Qualidade do trabalho: qual o impacto nos resultados da empresa?
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Time Pontotel 3 de julho de 2024 Gestão de Pessoas

Como a qualidade do trabalho impacta os resultados da empresa? Descubra como melhorar!

A qualidade do trabalho tem impactos diretos na relação com clientes, na produtividade e na eficiência operacional das empresas. Saiba mais!

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Nos últimos anos, a cultura do alto desempenho acabou se tornando sinônimo de níveis aumentados de estresse e esgotamento. Mas a verdade é que a qualidade do trabalho não está necessariamente ligada a longas horas de expediente ou prazos irreais.

Estudos mostram que os ambientes de trabalho saudáveis e equilibrados, nos quais os funcionários se sentem valorizados e integrados aos resultados da empresa, são muito mais propensos a produzir trabalho de alta qualidade.

A busca incessante por resultados rápidos e metas cada vez mais ambiciosas leva organizações a negligenciar aspectos fundamentais que realmente contribuem para a excelência e a sustentabilidade no ambiente laboral.

Continue para entender como a qualidade do trabalho impacta diretamente os resultados de uma empresa e por que adotar uma abordagem mais equilibrada e centrada no bem-estar dos colaboradores. Aqui está um breve resumo do que será explicado mais adiante:

Entenda o que está por trás da qualidade do trabalho!

Qual a importância da qualidade do trabalho nas empresas?

Há duas formas de entender a qualidade do trabalho nas empresas: a qualidade do serviço ou produto entregue ao cliente e a qualidade do trabalho feito no ambiente laboral. Ambas são interdependentes e fundamentais para o sucesso empresarial.

A entrega de um serviço ou produto de alta qualidade envolve cumprir promessas, atender às expectativas e, frequentemente, superá-las. Quando a qualidade é alta, a empresa constrói uma imagem forte no mercado, o que pode se traduzir em vantagens competitivas.

Por outro lado, as atividades operacionais realizadas na empresa são a base para a entrega de produtos e serviços de alta qualidade. Para o controle da qualidade dos processos internos, são definidas normas ISO, como a ISO 9001 (gestão da qualidade), a ISO 14001 (gestão ambiental) e a ISO 45001 (gestão de saúde e segurança ocupacional).

A interdependência entre a qualidade do serviço ou produto e a qualidade operacional é evidente: uma não pode existir sem a outra. Investir na melhoria contínua dos processos internos e no bem-estar dos funcionários resulta em uma oferta de maior valor para os clientes, criando um ciclo virtuoso de sucesso da empresa.

Quais os impactos da qualidade do trabalho nos resultados da empresa?

Duas pessoas de negócios analisando gráficos em um tablet durante uma reunião em uma sala de conferência iluminada.

Os impactos da qualidade do trabalho nos resultados de uma empresa podem ser observados em duas áreas principais: na relação com clientes e demais stakeholders, e na produtividade e eficiência no ambiente laboral.

Na relação com clientes e stakeholders, a qualidade acaba sendo um atrativo natural para a atração e fidelização do público, afinal, as pessoas associam a qualidade à confiabilidade. No entanto, para além dos resultados empíricos, existem também fortes evidências que demonstram a relação entre bons produtos e serviços e satisfação dos clientes.

Um estudo de 2020 publicado pela universidade sueca Jönköping convidou 99 pessoas pertencentes à Geração X ou à Geração Y para responder questões sobre satisfação do cliente e medir o impacto da qualidade de produtos e serviços.

Os resultados mostram e confirmam que a qualidade do serviço tem um efeito significativo sobre os clientes. Foram encontradas evidências de que a excelente qualidade do serviço tem um grande impacto na satisfação dos participantes, bem como no seu nível de lealdade para com uma marca.

Além disso, uma reputação de alta qualidade atrai investidores, parceiros de negócios e talentos do mercado de trabalho. A confiança que esses grupos depositam na empresa é vital para o crescimento e a sustentabilidade a longo prazo.

Nos processos internos, a qualidade do trabalho está intimamente ligada à capacidade de a empresa operar com o máximo de eficiência. Ao eliminar atividades desnecessárias ou redundantes, uma organização pode otimizar o uso de seus recursos, além de diminuir a ocorrência de erros e a necessidade de retrabalho.

Quais fatores influenciam a qualidade do trabalho?

A qualidade do trabalho é influenciada por uma série de fatores, que incluem desde o ambiente físico onde as tarefas são executadas até a cultura organizacional e a comunicação interna da empresa.

Ambiente de trabalho

Um local de trabalho que oferece as condições necessárias contribui para que os colaboradores se sintam mais engajados a realizar um trabalho segundo padrões de qualidade, mesmo sem supervisão direta. Como diz Henry Ford, “qualidade significa fazer certo quando ninguém está olhando”. 

O ambiente de trabalho ideal é planejado considerando desde a infraestrutura até as políticas que promovem o bem-estar dos colaboradores. Um espaço organizado e seguro permite que os funcionários se concentrem em suas tarefas sem distrações.

Cultura organizacional 

Uma cultura organizacional que valoriza a excelência, a inovação e a colaboração tende a promover um ambiente no qual a qualidade do trabalho é uma prioridade. Já uma cultura que tolera a mediocridade, a falta de comprometimento ou a falta de transparência pode minar os esforços para alcançar altos padrões de qualidade.

No livro “Qualidade é gratuita: a arte de garantir a qualidade” (1978), Philip Crosby define a qualidade como “resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser a estrutura da organização, não parte da estrutura”.

Embora tenha sido um líder de gestão da qualidade na indústria de manufatura, Philip Crosby tem as suas lições frequentemente usadas em outras áreas. Ele mostra que os líderes organizacionais que têm a qualidade como prioridade devem reforçar uma cultura que incentive e recompense a busca pela excelência em todas as áreas da empresa.

Comunicação interna

Quando a comunicação não é clara ou transparente, os funcionários podem receber informações distorcidas ou incompletas, levando a mal-entendidos e desinformação. Por isso, a comunicação interna é um dos pilares da qualidade do trabalho.

A troca de informações entre todos os membros da organização, desde a alta administração até os funcionários de linha de frente, engloba tanto a comunicação formal, como comunicados oficiais e políticas da empresa, quanto a comunicação informal, como conversas no ambiente de trabalho e interações diárias entre colegas.

Infraestrutura da empresa

Os funcionários precisam de acesso a equipamentos e instalações suficientes para o exercício de suas atividades. A infraestrutura pode incluir computadores, máquinas, ferramentas manuais e qualquer outra tecnologia para as operações da empresa.

Equipamentos obsoletos, falta de manutenção e sistemas de TI falhos podem retardar os processos operacionais e aumentar os custos, incluindo despesas com manutenção corretiva e reparos emergenciais.

Como melhorar a qualidade do trabalho na empresa?

Um homem e uma mulher em um escritório, comemorando com um high five enquanto trabalham com documentos.

A qualidade do trabalho é resultado de uma combinação de estratégias para aumentar a produtividade, a satisfação dos colaboradores e a eficiência operacional. Confira a seguir algumas estratégias para começar a melhorar a qualidade do trabalho a partir da gestão de pessoas realizada na empresa.

Implementar uma cultura de feedbacks

Sem feedbacks, os funcionários podem continuar a cometer os mesmos erros e a não alcançar seu pleno potencial. Isso pode levar a uma queda na qualidade do trabalho, insatisfação e até perda de talentos qualificados para a concorrência.

No entanto, em uma cultura de feedbacks, as avaliações sobre o trabalho não são vistas apenas como eventos pontuais, mas como eventos regulares e oportunidades de aprendizado mútuo. Isso significa que tanto os gestores quanto os funcionários são incentivados a fornecer e receber feedback de forma regular e construtiva.

Investir em treinamentos e desenvolvimento

A falta de desenvolvimento profissional pode afetar negativamente a capacidade da empresa competir no mercado. Por isso, os treinamentos devem ser projetados para serem relevantes e adaptados às necessidades organizacionais.

Cursos presenciais ou online, workshops, coaching, mentoring e programas de rotação de cargos e outros métodos de aprendizagem podem ser úteis. No entanto, é importante que gestores e RH identifiquem as necessidades de treinamento conforme as competências exigidas para os cargos e as metas estratégicas da empresa.

Reconhecer colaboradores

As formas de reconhecimento no trabalho podem variar segundo a cultura organizacional e as preferências dos funcionários, mas é importante que todas elas sejam genuínas e relevantes para quem está recebendo o reconhecimento.

O reconhecimento pode ser oferecido tanto individualmente, reconhecendo as conquistas de um único colaborador, quanto coletivamente, reconhecendo o desempenho de equipes ou departamentos inteiros. Os principais exemplos são:

  • Prêmios formais e certificados por obter resultados excepcionais ou demonstrar liderança e dedicação;
  • Bônus e incentivos financeiros por desempenho excepcional ou contribuições que trouxeram economias para a empresa;
  • Participação em conferências ou programas de desenvolvimento para reconhecer o potencial de crescimento dos colaboradores;
  • Dias de folga e flexibilidade no horário de trabalho por demonstrar um desempenho excepcional ou dedicação exemplar ao trabalho.

Esses exemplos podem ser utilizados em diferentes situações, dependendo do contexto e das conquistas individuais ou coletivas dos colaboradores.

Qual o papel do RH na qualidade do trabalho na empresa?

O departamento de RH é responsável por gerenciar o capital humano da organização, ou seja, as pessoas. Por isso, tem um papel importante na qualidade do trabalho. Desde a contratação de talentos até o desenvolvimento de políticas que promovam um ambiente de trabalho produtivo, o RH está impactando o desempenho da empresa.

Em estreita colaboração com diretores e demais líderes, o time de RH também atua como um parceiro estratégico, ajudando a traduzir os objetivos e as metas em práticas de gestão de pessoas que promovam o crescimento e a sustentabilidade do negócio.

Conclusão

Embora a qualidade do trabalho dependa de vários fatores, a gestão do capital humano é o que faz toda a diferença. A forma como uma empresa administra seus recursos humanos, desde a contratação até o desenvolvimento e o reconhecimento dos colaboradores, influencia diretamente os resultados alcançados.

Nesse processo, valorizar o papel do RH na gestão do capital humano é fundamental para o crescimento e sucesso das organizações. Quando o RH trabalha em estreita colaboração com a gestão, as ações se traduzem em um impacto positivo na empresa.

Se quiser conhecer mais estratégias de gestão de pessoas e dicas de tecnologia para o ambiente de trabalho, aproveite para conferir as novidades do blog Pontotel.

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