiáveis estejam presentes. Quando isso ocorre, eles fortalecem o sentimento de confiança que os colaboradores têm em relação aos líderes e vice-versa. Entenda a seguir.

Relacionamentos positivos

Os relacionamentos positivos no trabalho são aqueles que, diariamente, baseiam-se em ações de respeito, empatia e apoio, tanto por questões profissionais quanto por, eventualmente, questões pessoais dos funcionários.

Esse pilar das relações de confiança facilita a comunicação, como ao evitar conflitos em projetos feitos entre times diferentes. O resultado disso é o desenvolvimento de uma atmosfera no local de trabalho na qual os líderes e liderados se sentem confortáveis na hora de compartilhar ideias.

Bom julgamento e confiança

Considerando apenas o período de 1 mês de trabalho na empresa, diversas decisões são tomadas em diferentes setores e acerca de variados cenários. Por isso, quando um gestor, por exemplo, demonstra ter um bom julgamento ao tomar uma decisão e age com transparência, isso automaticamente gera nos liderados o senso de confiança. 

Consistência e credibilidade

A relação de confiança no trabalho não surge subitamente. Ela precisa ser construída ao longo do tempo. Isso mostra a importância de analisar se as ações de um líder ou liderado são consistentes ou deixam de transmitir confiança em algum momento.

Tal consistência, quando acontece, é a responsável por gerar a percepção de credibilidade. Na rotina da empresa, isso é vantajoso porque proporciona a um líder, por exemplo, o sentimento de confiança de que seus liderados cumprirão certa tarefa no prazo.

 

Por que a confiança no trabalho é importante?

Em todos os contextos, a confiança é um sentimento importante para os laços entre as pessoas serem saudáveis. Assim, a relação de confiança no trabalho, uma vez desenvolvida, gera vantagens para líderes, liderados e para a própria empresa. Entenda os benefícios na tabela abaixo.

LíderesLideradosEmpresa
Maior facilidade na hora de delegar tarefas.Mais segurança para expressar ideias em reuniões e conversas.Desenvolvimento de cultura positiva e transparente.
Evita a necessidade de microgerenciamento.Relacionamentos mais leves e respeitosos.Redução de turnover.
Melhora na comunicação com os liderados.Redução de ansiedade e estresse.Maior eficiência operacional e produtividade devido ao desempenho dos times.
Aumento de influência por conta da credibilidade.Produtividade, sobretudo nos trabalhos em equipe.Reputação positiva, tornando-se mais atraente a clientes, investidores e novos talentos.
Menor número de conflitos.Maior sentimento de segurança e estabilidade.Workplaces com funcionários mais honestos, criativos e inovadores.
 

O que quebra a confiança no ambiente organizacional?

A relação de confiança no trabalho, embora demore a ser construída a depender do caso, pode ser facilmente abalada por conta de ações e reações. A falta de transparência é um exemplo disso: se um colaborador toma uma decisão sem dar explicações, sobretudo se for uma decisão crítica, isso afeta diretamente o senso de confiança no gestor do time.

Prometer algo e não cumprir, ações abruptas por parte da liderança ou empresa, microgerenciar os liderados como se eles não fossem entregar um trabalho de qualidade: esses são outros tipos de ações que quebram a confiança no local de trabalho.

E por que a falta dela é tão prejudicial?

Quando não há relação de confiança no trabalho, ou quando esse sentimento foi corroído por alguma razão, isso traz diversas consequências negativas. O engajamento e a motivação dos funcionários são os principais aspectos afetados: aos poucos, eles passam a ter menor compromisso, fazendo só o básico de cada tarefa ou nem isso.

Outros prejuízos da falta de confiança são: aumento do turnover, já que os funcionários vão começar a desejar trabalhar em empresas nas quais eles, de fato, sintam confiança em seus líderes; e aumento nos níveis de estresse e ansiedade, pois se cria uma atmosfera de incerteza repleta de atritos, que, a longo prazo, ocasiona sérios problemas de saúde.

 

Como estabelecer e construir relações de confiança no trabalho?

Ambiente corporativo de colaboração e confiança, com duas mulheres profissionais interagindo de forma positiva. Uma delas, sorridente, aperta a mão de uma pessoa fora do quadro, enquanto outra observa amigavelmente ao fundo. 

A relação de confiança na empresa só pode ser desenvolvida assertivamente se algumas atitudes forem tomadas. O mesmo vale para os locais de trabalho em que essa confiança está prejudicada. Confira ações práticas a seguir:

Fortaleça a autoconfiança

Para poder transmitir confiança para outro colega de trabalho, confiar em si mesmo é o primeiro passo. Isso se dá porque a autoconfiança consegue passar a ideia de que uma pessoa confia em suas habilidades e decisões.

Um exemplo disso é um líder que, ao apresentar novas ideias para um projeto, consegue demonstrar confiança na forma como fala (comunicação verbal) e na forma como gesticula (comunicação não verbal).

Fomente um ambiente de trabalho saudável e livre de conflitos

Outro ponto primordial para o desenvolvimento de uma relação de confiança na organização é fomentar, constantemente, um local de trabalho respeitoso, transparente e honesto

A escuta ativa, tanto por parte dos líderes quanto dos liderados, é uma forma de promover isso. A mesma lógica se aplica na hora de um líder resolver conflitos entre colegas de forma justa.

Cumpra suas promessas e seja consistente nas ações

O cumprimento de promessas é um dos fatores que moldam a relação de confiança em qualquer empresa. Enquanto descumprir promessas implica no sentimento de deslealdade, cumpri-las mostra integridade. É uma forma de um colaborador, por exemplo, demonstrar que seu gestor pode contar com ele. 

Dê feedbacks sinceros e construtivos

Os feedbacks sinceros possuem um papel importante quando se trata de desenvolver relação de confiança na empresa por um motivo específico: com eles, é possível alinhar expectativas com sinceridade.

Em uma avaliação de desempenho, por exemplo, um líder pode dar um retorno cheio de críticas para o funcionário, que, consciente ou inconscientemente, perceberá isso como desrespeito e falta de interesse genuíno por parte do gestor. Isso afeta o sentimento de confiança.

Seja flexível e empático

A relação de confiança no trabalho também tem de estar fundamentada na flexibilidade e empatia, pois isso criará um local de trabalho mais acolhedor. Se um funcionário vê que um colega de trabalho está passando por problemas pessoais, por exemplo, oferecer ajuda e ser compreensivo é uma maneira de demonstrar empatia e, com isso, gerar confiança.

Sobre ser flexível, em particular, isso pode ser praticado em diferentes situações. Uma delas é quando o colaborador está com problemas pessoais: nesse caso, o líder pode ser flexível e permitir que o funcionário ajuste seu horário de trabalho para resolver alguma questão particular. Além de empática, esse tipo de ação fortalece o vínculo entre eles.

Nesse sentido, cabe destacar o que cita Bruno Rodrigues, CEO e cofundador da GoGood, ao afirmar que a “flexibilidade é um fator de atração, de retenção de talentos e é especialmente uma questão de bem-estar”. Isso, como exemplificado, também implica no aumento de confiança.

Conclusão

Ter uma relação de confiança é um dos princípios para locais de trabalho nos quais os funcionários trabalham de forma harmoniosa, produtiva e em meio a pessoas com as quais podem contar.

No entanto, desenvolver esse tipo de confiança todos os dias não se trata de uma atitude puramente estratégica para conseguir ter funcionários mais produtivos e líderes mais eficientes. Na verdade, é uma forma de criar ambientes colaborativos imersos em honestidade, transparência e apoio mútuo

Como abordado neste conteúdo, a confiança nas empresas pode ser desenvolvida por meio de ações práticas; porém, ela também pode ser facilmente quebrada. Sendo assim, independentemente do porte de um negócio, seu segmento, se é novo no mercado ou se já está nele há muitos anos, todos eles devem prezar pelos relacionamentos confiáveis.

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