Quanto mais os trabalhadores entenderem a importância da postura profissional no ambiente de trabalho, mais eficientes e produtivos eles se tornarão. Essa postura, afinal, molda como eles agem e reagem, ao passo que também reflete em sua imagem.
A ética, por exemplo, é um dos pilares que fundamentam a postura que um funcionário adota no exercício de suas funções. Se ignorada, no entanto, acaba gerando impactos negativos significativos na empresa, além de prejudicar a própria reputação do trabalhador.
O estudo “A importância da ética para o ambiente de trabalho: uma revisão integrativa”, por exemplo, destaca algo interessante sobre isso ao dizer que a ética “influencia diretamente a qualidade de vida no trabalho e a produtividade do trabalhador, quando bem definida e compreendida”.
Tal ética, porém, é só um dos pilares da postura profissional. Há outros, cada um com suas particularidades. Por isso, para abordá-los em detalhes, este texto focará os tópicos abaixo:
- O que é postura profissional e por que ela importa?
- Quais são os pilares atuais da postura profissional?
- Como desenvolver e manter uma postura profissional?
- Outras dúvidas

Continue acompanhando o conteúdo e tenha uma boa leitura!
O que é postura profissional e por que ela importa?
A postura profissional diz respeito ao conjunto de comportamentos, atitudes e aparências que um trabalhador tem no local de trabalho.
Essa postura, no dia a dia, reflete a ética, o comprometimento e o respeito desse profissional às normas da empresa. É importante, porém, saber que vai além da apresentação pessoal: essa postura também engloba o jeito como o funcionário se comunica com os outros, como ele interage e até como lida com desafios.
Tudo isso traz diversos benefícios, como a melhora no trabalho em equipe. Aliás, como destaca Lara Avelino, analista de RH, psicóloga organizacional e recrutadora, quando se trata de trabalho em equipe, “falamos sobre o trabalho em sinergia, onde todos os times, e seja da geração que for, atuando na frente que for, têm um objetivo em comum maior”.
Postura e imagem profissionais são a mesma coisa?
Esses conceitos são similares de certo modo, mas postura profissional e imagem profissional não são a mesma coisa. Cada uma tem suas definições, características e impactos no ambiente de trabalho. Isso fica mais nítido analisando a tabela abaixo:
Aspecto | Postura profissional | Imagem profissional |
Definição | Comportamento, atitudes e valores que o funcionário demonstra no trabalho. | Percepção que as pessoas têm dos profissionais no ambiente de trabalho. |
Foco | Envolve comprometimento, ética, relações interpessoais e responsabilidade. | Aparência e reputação pessoal. |
Impactos | Constrói respeito e confiança no dia a dia do trabalho. | Influencia a primeira impressão e a reputação. |
Quais são os pilares atuais da postura profissional?

Qualquer trabalhador consegue ter uma postura profissional exemplar no dia a dia, desde que seu comportamento esteja alinhado com os pilares dessa postura. São eles que os tópicos a seguir irão detalhar. Veja:
Inteligência emocional
Todo profissional tem de desenvolver a inteligência emocional, que se trata da capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções, e é, junto do trabalho em time, a habilidade mais valorizada pelas empresas, segundo o levantamento do PageGroup.
É por meio dela que o trabalhador conseguirá lidar melhor com as emoções dos outros, e, a depender do quão eficiente for nisso, também é assim que ele construirá relacionamentos mais saudáveis na empresa.
Por exemplo, eventualmente, haverá situações de conflito no trabalho, e isso pode acontecer por inúmeros motivos. Porém, se um líder consegue manter a calma e conversar civilizadamente, sem descontar a pressão no seu time, vai demonstrar inteligência emocional, e esse é um tipo de situação que demonstra sua postura profissional.
Ética e integridade profissional
Quando um colaborador age com ética e integridade, isso significa que ele preza por adotar comportamentos baseados em valores morais, honestidade e respeito às normas e políticas da empresa. É isso que ele usa para guiar, diariamente, sua postura profissional.
Se um funcionário do time de TI, por exemplo, seguir as regras de confidencialidade ao lidar com dados sensíveis, isso mostra sua integridade. Respeitar horários, independentemente de estar trabalhando remota ou presencialmente, também é outro exemplo.
Responsabilidade e proatividade
Assumir responsabilidades, cumprir prazos, buscar soluções para problemas, antecipar necessidades e tomar a iniciativa: são esses os comportamentos que fundamentam uma postura profissional responsável e proativa.
Por exemplo, um funcionário que identifica uma falha no processo de produção de uma indústria e propõe melhorias antes que o problema cresça mostra proatividade. Outro cenário: se um colaborador assume erros que cometeu durante um projeto e busca corrigi-los, isso demonstra o seu senso de responsabilidade.
Adaptabilidade e aprendizado contínuo
É inegável que a capacidade de se adaptar a novas situações, tecnologias e processos, e a busca constante pelo desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos são pilares de uma postura profissional bem-sucedida.
Se o trabalhador tiver isso em mente, conseguirá lidar com as exigências de um mercado de trabalho em constante evolução. Essa adaptabilidade também engloba a capacidade de usar novas ferramentas e acompanhar as tendências tecnológicas — tais fatores são, inclusive, vistos com bons olhos pelos recrutadores nos processos seletivos.
Erros de postura profissional que podem ser prejudiciais
Outro pilar da postura profissional diz respeito aos comportamentos que podem comprometer a imagem de um profissional e, a depender do caso, até afetar sua carreira.
Alguns exemplos disso são:
- Falar de forma agressiva, desrespeitosa ou pouco clara, seja pessoalmente ou por e-mails, por exemplo. Isso pode gerar conflitos e ruídos na comunicação;
- Não cumprir prazos ou entregar tarefas mal feitas: isso reduz o nível de confiança de um líder em relação ao liderado;
- Espalhar informações falsas entre os colegas e burlar regras internas também recaem sobre a postura profissional, afetando a imagem do funcionário.
Como desenvolver e manter uma postura profissional?

O primeiro aspecto que todo trabalhador tem de saber sobre isso é: desenvolver a postura profissional trata-se de algo que ele fará continuamente. Ele também tem de ficar ciente de que esse processo exige autoconhecimento, disciplina e prática.
Sobre o autoconhecimento, o trabalhador precisa, primeiro, identificar seus pontos fortes e áreas de melhoria, e, segundo, refletir sobre comportamentos que podem impactar sua imagem. Se fizer isso corretamente, desenvolverá uma boa postura no trabalho.
Ele, no entanto, deve ir além disso, como praticar a escuta ativa, especialmente quando estiver envolvido em projetos com outros setores com os quais nunca trabalhou, e escolher palavras com cuidado.
Tuanny Honesko, coordenadora de marketing da Feedz, traz um insight sobre isso:
“Eu acredito que a escuta ativa representa 80% do trabalho, pois demonstra o quanto você conhece as pessoas e compreende suas necessidades. Consequentemente, quando você entende as pessoas, a empatia surge naturalmente, juntamente com a compreensão das razões por trás de suas ações. Além da escuta ativa, a comunicação sincera e honesta também é essencial”
Outras dúvidas
É preciso entender as principais nuances relacionadas à postura profissional. Por isso, além dos aspectos já abordados, confira outras respostas que auxiliarão na compreensão dessa postura.
O que muda na postura profissional no trabalho remoto?
O regime remoto requer algumas observações, afinal, como não tem interações presenciais, a comunicação clara e estruturada ganha mais importância. Na prática, em prol da postura profissional, é importante usar uma linguagem objetiva em e-mails e mensagens, e, nas reuniões virtuais, praticar a escuta ativa.
Outras práticas são ser transparente no registro de horas e na entrega de resultados: por ser um trabalho à distância, aqui, a ética e a integridade ganham novas nuances. Isso também se relaciona com a disciplina, por isso, definir horários claros de trabalho e ter um ambiente organizado é indispensável para o desenvolvimento dessa postura profissional.
Qual a influência da cultura organizacional na postura profissional?
A cultura organizacional tem forte influência na postura profissional dos colaboradores, e isso se justifica em um motivo simples: é essa cultura que define normas, valores, crenças e comportamentos que a empresa espera no ambiente de trabalho.
Ou seja, ela molda o jeito de os funcionários interagirem e tomarem decisões. Um exemplo disso é uma empresa que investe em inovação tecnológica e incentiva os profissionais a aprenderem e aplicarem novas ferramentas e a se manterem atualizados. Isso, consequentemente, guiará o desenvolvimento da postura profissional de cada um deles.
Nesse sentido, é necessário destacar a importância de a empresa esclarecer o que espera da postura profissional dos líderes, já que isso também refletirá na percepção dos liderados sobre eles. Como traz Mariá Menezes Boaventura, diretora de pessoas e cultura da Sankhya:
“A empresa precisa deixar claro o que espera do papel da liderança e como os líderes são fundamentais para multiplicar a cultura e impulsionar a atuação das pessoas”
Sinais de que você precisa melhorar sua postura profissional
Os trabalhadores, ao longo da jornada de trabalho, podem demonstrar certos sinais de que precisam melhorar a postura profissional. Confira essa lista alguns deles:
- Ignorar feedbacks construtivos;
- Não ouvir os outros ou causar mal-entendidos com frequência;
- Perder prazos, esquecer compromissos ou apresentar trabalho de baixa qualidade;
- Praticar ações desonestas — espalhar rumores, por exemplo;
- Ter falta de interesse ou proatividade, participando pouco das atividades do time.
Conclusão
Ao entender que a postura profissional relaciona-se diretamente com a maneira de interagir com colegas, líderes e clientes, é preciso que o funcionário saiba como desenvolver tal postura. Isso influenciará como as outras pessoas verão ele no dia a dia.
Assim, ele precisa compreender a si mesmo primeiro no contexto do trabalho. É esse o ponto de partida. Após isso, ele deve prezar em adotar as melhores práticas para desenvolver uma postura profissional positiva.
Como abordado neste conteúdo, a empresa, especificamente sua cultura organizacional, contribui com isso. Afinal, tal cultura estimula o desenvolvimento de posturas profissionais alinhadas e pautadas na ética, na colaboração e no aprendizado contínuo.
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