Progressão de carreira: o que é e quais os benefícios?
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Time Pontotel 6 de março de 2025 Gestão de Pessoas

Progressão de carreira: tipos, benefícios e o passo a passo para implementar um plano eficaz na sua empresa!

Como funciona a progressão de carreira? Aprenda o que é esse tipo de desenvolvimento, benefícios e como montar um plano para implementá-la.

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A progressão de carreira, desde que implementada estrategicamente, torna os funcionários mais produtivos e engajados. Eles passam a se desenvolver gradualmente e isso pode levá-los a alcançar um novo cargo, por exemplo. Porém, se a empresa não desenvolver um plano que favorece a progressão do seu quadro de pessoal, alguns problemas surgem.

O relatório Workpulse 2024, feito pela Randstad, traz vários insights sobre determinados assuntos, como atração e retenção de talentos. Segundo ele, que considerou quase 40 mercados diferentes, 70% dos profissionais entrevistados afirmaram que, para avaliar um ambiente de trabalho, um dos critérios que usam é justamente a progressão de carreira.

Ainda segundo essa pesquisa, 72% deles acredita que o treinamento e o desenvolvimento são importantes para que tenham mais segurança em seus empregos e se sintam preparados para lidar com desafios que o mercado traga no futuro. Esses dois elementos, como será abordado ao longo deste conteúdo, fazem parte da progressão na carreira.

É sobre esse e outros aspectos que este texto abordará por meio dos tópicos abaixo:

Tenha uma excelente leitura!

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O que é progressão de carreira?

Mulher olhando pela janela do escritório

A progressão de carreira diz respeito a um processo por meio do qual um trabalhador, de qualquer área de atuação, consegue avançar e crescer profissionalmente. O termo “progressão”, a propósito, remete a isso: ao desenvolvimento gradual ao longo do tempo.

Porém, tal progresso não se dá somente quando um profissional consegue conquistar um novo cargo ou quando, após alguns processos seletivos, finalmente é admitido em uma empresa que sempre quis. Isso engloba a sua carreira por completo, envolvendo:

  • Aprendizado e aprimoramento de habilidades;
  • Novas experiências ao trabalhar em projetos ou participar de eventos;
  • Ganho de novas atribuições na empresa.

Diferença entre progressão horizontal e vertical

A principal característica da progressão de carreira horizontal é que um funcionário se move “lateralmente” na empresa. Ou seja, ao progredir, ele assume funções ou cargos diferentes, mas tudo isso acontecendo em um mesmo nível hierárquico.

A progressão de carreira vertical, por outro lado, implica a ascensão profissional de um funcionário, mas com mudança de nível hierárquico. Em paralelo ao tipo de progressão anterior, aqui, ele se move verticalmente na organização: um gerente promovido a diretor-executivo (CEO) exemplifica isso. 

Quais os benefícios da progressão de carreira para empresas e colaboradores?

A progressão de carreira beneficia o funcionário, e isso será abordado a seguir, mas também traz vantagens para as empresas. Afinal, seu quadro de pessoal se desenvolve continuamente, e isso reflete positivamente nela. Entenda.

Retenção de talentos

Quando os funcionários têm oportunidades de crescerem e se desenvolverem, isso aumenta neles o sentimento de valorização. Por isso, quando a empresa adota ações que favoreçam a progressão de carreira, eles veem isso positivamente. É, afinal, uma forma de desenvolverem habilidades que os farão mais capazes em suas funções.

Aumento do engajamento e da produtividade

Lara Avelino, analista de RH, psicóloga organizacional e recrutadora, pontua algo interessante e intimamente relacionado à progressão de carreira: 

“A jornada do colaborador é utilizada também como uma estratégia de gestão de pessoas. E é justamente para que a gente consiga manter os colaboradores engajados e trazer uma melhor qualidade de vida para os nossos colaboradores, para as nossas pessoas”

Assim, o funcionário, ao ter recursos para progredir em sua carreira, sente-se mais motivado para trabalhar. Sua produtividade aumenta porque ele está engajado em dar o seu melhor. É isso que o fará progredir na organização, seja horizontal ou verticalmente.

Redução de custos e turnover

Existem duas nuances importantes relacionadas à progressão de carreira, e a primeira delas refere-se à diminuição do turnover, o índice de rotatividade referente à relação entre o número de funcionários que entram e saem de uma organização. 

A progressão de carreira, se adotada corretamente, impede que o funcionário veja o pedido de demissão para procurar um novo emprego como a única forma de crescer em sua trajetória profissional. Isso, consequentemente, evita que a empresa lide com os gastos relativos a um novo processo de seleção e treinamento de recém-contratados.

Como funciona a progressão de carreira nos setores público e privado?

A progressão de carreira nos setores público e privado tem características e regras específicas; por isso, o profissional dessas esferas de trabalho precisa compreender as particularidades envolvidas. Confira a seguir.

Regras específicas para servidores públicos

Conforme o art. 9º da Medida Provisória n.º 1.286, o “avanço de nível do servidor na carreira correspondente ao seu cargo efetivo ocorrerá por meio de progressão funcional e de promoção”.

Isso, no entanto, só é possível se o servidor público atender aos requisitos estabelecidos no plano de carreira de seu órgão ou instituição. Entre eles estão:

  • Tempo mínimo de serviço em um nível ou padrão específico;
  • Avaliação de desempenho;
  • Cumprimento das metas;
  • Participação em cursos ou capacitações reconhecidas pelo órgão empregador.

Estruturas típicas no setor privado

No setor privado, as estruturas organizacionais variam bastante. Apesar disso, geralmente incluem:

  • Hierarquia de cargo: abrange desde posições de nível inicial até cargos executivos;
  • Departamentos funcionais: cada empresa divide-se em departamentos, como recursos humanos, finanças e marketing;
  • Equipes de projetos: é comum empresas utilizarem equipes de projeto para lidar com iniciativas específicas e temporárias;
  • Flexibilidade e mobilidade: os funcionários conseguem mudar de departamento ou área de atuação conforme suas habilidades e interesses.

Como implementar um plano de progressão de carreira na empresa?

Mulher apresentando uma ideia com as mãos e homem olhando e pensando, em undo com um escritório

Wladimir Parada, diretor comercial da Randstad Brasil, diz que os “profissionais de hoje não buscam apenas estabilidade, procuram impacto em suas jornadas”. A progressão de carreira, como abordado até aqui, relaciona-se diretamente com isso.

A seguir, veja como a empresa, em conjunto com o time de RH, deve implementar um plano para seus funcionários progredirem profissionalmente.

Diagnóstico da estrutura organizacional

Ao fazer o diagnóstico da estrutura organizacional, a empresa avalia se os recursos que têm, como orçamento e tempo, são suficientes para implementar a progressão de carreira. Nesse processo, ela também deve mapear todas as funções e hierarquias que existem. É só a partir disso que ela consegue identificar os possíveis caminhos de progressão.

Definição de competências e metas claras

É necessário definir as competências técnicas e comportamentais necessárias para cada cargo e nível hierárquico, e isso envolve habilidades como liderança, comunicação, resolução de problemas e adaptabilidade.

A empresa deve, ainda, definir metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo para os colaboradores alcançarem em cada estágio de sua progressão.

Uso de ferramentas para acompanhamento e avaliação de desempenho

Para acompanhar o progresso de cada um dos funcionários, bem como registrar avaliações de desempenho e fornecer feedback em tempo real, é indispensável que a empresa use ferramentas que facilitem isso. É o caso do feedback 360º e da gestão de performance.

Como cita Tuanny Honesko, coordenadora de marketing da Feedz: “Fazer a avaliação de desempenho da forma mais transparente possível é importante, pois demonstra, inclusive, como a pessoa poderá crescer na empresa”.

Conclusão

Quando um funcionário começa a trabalhar em uma empresa, ele precisa ter a convicção de que não está só realizando suas funções, dia após dia, meramente por dinheiro. Ele, afinal, deseja crescer profissionalmente, aprender novas habilidades e sentir que está trabalhando com propósito.

A progressão de carreira mostra sua relevância diante disso, já que “desenha” na mente do colaborador o entendimento de que, gradualmente, ele se tornará um melhor profissional. Nesse sentido, o time de recursos humanos deve saber quais ações tomar para favorecer essa progressão.

Afinal, como sabiamente destaca Mariá Menezes, diretora de pessoas e cultura da Sankhya, uma das formas de os colaboradores se sentirem conectados e pertencentes a uma empresa é por meio “das oportunidades que eles têm de crescer e se desenvolver”.

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