A progressão de carreira, desde que implementada estrategicamente, torna os funcionários mais produtivos e engajados. Eles passam a se desenvolver gradualmente e isso pode levá-los a alcançar um novo cargo, por exemplo. Porém, se a empresa não desenvolver um plano que favorece a progressão do seu quadro de pessoal, alguns problemas surgem.
O relatório Workpulse 2024, feito pela Randstad, traz vários insights sobre determinados assuntos, como atração e retenção de talentos. Segundo ele, que considerou quase 40 mercados diferentes, 70% dos profissionais entrevistados afirmaram que, para avaliar um ambiente de trabalho, um dos critérios que usam é justamente a progressão de carreira.
Ainda segundo essa pesquisa, 72% deles acredita que o treinamento e o desenvolvimento são importantes para que tenham mais segurança em seus empregos e se sintam preparados para lidar com desafios que o mercado traga no futuro. Esses dois elementos, como será abordado ao longo deste conteúdo, fazem parte da progressão na carreira.
É sobre esse e outros aspectos que este texto abordará por meio dos tópicos abaixo:
- O que é progressão de carreira?
- Quais os benefícios da progressão de carreira para empresas e colaboradores?
- Como funciona a progressão de carreira nos setores público e privado?
- Como implementar um plano de progressão de carreira na empresa?
Tenha uma excelente leitura!

O que é progressão de carreira?

A progressão de carreira diz respeito a um processo por meio do qual um trabalhador, de qualquer área de atuação, consegue avançar e crescer profissionalmente. O termo “progressão”, a propósito, remete a isso: ao desenvolvimento gradual ao longo do tempo.
Porém, tal progresso não se dá somente quando um profissional consegue conquistar um novo cargo ou quando, após alguns processos seletivos, finalmente é admitido em uma empresa que sempre quis. Isso engloba a sua carreira por completo, envolvendo:
- Aprendizado e aprimoramento de habilidades;
- Novas experiências ao trabalhar em projetos ou participar de eventos;
- Ganho de novas atribuições na empresa.
Diferença entre progressão horizontal e vertical
A principal característica da progressão de carreira horizontal é que um funcionário se move “lateralmente” na empresa. Ou seja, ao progredir, ele assume funções ou cargos diferentes, mas tudo isso acontecendo em um mesmo nível hierárquico.
A progressão de carreira vertical, por outro lado, implica a ascensão profissional de um funcionário, mas com mudança de nível hierárquico. Em paralelo ao tipo de progressão anterior, aqui, ele se move verticalmente na organização: um gerente promovido a diretor-executivo (CEO) exemplifica isso.
Quais os benefícios da progressão de carreira para empresas e colaboradores?
A progressão de carreira beneficia o funcionário, e isso será abordado a seguir, mas também traz vantagens para as empresas. Afinal, seu quadro de pessoal se desenvolve continuamente, e isso reflete positivamente nela. Entenda.
Retenção de talentos
Quando os funcionários têm oportunidades de crescerem e se desenvolverem, isso aumenta neles o sentimento de valorização. Por isso, quando a empresa adota ações que favoreçam a progressão de carreira, eles veem isso positivamente. É, afinal, uma forma de desenvolverem habilidades que os farão mais capazes em suas funções.
Aumento do engajamento e da produtividade
Lara Avelino, analista de RH, psicóloga organizacional e recrutadora, pontua algo interessante e intimamente relacionado à progressão de carreira:
“A jornada do colaborador é utilizada também como uma estratégia de gestão de pessoas. E é justamente para que a gente consiga manter os colaboradores engajados e trazer uma melhor qualidade de vida para os nossos colaboradores, para as nossas pessoas”
Assim, o funcionário, ao ter recursos para progredir em sua carreira, sente-se mais motivado para trabalhar. Sua produtividade aumenta porque ele está engajado em dar o seu melhor. É isso que o fará progredir na organização, seja horizontal ou verticalmente.
Redução de custos e turnover
Existem duas nuances importantes relacionadas à progressão de carreira, e a primeira delas refere-se à diminuição do turnover, o índice de rotatividade referente à relação entre o número de funcionários que entram e saem de uma organização.
A progressão de carreira, se adotada corretamente, impede que o funcionário veja o pedido de demissão para procurar um novo emprego como a única forma de crescer em sua trajetória profissional. Isso, consequentemente, evita que a empresa lide com os gastos relativos a um novo processo de seleção e treinamento de recém-contratados.
Como funciona a progressão de carreira nos setores público e privado?
A progressão de carreira nos setores público e privado tem características e regras específicas; por isso, o profissional dessas esferas de trabalho precisa compreender as particularidades envolvidas. Confira a seguir.
Regras específicas para servidores públicos
Conforme o art. 9º da Medida Provisória n.º 1.286, o “avanço de nível do servidor na carreira correspondente ao seu cargo efetivo ocorrerá por meio de progressão funcional e de promoção”.
Isso, no entanto, só é possível se o servidor público atender aos requisitos estabelecidos no plano de carreira de seu órgão ou instituição. Entre eles estão:
- Tempo mínimo de serviço em um nível ou padrão específico;
- Avaliação de desempenho;
- Cumprimento das metas;
- Participação em cursos ou capacitações reconhecidas pelo órgão empregador.
Estruturas típicas no setor privado
No setor privado, as estruturas organizacionais variam bastante. Apesar disso, geralmente incluem:
- Hierarquia de cargo: abrange desde posições de nível inicial até cargos executivos;
- Departamentos funcionais: cada empresa divide-se em departamentos, como recursos humanos, finanças e marketing;
- Equipes de projetos: é comum empresas utilizarem equipes de projeto para lidar com iniciativas específicas e temporárias;
- Flexibilidade e mobilidade: os funcionários conseguem mudar de departamento ou área de atuação conforme suas habilidades e interesses.
Como implementar um plano de progressão de carreira na empresa?

Wladimir Parada, diretor comercial da Randstad Brasil, diz que os “profissionais de hoje não buscam apenas estabilidade, procuram impacto em suas jornadas”. A progressão de carreira, como abordado até aqui, relaciona-se diretamente com isso.
A seguir, veja como a empresa, em conjunto com o time de RH, deve implementar um plano para seus funcionários progredirem profissionalmente.
Diagnóstico da estrutura organizacional
Ao fazer o diagnóstico da estrutura organizacional, a empresa avalia se os recursos que têm, como orçamento e tempo, são suficientes para implementar a progressão de carreira. Nesse processo, ela também deve mapear todas as funções e hierarquias que existem. É só a partir disso que ela consegue identificar os possíveis caminhos de progressão.
Definição de competências e metas claras
É necessário definir as competências técnicas e comportamentais necessárias para cada cargo e nível hierárquico, e isso envolve habilidades como liderança, comunicação, resolução de problemas e adaptabilidade.
A empresa deve, ainda, definir metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo para os colaboradores alcançarem em cada estágio de sua progressão.
Uso de ferramentas para acompanhamento e avaliação de desempenho
Para acompanhar o progresso de cada um dos funcionários, bem como registrar avaliações de desempenho e fornecer feedback em tempo real, é indispensável que a empresa use ferramentas que facilitem isso. É o caso do feedback 360º e da gestão de performance.
Como cita Tuanny Honesko, coordenadora de marketing da Feedz: “Fazer a avaliação de desempenho da forma mais transparente possível é importante, pois demonstra, inclusive, como a pessoa poderá crescer na empresa”.
Conclusão
Quando um funcionário começa a trabalhar em uma empresa, ele precisa ter a convicção de que não está só realizando suas funções, dia após dia, meramente por dinheiro. Ele, afinal, deseja crescer profissionalmente, aprender novas habilidades e sentir que está trabalhando com propósito.
A progressão de carreira mostra sua relevância diante disso, já que “desenha” na mente do colaborador o entendimento de que, gradualmente, ele se tornará um melhor profissional. Nesse sentido, o time de recursos humanos deve saber quais ações tomar para favorecer essa progressão.
Afinal, como sabiamente destaca Mariá Menezes, diretora de pessoas e cultura da Sankhya, uma das formas de os colaboradores se sentirem conectados e pertencentes a uma empresa é por meio “das oportunidades que eles têm de crescer e se desenvolver”.
Gostou deste conteúdo? Leia mais textos interessantes no blog Pontotel.