A qualidade de dados é uma ferramenta estratégica que atualmente tem grande importância no bom funcionamento e na lucratividade das maiores empresas do Brasil e do mundo.
Conforme a pesquisa Global Data Management Research 2022, as empresas devem se apoiar na qualidade dos dados e insights gerados para atuar proativamente diante das oportunidades e dos riscos que se apresentam à organização.
Considerando a importância da qualidade de dados nas tomadas de decisões, este conteúdo irá desvendar a fundo o que é esse conceito, como ele é empregado no mundo corporativo, qual a sua importância e por que cada vez mais empresas se preocupam com ele
Para sanar todas as dúvidas em torno do assunto, este artigo abordará os seguintes assuntos:
- O que é qualidade de dados?
- Como funciona a qualidade de dados?
- Para que serve a qualidade de dados?
- Dimensões da qualidade de dados
- Quais os desafios na manutenção da qualidade de dados?
- Como melhorar a qualidade de dados?
- Quais ferramentas utilizar para mensurar a qualidade de dados?
Boa leitura!
O que é qualidade de dados?
Qualidade de dados ou data quality é o valor atribuído a uma determinada informação mediante a sua relevância para uma empresa, um setor ou o negócio.
Este é um conceito subjetivo, afinal, existem diferentes maneiras de se verificar e estabelecer o nível de qualidade de um dado e, dessa forma, o quanto ele tem ou não valor para os objetivos da empresa.
Como funciona a qualidade de dados?
Na prática, o funcionamento da data quality se dá por meio de sistemas ou programas que geram os mais variados dados, via relatórios ou insights em tempo real, conforme informações que a empresa deseja levantar da sua rotina.
Enquadram-se nesta rotina os levantamentos de dados referentes à jornada do colaborador, ao tempo para execução de tarefas, à qualidade do trabalho, aos índices de produtividade, ao cumprimento de horas extras e outros.
Cada informação que advém destes indicadores funciona para a empresa atuar de forma eficiente, tomando decisões mais estratégicas e assertivas, baseadas na qualidade de dados.
Para que serve a qualidade de dados?
A qualidade de dados é de suma importância para qualquer ramo de atividades, por permitir decisões mais acertadas, soluções mais focadas em resolver problemas, e ideias que efetivamente gerem lucro para os negócios.
Com insights oriundos do levantamento de dados de qualidade, a empresa consegue se tornar mais estratégica, prevendo erros e promovendo ações para engajar os colaboradores e, consequentemente, melhorar a qualidade do trabalho.
Assim, com dados de qualidade em mãos, torna-se mais fácil realizar investimentos, prospectar novos parceiros, organizar atividades para atrair novos clientes e realizar ajustes e mudanças com maior segurança.
Qual a importância da qualidade de dados para as empresas?
Realizar uma campanha de marketing, escolher um fornecedor, contratar um colaborador e todas as outras decisões necessárias em uma empresa passam por uma análise prévia de dados, que pode ser decisiva para uma escolha estratégica e assertiva.
Afinal, a qualidade de dados permite que objetivos sejam alcançados em menos tempo e com menor probabilidade de que erros ocorram durante o processo.
Dimensões da qualidade de dados
Dimensões são os critérios usados para se mensurar o nível de qualidade de dados, o que é importante, o que deve ser considerado e o que define se um dado é útil ou não.
No mercado, são utilizados alguns atributos-chave dentro dessas dimensões da qualidade de dados. Conheça a seguir quatro deles, essenciais para a empresa conseguir estruturar e fundamentar o seu levantamento de qualidade de dados.
Precisão dos dados
Dados imprecisos não refletem a realidade, tornando-se empecilhos para a empresa alcançar as metas desejadas. Por isso, é necessário garantir que as informações dispostas estejam corretas e atualizadas.
Atualmente, já existem inúmeras soluções no mercado que usam tecnologia para garantir a precisão necessária, com dados em tempo real, eliminando eventuais erros humanos que podem ocorrer por distrações ou outras falhas similares.
Consistência dos dados
A qualidade dos dados fica totalmente comprometida e em xeque se estes não estiverem inteiramente iguais em todos os relatórios, planilhas, análises ou documentos em que são expostos.
Por isso, é fundamental fazer essa conferência interna e assegurar que o dado em questão é consistente e pode ser considerado por todas as pessoas envolvidas no processo. Do contrário, a possibilidade de fracasso na busca das metas é muito maior.
Completude dos dados
A completude de um dado é muito importante, já que informações incompletas podem dificultar ou até mesmo impossibilitar o objetivo proposto. Ao buscar uma informação, supõe-se que ela deva ser útil; e, para que isso se concretize, é necessário que ela esteja completa.
Ou seja, não é viável dentro deste processo escolher um fornecedor sem saber preço, prazos de entrega, viabilidade dos negócios, potenciais de investimento, etc. É fundamental que todas as informações estejam disponíveis para análise.
Integridade dos dados
A integridade dos dados é o que garante que estes estejam em plena conformidade com as regras e os padrões estabelecidos pela empresa ou pelo setor responsável enquanto o processo estiver em andamento.
Uma mesma informação pode ser muito valiosa ou não, dependendo do uso que se vai dar a ela. Esse uso deve ser de pleno conhecimento de todos os envolvidos no projeto, a fim de garantir a integridade e a valia dos dados buscados.
Quais os desafios na manutenção da qualidade de dados?
Garantir a qualidade dos dados não é tão simples e inclui vários desafios no caminho.
Um deles é conhecer a fonte desses dados, pois isso será um enorme passo para garantir a confiabilidade da informação. Outro ponto importante é ter em mente que dados mudam e, portanto, é necessário estar sempre atento para atualizá-los.
Isso inclui conhecer os caminhos da automatização, saber como os dados serão armazenados e geridos, bem como qual será a segurança de armazenamento deles. Afinal, dados ou informações são grandes commodities do mundo dos negócios.
Abaixo, confira alguns destes desafios em mais detalhes.
Coleta de dados precisos
Foi abordado anteriormente o quão importante é a precisão dos dados, mas é essencial lembrar que isso passa diretamente pela coleta destes. De onde os dados vêm? Suas fontes são confiáveis? Eles podem ser conferidos?
Responder afirmativamente a essas questões é primordial na hora de garantir a precisão e, consequentemente, a qualidade dos dados buscados. Lembre-se: dados imprecisos podem levar a perda de tempo e recursos, bem como decisões equivocadas no futuro do negócio.
Atualização e limpeza de dados
Ao ter um bom banco de dados, é importante cuidar dele, e o primeiro passo para isso é a limpeza ou tratamento dos dados, cujo objetivo é excluir informações desatualizadas ou duplicadas, diminuindo o volume e deixando apenas o que é relevante.
Além disso, é importante fazer a atualização periódica desses dados. Pode-se definir períodos para a revisão e os processos de padronização, dependendo do tipo de informação e da necessidade da empresa ou do setor.
Segurança de dados
A informação é um bem precioso, por isso, existe uma legislação específica e bem atualizada no Brasil sobre a necessidade da proteção de dados de terceiros: a LGPD.
Assim, seja para benefício da empresa ou para cumprir obrigações jurídicas, cuidar dos dados de que a empresa dispõe é fundamental. Isso evita possíveis vazamentos de informações importantes que prejudiquem o funcionamento da organização.
Afinal, a segurança de dados garante que os gestores trabalhem com maior tranquilidade na coleta, no uso e no compartilhamento de informações internas e externas, quando necessário.
Como melhorar a qualidade de dados?
A completude, a integridade, a consistência e a precisão são essenciais para a empresa caminhar em busca de melhorias na qualidade dos dados gerados, além de serem fundamentais para que os objetivos dela sejam alcançados.
Para atingir essa qualidade no levantamento de dados, a organização pode se esforçar para construir um processo interno que gere informações valiosas e importantes. Neste caminho, adotar algumas práticas podem auxiliar a atingir o potencial desses dados.
Confira alguns passos para priorizar percursos que levem a empresa ao alcance desses dados de qualidade:
- Fazer um levantamento das necessidades e dos objetivos da empresa;
- Estabelecer critérios para a coleta de dados, baseando-se na LGPD;
- Definir as ferramentas e os sistemas a serem utilizados na coleta;
- Realizar a validação dos dados, a partir de uma limpeza e correção de erros;
- Investir na tecnologia e na automatização de processos para a geração de dados;
- Revisar regularmente os dados e as decisões tomadas a partir deles.
Quais ferramentas utilizar para mensurar a qualidade de dados?
Quando se trata de ferramentas para mensuração da qualidade de dados, a empresa deve se atentar aos indicadores-chave que permitam uma visualização completa e integral, de preferência em tempo real, das informações relacionadas a rotina pré-definida.
É importante questionar se a ferramenta escolhida é precisa, se os dados podem ser conferidos e se ela está alinhada com os objetivos traçados. Essas questões possibilitam mensurar a qualidade (ou falta dela) de um dado gerado pela ferramenta.
Neste processo de mensuração da qualidade de dados, a empresa pode usar como ferramentas úteis os seguintes indicadores:
- Indicador de produtividade;
- Indicador de turnover;
- Retorno sobre o investimento (ROI);
- Indicador de qualidade;
- Gestão do controle de ponto.
Conclusão
Qualidade de dados é, como visto, um conceito tão simples quanto o nome sugere. No entanto, é de fundamental importância para qualquer empresa, setor ou governo. Dados de qualidade poupam trabalho, tempo e dinheiro, e tornam objetivos cada vez mais palpáveis.
Por outro lado, dados imprecisos, errados, desatualizados ou vindos de fontes não confiáveis atrapalham todo o processo em andamento. Por isso, dados têm que ser tratados como o bem de valor que são.
Afinal, com o maior número de informações em mãos é que se torna possível tomar decisões corretas e estratégicas nos negócios.
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