A gestão de jornada é um dos processos empresariais mais desafiadores, mas quando bem organizada, permite uma tomada de decisões estratégica em relação à jornada de trabalho. É por isso que ponto eletrônico e produtividade estão interligados.
Afinal, empresas que apostam na automatização de ponto, por meio de ferramentas como o ponto eletrônico, conseguem realizar uma gestão de jornada mais rápida e eficiente, minimizando a chance de erros.
Além disso, uma boa gestão de ponto otimiza as tarefas em torno do controle de jornada, permitindo que o RH cumpra funções não burocráticas e foque em ações estratégicas, voltadas à gestão de pessoas e à retenção de talentos.
Porém, na prática, como conciliar ponto eletrônico e produtividade? Como saber qual a importância do ponto eletrônico e como escolher o melhor sistema? Este conteúdo responderá essas e outras perguntas sobre o tema. Confira os tópicos discutidos:
- Ponto eletrônico e produtividade: qual é a relação?
- O que diz a lei sobre o ponto eletrônico?
- Benefícios do ponto eletrônico para empregadores e funcionários
- Maneiras como o ponto eletrônico aumenta a produtividade
- Como garantir a produtividade com o ponto eletrônico?
- Qual é o melhor ponto eletrônico para garantir a produtividade?
Boa leitura!
Ponto eletrônico e produtividade: qual é a relação?
Ponto eletrônico e produtividade têm uma relação próxima. Isso em função das melhorias que um controle de jornada automatizado pode oferecer aos mais diversos processos que envolvem a gestão de jornada e o fechamento da folha de pagamento.
Quem adota o ponto eletrônico, principalmente os modelos de ponto digital via programa, ou REP-P, torna a gestão de jornada mais rápida e eficiente, com um acesso a dados em tempo real, elevando a produtividade do setor de RH.
Afinal, ao eliminar tarefas burocráticas, que envolvem principalmente o controle de jornada, por meio de um ponto eletrônico, o RH se torna mais estratégico e produtivo, podendo focar em ações que visam a gestão de pessoas.
Ou seja, com o ponto eletrônico, as empresas se tornam mais produtivas. Confira algumas vantagens dessa ferramenta para o negócio:
- Reduz as burocracias na gestão de dados de jornada;
- Automatiza os cálculos, eliminando possíveis erros na folha de pagamento;
- Aumenta a transparência na relação trabalhista;
- Possibilita uma tomada de decisões mais assertiva, a partir de dados em tempo real, reduzindo custos;
- Evita processos trabalhistas, que tomam tempo do RH e do setor jurídico;
- Facilita as formas de registro, até mesmo offline.
O que diz a lei sobre o ponto eletrônico?
O acompanhamento de jornada dos colaboradores está previsto na legislação trabalhista. Segundo o art. 74 da CLT, empresas com mais de 20 colaboradores precisam realizar o controle de ponto:
“Art. 74. O horário de trabalho será anotado em registro de empregados.
§ 2º – Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso.”
Essa obrigatoriedade para quem possui colaboradores com carteira assinada, no entanto, não é recomendada apenas para negócios com mais de 20 funcionários. Toda e qualquer empresa pode e deve realizar algum tipo de controle de jornada.
Isso porque essa gestão de dados de entrada, saída e horas extras dos colaboradores pode evitar processos trabalhistas e resguardar a empresa juridicamente, já que fornece a ela dados autênticos da jornada dos funcionários.
Portaria 671
É importante ressaltar também a importância da Portaria 671, a legislação que oficializa todos os modelos de ponto eletrônico permitidos por lei.
Diz o art. 74 dessa portaria que “o sistema de registro de ponto eletrônico deve registrar fielmente as marcações efetuadas”. Além disso, o art. 75 descreve os três tipos de sistema permitidos, REP-C, REP-A e REP-P:
“Art. 75. No caso de opção de anotação do horário de trabalho em registro eletrônico, é obrigatório o uso de um dos seguintes tipos de sistema de registro eletrônico de ponto:
I – sistema de registro eletrônico de ponto convencional: composto pelo registrador eletrônico de ponto convencional – REP-C e pelo Programa de Tratamento de Registro de Ponto;
II – sistema de registro eletrônico de ponto alternativo: composto pelo registrador eletrônico de ponto alternativo – REP-A e pelo Programa de Tratamento de Registro de Ponto;
III – sistema de registro eletrônico de ponto via programa: composto pelo registrador eletrônico de ponto via programa – REP-P, pelos coletores de marcações, pelo armazenamento de registro de ponto e pelo Programa de Tratamento de Registro de Ponto.”
Benefícios do ponto eletrônico para empregadores e funcionários
O ponto eletrônico potencializa a produtividade da empresa e proporciona diversos benefícios para empregadores e funcionários. Conheça as principais vantagens a seguir.
Pagamento preciso
O controle de ponto eletrônico garante pagamentos precisos, já que os dados de jornada registrados no sistema serão autênticos, acarretando um fechamento correto da folha de pagamento, conforme o tempo de trabalho cumprido pelo funcionário.
Assim, são evitados gastos desnecessários com horas extras e cálculos incorretos da folha que poderiam levar a processos futuramente.
Equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Uma das principais vantagens do ponto eletrônico é que ele oferece maior flexibilidade aos colaboradores no momento de bater o ponto, com registros remotos que podem ser feitos via web ou aplicativo.
Essa facilidade oferece aos profissionais equilíbrio entre vida pessoal e profissional, pois com ela a empresa pode adotar modelos de trabalho mais flexíveis, como o home office, sem perder o controle dos dados de horários de trabalho dos funcionários.
Transparência e proteção legal
Ponto eletrônico e produtividade também estão interligados no sentido de promover maior transparência nas relações trabalhistas.
Isso porque, na gestão de ponto eletrônico, o acesso aos dados se dá em tempo real no sistema, e tanto a empresa como o colaborador têm acesso a essas informações.
Além disso, a empresa se vê protegida juridicamente, já que essa ferramenta segue todas as diretrizes da legislação trabalhista e possui medidas antifraude, que garantem a autenticidade das marcações.
Eficiência
Na gestão de jornada, ponto eletrônico e produtividade, juntos, garantem eficiência. Afinal, ao adotar esse modelo de gestão, a empresa consegue realizar um controle de dados em tempo real.
Com isso, há maior eficiência no registro de ponto, no manuseio de dados e no fechamento da folha de pagamento, tornando essas rotinas mais rápidas, produtivas e assertivas.
Maneiras como o ponto eletrônico aumenta a produtividade
Após conhecer alguns dos principais benefícios do ponto eletrônico, é importante entender como ele pode, de fato, aumentar a produtividade da empresa.
Isso acontece principalmente em função dos seguintes resultados que esse modelo de controle de ponto pode proporcionar:
Automatiza o acompanhamento do tempo de trabalho
O controle de ponto sempre foi visto como uma atividade burocrática. Porém, com a automatização, esse processo se tornou mais rápido e eficiente.
Ponto eletrônico e produtividade estão ligados justamente porque, ao adotar esse modelo de gestão, a empresa passa a fazer um acompanhamento da jornada em tempo real.
Esse acesso aos dados de forma rápida e automatizada, por aplicativo ou web, contribui para que a empresa se torne mais assertiva na tomada de decisões quanto ao tempo de trabalho cumprido pelos funcionários.
Reduz a carga administrativa relacionada ao registro de ponto
A desburocratização na gestão de jornada por meio do ponto eletrônico reduz a carga administrativa relacionada ao registro de ponto. Afinal, a empresa elimina diversas tarefas manuais, executadas automaticamente por esse sistema.
Dessa forma, o RH pode se tornar mais estratégico e menos burocrático, focando em tarefas importantes para a gestão de pessoas, como engajamento dos colaboradores e retenção de talentos.
Fornece dados para análise de desempenho
O sistema eletrônico de ponto fornece dados para análise de desempenho em tempo real, permitindo o acesso a informações privilegiadas do dia a dia de trabalho dos colaboradores, fazendo com que a empresa realize uma gestão mais assertiva de jornada.
Assim, a organização pode ser estratégica na organização de escalas e horas extras, e na identificação de possíveis atrasos e faltas que estejam comprometendo a produtividade da equipe, problemas que podem ser corrigidos rapidamente com a análise de desempenho.
Melhora a eficiência na gestão de recursos humanos
Ao unir ponto eletrônico e produtividade, a empresa consegue melhorar a eficiência na gestão de recursos humanos, uma vez que todos os seus processos se tornam mais rápidos e estratégicos graças à possibilidade de realizar uma análise mais completa das jornadas.
Sendo assim, toda decisão em relação a horas extras, gestão de escalas e novas contratações, entre outros processos, torna-se mais assertiva, já que a empresa saberá exatamente como funciona o dia a dia de trabalho dos colaboradores, melhorando o processo de gestão de pessoas.
Como garantir a produtividade com o ponto eletrônico?
Para garantir a produtividade do ponto eletrônico, a empresa precisa saber escolher o sistema ideal, que atenda as suas principais necessidades referentes a controle de jornada, acesso a dados e formas de registro.
Além disso, no processo de uso da plataforma, a organização deve utilizar todos os recursos que o sistema eletrônico oferece, garantindo a transparência nos acessos e registros de dados e no monitoramento das informações de jornada.
Para que isso aconteça, no entanto, a empresa precisa promover formações e treinamentos sobre o uso correto do ponto eletrônico e criar políticas internas claras sobre a jornada, como cumprimento de horas extras, faltas, atrasos, etc.
Assim, ela consegue agir rápida e produtivamente, devido ao acesso a dados em tempo real do ponto eletrônico, em possíveis problemas relacionados à jornada, como horas extras excessivas, sobrecarga de trabalho e atrasos recorrentes.
Qual é o melhor ponto eletrônico para garantir a produtividade?
A Pontotel conta com o melhor sistema de ponto eletrônico para garantir a produtividade da empresa, com uma plataforma que reúne tecnologia de ponta e acesso a dados em tempo real, centralizando todas as informações.
Com foco na gestão de pessoas de forma humanizada, nosso sistema permite que a sua empresa seja mais eficiente e estratégica no processo de controle de ponto, com acesso a dados de jornada do colaborador em poucos cliques, via web ou aplicativo.
Além disso, a plataforma Pontotel está 100% adequada às diretrizes da CLT, da LGPD e da Portaria 671, oferecendo segurança jurídica e tranquilidade para o RH equilibrar facilmente escalas de horas extras, banco de horas e tudo mais que envolve a jornada dos funcionários.
Nossa plataforma também oferece facilidades aos colaboradores, como múltiplas formas de registro — por reconhecimento facial, voz, senha, geolocalização e foto, com registros até mesmo offline.
Sendo assim, o processo de gestão de jornada da sua empresa será muito mais eficiente e produtivo. Quer saber mais sobre a Pontotel? Contate um de nossos especialistas e conheça nossa solução!
Conclusão
O ponto eletrônico é um grande apoio na gestão de jornada, permitindo que as empresas automatizem um processo considerado um dos mais burocráticos da rotina de trabalho. Com isso, o RH pode se tornar mais eficiente e estratégico.
Afinal, com a automatização desse processo, a empresa terá acesso a dados de ponto em tempo real, além de poder se prevenir quanto a problemas jurídicos, já que os sistemas eletrônicos garantem a autenticidade das marcações.
Logo, como visto neste artigo, controle de ponto e produtividade estão interligados, pois empresas que automatizam seus processos realizam, por exemplo, pagamentos mais precisos, devido a um correto fechamento da folha de pagamento, e uma gestão mais rápida e eficaz.
Porém, essa eficiência depende da escolha de um sistema de ponto ideal, que atenda todas as necessidades da empresa. Nesse sentido, a plataforma Pontotel se destaca, com um sistema que utiliza tecnologia de ponta e foca na gestão de pessoas.
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