Ao longo da trajetória dos profissionais em uma empresa, alguns benefícios e reconhecimentos por tempo de casa podem ser oferecidos pelo empregador. O quinquênio é um deles, sendo considerado um adicional por tempo de serviço e ofertado quando o trabalhador completa cinco anos de contrato.
Para os servidores públicos, o benefício é obrigatório. Entretanto, muitas empresas privadas utilizam essa estratégia dentro do programa de reconhecimento profissional. Além disso, os sindicatos de algumas categorias conquistaram o direito ao quinquênio em convenções coletivas de trabalho.
Seja por iniciativa própria ou por obrigação da legislação trabalhista, é primordial que as organizações entendam como funciona o benefício, quais vantagens ele apresenta para o negócio e para o colaborador e como fazer a implementação.
Este artigo irá abordar todos os detalhes sobre o tema, a partir dos seguintes tópicos:
- O que é e como funciona o quinquênio?
- Como calcular o quinquênio?
- Quais são os benefícios do quinquênio para o colaborador?
- Impactos do quinquênio para as empresas
- Quais são as estratégias para implementar o quinquênio com sucesso?
Quer saber mais? Então, continue a leitura!
O que é e como funciona o quinquênio?
O nome pode parecer estranho, mas muitos trabalhadores já o reconhecem e valorizam este importante benefício corporativo. O quinquênio vem ganhando espaço entre as empresas do setor privado.
Obrigatório no serviço público, o benefício consiste em um acréscimo salarial do colaborador a cada cinco anos na mesma empresa ou órgão público.
Vale ressaltar que o funcionamento do quinquênio pode variar conforme a legislação específica de cada país ou até mesmo segundo as regras internas de uma empresa.
Em meio a outros tipos de Adicional de Tempo de Serviço (ATS), o quinquênio é o mais conhecido deles e tem seus parâmetros estabelecidos pela Lei 4.345/64, que trata sobre vencimentos para servidores públicos.
Quem tem direito ao quinquênio?
O quinquênio é concedido aos colaboradores que completam cinco anos de período contínuo na prestação de serviços a uma empresa. Veja abaixo algumas situações em que os trabalhadores podem ter direito ao quinquênio:
- Acordos coletivos: em alguns setores ou empresas, os sindicatos podem negociar acordos coletivos que incluem o direito ao quinquênio como parte dos benefícios dos trabalhadores;
- Políticas internas das empresas: empresas privadas podem ter políticas internas que oferecem o quinquênio como um incentivo para reter funcionários de longo prazo ou reconhecer sua fidelidade e experiência;
- Contratos individuais: em certos casos, um funcionário pode negociar um contrato de trabalho individual que inclua o direito ao quinquênio como parte de sua remuneração ou pacote de benefícios.
Como calcular o quinquênio?
Para calcular o quinquênio em termos salariais, o colaborador precisa saber o salário-base ou o salário atual e o percentual de aumento concedido a cada quinquênio. Assim, o cálculo dependerá dos valores praticados pela organização. Sendo assim, cada funcionário terá um benefício correspondente a sua remuneração.
Em muitos contextos, como em benefícios trabalhistas ou em planos de carreira do serviço público, o quinquênio pode representar ainda um aumento salarial ou um benefício adicional por cada período de cinco anos de serviço.
Quais são os benefícios do quinquênio para o colaborador?
Agora que já foi explicado o que é o quinquênio, quem tem direito a recebê-lo e como é calculado, é chegada a hora de entender os benefícios desta medida ao colaborador.
Sempre atento aos movimentos do mercado, é fundamental que o time de recursos humanos (RH) conheça todas as vantagens e entenda a melhor forma de aplicar o benefício no plano de negócio da empresa.
Estímulo à permanência
Em um mercado de trabalho cada dia mais inconstante, é fundamental que as companhias identifiquem estímulos para a permanência e o desenvolvimento profissional de seus colaboradores. Neste cenário, um dos grandes benefícios do quinquênio é o estímulo à permanência.
O ato de valorizar o comprometimento e o “tempo de casa” de um colaborador com aporte financeiro tem impacto direto em sua experiência com o trabalho, estimulando, assim, a sua permanência na empresa.
Aumento da motivação e do engajamento
Um colaborador feliz é sinônimo de um trabalhador motivado e engajado, e este é um panorama que pode ser criado com a inserção de Adicionais de Tempo de Serviços (ATS), como o quinquênio.
Considere a seguinte situação: um colaborador ingressa na empresa e, ao conhecer a dinâmica de plano de carreira, descobre que os funcionários desta companhia são contemplados com quinquênio e outros ATSs.
Sem dúvidas, esse funcionário ficará mais motivado a crescer, desenvolver suas atividades e alcançar as metas para conquistar o ATS. O engajamento deste profissional nas atividades do dia a dia também será positivamente impactado, criando uma onda de crescimento coletivo.
Maior estabilidade financeira
Outro importante benefício que o quinquênio proporciona na vida do colaborador é a estabilidade financeira.
Com a inserção do quinquênio em seus planos financeiros, um funcionário pode obter a tão desejada estabilidade financeira, permitindo, assim, a melhoria da qualidade e, consequentemente, do seu desempenho nas atividades de trabalho.
O cenário de maior estabilidade financeira pode influenciar ainda na área de educação, na qual o colaborador se sentirá motivado a financiar cursos e imersões em sua área de atuação.
Impactos do quinquênio para as empresas
Assim como toda implementação de pacote de benefícios, a adesão ao quinquênio deve ser feita de forma planejada e bem estruturada, a fim de garantir apenas impactos positivos.
A premissa a ser ter em mente é: um colaborador feliz se sentirá valorizado, estará motivado e ficará ainda mais engajado e comprometido com o crescimento.
Retenção de talentos e redução de turnover
Reter talentos e diminuir o turnover é muito importante em um mercado de trabalho tão competitivo, e uma das formas de melhorar a rotatividade pode ser a implementação do quinquênio.
Como falado anteriormente, o colaborador satisfeito com o trabalho é mais produtivo e motivado, e tem mais vontade de permanecer na empresa e seguir em seu processo de desenvolvimento.
Para além da questão financeira, o quinquênio representa o pensamento de valorização e pertencimento do colaborador ao crescimento da companhia.
Competitividade no mercado de trabalho
Uma empresa que almeja ser bem posicionada no mercado e ter competitividade entre as demais concorrentes deve pensar em um pacote de benefícios amplo e bem estruturado.
Hoje em dia, a cultura da companhia e a valorização do colaborador são itens fundamentais na procura por empresas comprometidas com um crescimento sustentável.
No momento da decisão de um possível talento sobre qual caminho seguir, é inegável que este profissional dará preferência para companhias com benefícios voltados aos colaboradores.
Efeito na cultura organizacional e no clima de trabalho
Este é um dos principais pontos a que o time de RH deve se atentar quando o assunto é benefícios para empresa: efeito na cultura organizacional e no clima de trabalho.
Quando os colaboradores se sentem valorizados, essa experiência é repassada entre os times, gerando uma onda de melhoria no clima da companhia.
Além disso, se o quinquênio for bem aplicado e divulgado entre os funcionários, ele se torna um dos grandes pontos da cultura organizacional da empresa.
Quais são as estratégias para implementar o quinquênio com sucesso?
Após entender todas as características do quinquênio, seus benefícios para empresa e colaborador, é importante conhecer as melhores estratégias para implementá-lo com sucesso.
É fundamental ter em mente que, assim como todos os programas voltados aos colaboradores, a implementação do quinquênio deve ser estruturada pelo time de RH ou gestão de pessoas.
Além desta premissa, é importante construir um planejamento muito bem estruturado e uma comunicação eficaz. Em primeiro lugar, o time de que está coordenando o projeto de implementação deve explicar os critérios para a concessão deste benefício, para torná-los claros para todos os colaboradores.
Neste processo de divulgação, é válido utilizar e-mail marketing, TV interna, painéis e todo o tipo de comunicação, garantindo que os colaboradores tirem suas dúvidas sobre o tema.
Os líderes também são pontos fundamentais nesta comunicação, multiplicando informações e servindo como canal de intermédio para retirada de dúvidas.
Outro aspecto importante é a criação de um sistema de acompanhamento do tempo de serviço dos funcionários, além do estabelecimento de um caminho para a concessão do quinquênio.
Conclusão
Benefício obrigatório por lei para os servidores públicos, o quinquênio vem ganhando espaço entre as empresas privadas como uma estratégia de retenção de talentos, dentro do programa de reconhecimento profissional.
Garantindo o posto do mais conhecido dos ATSs, o quinquênio tem seus parâmetros estabelecidos pela Lei 4.345/64, que trata sobre vencimentos para servidores públicos.
Pensando no ambiente corporativo, a implementação do quinquênio estimula a permanência dos colaboradores, a competitividade no mercado e o reforço da cultura organizacional.
Neste cenário, os times de RH devem organizar um plano de ação eficaz e investir na divulgação deste benefício, garantindo que a informação seja propagada e reforce a cultura da companhia.
Quer ficar por dentro de todas as tendências do mercado de trabalho? Então, não perca os artigos do blog Pontotel.