Já imaginou se sua empresa pudesse saber quanto irá vender ou quanto precisará produzir nos próximos meses para atender as necessidades do mercado? Isso já é possível por meio da previsão de demanda, um processo que ajuda a entender as necessidades futuras da empresa.
É sempre visto como o mercado vive em mudança, determinados períodos do ano vendem mais que outros ou simplesmente o produto que sua empresa oferta começa a ser mais procurado, assim, é preciso saber como lidar com essas situações buscando maximizar os lucros da empresa.
Uma das formas de diminuir esse problema é por meio da previsão de demanda, também chamada de estimativa de demanda, que ajuda a empresa a prever qual a demanda necessária para o futuro da empresa.
Para explicar melhor esse conceito e como ele pode ajudar no planejamento interno da sua empresa, serão apresentados os seguintes tópicos no artigo:
- O que é previsão de demanda?
- Para que serve a previsão de demanda?
- Como funciona a previsão de demanda?
- Por que criar o processo de previsão de demanda na empresa?
- Benefícios da previsão de demanda
- Como fazer a previsão de demanda?
Aproveite esse conteúdo e tenha uma boa leitura!
O que é previsão de demanda?
A previsão de demanda é um processo que tem como propósito prever a quantidade de vendas de produtos ou serviços que uma empresa poderá fazer em período de tempo futuro, ou seja, uma previsão antecipada do que ainda vai acontecer.
O termo também pode ser visto como estimativa de demanda, seu propósito é identificar as reais necessidades da empresa, baseadas em análises de variáveis internas e externas.
Ela ajuda o gestor a tomar melhores decisões sobre preços, potencial de mercado e possibilidade de expansão do negócio.
Então, se uma empresa sabe que nos meses de dezembro e janeiro há uma maior procura pelo seu produto, é por meio da previsão de demanda que ela define o que será preciso para atender a quantidade necessária.
Para que serve a previsão de demanda
A previsão de demanda serve para situar a gestão da empresa sobre qual a possibilidade de atuação da corporação em um novo mercado ou em um período atípico.
Isso quer dizer, na prática, que é um recurso que ajuda a empresa a entender como será a procura pelos seus produtos no futuro, possibilitando ajustes para atender essa nova demanda.
Assim, é possível ter controle sobre a quantidade de produção para que se evite subprodução ou superprodução, é mais uma forma da empresa evitar gastos e que sobrem produtos desnecessariamente.
Uma fábrica de agasalhos, por exemplo, já sabe que durante o inverno sua produção precisa ser maior do que no verão, para poder atender a procura que é maior nesse período.
Toda empresa que faz a previsão de demanda consegue economizar e maximizar seus lucros, já que há um melhor controle de estoque, da taxa de giro, dos funcionários e também dos espaços.
Como funciona a previsão de demanda?
A previsão de demanda possui dois métodos diferentes de abordagem, a qualitativa e a quantitativa, entender cada uma delas é essencial para escolher qual se aplica melhor ao seu negócio, confira a seguir:
Abordagem qualitativa
A abordagem qualitativa é uma forma mais subjetiva de medir a previsão de demanda, ela considera como fator principal a percepção do mercado, atribuindo aspectos das tendências de mercado, pesquisas de preferência e comportamento do consumidor.
Esse tipo de abordagem costuma ser mais utilizado pelo próprio marketing da empresa, que consegue por meio de estudos do consumidor, da concorrência e das realidades regionais prever quais são as tendências para o futuro.
Apesar de se basear em estudos, esse método perde parte da eficácia pela alta tendência de mudança no mercado, que nem sempre pode ser tão previsível assim, necessitando um estudo mais aprofundado.
Abordagem quantitativa
A abordagem quantitativa é mais objetiva e detalhada pois se baseia no estudo de dados reais baseados em estatísticas. Tais dados são colhidos a partir de pesquisas de mercado e de estudos profundos sobre a concorrência.
Diferente da abordagem qualitativa, a quantitativa trabalha com números exatos, como histórico de vendas por períodos, quantidade e volume de produtos, base de clientes etc. Assim, os estudos e previsões são mais confiáveis e funcionam por meio do cruzamento de dados.
Por que criar o processo de previsão de demanda na empresa?
A previsão de demanda pode ajudar a empresa em diversos aspectos para além dos controles de estoque, ela também está envolvida na melhoria das tomadas de decisão, de planejamento da equipe e no gerenciamento de demandas. Entenda a seguir.
Auxílio em tomadas de decisão
Com os dados obtidos a partir da análise qualitativa ou quantitativa da previsão de demanda, a gestão da empresa consegue tomar decisões mais claras sobre o futuro do negócio, já que elas são baseadas em estudos e não apenas em especulações.
Sabe-se que boas escolhas para a empresa partem do estudo de dados relevantes sobre o negócio e a previsão de demanda é capaz de entregar isso, mostrando, por exemplo, qual deve ser a produção futura da empresa ou quantos colaboradores ela precisa ter.
Planejamento eficiente de equipe
Se sua empresa já tem em mente que em determinado período de tempo terá uma demanda maior ou menos de trabalho, é mais fácil que haja a realização de um planejamento mais eficiente da equipe.
Por exemplo, se a empresa já sabe que no final do ano há um aumento de vendas, já é possível fazer um planejamento nos meses anteriores para conseguir cumprir com o esperado.
Agora, se em determinado período a produção diminuir, uma opção pode ser dar início a um projeto novo, agora que seus colaboradores estão menos ocupados.
São diversas as possibilidades de planejamento que a previsão de demanda proporciona à gestão da empresa.
Gerenciamento de demandas
A previsão de demanda ajuda a empresa a gerenciar as demandas internas e externas do negócio.O gerenciamento de demandas internas envolve o controle sobre as necessidades da empresa para que ela possa funcionar plenamente, isso diz respeito às demandas de ferramentas, dos colaboradores necessários e equipamentos.
Já nas demandas externas, a previsão de demanda ajuda a empresa a controlar sua adequação às necessidades do mercado, isso significa prever e atender a necessidade imposta pelos clientes.
Tanto de forma interna como externa, a previsão de demanda sempre vai ajudar a empresa a manter um melhor gerenciamento graças a possibilidade de ter um controle sobre o que está sendo produzido hoje e analisar o que pode ser feito no futuro para mudar a forma de trabalho atual.
Benefícios da previsão de demanda
A previsão ou estimativa de demanda traz uma série de benefícios que vão ajudar sua empresa a se organizar internamente no futuro e a se manter competitiva no mercado.
Confira a seguir com mais detalhes cada um dos principais benefícios.
Previsão de alocação de colaboradores
Se você já sabe que sua empresa vai ter uma demanda extraordinária em uma determinada época do ano conforme seu estudo de previsão de demanda, fica mais fácil alocar os colaboradores para que o trabalho ocorra como deve ser.
Isso não significa necessariamente só alocar os funcionários que você já tem atualmente, mas também a análise da necessidade da contratação de novos, mesmo que seja por meio de um contrato de trabalho temporário, para atender as necessidades de uma época específica.
Planejamento estratégico
Ter planejamento estratégico é estar com as metas e propósitos para a empresa bem definidos, é saber onde se quer chegar e a previsão de demandas tem um papel importante no planejamento estratégico.
Realizando a previsão de cenários futuros, fica mais fácil para a empresa guiar as estratégias da melhor forma possível, sabendo exatamente do que vai ser preciso para que a empresa realize seus objetivos futuros.
Previsão de produção e vendas
Outro ponto extremamente benéfico da previsão de demanda é ter a previsão de produção e vendas. Ter noção dessas quantidades ajuda a empresa a se organizar internamente e a manter uma melhor saúde financeira.
Imagine que sua empresa tem uma baixa quantidade de vendas em um determinado mês do ano e se ela não está preparada para esse cenário, pode acabar ficando com as contas no vermelho e se prejudicando.
Logo, se a empresa já tem noção disso, é possível, por exemplo, deixar uma reserva no caixa para superar o período de baixas vendas.
Além disso, ter essas informações sobre produção e vendas ajuda a empresa a se ajustar às novas realidades.
Como fazer a previsão de demanda?
Agora que você já entendeu o que é a previsão de demanda e os seus benefícios, é hora de partir para a prática. Entenda a seguir os 3 passos essenciais de como fazer a estimativa de demanda.
Entenda as necessidades internas da empresa
É importante saber quais são as necessidades internas da empresa antes de partir para o externo, essa vai ser a base da pesquisa para a previsão de demanda.
Faça uma avaliação do histórico da empresa, das demandas de cada funcionário e de cada recurso do negócio, isso vai fazer com que a empresa identifique se não há mão de obra qualificada ou maquinário suficiente para cumprir suas necessidades.
Outro ponto de atenção, é saber como está a relação do trabalho e dos colaboradores atualmente, isso quer dizer, se não há sobrecarga, se nenhum deles está com tempo ócio, é um trabalho que necessita estudos internos e conversa com os colaboradores.
Crie um fluxo de planejamento e ações
É essencial criar um fluxo de planejamento e ações para fazer a previsão das demandas que venham a surgir na empresa.
Defina o que irá mudar, como será feito o controle das novas demandas, delegue funções e estabeleça quais as ferramentas que serão utilizadas para essas ações.
Ter um fluxo criado vai contribuir para que a empresa esteja preparada para lidar com as novas realidades que podem surgir a partir das alterações de demanda da empresa, é o que vai fazer com que o planejamento siga corretamente e que nenhum colaborador se sinta sobrecarregado com as novas necessidades do negócio.
Conte com sistemas automatizados
Não existe forma mais eficaz de fazer a previsão de demanda se não for utilizando sistemas automatizados. Por meio de um software, sua empresa consegue ter dados sobre vendas e estoques passados, sobre o capital humano disponível, além de emitir relatórios e visualizar dados precisos em uma única plataforma,
Utilizando um sistema, todas as informações ficam centralizadas, facilitando o trabalho e o encontro de dados por meio da integração.
Assim, os estudos para a realização de previsão de demanda ficam a dispor de qualquer pessoa que tenha acesso ao sistema.
Conclusão
Por fim, ficou claro como a previsão de demanda é extremamente útil para o gerenciamento do negócio.
O futuro sempre é incerto para os negócios, causa insegurança e até medo do que está por vir, mas quando se realiza a previsão de demanda, esse futuro já passa a ser mais claro e agora a empresa consegue ter uma ideia do que estar por vir.
Uma empresa que se prepara para o futuro e para as mudanças do cenário econômico, sai na frente e se mantém competitiva no mercado quando comparada às empresas que não se preocupam em fazer a previsão de demanda.
Além disso, é importante lembrar de que fazer boas escolhas no processo de criação de previsão de demanda é primordial para que tudo ocorra bem, uma dessas formas é utilizar um software que ajude automatizando essas atividades.
Por isso, leve essa ideia para sua empresa, fazer a previsão de demanda vai mudar a forma como seu negócio faz o gerenciamento das demandas futuras no negócio.
Ficou claro como funciona a previsão de demanda? Se sim, compartilhe este artigo com seus colegas de trabalho e continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro das novidades do mundo corporativo.