Programa de qualidade de vida: saiba como criar!
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Time Pontotel 18 de novembro de 2024 Gestão de Pessoas

Programa de qualidade de vida no trabalho: entenda o que é e como criar para aumentar a produtividade dos colaboradores

Aprenda como montar um programa de qualidade de vida no trabalho e quais são as iniciativas que a empresa pode oferecer aos colaboradores.

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A discussão sobre o programa de qualidade de vida no trabalho passou de uma raridade para um assunto central nas agendas das empresas brasileiras. No passado, muitos gestores viam esse tipo de iniciativa como um mero detalhe, algo que poderia ser deixado de lado em prol de metas e resultados financeiros. No entanto, a realidade mudou. 

Um estudo da Wellhub, que tem como base um levantamento com mais de 2.000 líderes de RH, revelou que as empresas que investem no bem-estar de seus colaboradores têm um retorno direto sobre o investimento.

Este artigo explica mais sobre como as empresas podem montar um programa de qualidade de vida no trabalho e o impacto desse programa nos indicadores corporativos. Confira, na lista abaixo, um breve resumo do que será apresentado mais adiante:

O que é programa de qualidade de vida?

O programa de qualidade de vida no trabalho (QVT) é um conjunto de atividades para fornecer um apoio à saúde e ao bem-estar dos funcionários. O objetivo é proporcionar um ambiente mais humanizado, que equilibre as demandas profissionais e pessoais.

Como funciona?

Em muitas empresas, o programa de qualidade de vida é integrado ao pacote de benefícios, ao lado de plano de saúde, vale-alimentação ou outros auxílios, sendo visto como um diferencial para atrair e reter talentos. 

Em outros casos, ele é uma iniciativa independente, ou seja, não necessariamente vinculado ao pacote de benefícios, mas ainda assim é oferecido como parte da cultura da empresa para reforçar o compromisso com o bem-estar dos funcionários.

Quais os benefícios do programa de qualidade de vida no trabalho?

Além de mostrar que as lideranças se importam com os colaboradores, o programa de qualidade de vida traz uma série de benefícios que impactam o dia a dia da empresa:

Aumento da produtividade

As empresas que investem na qualidade de vida do time acabam vendo esse retorno no desempenho e nos resultados financeiros. É o que diz Thiago Liguori, médico e diretor de saúde da Pipo Saúde: “Pouquíssimas empresas no Brasil hoje entendem a importância de cuidar da saúde dos seus colaboradores e como isso impacta positivamente o resultado financeiro da empresa”.

Redução da taxa de turnover e do absenteísmo

Empresas com iniciativas de qualidade de vida têm menos rotatividade, o que significa menos gastos com contratações e treinamentos. A promoção de saúde e bem-estar também ajuda a reduzir a taxa de absenteísmo, já que colaboradores mais saudáveis tendem a faltar menos.

Isso é reforçado por um estudo da Zippia, que demonstrou que programas de bem-estar podem reduzir o absentismo entre 14% e 19%.

Melhora do clima organizacional

Ambientes de trabalho que priorizam o bem-estar tendem a ser mais agradáveis e acolhedores. Se os colaboradores se sentem valorizados, a comunicação flui melhor, e as relações interpessoais se fortalecem e há uma significativa melhora do clima organizacional.

Atração e retenção de talentos

Hoje em dia, as novas gerações de profissionais estão cada vez mais atentas à cultura das empresas. Um programa de qualidade de vida é um grande diferencial que pode ajudar a destacar a empresa no mercado de trabalho e reter talentos da equipe.

Um estudo da Wellhub, reforça essa importância, mostrando que 86% dos líderes de RH afirmam que programas de qualidade de vida são essenciais para reter talentos.

Como montar um programa de qualidade de vida no trabalho?

Embora muitas empresas adotem programas de QVT para resolver problemas como absenteísmo, queda de produtividade ou baixa motivação, o ideal é que essa iniciativa surja como uma cultura para promover um ambiente de trabalho saudável desde o início.

Mas, seja qual for o motivo, as principais etapas para montar um programa de qualidade de vida no trabalho são: 

  • Entender as necessidades dos colaboradores: faça pesquisas internas na empresa para identificar os maiores desafios dos colaboradores;
  • Definir políticas de saúde preventiva e qualidade de vida: considere as necessidades da equipe, o orçamento disponível e a cultura da empresa;
  • Implementar o programa e acompanhar os resultados: estabeleça indicadores, como a queda no absenteísmo e o aumento na satisfação geral da equipe.

Seguindo essas etapas, o QVT pode trazer benefícios tanto para os colaboradores quanto para a própria empresa.

Exemplos de programa de qualidade de vida

As iniciativas do programa podem mirar em várias áreas, desde a promoção da saúde física até o bem-estar mental, a alimentação saudável e a flexibilização do trabalho. A ideia é criar um ambiente que valorize o funcionário na totalidade. Confira algumas sugestões!

Atividades físicas

Aqui estão opções de programas que podem ser implementados:

  • Parcerias com academias;
  • Programas de ginástica laboral;
  • Caminhadas ou corridas em grupo.

Bem-estar e saúde mental

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto promover a saúde física. Veja algumas iniciativas que podem ajudar a criar um ambiente de apoio e compreensão:

Alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada pode manter a energia e a produtividade ao longo do dia. Confira ações que podem ser adotadas:

  • Cardápio com refeições saudáveis na cantina elaboradas por um nutricionista;
  • Snacks saudáveis, como frutas, iogurtes e castanhas, em pontos estratégicos;
  • Espaço para cultivo de ervas e vegetais.

Trabalho remoto e horário flexível

Políticas que permitem um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional podem aumentar a satisfação dos colaboradores. Veja as sugestões:

  • Políticas que permitam o trabalho híbrido, com opções de home office;
  • Permissão para que os colaboradores ajustem seus horários conforme suas necessidades pessoais;
  • Regra de “sem e-mails aos finais de semana” para promover o descanso.

Lazer e cultura

Incluir momentos de lazer e cultura no ambiente de trabalho pode ajudar a criar um clima mais leve e divertido na empresa. Algumas dicas para promover essa área:

  • Happy hours e festas temáticas;
  • Ingressos para eventos culturais, como shows e exposições;
  • Espaços de lazer, como salas de jogos ou áreas de descanso.

Conclusão

Fica claro que o programa de qualidade de vida não é só uma formalidade ou uma estratégia de marketing para melhorar a reputação da empresa, é uma maneira de mostrar aos colaboradores que as lideranças se importam com sua saúde e bem-estar.

Com algumas iniciativas voltadas para o incentivo à realização de exercícios regulares, à alimentação saudável e ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, as empresas conseguem montar um QTV que aumente a produtividade da equipe.

Para conhecer mais estratégias sobre gestão de pessoas e tecnologias para a rotina das empresas, confira as últimas publicações do blog Pontotel.

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