Como a tecnologia pode auxiliar os processos de RH? Entenda quais são os principais e ferramentas que os facilitam
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Time Pontotel 11 de junho de 2024 Controle de ponto
Como a tecnologia pode auxiliar os processos de RH? Entenda quais são os principais e ferramentas que os facilitam
Você sabe qual a importância dos processos de RH? Conheça os principais e saiba como a tecnologia pode ajudar na execução deles.
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Em tempos de Inteligência Artificial (IA) e diversas soluções tecnológicas, os processos de RH também podem ser beneficiados por essas ferramentas. 

As equipes de Recursos Humanos devem ficar atentas às novidades do mercado e conhecer instrumentos que diminuem o processo manual e incorporam praticidade ao dia a dia do setor.

Seja em uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, a tecnologia pode ser uma grande aliada na organização nos processos, otimizando o tempo dos colaboradores que atuam na gestão de pessoas.

Para entender melhor como a tecnologia auxilia os processos de RH, quais os benefícios e quais as principais ferramentas, este artigo abordará os seguintes tópicos relacionados ao tema:

Quer saber mais sobre o universo do RH e como a tecnologia pode proporcionar a otimização de tempo e agilidade nos processos deste setor? Então, continue a leitura!

O que são processos de RH?

Essenciais para o funcionamento sustentável de toda empresa, os processos de RH incluem os procedimentos e as atividades que uma organização utiliza para gerenciar seu capital humano eficazmente. 

Esses processos abrangem todas as etapas do dia a dia de uma companhia, desde a aquisição de talentos até o desenvolvimento e a gestão contínua dos funcionários. 

Alguns dos processos de recursos humanos mais comuns incluem recrutamento e seleção, integração de novos funcionários, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento e fechamento de folha de pagamento.

Além deles, é possível incluir ainda gestão de compensação e benefícios, gestão de talentos e planejamento de sucessão.

Por que os processos de RH são importantes?

dois homens e uma mulher conversando e olhando para uma prancheta

Os processos de RH são de total importância para o bom funcionamento das companhias, organizando a rotina do negócio e a relação entre empresa e o colaborador.

Eles ajudam a identificar e recrutar talentos qualificados para preencher as necessidades de uma organização, garantindo que ela tenha as pessoas certas para atingir seus objetivos.

Em relação ao desenvolvimento de funcionários, esses processos permitem a gestão contínua dos funcionários por meio de treinamento, programas de aceleração de liderança e educação continuada.

Outro ponto de suma importância é a retenção de talentos. Ao investir no bem-estar, no desenvolvimento e no reconhecimento dos funcionários, os processos de RH ajudam a reter os talentos valiosos na organização, reduzindo custos e rotatividade.

Ao abordar a parte legal da empresa, eles garantem que a organização cumpra as leis trabalhistas e as regulamentações governamentais relacionadas à contratação, à remuneração, aos benefícios, à segurança no trabalho e a outros aspectos do emprego.

Ainda sobre o bom funcionamento do dia a dia, os procedimentos da área de recursos humanos auxiliam na manutenção de uma cultura organizacional saudável e positiva, que promove valores, normas e comportamentos desejados.

Quais os principais processos de RH?

Agora que o conceito dos processos de RH e a importância deles no dia a dia organizacional foram explicados, é essencial conhecer os principais protocolos, desde o recrutamento até a gestão e o controle de ponto.

Recrutamento e seleção

Considerado um dos mais importantes e conhecidos processos de RH, o recrutamento e seleção envolve a identificação, atração e escolha dos candidatos mais adequados para preencher as vagas disponíveis na organização.

Dentro dele, são apresentadas etapas como planejamento, recrutamento, triagem de currículos, entrevistas, avaliação de habilidades, referências, oferta de emprego e, por fim, toda a dinâmica de integração.

Cada etapa do processo de recrutamento e seleção é crucial para garantir que a organização contrate os melhores talentos, tanto nas exigências técnicas quanto na compatibilidade com a cultura e os valores da empresa.

Onboarding

Também conhecido como integração de funcionários, o onboarding é o processo pelo qual uma organização recebe e orienta novos funcionários em seu ambiente de trabalho

O objetivo é garantir uma transição suave e eficaz para os novos funcionários, ajudando-os a conhecer a cultura, as políticas, os procedimentos e as expectativas da empresa. 

Assim como o processo de recrutamento e seleção, o onboarding é composto por etapas importantes para o êxito na integração entre o colaborador e a empresa.

Entre eles, estão as boas-vindas, a introdução a empresa, o treinamento, o direcional de metas e expectativas, o acompanhamento e o feedback e integração à equipe.

Treinamento e desenvolvimento

O treinamento e desenvolvimento (T&D) é um processo fundamental nas organizações, que visa capacitar os funcionários com as habilidades necessárias para desempenhar suas funções eficazmente e contribuir para o sucesso da empresa.

Antes de aplicar este processo, é fundamental que o time de recursos humanos identifique as necessidades, e planeje e desenvolva os programas de forma que contemple os pontos identificados. 

Além disso, antes de finalizar toda programação, os colaboradores devem passar por uma avaliação, para entender a necessidade de possíveis melhorias.

Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é um processo de RH no qual o rendimento dos funcionários é analisado em relação aos objetivos organizacionais, às metas individuais e aos padrões de desempenho estabelecidos.

Antes de iniciar o processo de avaliação, é de suma importância estabelecer critérios claros e mensuráveis para avaliar o desempenho dos funcionários. Isso pode incluir competências específicas, metas quantitativas e qualitativas e comportamentos esperados.

Vale ressaltar que a avaliação de desempenho é uma ferramenta importante para promover o desenvolvimento contínuo dos funcionários, identificar talentos, e reconhecer e recompensar o bom desempenho.

Além disso, a avaliação de desempenho auxilia o time de gestão de pessoas a identificar pontos de melhoria e oportunidades de aprendizado e crescimento.

Remuneração e política de benefícios

Compreendendo aspectos fundamentais da gestão de recursos humanos, a remuneração e a política de benefícios visam atrair, reter e motivar os funcionários em uma organização.

Dentro do guarda-chuva de remuneração, é possível destacar o salário-base, que é o valor fixo pago aos funcionários em troca de seu trabalho, geralmente com base nas responsabilidades do cargo, e na experiência e habilidades do funcionário.

Além do salário-base, os funcionários podem receber incentivos financeiros adicionais, como bônus, comissões, participação nos lucros e prêmios por desempenho excepcional.

Vale destacar que, periodicamente, a organização pode revisar os salários dos funcionários para garantir que eles estejam alinhados com as tendências do mercado, o desempenho individual e os aumentos de custo de vida.

Ao falar de políticas de benefícios, diversas organizações oferecem planos de saúde para funcionários e, às vezes, para seus familiares, como parte deste processo.

Outros destaques são: seguro de vida, benefícios de aposentadoria, folgas remuneradas, benefícios flexíveis e desenvolvimento profissional.

Uma política de remuneração e benefícios eficazes não apenas ajuda a atrair e reter talentos, mas também contribui para a motivação, a satisfação e o engajamento dos funcionários, impactando positivamente o desempenho e os resultados da organização.

Gestão e controle de ponto

A gestão e controle de ponto refere-se ao processo de registrar e monitorar as horas trabalhadas pelos funcionários em uma organização. 

Este processo é importante para garantir o cumprimento das políticas de carga horária de trabalho, calcular a remuneração adequada dos funcionários e cumprir as leis trabalhistas e regulamentações governamentais relacionadas à jornada de trabalho e às horas extras.

Trata-se de um processo essencial no dia a dia das empresas, pois tem impacto direto no bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, nos resultados do negócio. Profissionais sobrecarregados têm queda de produtividade e, por isso, é primordial que os gestores façam um controle adequado da jornada de trabalho para evitar problemas como esse.

Acompanhamento de KPIs

O acompanhamento de KPIs (key performance indicators), ou indicadores-chave de desempenho, é uma prática crucial para avaliar o progresso de uma organização em relação aos seus objetivos estratégicos. 

É importante que o time de RH tenha em mente que os KPIs devem estar alinhados com os objetivos estratégicos da organização. Eles devem refletir as áreas-chave de desempenho que impulsionam o sucesso da empresa.

A prática de acompanhamento de KPIs é essencial para garantir o sucesso e a sustentabilidade de uma organização, permitindo uma tomada de decisões baseada em dados e uma gestão eficaz do desempenho empresarial.

Como a tecnologia pode ajudar nos processos de RH?

duas pessoas conversando e olhando para tela de um notebook

A tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante nos processos de recursos humanos, oferecendo uma série de benefícios e oportunidades de melhoria. Etapas que antes eram repletas de burocracias e protocolos podem ser facilmente otimizadas com plataformas de gestão.

Um exemplo disso é a incorporação do ponto eletrônico. Há alguns anos, o registro de ponto acumulava diversos livros ou cartões de ponto, dificultando a busca por informações pelo time de RH, para fazer, por exemplo, o fechamento da folha de pagamento.

Com a utilização de tecnologia, esta rotina corporativa se torna mais ágil para colaboradores e gestão de pessoas. Ao adotar e integrar soluções tecnológicas adequadas, as organizações tornam o gerenciamento de pessoas mais prático, além de promover o engajamento dos funcionários e impulsionar o sucesso do negócio todo.

Quais ferramentas facilitam o processo de RH?

Agora que já foi explicado como a tecnologia pode auxiliar os processos de RH, é importante conhecer as ferramentas que facilitam esses processos nas companhias.

Entre plataformas pagas e processos tecnológicos gratuitos, os times de recursos humanos contam com uma gama variada de ferramentas que otimizam os processos do dia a dia. Algumas delas são:

Automatização de tarefas

A automatização de tarefas é uma prática cada vez mais comum em várias áreas, incluindo recursos humanos, e oferece uma série de benefícios, como economia de tempo, redução de erros e aumento da eficiência.

Servindo não apenas para melhor gestão de tempo e recursos, a automatização de tarefas em RH permite que a equipe de gestão de pessoas se concentre em atividades mais estratégicas e de maior valor agregado.

Um exemplo de automatização eficaz é a implementação de chatbots de suporte para responder automaticamente a perguntas frequentes dos funcionários sobre benefícios, políticas internas, procedimentos, entre outros.

Acompanhamento de indicadores internos

O acompanhamento de indicadores internos é essencial para avaliar o desempenho e o progresso de uma organização em relação aos seus objetivos estratégicos. Existem várias categorias de indicadores que uma empresa pode monitorar, e cada uma delas fornece insights valiosos sobre diferentes aspectos do negócio.

Entre os indicadores operacionais e as informações de total relevância para o time de RH, é possível citar a taxa de rotatividade de funcionários, a taxa de absenteísmo, o tempo médio de resolução de problemas e a taxa de utilização de recursos.

Outros indicadores importantes para o desenvolvimento da empresa são os utilizados para mensurar a inovação da companhia. Entre eles, estão o número de novos serviços, a taxa de sucesso de lançamentos ou o tempo médio de desenvolvimento de um novo produto.

Esses são apenas alguns exemplos de indicadores internos que uma empresa pode acompanhar para avaliar seu desempenho e tomar decisões estratégicas com base em dados objetivos. 

Cada empresa deve identificar os indicadores mais relevantes para seu setor, modelo de negócios e objetivos estratégicos específicos.

Controle de ponto online

Prático e alinhado às tendências de mercado, o controle de ponto online é uma solução que permite aos funcionários registrar suas horas de trabalho remotamente, com a utilização de computadores, smartphones ou tablets. 

Essa abordagem oferece várias vantagens em comparação com métodos tradicionais de controle de ponto em papel ou sistemas locais.

Algumas soluções de controle de ponto online, como a Pontotel, oferecem opções de registro via biometria, reconhecimento facial ou impressão digital para garantir a autenticidade.

Além disso, com essa ferramenta, os funcionários podem receber notificações e lembretes para registrar seu ponto, garantindo que não esqueçam de fazê-lo.

Para os gestores, a funcionalidade do controle de ponto online também promove uma série de benefícios, como a aprovação das informações antes de serem incorporadas aos registros oficiais.

É importante reforçar que a escolha da solução mais adequada dependerá das necessidades específicas da organização, do tamanho da equipe, da estrutura de trabalho e dos requisitos legais do local.

A plataforma de controle de ponto da Pontotel é uma das mais completas do mercado de trabalho e possui funcionalidades que otimizam diversos processos de RH, como o fechamento da folha de pagamento e controle de banco de horas. Conheça mais sobre o sistema e confira todos os benefícios para os processos de RH. 

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Conclusão

Assim como nas mais diversas áreas do cotidiano, a tecnologia se tornou uma grande aliada para a otimização dos processos de RH.

Neste artigo, foi possível entender que os processos de RH são essenciais no desenvolvimento sustentável da companhia e quais são as principais técnicas aplicadas no dia a dia com esse intuito.

Dentro deste cenário, também foi visto como a tecnologia pode ajudar em vários momentos, sendo importante escolher as ferramentas que devem ser utilizadas neste processo.

Independentemente do segmento da empresa, a tecnologia merece conquistar um lugar de destaque, auxiliando não só o dia a dia de trabalho, mas também a relação entre colaborador e empresa.

Integrantes do time de RH devem estar sempre atentos à movimentação do mercado corporativo, propondo soluções inovadoras e criativas para otimizar processos.

Quer ficar por dentro de todas as tendências de mercado? Acompanhe o blog Pontotel e não perca as novidades.

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