Já pensou em participar de uma rede social em que o assunto é trabalho e as conexões são feitas entre colegas? Essa é a realidade possibilitada por uma rede social corporativa, que traz ganhos expressivos a qualquer empresa.
Assim como na vida pessoal, a vida corporativa também pede por plataformas que facilitem a comunicação, o engajamento e o senso de comunidade. Essa estratégia é capaz de integrar equipes e fortalecer a cultura organizacional de maneira intuitiva e fluida.
Quer se aprofundar neste conceito? Este artigo aborda várias questões sobre o tema. Para melhor entendimento, ele está dividido conforme os tópicos abaixo:
- O que é uma rede social corporativa?
- Vantagens da rede social corporativa
- Desafios na implementação de uma rede social corporativa
- Como implantar uma rede social corporativa?
Boa leitura!
O que é uma rede social corporativa?
Uma rede social corporativa é uma plataforma online capaz de fazer com que colaboradores de uma empresa se conectem e promovam o engajamento. Ela se assemelha muito às redes sociais usadas no dia a dia.
De maneira intuitiva, a interface desta ferramenta faz com que os funcionários da empresa conversem facilmente, criem grupos de trabalho, troquem informações e compartilhem resultados.
Esse tipo de rede social é capaz de destacar, ainda, influenciadores que possam ser os porta-vozes de campanhas, culturas e valores da empresa. Além disso, consegue deixar informações importantes disponíveis de maneira mais descomplicada.
Como funciona uma rede social corporativa?
Uma rede social corporativa funciona de maneira parecida àquelas que são usadas na vida pessoal. O colaborador cria uma conta na plataforma disponibilizada pela empresa e, a partir de então, pode interagir com seus colegas ao realizar suas postagens e seus comentários.
Nas plataformas, há recursos bastante parecidos com aqueles das redes sociais, como “like”, compartilhamento, fóruns, postagens com fotos e texto, vídeos e chats. O formato é o mesmo, mas a intenção, em vez de ser a promoção pessoal, deve ser a profissional.
Vantagens da rede social corporativa
Há inúmeras vantagens em implementar uma rede social corporativa na empresa. Ela otimiza a comunicação, engaja e ajuda a disseminar a cultura, ponto muito importante para o trabalho do departamento de RH. Confira cada um a seguir.
Melhoria da comunicação interna
A comunicação interna é potencializada com o uso da rede social corporativa. Afinal, é possível centralizar todos os recados importantes e outros conteúdos que devem ser disseminados às equipes.
Além disso, a conexão entre os participantes facilita que toda a comunicação divulgada na rede tenha maior abrangência. Por isso, também é preciso ter muito cuidado ao fazer uma postagem neste ambiente, pois é certo que ela se espalhará rápido.
Nesse sentido, é interessante que algum profissional das equipes de RH, marketing ou comunicação tenha o controle da plataforma e gerencie a rede, mediando possíveis conflitos e realizando a curadoria de conteúdos.
Estímulo à colaboração
A rede social corporativa é um ambiente de fácil assimilação, que convida todos a participarem. Por ser online, é mais comum que os colaboradores se sintam à vontade para dar sua opinião dentro da comunidade corporativa, além do fato de que, nas plataformas, este processo costuma acontecer de forma mais ágil.
Além disso, muitas redes sociais corporativas dão a possibilidade de se criar fóruns ou grupos de trabalho para que todos os envolvidos possam conferir suas opiniões mais facilmente e, assim, colaborarem efetivamente com o trabalho desenvolvido.
A cultura corporativa, que também é fortalecida quando há colaboração, ganha força nas redes sociais, pois suas premissas ficam à vista do colaborador, que também contribui com a construção dessas ideias.
Melhoria da cultura organizacional
As redes sociais, como mencionado, incitam a colaboração, contribuindo com a cultura organizacional. Além disso, elas também promovem a divulgação dessa.
Na plataforma, é possível trabalhar conteúdos e estratégias que fomentem todas as ideias que formam a empresa e os conceitos valorizados em uma determinada cultura.
O jeito de interagir, o tom de voz das publicações, as fotos e imagens selecionadas para comunicar determinados assuntos e as pautas escolhidas para serem debatidas pelos colaboradores são formas de promover a cultura organizacional na rede social corporativa.
Facilitação da gestão de recursos humanos
Vários aspectos do trabalho de gestão de recursos humanos podem ser facilitados pelas redes sociais corporativas. Elas podem ser uma forma de otimizar a comunicação interna, por exemplo.
Além disso, elas aglutinam em um ambiente só outras ferramentas usadas para informar os funcionários, como, jornais, murais, intranet, grupos de WhatsApp e revistas internas, sintonizando as mensagens e promovendo a integração.
Engajar equipes no meio virtual também é outro benefício dessas plataformas. Por meio delas, é possível conhecer um pouco mais sobre os colaboradores, entender as necessidades que cada profissional tem e, dessa forma, criar estratégias para que eles se sintam mais motivados.
Redução de custos
As redes sociais corporativas irão reunir todos os colaboradores da empresa em um lugar só. Isso significa também que todas as informações sobre eles estão centralizadas. Tais dados são fundamentais para otimizar vários processos, o que é capaz de reduzir custos.
Todo o ecossistema interno de comunicação e parte das ferramentas de RH podem se integrar às redes sociais corporativas, fazendo com que o setor não precise gastar com assinaturas de várias outras plataformas que farão este trabalho.
Para a atividade de recrutamento e seleção, as mídias sociais corporativas também podem ser uma boa escolha. As vagas de recrutamento internas podem ser facilmente divulgadas na plataforma, tornando esse trabalho mais rápido e menos custoso.
Desafios na implementação de uma rede social corporativa
Assim como toda novidade, há alguns desafios a serem enfrentados no momento de implantar uma rede social corporativa. Porém, com estratégia e objetivo, é possível fazer com que todos participem e se engajem nelas.
Falta de adesão dos funcionários
É comum, em um primeiro momento, que os funcionários enxerguem as mídias sociais corporativas como “mais um trabalho a se fazer”. Porém, aos poucos, com estratégias que possam mostrar os benefícios de se estar presentes nelas, os colaboradores passam a participar mais.
Concursos culturais, eventos online e a migração total dos grupos de trabalho para esses ambientes são algumas das iniciativas que vão fazer com que os funcionários se familiarizem com essa nova forma de interagir no ambiente corporativo.
Necessidade de treinamentos
Os treinamentos também se tornam importantes para integrar os funcionários às mídias sociais corporativas. Quando há a implantação de novas tecnologias, é comum que surjam dúvidas e que haja uma certa resistência para utilizá-las.
Por isso, treinamentos que expliquem com profundidade a dinâmica da plataforma são essenciais para ultrapassar essa barreira, fazer com que os colaboradores entendam a importância da rede social para a companhia e participem dela.
Gerenciamento de conteúdo
Para que a rede social corporativa seja efetiva e cumpra a missão de engajar e informar com precisão toda a empresa, é preciso haver alguém dedicado a gerenciar o conteúdo disseminado internamente, sobretudo aquele que é institucional.
Esse material precisa ser estratégico, bem pensado e ter periodicidade. A interação entre os funcionários deve também ser incentivada e acontecer de forma mais livre, para que o fluxo de comunicação seja o mais espontâneo possível.
Como implantar uma rede social corporativa?
Implantar uma rede social corporativa exige planejamento. Trata-se de um projeto que deve seguir processos e metas como qualquer outro na empresa. Faz-se necessário entender o orçamento disponível e alinhar as expectativas sobre os possíveis resultados.
É preciso também escolher qual é a rede social que mais tem a ver com a companhia e suas necessidades. Há várias opções disponíveis no mercado com variações de template, modo de acesso, possibilidade de integrações, preço, entre outros.
Outro ponto importante no momento de implementar uma rede social corporativa é identificar qual é a maturidade do colaborador que será seu usuário. Se a empresa nunca usou esse tipo de plataforma, por exemplo, será preciso explicar sua importância e divulgar seus benefícios.
Se ela já usou alguma rede social corporativa e irá migrar os sistemas, o ideal é explicar o motivo das mudanças, seus impactos e ganhos. Em ambos casos, faz-se importante o endosso da liderança e as campanhas de marketing interno que divulguem a nova ferramenta que fará parte do dia a dia da empresa.
Conclusão
Neste artigo, foi possível entender qual é a importância de ter uma rede social corporativa para uma empresa. Mais integração, mais engajamento, comunicação facilitada, redução de custos, entre outros, são apenas alguns de seus benefícios.
Ademais, as dificuldades mais comuns que fazem parte do processo de implementação de uma rede social corporativa também precisam ser consideradas e quais são as formas e iniciativas capazes de resolvê-las com eficácia.
Por fim, foi possível perceber como uma rede social corporativa funciona, que há várias opções de plataformas no mercado, além de brevemente abordar formas de implantá-la com sucesso e participação de outros colaboradores.
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