O que são propulsores de carreira e como desenvolvê-los?
BLOG
Time Pontotel 8 de abril de 2024 Departamento Pessoal

Propulsores de carreira: o que são, como identificá-los e como o setor de RH pode desenvolver nos funcionários

Propulsores de carreira são características e habilidades que auxiliam no desenvolvimento dos profissionais. Conheça esse conceito e saiba como identificá-lo!

Imagem de Propulsores de carreira: o que são, como identificá-los e como o setor de RH pode desenvolver nos funcionários

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e de grandes mudanças, é importante que as organizações possuam os melhores profissionais em atuação. Por isso, é necessário identificar os propulsores de carreira.

Os propulsores são as habilidades e as competências de cada profissional que devem ser desenvolvidas a fim de melhorar a jornada deste na organização. Essas habilidades podem auxiliar a aumentar sua produtividade, engajamento e motivação, e assim ele poderá atingir melhores resultados em sua carreira.

Portanto, o desenvolvimento da carreira desses colaboradores deve ser um tópico de grande preocupação dos gestores e das organizações. Isso porque esses profissionais irão proporcionar melhores resultados para a empresa.

Porém, para identificar os propulsores de carreira, é importante que os gestores e os profissionais estejam atentos às habilidades e às competências, para desenvolvê-las e utilizá-las a favor da organização.

Pensando nisso, este artigo foi preparado para explicar o que são os propulsores de carreira, como identificá-los e qual o papel do RH nesse processo. Veja o que será abordado:

Quer saber mais sobre os propulsores de carreira? Então acompanhe o artigo a seguir e tenha uma boa leitura!

O que são os propulsores de carreira?

Um homem desenhando um homem subindo as escadas

Os propulsores de carreira são habilidades e características que auxiliam no desenvolvimento profissional dos indivíduos, ou seja, são ferramentas que ajudam um talento a ter um avanço na sua carreira de forma mais rápida.

Desta forma, os propulsores são entendidos como hard e soft skills que devem ser desenvolvidas para que um profissional obtenha um avanço na carreira. 

Assim, a partir de uma autoavaliação, o indivíduo consegue identificar quais habilidades possui e quais devem ser melhoradas a fim de alcançar seu objetivo profissional.

Portanto, é possível dizer que os propulsores de carreira são informações utilizadas para intensificar performance, entregas, qualidade e produtividade de um colaborador.

Assim, diante das habilidades e das características de uma equipe, é possível desenvolvê-la, levando-a ao sucesso e à capacidade máxima da força de trabalho.

Como identificar os propulsores de carreira em um profissional?

Além de saber o que são os propulsores de carreira, também é importante saber como identificá-los. Desta forma, será possível saber como desenvolver essas habilidades e ter uma equipe de trabalho ainda mais estratégica.

Portanto, veja, a seguir, como identificar os propulsores de carreira dos profissionais.

Conheça as soft e hard skills de cada empregado

As soft e hard skills são expressões comumente utilizadas no mundo corporativo. Primeiramente, as soft skills estão associadas às habilidades sociocomportamentais do profissional.

Isto é, habilidades ligadas à capacidade de lidar com as emoções, que resultam da vivência de cada indivíduo.

Já as hard skills são habilidades que podem ser aprendidas facilmente, ou seja, é o conhecimento adquirido em sala de aula, cursos, livros, trabalho, entre outros.

Nesse sentido, cada colaborador possui ambas habilidades, e elas podem ser desenvolvidas e utilizadas a favor da empresa. Para isso, é importante que os gestores consigam identificá-las, e isso é possível por meio dos seguintes recursos:

Faça testes de personalidade

Uma pessoa preenchendo um questionário

Durante o processo de recrutamento e seleção, é importante que a organização consiga atrair os profissionais que mais se encaixam na vaga e correspondam aos valores da empresa

Além disso, também é preciso saber identificar se os profissionais possuem os conhecimentos e as habilidades necessárias para atuar no cargo.

Nesse sentido, o RH pode aplicar testes a fim de identificar a personalidade e as habilidades dos candidatos. Veja alguns exemplos:

Realize feedbacks constantes

O feedback é uma ferramenta comumente utilizada nas empresas para que o gestor informe ao profissional o que ele está fazendo corretamente e o que precisa ser melhorado. 

Porém, durante essa conversa, também é possível identificar habilidades e competências que o profissional possui e que podem ser utilizadas no seu desenvolvimento profissional.

Assim, o colaborador que estiver aplicando o feedback deve estar atento para identificar os pontos fortes e os fracos do profissional e utilizá-los na jornada deste colaborador na empresa.

Como o RH pode desenvolver os propulsores de carreiras de um funcionário?

O setor de recursos humanos é um importante suporte no desenvolvimento de carreiras dos profissionais que atuam nas organizações. No entanto, essa responsabilidade não é exclusiva desse setor.

O desejo de desenvolver novas habilidades e conhecimentos também deve partir do profissional. Com isso, a empresa deve oferecer os recursos necessários para que os colaboradores possam fazê-lo, além de incentivar o desenvolvimento, a autonomia e as mudanças necessárias que os profissionais devem realizar.

Isso é importante para haver um aumento da capacidade produtiva da empresa, redução da rotatividade dos colaboradores e muito mais. Diante da importância dessa estratégia, veja como o RH pode ajudar no desenvolvimento dos colaboradores.

Desenvolva o autoconhecimento

O primeiro passo para incentivar o crescimento dos profissionais é por meio do autoconhecimento. Ou seja, o colaborador precisa saber o que ele gosta de fazer, e quais são seus objetivos e desejos para traçar um caminho de sucesso.

Dessa forma, é necessário que o profissional olhe para si e reconheça suas forças e fraquezas para desenvolvê-las, além de entender o que mais se destaca e o que pode ser melhorado.

Diante disso, esse profissional irá buscar por atividades em que ele possa se sobressair e explorar os conhecimentos e as habilidades que já possui. Além disso, poderá buscar cursos e outras capacitações para melhorar suas falhas.

Incentive um ambiente aberto para o diálogo

Outro aspecto importante no desenvolvimento profissional é atuar em um ambiente aberto para o diálogo, ou seja, poder dialogar com pessoas de confiança que ajudem um profissional em seu progresso.

Isso porque os relacionamentos interpessoais na organização são importantes para viabilizar o desenvolvimento dos colaboradores, tendo em vista que os gestores podem auxiliar nesse processo.

Nesse sentido, os colegas de trabalho e os gestores podem manter um diálogo aberto com o profissional para apontar-lhe pontos fortes e fracos, além de sugerir melhorias que vão ajudá-lo em sua jornada.

Invista em treinamentos e capacitações

Um homem apresentando para um grupo de colaboradores

O treinamento e a capacitação também são recursos utilizados no desenvolvimento dos profissionais, pois eles auxiliam a adquirir novos conhecimentos, ampliar habilidades, além de preparar esses profissionais para atuarem com mais autonomia.

Por meio dos treinamentos, é possível aprimorar as habilidades que os profissionais já possuem, além de ser uma oportunidade para descobrir novos talentos que possam ser aperfeiçoados.

Faça um plano de carreira para os colaboradores

O plano de carreira é uma ferramenta fundamental para a jornada dos profissionais e sua trajetória nas organizações. Isso porque, por meio desse recurso, é possível identificar as habilidades e as competências de cada profissional e aprimorá-las.

No plano de carreira também é definido outros pontos importantes que irão ajudar no desenvolvimento dos profissionais. São eles:

  • Objetivo profissional;
  • Posições hierárquicas e competências que devem ser conquistadas para alcançar o objetivo;
  • Especializações e treinamentos que deverão ser realizados durante a trajetória profissional;
  • Metas e KPIs.

A elaboração de um plano de carreira consistente é ideal para que o funcionário saiba quais oportunidades ele possui na organização e o que deve ser feito para conquistá-las. 

Diante disso, o profissional se sente mais motivado em trabalhar na organização, pois sabe que ele possui oportunidades de crescimento.

Realize mentorings dentro da empresa

O mentoring, ou mentoria, é um processo de transmissão de conhecimentos que ocorre de um profissional para outro. Assim, nesse processo, o colaborador mais experiente, conhecido como mentor, orienta o trabalho de um profissional com menos experiência ou que tenha ingressado recentemente na organização.

Utilizar o mentoring é uma forma de potencializar os profissionais que já atuam na organização, impulsionando a criatividade e a inovação para passar o conhecimento aos outros colaboradores.

Essa prática, quando aplicada corretamente, traz diversos benefícios, como aumento da produtividade, retenção de talentos, redução de custos, entre outros.

Conclusão

Diante da leitura desse artigo, foi possível entender o que são os propulsores de carreira e como eles podem ajudar a organização e os colaboradores a atingirem os melhores resultados.

Afinal, explorar as forças e entender as fraquezas dos colaboradores é uma forma de ampliar a performance profissional e acelerar o processo de aprendizado e especialização deles, fazendo com que eles possam trabalhar com mais qualidade.

No entanto, durante esse processo, é importante que o profissional se conheça, saiba quais são suas melhores habilidades e o que ele ainda precisa desenvolver para chegar onde deseja.

Assim, é importante que a empresa ofereça recursos que auxiliem o profissional no processo de autoconhecimento e, em contrapartida, esse colaborador deve utilizar essas habilidades e competências no dia a dia, tornando a empresa mais produtiva e mais competitiva diante dos concorrentes.

Gostou de saber mais sobre os propulsores de carreira? Então, não deixe de compartilhar esse conteúdo nas redes sociais e acompanhar o blog Pontotel para ficar por dentro de outros assuntos!

Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!