Cada vez mais, as empresas vêm buscando alternativas para otimizar a entrega de produtos e serviços no mercado, oferecendo preços competitivos e alta qualidade. E para que isso seja viável, várias estratégias e modelos são empregados. Um deles é o private label.
Essa estratégia de negócio promete aumentar o faturamento, pois possibilita que a empresa detentora da marca fortaleça toda a gestão de seu produto enquanto outra empresa especialista o produz com eficiência operacional. Ou seja, há ganhos para todos os envolvidos.
Este artigo irá explicar tudo sobre o que é a private label. E, para melhor organização, ele será dividido conforme os tópicos abaixo:
- O que é private label?
- Como esse modelo funciona?
- Principais benefícios da private label
- Existe alguma desvantagem?
- Como a private label pode ajudar no sucesso do seu negócio?
- White label e private label: entenda a diferença
- O que é cartão private label?
Boa leitura!
O que é private label?
Private Label é uma expressão do inglês que significa “etiqueta privada”, uma estratégia de mercado usada por empresas que, para aumentar seu faturamento, terceirizam 100% do seu processo produtivo.
Isso ocorre por vários motivos: falta de capacidade de produção, quando não há conhecimento específico, necessidade de otimizar processos ou de reduzir custos, e outros.
Então, uma empresa é contratada para ser a responsável por produzir e entregar o produto de acordo com as especificidades da empresa que o contratou, funcionando como uma extensão desta.
Como esse modelo funciona?
Esse modelo funciona de forma simples: a empresa sente a necessidade de aumentar a produção ou lançar um novo produto no qual não possui expertise. Então, ela procura outra empresa para realizar este trabalho.
A empresa contratada é, então, responsável por realizar todos os passos da fabricação à entrega do produto, como: contratação e gestão de pessoas para trabalhar, produção, execução, maquinário, logística, entre outros.
Com a terceirização, a empresa contratante consegue se dedicar melhor a outros processos importantes para a marca e para a comercialização dos produtos, por exemplo, gestão de marketing, novas parcerias, prospecção e fidelização de clientes, abertura de pontos de vendas, entre outros.
Principais benefícios da private label
Há muitos benefícios em uma relação dentro do modelo de private label. Além de o custo de produção ser menor, há aumento de qualidade, pois as empresas que produzem os produtos detêm a tecnologia específica necessária para isso — o que faz aumentar a qualidade do que é oferecido ao cliente.
Existem, ainda, outras vantagens do private label capazes de revolucionar o modo de colocar produtos no mercado. Veja todos a seguir:
Redução de custos
Como já mencionado, a redução de custos é um fator importante quando se fala em private label. Isso acontece, principalmente, porque ao colocar um produto no mercado, não é preciso criar a estrutura para fazê-lo — contrata-se, então, uma empresa especializada para tal.
Logo, é possível economizar os valores referentes à estrutura de produção, como: contratação de equipe, de estrutura tecnológica ou de maquinário, logística, desenvolvimento, compra de insumos e matéria-prima, etc. Com isso, sobra mais recursos para dedicar à marca e à comercialização dos produtos.
Inclusive, essa redução de custos impacta diretamente o consumidor final: a fabricação por empresa especializada barateia a produção, fazendo com que seja possível colocar produtos mais baratos no mercado.
Fidelização de clientes
Com a produção terceirizada para uma empresa que detém todo o conhecimento necessário para produzir, há mais espaço para que a contratante se dedique à marca e a tudo que envolve a relação entre empresa e cliente.
A fidelização de clientes, por exemplo, é um ponto que é beneficiado com o private label, pois além de haver maior dedicação ao relacionamento com quem compra o produto, a empresa é capaz de oferecer produtos e soluções melhores para o público.
Além disso, os produtos únicos e personalizados que os consumidores encontram em seu negócio, que são só possíveis pelo modelo private label, também são capazes de fortalecer a fidelização. O artigo abordará mais sobre esse assunto a seguir.
Exclusividade dos produtos
A parceria entre a empresa e a terceirizada que detém toda a capacidade de produção resulta em produtos exclusivos, pensados e desenvolvidos por duas empresas que combinam seus saberes.
Além disso, o private label impõe exclusividade de produção. Sendo assim, há produtos que o cliente só será capaz de encontrar em seu negócio, fazendo com que ele se fidelize e aumente seu contato com a marca.
Existe alguma desvantagem?
Há algumas desvantagens no modelo private label, mas elas podem ser totalmente administradas e minimizadas pelas empresas que o contratam.
A primeira delas é não ter poder no processo de produção. Por isso, é preciso ter muito cuidado ao contratar uma empresa terceirizada, conhecer sua reputação e entender quais são seus outros produtos no mercado.
Outra desvantagem que vale reiterar é a dependência que se cria entre produtores e empresas, fazendo com que duas empresas com administrações distintas estejam ligadas por esse elo. Se uma empresa atrasa algum ponto do processo, é capaz de interferir negativamente na outra. Por isso, planejamento é essencial.
Quando se opta por empresas fornecedoras internacionais, também é preciso estar ciente do prazo de entrega do produto no Brasil, que costuma ser maior, além de todas as especificidades alfandegárias que essa ação comercial necessita.
Como a private label pode ajudar no sucesso do seu negócio?
A private label contribui para facilitar todo o fluxo de produção que existe desde a ideação do produto até sua entrega no mercado, trazendo ganhos financeiros aos envolvidos em todos os processos.
Além disso, como o produto é feito por quem detém toda a capacidade específica para este desenvolvimento, a empresa que o comercializa acaba por ser conhecida pela qualidade superior dos produtos ofertados.
Como mencionado, todos os recursos da empresa podem ser destinados às estratégias comercial e de marketing, fazendo com que o produto ou serviço oferecido chegue a mais clientes, o que faz aumentar consideravelmente o faturamento das empresas.
White label e private label: entenda a diferença
Tanto o white label quanto o private label são dois modelos que tem se tornado bastante populares no mercado. E, apesar de terem processos parecidos, são diferentes e trazem características únicas.
O modelo white label pressupõe que uma empresa venda seus produtos com “etiqueta branca” a outras empresas que queiram colocar sua marca e agregar valor a eles. É um modelo menos exclusivo, pois a empresa fornecedora pode vender seu produto a várias empresas interessadas.
Já no modelo private label, a empresa produz o produto de maneira totalmente exclusiva, dedicando-se 100% à marca que a contratou para realizar a produção de seu produto. Ambas iniciativas, portanto, são capazes de aumentar a velocidade de entrega e o portfólio de uma empresa.
O que é cartão private label?
O cartão private label é, sem dúvida, a primeira iniciativa que marcou a existência desse modelo de produção. Há tempos, já é possível observar cartões emitidos por instituições financeiras para conferir crédito aos clientes de determinada loja do varejo.
A administração desse crédito e de qualquer outro benefício concedido ao cliente por meio dele é normalmente feita por um banco conhecido, que detém o know-how das transações financeiras, mas que nem sempre deixa visível sua marca — deixando aparente apenas o nome da loja.
Outra peculiaridade do cartão private label é que ele pode ser usado apenas na loja que o está oferecendo. Por isso, é possível criar condições especiais de pagamento capazes também de fidelizar o cliente que o utiliza.
Conclusão
Neste artigo, foi possível entender o que é a private label e por que essa estratégia tem sido cada vez mais utilizada por empresas que querem oferecer produtos diferenciados e de qualidade. Ela é um tipo de terceirização que traz muitas vantagens a todos os envolvidos.
Redução de custos, mais recursos para destinar ao marketing, menos investimento em estrutura produtiva e contratação de profissionais especializados são algumas das vantagens que a private label traz às empresas.
Quanto às desvantagens da private label, que entre as principais estão a dependência produtiva e o possível atraso na entrega, estas são muito possíveis de serem superadas com bom planejamento e escolha de uma boa empresa parceira.
O texto também se encarregou de explicar a diferença entre white label e private label. Bastante confundidas, uma delas apresenta mais exclusividade que a outra. Porém, ambas significam otimização na entrega de novos produtos no mercado.
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