A promoção de cargo é um momento muito esperado pelos colaboradores. Os profissionais buscam a promoção pois esta é uma forma de ser reconhecido por seus esforços e seu trabalho na organização.
Por isso, quando surge uma nova vaga na empresa, é importante avaliar se ela já não pode ser preenchida pelos funcionários que trabalham na companhia.
Dessa forma, os funcionários se sentem mais motivados e possuem um objetivo a ser alcançado.
Tendo em vista a importância da promoção de cargo, preparamos esse artigo que irá abordar como as organizações podem adotar essa prática na cultura organizacional e quais as vantagens ela vai proporcionar para a empresa e para o funcionário.
Veja a seguir os tópicos que serão discutidos ao longo deste artigo:
- O que é promoção de cargo?
- Qual a importância da promoção de cargo nas empresas?
- Como promover um funcionário?
- Quais os principais critérios?
- Como o RH e a empresa podem estruturar um processo de promoção de cargo?
Ficou interessado? Então acompanhe o artigo abaixo!
Boa leitura!
O que é promoção de cargo?
A promoção de cargo é um reconhecimento aos resultados que o profissional proporciona para a empresa. No geral, a promoção ocorre com a subida para um cargo mais alto ao que é ocupado atualmente.
A promoção interna na empresa ainda é a forma mais comum que as organizações utilizam para preencher cargos chaves. Em alguns casos, as vagas não são divulgadas no mercado e são ocupadas pelos funcionários que já trabalham na empresa e conhecem a cultura.
O colaborador recebe um aumento de salários e mudança nas atividades. Também é possível receber a promoção apenas com aumento do salário sem, necessariamente, haver mudança de cargo e atividades.
Em momentos de crise, a empresa pode solicitar ao colaborador para que ele assuma mais atividades ou mude de cargo, mas há pouco ou nenhum aumento no salário.
Um exemplo de promoção é um vendedor ser promovido para gerente de vendas.
Para as organizações e os gestores identificarem quais funcionários estão prontos para serem promovidos, é importante ter na política interna um plano de carreira.
Dessa forma, o profissional consegue se preparar para desenvolver as habilidades e competências necessárias para assumir novos cargos.
Para que serve a promoção de cargo?
A promoção no trabalho é uma forma da organização reconhecer a capacidade dos profissionais e a sua jornada de trabalho.
É muito bom para os funcionários ver que a empresa dá chances para os profissionais crescerem dentro da organização. Assim, ele se sente mais satisfeito e impacta em menor rotatividade.
Se a gestão de pessoas for organizada e comprometida com a equipe, o funcionário só vai buscar oportunidade em outras empresas se os seus valores não forem compatíveis com o da organização em que atua.
Qual a importância da promoção de cargo nas empresas?
A promoção no trabalho proporciona vantagens tanto para a empresa quanto para o colaborador.
Fazer recrutamentos externos gera mais gastos para a organização e não é uma garantia de que ela vai encontrar o profissional com o perfil adequado.
Portanto, fazer o recrutamento interno por meio da promoção de cargo é uma alternativa que agrada ambos os lados. Os profissionais se sentem valorizados e reconhecidos pela empresa.
Já a organização, não precisa realizar processos seletivos externos, que podem demorar mais e ter altos custos.
Assim, escolher um profissional que já atua na organização é o ideal, pois ele já conhece a cultura da empresa e não precisa de um período para se adaptar à companhia.
Portanto, os resultados começam a aparecer com menos tempo. E a organização mostra que está preocupada com o desenvolvimento dos colaboradores.
Como promover um funcionário?
A promoção profissional é um momento muito aguardado pelos colaboradores. Por isso, quando a oportunidade surge, os líderes devem analisar na equipe quais profissionais estão aptos para assumir novos cargos.
Uma escolha impensada pode levar a empresa a perder um profissional competente no cargo atual e ter um profissional mediano no novo cargo.
Para escolher o perfil correto, é necessário fazer um processo de seleção interna. E esse processo deve ser justo e transparente para não haver favoritismo entre os candidatos a nova vaga.
Dessa forma, a organização consegue encontrar o profissional ideal para ser promovido e que vai atender as necessidades do cargo.
Quais os principais critérios?
Como vimos, é muito importante que os gestores consigam identificar o profissional adequado para realizar a promoção e não perder nenhum talento nesse processo. Para isso existem alguns critérios que podem auxiliar na tomada de decisão.
Veja a seguir quais são os critérios:
Qualificação para o cargo
O RH, em conjunto com os líderes, deve avaliar as equipes para conhecer o perfil dos candidatos à promoção e identificar o que está mais apto para assumir o novo cargo.
Vale lembrar que, é importante analisar as hard skills – habilidades técnicas que cada colaborador possui. E as soft skills – competências relacionadas ao perfil comportamental do funcionário.
Também deve ser analisado o tempo de empresa, a formação acadêmica entre outros.
Proatividade
A proatividade é uma característica muito importante para o profissional ser promovido. Isso porque, um colaborador proativo é aquele que busca sempre ajudar os colegas e se coloca a frente na resolução dos problemas.
As empresas buscam por profissionais que estejam prontos para novos desafios na jornada profissional.
Flexibilidade
Outra característica que deve ser levada em consideração é a flexibilidade.
Ela é a capacidade do profissional conseguir se adaptar a novas realidades, saber atuar com situações de estresse e acompanhar o ritmo de mudança da organização.
O profissional deve saber ouvir as críticas, lidar com opiniões e pessoas diferentes. E por último, buscar melhorar sempre.
Boa comunicação
Além das habilidades técnicas, o funcionário que será promovido deve possuir uma boa comunicação. Essa técnica é fundamental para que ele saiba se expressar da melhor forma e não gerar erros nos processos com a equipe.
Para escolher o profissional adequado, os líderes devem avaliar como o profissional agrega valor para a empresa, as suas habilidades técnicas e postura, que o tornam um diferencial entre os outros membros da equipe.
Como o RH e a empresa podem estruturar um processo de promoção de cargo?
Escolher qual funcionário será promovido, não é uma tarefa simples. Por isso, no momento da decisão deve existir alguns critérios para auxiliar nessa escolha.
A seguir, você pode conferir quais critérios podem ser utilizados para estruturar esse processo na organização.
Faça avaliações de competência
Para fazer a promoção de cargo, a organização precisa identificar o profissional que corresponda ao perfil procurado.
Dessa forma, a corporação deve realizar avaliações de competências de forma periódica para acompanhar a evolução de cada funcionário.
A partir dessa análise, o processo de escolher o novo funcionário para o cargo torna-se mais rápido e justo.
Faça feedbacks
Ter feedbacks é importante para que os funcionários saibam como está o seu desempenho e pontos que ele pode melhorar, assim ele pode oferecer melhores resultados para a empresa.
As organizações que adotam o feedback como parte da cultura da empresa, possuem mais facilidade para realizar a promoção de cargo e estimulam o engajamento da equipe.
Avalie o comportamento
É importante avaliar o relacionamento interpessoal do colaborador que será promovido. Principalmente, se o novo cargo está ligado à liderança.
Deve ser avaliado como o colaborador lida com a equipe, se ele ouve os colegas, como ele soluciona conflitos e se ele possui empatia.
Perfil de líder
Para cargos de liderança é importante que o candidato tenha o perfil de líder para assumir a nova função. Também é importante que o candidato tenha uma postura proativa e tenha a habilidade de liderar os projetos.
Quais as vantagens e impactos da promoção de cargo dentro da empresa?
Dentre as vantagens que a promoção de cargo pode oferecer para a empresa, podemos destacar:
- A organização reconhece o esforço e o trabalho do colaborador;
- É uma forma do funcionário crescer profissionalmente, pois se depara com novas oportunidades e desafios;
- Através de novos desafios, o colaborador se sente mais motivado, evitando que ele se sinta desmotivado realizando a mesma função;
- O aumento salarial motiva o funcionário e ele passa a produzir mais;
- Promover um colaborador que já trabalha na organização é um processo mais econômico;
- É possível reter os talentos, porque os colaboradores veem na empresa uma oportunidade de crescimento.
Portanto, as vantagens da promoção de cargo favorecem tanto a empresa quanto os profissionais.
Conclusão
A promoção de cargo depende de vários fatores para de fato acontecer. E os gestores devem buscar tomar a melhor decisão para que o novo cargo seja preenchido de forma correta e o funcionário consiga se desenvolver profissionalmente.
Ao longo do artigo abordamos os critérios que vão auxiliar os gestores na tomada de decisão e quais atitudes os funcionários devem ter para ser promovido.
Se a organização está buscando profissionais mais dedicados e engajados, a promoção de cargo pode motivar a equipe e aumentar a produção.
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