Existem diversos fatores que determinam o sucesso de um profissional na empresa. E, para atingir tal sucesso, é preciso ter algumas habilidades específicas, garantindo o protagonismo profissional.
O protagonismo profissional é quando o colaborador assume as responsabilidades pelo desenvolvimento da sua carreira e não depende apenas de oportunidades que possam surgir.
Diante disso, este artigo irá abordar o conceito de protagonismo profissional, suas vantagens e importância. Confira os tópicos que serão abordados:
- O que é protagonismo profissional?
- O que faz um protagonista profissional?
- Quais são as características de um protagonista profissional?
- Por que é importante incentivar o protagonismo profissional dos colaboradores?
- Como estimular o protagonismo no trabalho?
- Principais vantagens da cultura do protagonismo para as empresas
Continue acompanhando este texto e tenha uma boa leitura!
O que é protagonismo profissional?
O protagonismo profissional está relacionado a um colaborador protagonista, ou seja, aquele que se destaca dos demais, é inquieto, proativo e toma iniciativas para mudar as coisas que acredita estarem erradas.
Ou seja, o protagonismo no trabalho diz respeito àquele colaborador que se responsabiliza pelo seu crescimento profissional, com iniciativas para traçar os melhores caminhos para chegar onde deseja.
Portanto, o protagonista não cria desculpas para sua vida pessoal ou profissional, pelo contrário, ele possui uma motivação interna que o ajuda a atingir suas metas mais rapidamente.
Sendo assim, mesmo que haja dificuldades, este colaborador irá buscar superar os obstáculos e atingir os objetivos. Isto é, gerir a própria carreira e adquirir aprendizados contínuos.
O que faz um protagonista profissional?
O protagonista profissional não aguarda as coisas acontecerem ou que alguém perceba se ele é bom em suas tarefas. Pelo contrário, ele sabe que é responsável pelas suas atitudes, escolhas e pelo próprio caminho para atingir seus objetivos.
Portanto, este profissional acredita genuinamente que pode alcançar as metas traçadas independentemente do contexto. Assim, ele sempre cria alternativas para estar em movimentos que o levem ao seu propósito final.
Em relação aos seus objetivos, ele utiliza os seguintes questionamentos para defini-los:
- Onde quer chegar?
- Como quer ser visto?
- O que se almeja?
Quais são as características de um protagonista profissional?
Assumir a responsabilidade pela própria carreira não é uma tarefa simples e não é algo que se cria “do dia para a noite”, mas, sim, algo que requer trabalho intenso e desenvolvimento de habilidades específicas.
Algumas pessoas já possuem essas habilidades, porém não todas. Por isso, conheça, a seguir, as soft skills envolvidas no protagonismo profissional.
Capacidade de liderança
Uma das principais características que tornam um profissional protagonista é a capacidade de liderança. No entanto, não necessariamente o colaborador irá assumir um cargo de líder.
Além disso, o protagonismo profissional não significa que o trabalho é realizado individualmente; sendo assim, é importante dialogar com outros funcionários e motivá-los, para que, juntos, atinja-se o resultado esperado.
Gerenciamento de tempo
Um bom profissional protagonista é aquele capaz de fazer a gestão de tempo de forma estratégica, de modo que seja possível delegar as tarefas para serem executadas de acordo com as prioridades.
Inteligência emocional
A inteligência emocional é a habilidade de lidar com as próprias emoções em situações complexas. Isto é, saber encarar desafios sem desespero, enxergar toda a situação e buscar as melhores soluções.
Isso não significa que as emoções devem ser reprimidas, pelo contrário, é preciso saber lidar com elas em prol do bom desenvolvimento no trabalho.
Por que é importante incentivar o protagonismo profissional dos colaboradores?
Agora que o conceito de protagonismo já foi abordado e você sabe o que é ser protagonista, é necessário entender a importância de incentivar e adotar esse conceito nas organizações.
Cada vez mais, as empresas buscam por profissionais protagonistas, proativos e criativos, pois essas habilidades são essenciais para que elas consigam se reinventar e sobreviver às transformações digitais.
No entanto, nem todas as instituições estão preparadas para receber esses colaboradores; sendo assim, organogramas rígidos e líderes autoritários afastam os protagonistas.
Nesse sentido, é importante que a empresa incentive a gestão da inovação, a colaboração, a inteligência emocional e outras habilidades que ajudem a promover o protagonismo profissional entre os funcionários.
Além disso, quando as empresas estimulam o protagonismo profissional, é possível observar alguns benefícios, entre eles:
- Maior agilidade para lidar com mudanças;
- Aumento da satisfação e do comprometimento com o trabalho;
- Aumento da produtividade;
- Retenção de talentos.
Como estimular o protagonismo no trabalho?
Quando o assunto é estimular o protagonismo corporativo, os gestores e os profissionais de RH possuem papéis fundamentais nesse processo. Ou seja, eles devem conhecer bem sua equipe e identificar os profissionais que mais se destacam.
Porém, vale ressaltar que o protagonismo não é responsabilidade apenas da organização, mas também do colaborador.
No entanto, como dito, os gestores podem auxiliar nesse processo. Por isso, conheça, a seguir, algumas formas de incentivar o protagonismo profissional.
Incentivar a cultura do feedback
A falta ou a falha no processo de comunicação podem causar diversos problemas internos, por isso, é importante adotar uma comunicação assertiva e transparente com a equipe.
Desse modo, a realização de feedback contribui para melhor desenvolvimento dos trabalhadores, assim como melhor desempenho das equipes.
Além disso, essa ferramenta é importante para que o profissional saiba onde está errando e possa fazer ajustes que o ajudarão a atingir seus objetivos, estimulando o protagonismo profissional.
Recompensar os esforços dos profissionais
Se a empresa deseja incentivar o protagonismo profissional, ela deve começar a reconhecer e valorizar os esforços dos profissionais que estão seguindo o caminho correto e atingindo bons resultados.
As melhores formas de fazer isso são definindo objetivos e metas para os colaboradores e fazendo o acompanhamento desses profissionais ao longo da jornada. E, por fim, deve-se recompensá-los quando o objetivo for atingido.
Dessa forma, os profissionais se sentirão mais motivados e satisfeitos no trabalho, já que serão mais valorizados pela empresa.
Promover o desenvolvimento das equipes
Investir no desenvolvimento das equipes é uma das principais estratégias para as empresas prosperarem no meio digital.
Para isso, as organizações devem ir além, ou seja, investir em treinamentos, dar autonomia para que os profissionais possam participar dos processos e incentivá-los a buscar novas formas de aprendizado e desenvolvimento.
Principais vantagens da cultura do protagonismo para as empresas
Como visto, o protagonismo profissional é uma habilidade que ajuda os profissionais a alcançar seus objetivos de forma mais rápida. E esse conceito gera diversos benefícios para as empresas e para as equipes.
Além disso, contar com colaboradores proativos e protagonistas de suas próprias carreiras se torna um fator competitivo para as empresas, já que muitas buscam por esses profissionais no mercado de trabalho.
Sendo assim, é possível destacar as seguintes vantagens do protagonismo profissional para as empresas:
Aumento da produtividade das equipes
Quando a cultura do protagonismo profissional é incentivada nas empresas, os profissionais se sentem mais reconhecidos, pois sabem a importância do seu trabalho para que a organização consiga atingir os melhores resultados.
Desse modo, há um aumento na produtividade da equipe e no seu desempenho nas atividades. Com isso, a organização consegue entregar melhores serviços e produtos aos clientes finais e ter mais lucro.
Aumento da satisfação e engajamento no trabalho
O protagonismo profissional também proporciona maiores satisfação e engajamento da equipe, uma vez que os profissionais são reconhecidos pelos seus resultados.
Desse modo, os profissionais protagonistas estarão mais satisfeitos com a empresa, com as tarefas que realizam e com a gestão. Sendo assim, eles trabalharão com mais motivação, pois sabem que em seu local de trabalho há oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional.
Maior capacidade para reter talentos
Outra vantagem percebida pelo incentivo ao protagonismo profissional é a maior capacidade de retenção de talentos na empresa.
Isso ocorre, pois, os colaboradores percebem os esforços da empresa para desenvolvê-los, fazendo com que eles queiram permanecer na empresa.
Além disso, funcionários satisfeitos tendem a falar bem da empresa para outras pessoas, atraindo mais profissionais interessados em atuar na organização.
Incentivo à formação de líderes do futuro
Como foi dito, os profissionais protagonistas não necessariamente atuam em cargos de liderança. No entanto, habilidades como iniciativa e proatividade são essenciais para desenvolver os líderes do futuro, que podem vir a assumir cargos de gestão.
Ademais, esses profissionais também possuem a habilidade de conversar com outros membros da equipe e incentivá-los, desse modo, há um desenvolvimento no perfil de liderança.
Conclusão
Proatividade, resiliência e capacidade de liderança são algumas das soft skills que auxiliam no protagonismo profissional e no crescimento dos colaboradores na organização.
O protagonista é aquele profissional que não tem medo de desafios, busca crescimento contínuo e está sempre em movimento. Esses profissionais se destacam por querer mais responsabilidades e contribuir para o crescimento da empresa e do seu próprio desenvolvimento profissional.
Nesse texto, foi abordado o que é ser protagonista e quais são as vantagens desse conceito para as organizações e para os colaboradores que atuam em empresas que incentivam essa cultura.
Gostou do artigo? Então, não deixe de compartilhá-lo nas redes sociais e acessar o blog Pontotel para ficar por dentro de mais assuntos como este!