Premiação de funcionários: saiba quais prêmios ofertar!
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Time Pontotel 30 de abril de 2024 Departamento Pessoal

Descubra a importância da premiação de funcionários e o que fazer para premiar a equipe!

Conheça ideias de premiação de funcionários, o que diz a CLT sobre o assunto e como o RH pode implementar uma política de premiações na empresa.

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O reconhecimento sempre foi a pedra angular de uma boa relação entre uma empresa e a sua equipe. Mas, à medida que a competição por talentos aumenta, a forma como as organizações demonstram valorizar os colaboradores torna-se mais importante do que nunca. Por isso, são cada vez mais comuns estratégias de premiação de funcionários.

Uma política de premiações bem-sucedida geralmente é resultado de um conjunto de fatores. Embora o benefício seja importante, não basta simplesmente premiar, é preciso avaliar as preferências dos funcionários, considerar os objetivos organizacionais da empresa e, acima de tudo, seguir o que diz a lei sobre a concessão de premiações.

Este artigo foi elaborado justamente para auxiliar gestores, gerentes de RH e demais líderes empresariais na elaboração de uma política de premiação de funcionários. Confira, no resumo abaixo, o que será explicado sobre o assunto:

Veja algumas ideias de premiação de funcionários para aplicar na empresa!

O que é premiação de funcionários? 

A premiação de funcionários é um método utilizado pelas empresas para reconhecer e recompensar o desempenho excepcional dos colaboradores. Esse reconhecimento pode ser realizado na forma de benefícios corporativos, presentes personalizados, viagens de incentivo e bônus financeiros, por exemplo.

No contexto legal, as diversas formas de premiação são reconhecidas como parte integrante do conjunto de benefícios oferecidos pelas empresas aos funcionários contratados, conforme estabelecido no artigo 457 da CLT.

A Lei n.º 13.467, conhecida como a reforma trabalhista de 2017, trouxe importantes modificações nesse aspecto do artigo 457. Ela definiu de forma mais precisa o conceito de prêmios, os quais são considerados:

“as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado ou a grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades.”

Reconhecer o esforço dos colaboradores é um apreço pelo trabalho árduo e um incentivo a uma cultura de excelência na empresa. Por isso, embora não seja obrigatória, a premiação tem muito a contribuir com a produtividade e o fortalecimento do clima organizacional

Qual a importância de premiar os funcionários? 

Premiações não são meras formalidades. Elas têm um papel no ambiente de trabalho. A seguir, entenda por que dedicar um orçamento para premiação dos colaboradores é tão importante para o crescimento e o sucesso de uma empresa.

Aumentar o engajamento e reconhecimento da equipe 

O reconhecimento pelo bom trabalho pode criar um ciclo virtuoso de engajamento. Os funcionários, quando reconhecidos por seus líderes, tendem a se sentirem incentivados a continuar dando o melhor e se empenhar para alcançar as metas da empresa.

Isso, por sua vez, motiva os colegas a se esforçarem mais, criando um ambiente de competição saudável e cooperação mútua. Com o tempo, esse ciclo virtuoso leva a equipe a alcançar níveis de desempenho que antes pareciam inalcançáveis.

Fortalecimento do senso de pertencimento

Segundo artigo publicado na revista Forbes, o sentimento de fazer parte de uma comunidade é um dos 4 conceitos que levam à realização no trabalho, junto de oportunidade, objetivo e equilíbrio. Quando os funcionários avaliam as quatro áreas como altas, de acordo com o artigo, têm 21 vezes mais probabilidade de se sentirem satisfeitos.

A premiação de funcionários tem muito a contribuir para o fortalecimento desse senso de pertencimento. Seja financeira, simbólica ou de outra natureza, a premiação pelo bom desempenho reforça a identidade do profissional como membro importante da empresa.

O que oferecer de premiação para os funcionários? 

Uma pessoa entregando um cartão de presente a outra

Na hora de reconhecer e premiar os esforços dos funcionários, as opções são muitas. Porém, cada tipo de premiação pode ser mais adequado para determinados resultados ou momentos da empresa. Confira, na lista a seguir, as premiações mais conhecidas.

Vale-happy hour 

Momentos de descontração e integração fora do ambiente de trabalho fortalecem os laços entre colegas. Por isso, o vale-happy hour é uma excelente opção de premiação. Esse tipo de vale é como um ticket que os funcionários podem utilizar em bares, pubs, restaurantes ou outros estabelecimentos para desfrutar de bebidas ou petiscos após o expediente. 

Por ser uma premiação modesta, a empresa pode usar os vales para happy hour para recompensar resultados tangíveis e específicos. Isso significa que os colaboradores podem ser premiados por atingirem metas de vendas, produtividade, qualidade do trabalho ou participação em iniciativas de melhoria contínua, por exemplo.

Vales culturais 

Muitas empresas já oferecem vales culturais em suas políticas de benefícios corporativos como uma forma de atrair talentos do mercado de trabalho. No entanto, além de serem utilizados como parte integrante dos benefícios, esses valores podem ser concedidos como prêmios para eventos culturais específicos aguardados pelos funcionários.

O concerto de uma orquestra sinfônica, uma exposição de arte, shows e feiras de artesanato são alguns exemplos. A entrada para esse tipo de evento pode ser um reconhecimento a bons resultados por parte de um funcionário ou equipe inteira.

Vale-bem-estar

Funcionários saudáveis e bem-dispostos tendem a ser mais produtivos, engajados e satisfeitos com o trabalho. Então, por que não oferecer experiências de cuidado e bem-estar como prêmios para eles?

Nesse caso, os funcionários podem receber vouchers ou créditos que podem ser utilizados para desfrutar de serviços como sessões de massagem terapêutica, aulas de atividades físicas como pilates, spinning e ioga, ou outras práticas que promovam o bem-estar.

Para a empresa ofertar o vale-bem-estar, ela pode firmar convênios com clínicas de massagem, estúdios de pilates ou academias de ginástica, a fim de garantir descontos ou benefícios exclusivos para os seus funcionários.

Viagem de incentivo

Uma oportunidade para os funcionários relaxarem, se divertirem e desfrutarem de momentos memoráveis fora do ambiente de trabalho, esse é o tipo de experiência oferecida pelas viagens de incentivo.

Geralmente, os passeios são organizados para destinos turísticos dentro ou fora do país, como praias, cidades históricas ou resorts de luxo. Os premiados ainda podem ter direito a pacotes completos que incluem hospedagem, transporte, alimentação e atividades de lazer. 

Ao contrário das viagens corporativas, essas viagens de incentivo não exigem responsabilidades de trabalho. Na verdade, o objetivo principal é proporcionar uma experiência gratificante para os colaboradores.

Bolsa para cursos profissionalizantes

As empresas podem premiar seus melhores talentos com um subsídio financeiro para cobrir parcial ou integralmente custos de matrícula, mensalidades e materiais didáticos de cursos livres, treinamentos ou especializações.

Uma bolsa de estudo é a premiação certa em diversas situações. Por exemplo, nos períodos de expansão da empresa, quando novos conhecimentos são necessários para lidar com desafios emergentes, ou em fases de reestruturação, para aprimorar a eficiência e a qualidade dos processos.

Como o RH pode criar políticas para premiação de funcionários? 

Três pessoas batendo palmas

Como responsáveis pela gestão dos benefícios corporativos nas empresas, cabe aos profissionais do RH entenderem como as premiações podem contribuir com os objetivos e valores de determinada empresa. Quer ver como isso acontece na prática? Confira três passos para começar a planejar novas premiações para os colaboradores da organização.

Análise das necessidades da empresa

O primeiro passo para criar uma política de premiações é identificar quais são as áreas em que a empresa mais precisa de incentivo e reconhecimento, além de entender quais são as motivações e preferências dos colaboradores em relação às premiações.

Suponha que os gestores de RH identificaram, por meio de seu processo de análise, que um dos principais desafios enfrentados é a retenção de talentos. Com base nessa informação, a empresa pode implementar uma premiação que incentive a longevidade e fidelidade dos funcionários, como um adicional por tempo de serviço ou um sistema de benefícios progressivos conforme o tempo de permanência na empresa.

É importante envolver diferentes partes interessadas na pesquisa para entender as necessidades e motivações por trás dos prêmios, como líderes de equipe, gestores de recursos humanos e os próprios funcionários. Entrevistas, pesquisas de clima organizacional e feedbacks regulares são algumas das metodologias que podem ser úteis.

Estabelecimento de critérios claros

É indispensável evitar qualquer favoritismo nas premiações. Então, os critérios usados por líderes e supervisores para a concessão dos prêmios precisam ser objetivos, mensuráveis e aplicáveis de forma consistente a todos os colaboradores. Aqui estão algumas questões que podem ajudar a definir critérios claros para as premiações à equipe da empresa:

  • Os critérios são comunicados a todos os funcionários de forma clara e acessível, seja por meio de reuniões, e-mails ou documentos oficiais?
  • Eles são aplicados a todos os funcionários, independentemente da função ou do nível hierárquico?
  • Os critérios são baseados em métricas quantitativas e tangíveis (como o valor total de vendas realizadas ou o número de novos clientes conquistados)?

Uma premiação justa e transparente cria um ambiente de trabalho engajado, no qual os funcionários se sentem incentivados a alcançar seu melhor desempenho.

Alinhamento com as metas organizacionais

Premiações não são recompensas isoladas. Assim como outros benefícios fornecidos aos funcionários, elas precisam ser pensadas dentro de um contexto mais amplo dos objetivos organizacionais da empresa.

Se uma das prioridades da gestão é aumentar a produtividade, por exemplo, uma política de premiação poderia reconhecer os talentos mais eficientes ou que implementaram ideias inovadoras para melhorar processos internos.

Mas, se a ideia é promover um ambiente mais colaborativo, sem a formação de silos organizacionais, por que não implementar premiações direcionadas a equipes que alcançaram altos resultados de forma conjunta?

Esse esforço de alinhar as premiações com as metas e estratégias da empresa é o que transforma o orçamento para benefícios em investimentos estratégicos na força de trabalho.

Conclusão

Existem várias formas para a premiação de funcionários, desde bônus financeiros até viagens e oportunidades de desenvolvimento. No entanto, como foi visto neste artigo, o verdadeiro valor dessa forma de reconhecimento depende de como a premiação é usada.

Se o RH for capaz de alinhar os incentivos com as preferências dos colaboradores e com os objetivos da empresa, o saldo pode ser positivo. As premiações, quando planejadas de forma estratégica, são ferramentas para motivar, engajar e reter talentos.

Gostou do conteúdo? Além da premiação de funcionários, outras estratégias de gestão de pessoas podem ser úteis para o setor de RH. Confira mais dicas no blog Pontotel!

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