Entenda o processo de aprendizagem e melhore o desenvolvimento da sua equipe!
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Time Pontotel 13 de junho de 2024 Gestão de Pessoas
Entenda o processo de aprendizagem e melhore o desenvolvimento da sua equipe!
Descubra o poder do processo de aprendizagem em transformar a experiência em conhecimento útil e aplicável no local de trabalho.
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A compreensão implícita e partilhada de que a aprendizagem acontece todos os dias, e para todos, pode fazer a diferença em uma cultura organizacional. Bons líderes entendem que a chave para um negócio bem-sucedido e sustentável está na capacidade de utilizar o processo de aprendizagem em todos os aspectos da empresa.

Recrutar e reter pessoas brilhantes é indiscutivelmente importante, porém, sem uma cultura de aprendizagem, todos os esforços podem ser em vão. Os talentos da empresa estarão fadados à desmotivação se não tiverem oportunidades de aprendizagem contínua.

Descubra mais sobre como a aprendizagem não é um evento isolado, mas um processo integrado ao tecido da cultura organizacional, capaz moldar atitudes, comportamentos e práticas em toda a empresa. Aqui está um resumo do que será explicado adiante:

Entenda o que está por trás de um excelente processo de aprendizagem!

O que é o processo de aprendizagem?

 

O processo de aprendizagem é um ciclo contínuo de absorção, reflexão e aplicação do conhecimento. Embora muitas vezes se pense na aprendizagem como algo que ocorre apenas em ambientes educacionais formais, a realidade é que as pessoas aprendem o tempo todo, em todos os lugares, porque a experiência está no cerne desse processo.

No livro “Experiential Learning: Experience as the Source of Learning and Development”, publicado em 1984, o escritor e teórico educacional David A. Kolb explica que a base da aprendizagem está justamente na capacidade de extrair significado da experiência. 

A aprendizagem, na teoria de Kolb, é definida como: “o processo pelo qual o conhecimento é criado por meio da transformação da experiência. O conhecimento resulta da combinação de apreender e transformar a experiência.” (Kolb, 1984, p. 41).

Portanto, o processo de aprendizagem é uma parte intrínseca da condição humana. Seja de forma ativa e intencional, ou por meio da simples experiência diária, o ciclo de absorção, reflexão e aplicação do conhecimento é realizado por todos.

Quais são as etapas do processo de aprendizagem?

 
mullher escrevendo em um quadro branco com um copo de café na mão

Segundo David A. Kolb, a aprendizagem acontece a partir de uma interação entre a experiência e a reflexão sobre essa experiência. Esse processo é composto por quatro etapas interligadas, que geralmente ocorrem em um ciclo contínuo:

1. Experiência Concreta (EC): sentir 

A primeira etapa pode ser considerada uma imersão em uma experiência real ou prática. As pessoas são envolvidas em uma atividade, interagindo com pessoas, objetos ou eventos. Durante esta fase, a atenção está centrada na experiência imediata, nas sensações físicas, nas emoções e nas percepções que surgem da interação com o ambiente. 

As pessoas podem enfrentar desafios, cometer erros e lidar com situações inesperadas. Independentemente do resultado, cada experiência servirá como base para as etapas subsequentes do ciclo de aprendizagem.

2. Observação Reflexiva (RO): observar

Após a experiência concreta, as pessoas passam para a etapa de observação reflexiva, na qual refletem sobre a experiência de uma maneira mais analítica e crítica. Agora, o foco está na revisão, e o objetivo é explorar as percepções, emoções e reações diante da situação vivenciada. 

As pessoas podem se questionar sobre o que aconteceu, por que aconteceu e como se sentiram em relação à experiência. A reflexão ocorre individualmente, pela introspecção, ou em grupo, compartilhando perspectivas com outros participantes. É o momento de extrair significado da experiência e identificar insights que orientem a aprendizagem.

3. Conceituação Abstrata (AC): refletir

Na etapa de conceituação abstrata, as pessoas buscam entender a experiência por meio da aplicação de conceitos, teorias e princípios gerais. O objetivo é conectar a experiência concreta com conhecimentos prévios para construir conceitos e fazer associações mentais que ajudem a dar sentido à experiência. 

É muito comum recorrer à criação de padrões, à identificação de relações de causa e efeito ou à formulação de hipóteses sobre o que foi observado e refletido. As pessoas podem, inclusive, recorrer a materiais de estudo, discussões em grupo ou orientações de especialistas para transformar em conhecimento suas experiências.

4. Experimentação Ativa (EA): fazer

Finalmente, na etapa de experimentação ativa, as pessoas aplicam os insights e os conceitos derivados da experiência concreta e da reflexão em novas situações. Esta é uma etapa de ação direta, na qual as pessoas experimentam o conhecimento adquirido, testando suas ideias e teorias na prática e avaliando os resultados. 

A experimentação ativa pode ser feita com a resolução de problemas, a tomada de decisões, a implementação de novas estratégias ou a realização de projetos práticos que apliquem o aprendizado.

Qual a importância do processo de aprendizagem para uma organização?

 

Por trás dos resultados de empresas líderes como Google, OpenAI e Meta está uma cultura forte de aprendizagem. São organizações capazes de integrar a aprendizagem em todos os aspectos do negócio, tornando-a parte de “como as coisas são feitas por aqui”. 

A seguir, entenda mais sobre o impacto do processo de aprendizagem nas empresas.

Desenvolvimento de competências e habilidades

Uma cultura de aprendizagem remove barreiras à aprendizagem e cria um ambiente no qual os colaboradores têm a oportunidade de ter sucesso. Todos se sentem encorajados a assumir riscos, buscar soluções criativas para os problemas e ir atrás de novas oportunidades de crescimento.

Inovação e adaptação ao ambiente de trabalho

A gestão da inovação é essencial para a sobrevivência e o sucesso a longo prazo de qualquer organização. No entanto, ela só é possível quando as pessoas têm a liberdade e a capacidade de experimentar, aprender com seus erros e buscar novas ideias.

É como explica o escritor austríaco Perer Drucker, reconhecido principalmente por sua visão única a respeito da Administração. Para ele, a aprendizagem é “um processo que dura a vida toda para nos mantermos a par das mudanças”.

Melhoria contínua e eficiência operacional

Com o processo de aprendizagem contínua, as organizações podem identificar áreas de melhoria, implementar mudanças, aumentar a eficiência operacional e impulsionar a melhoria contínua. A cultura de aprendizagem promove a mentalidade de buscar sempre o aprimoramento e a excelência em todas as áreas da organização.

Como acelerar o processo de aprendizado dos colaboradores na empresa?

 
mulher mexendo em um quadro com post it

A aprendizagem no local de trabalho não se limita a situações específicas, como aprender a usar uma nova ferramenta ou receber feedback de clientes. Na verdade, a aprendizagem pode fazer parte da cultura organizacional e permear todas as atividades da empresa. Descubra como integrá-la de forma contínua na organização.

Uso de tecnologia e recursos digitais

Uma das principais vantagens da tecnologia para uma cultura de aprendizado nas empresas é a capacidade de fornecer dados sobre o desempenho. Considere, por exemplo, o uso de um software de ponto eletrônico na empresa.

Esse software registra a entrada e saída dos colaboradores, além de gerar relatórios detalhados sobre diversas métricas, como horas trabalhadas, frequência, pontualidade e até mesmo produtividade.

Com esses dados em mãos, o departamento de Recursos Humanos (RH) e os líderes da empresa têm uma visão mais clara do desempenho dos colaboradores. Eles podem identificar padrões, tendências e áreas de melhoria.

Se um determinado departamento estiver apresentando baixa produtividade, por exemplo, o RH pode investigar as causas subjacentes e desenvolver programas de treinamento específicos para abordar essas questões.

A tecnologia também pode ser usada para fornecer treinamento personalizado aos colaboradores. Plataformas de e-learning, aplicativos móveis e outras ferramentas oferecem acesso a recursos de aprendizado, como cursos online e tutoriais em vídeo.

Integração de experiências práticas e teóricas

Em vez de apenas assistir a palestras e consultar manuais ou materiais de treinamento, os colaboradores podem participar de atividades práticas e simulações que os ajudem a aplicar o conhecimento na prática.

Para o especialista em gestão de serviços e consultor de capital humano da ETALENT, Mário Braille, a integração de experiências práticas e teóricas depende de um foco no processo de aprendizagem:

Quando falamos de integração, devemos tirar o aspecto da idade e colocar o modelo de aprendizagem. O modelo de aprendizagem é que diferencia a aplicabilidade daquele recurso ou daquela pessoa.”

Com o objetivo de integrar teoria e prática, as empresas também podem criar programas de mentoria, nos quais colaboradores experientes orientam os mais novos. Essa experiência proporciona a oportunidade de aplicar conhecimentos em situações reais.

Feedback construtivo e avaliação formativa

O feedback construtivo acontece quando líderes e supervisores fornecem informações específicas sobre o desempenho de um colaborador, destacando tanto os pontos fortes quanto as áreas de melhoria. 

Por exemplo, em vez de dizer apenas “seu trabalho precisa melhorar”, um gestor poderia dizer algo como “Você fez um ótimo trabalho na conclusão do projeto X, mas notei que houve algumas dificuldades na comunicação com a equipe. Vamos trabalhar juntos para desenvolver habilidades de comunicação para garantir o sucesso em projetos futuros.”.

A avaliação formativa complementa o feedback construtivo, uma vez que fornece oportunidades para os colaboradores refletirem sobre seu próprio desempenho e identificarem áreas de desenvolvimento. Esse processo pode acontecer por meio de autoavaliações, revisões de desempenho periódicas e avaliações de pares.

Em artigo da Forbes, o empresário Barrett Cordero, presidente da BigSpeak, um escritório líder global de palestrantes que representa ícones de negócios, explicou como o feedback e as avaliações de rotina incorporaram a aprendizagem aos valores da sua empresa:

“Nas reuniões mensais da minha empresa, celebramos os funcionários que utilizaram os seus orçamentos de aprendizagem e pedimos-lhes que partilhem o que aprenderam. Pedimos também a cada colaborador que estabeleça uma meta pessoal e profissional para o ano e os honre quando atingir essa meta.”

O feedback construtivo e a avaliação formativa, quando são integrados à cultura da empresa, permitem que os colaboradores se sintam incentivados a buscar o crescimento e a excelência. Tudo isso acaba impulsionando o sucesso e a inovação da empresa.

Conclusão

Em suma, o processo de aprendizagem está sempre acontecendo e pode ser um elemento vital na cultura organizacional de uma empresa. 

Reconhecendo que a aprendizagem vem da experiência prática, cabe aos gestores e à equipe de RH adotar tecnologias e procedimentos internos que garantam aos colaboradores a oportunidade de aprender com seus erros, desafios e conquistas no ambiente de trabalho.

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