Ponto digital biométrico: como funciona, quais os tipos, o que diz a lei e qual o melhor sistema!
BLOG
Time Pontotel 16 de janeiro de 2024 Controle de ponto
Ponto digital biométrico: como funciona, quais os tipos, o que diz a lei e qual o melhor sistema!
Entenda como funciona um ponto digital biométrico, quais as suas vantagens e conheça o PontoTel, uma opção inteligente de leitura de ponto.
Imagem de Ponto digital biométrico: como funciona, quais os tipos, o que diz a lei e qual o melhor sistema!

Nos últimos anos, a transformação digital modificou muitos processos empresariais, dentre eles está a maneira como a leitura de ponto é realizada pelas empresas, já que boa parte dos aparelhos de ponto tradicionais deram lugar ao ponto digital biométrico, um equipamento muito mais seguro e vantajoso.

O ponto digital biométrico surgiu não só como uma novidade, mas também como solução para um momento onde a rotina de trabalho home office se tornou necessária, por isso, muitos negócios precisaram investir em novos métodos de controle de jornada.

De forma geral, o ponto digital biométrico tem somado positivamente com a flexibilização de rotina de trabalho, e entender tudo que essa ferramenta oferece é de extrema importância, para tanto, neste conteúdo será abordado sobre:

Aproveite o aprendizado. Boa leitura!

O que é ponto digital biométrico?

Um homem tocando seu polegador em uma lousa transparente

O ponto digital biométrico, também conhecido como controle de ponto biométrico, é uma ferramenta que utiliza a tecnologia para facilitar a leitura do ponto dos trabalhadores por meio de impressão digital ou reconhecimento facial.

Trata-se de um tipo de sistema moderno, que abrange mais segurança e comodidade ao acompanhamento de jornada dos colaboradores de empresas. Isso porque, com o ponto digital biométrico, a fraude de ponto se torna quase que impossível, já que o sistema compara a biometria armazenada em banco de dados, com a verificada no momento do registro do trabalhador.

Além disso, esse tipo de leitura de ponto também simplifica o cumprimento da legislação, afinal, todas as empresas com pelo menos 20 colaboradores são obrigadas por lei a registrarem a jornada de trabalho de seus profissionais. No entanto, com os modelos de trabalho híbrido e home office, essa tarefa não era tão simples.

O que caracteriza a biometria?

A palavra biometria vem do latim bio + metria, que significa a medição da vida, ou em termos mais comuns, podemos dizer que a biometria se caracteriza como o estudo estático de características físicas e comportamentais.

E como medir essas características? Normalmente, usa-se estruturas criadas pela Segurança da Informação, capazes de aplicar métricas a atributos biológicos, que conseguem identificar pessoas.

A biometria é muito eficiente, pois, a tecnologia utilizada capta informações físicas de cada indivíduo, garantindo a confiabilidade dos dados cadastrados, isso porque, como todos sabemos, cada pessoa possui suas próprias características, tornando a biometria intransferível.

Esse tipo de tecnologia é muito utilizado para controlar o acesso físico ou digital de pessoas a empresas, a setores, ou a dados sigilosos, garantindo a segurança de informações, locais e muito mais.

O que diz a lei sobre o ponto digital biométrico?

Primeiramente é importante dizer que o controle de ponto é uma obrigatoriedade regida pelo artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), onde está descrito que:

“Para os estabelecimentos de mais de vinte trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, devendo haver pré-assinalação do período de repouso.”

Tais instruções, citadas no artigo 74 da CLT, são discutidas na portaria 671, que regulamenta questões ligadas ao ponto digital, como será detalhado a seguir.

Portaria 671

A portaria 671, de 08 de novembro de 2021, foi expedida pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e publicada oficialmente no dia 11 de novembro de 2021, unificando e alterando alguns pontos anteriormente regulamentados pelas portarias 1510 e 373.

Nessa portaria ficou definido que as empresas podem utilizar três modelos de ponto para registrar a jornada dos trabalhadores, sendo eles o REP-C, REP-A e o REP-P.

O ponto digital biométrico pode ser tanto do modelo REP-A, como do tipo RE-P, já que ambos são sistemas mais modernos, que podem permitir a leitura biométrica, proporcionando mais segurança para as empresas.

Além disso, existem algumas regras previstas pela portaria 671 que precisam ser seguidas por quem utiliza o ponto digital biométrico, como a emissão de um comprovante de marcação de ponto para o colaborador para os REP-C e REP-P, seja ele no formato impresso ou eletrônico.

Outro ponto importante que precisamos citar é que no artigo 101 desta portaria fica clara a exigência da adequação do sistema de ponto à LGPD.

Ponto digital biométrico: quais os tipos de registros?

Cada pessoa possui características individuais de biometria, mas isso não quer dizer que só existe uma forma de realizar o registro biométrico de ponto. Sendo assim, existem diversas maneiras das empresas captarem o ponto de seus profissionais por meio de biometria. Confira alguns deles a seguir. 

Reconhecimento facial

O reconhecimento facial é um método de identificar a biometria do indivíduo por meio de características do rosto da pessoa. 

Essas informações são colhidas graças ao uso de sistemas como o do PontoTel, que possuem algoritmos capazes de gerar códigos que conseguem interpretar a face da pessoa, e então confirmar sua identidade, tendo como base um banco de dados. 

O grande diferencial desse tipo de ponto digital por biometria, é que ele pode ser utilizado por celular ou tablet, desde que o colaborador tenha o software de ponto instalado em seu aparelho. 

Reconhecimento e comando de voz

Outro tipo de ponto digital por biometria que tem se popularizado, são as ferramentas que conseguem analisar e identificar uma pessoa, por meio de sua voz.

Esse método de reconhecimento biométrico é fácil de usar, e também pode ser instalado em celular ou tablet, facilitando o dia a dia de pessoas que trabalham em home office, e barateando os custos das empresas, que conseguem acompanhar a rotina de seus trabalhadores, por meio de um sistema de ponto online.

Leitura da íris

Uma mulher tendo sua íris analisada

A leitura da íris ainda é uma novidade no mercado de ponto digital biométrico, porém, é uma novidade interessante, que pode despontar nos próximos anos.

Trata-se de uma maneira extremamente confiável de identificação de biometria, isso porque a íris é uma membrana do olho humano que não se modifica ao longo de toda a vida, tornando fraudes nesse tipo de registro de ponto, praticamente impossíveis.

O grande problema desse estilo de registro de ponto digital biométrico, é o valor da implementação desse método, pois, nem todas as pessoas possuem um aparelho celular premium que faça esse tipo de leitura de íris por câmera, tornando o método inviável para a maioria das empresas.

Quais sistemas possuem o ponto digital biométrico?

Apesar da tecnologia de ponto digital biométrico parecer uma novidade, já faz algum tempo que esse tipo de sistema é utilizado. Conheça a seguir os tipos de sistemas que possuem esse tipo de ponto.

Controle de ponto cartográfico

O relógio de ponto cartográfico foi criado no início do século XX, a fim de otimizar a marcação de ponto nas empresas obrigadas por lei a registrar o ponto de seus colaboradores. 

No entanto, apesar desse ponto ter biometria, todo o trabalho de administração das horas registradas, é realizado manualmente, aumentando o risco de erros no controle de ponto dos trabalhadores.

Outra desvantagem desse tipo de controle de ponto, é que apesar dos aparelhos mais modernos utilizarem a biometria na identificação dos funcionários, podem acontecer erros nos registros, causando transtornos para os trabalhadores e para as empresas.

Relógio de ponto biométrico

O relógio de ponto biométrico é uma ferramenta que realiza o processo de leitura da biometria de pessoas previamente cadastradas em seu banco de dados, por meio de leitura facial, leitura digital, reconhecimento de íris, e tantas outras maneiras de identificação biométrica.

Uma desvantagem do relógio de ponto biométrico, é que o aparelho precisa ser fixado em algum lugar na empresa, o que pode gerar um custo de instalação, manutenção e, ainda, problemas para atualizações.

Controle de ponto digital

O controle de ponto digital é muito semelhante ao relógio de ponto biométrico, porém, toda a estrutura do ponto digital é composta por automatização e digitalização da marcação de ponto. 

O ponto digital funciona por meio de um sistema de ponto que funciona em nuvem e não requer nenhum tipo de equipamento convencional para funcionar, já que todas as informações do ponto são tratadas virtualmente. 

Outro ponto diferencial do controle de ponto digital, trata-se de uma ferramenta muito segura, com diversas aplicações antifraude, que possibilitam o reconhecimento facial e por voz dos profissionais, além de ter reconhecimento de geolocalização, senha e até QR Code.

Quais as vantagens de adotar o ponto digital biométrico?

O ponto digital biométrico é uma ferramenta muito mais prática que um aparelho tradicional de leitura de ponto, isso porque, ele não requer um registro manual com cartão de ponto, por exemplo.

Outra vantagem do ponto por biometria é a ausência de senhas, já que todo o processo de registro de informações é por meio biométrico, seja pelo reconhecimento facial, reconhecimento por voz, e outras maneiras que identifiquem características físicas únicas, como já mencionamos.

Também não podemos deixar de citar que o ponto digital biométrico é um dos métodos de controle de jornada mais seguros da atualidade, e, graças a ele, as empresas conseguem se livrar de fraudes na marcação de ponto, e também de divergências nos registros dos colaboradores.

As vantagens de usar o ponto digital biométrico não para por aí, pois esse tipo de sistema reduz os custos das empresas com a manutenção de aparelhos antigos ou a emissão de cartões magnéticos, além de evitar riscos de falhas por falta de energia ou coisas parecidas.

E as desvantagens?

Apesar de todas as novas tecnologias, ainda existem empresas que utilizam modelos de ponto digital biométrico físico, conhecido popularmente como relógio de ponto. 

O chamado REP-C, apesar de realizar a leitura da biometria digital, precisa seguir as normas da Portaria 671. Ou seja, esse equipamento precisa estar instalado num local de fácil acesso nas empresas, deve imprimir o comprovante de registro de ponto, e precisa possuir um sistema para acompanhar a jornada dos trabalhadores.

O que isso significa para as empresas? Muitos custos. Isso porque, um relógio desse tipo é caro, as bobinas para a impressão dos comprovantes precisam ser trocadas com frequência, e ainda existe a questão de logística, já que com esse tipo de relógio se impossibilita permitir que os funcionários trabalhem em home office, por exemplo.

Outra desvantagem que podemos citar aqui é que o ponto digital biométrico de modelo REP-C precisa de energia para funcionar, e algumas vezes o leitor biométrico não reconhece a digital dos trabalhadores, tornando o registro do ponto impossível.

Além disso, relógios do tipo REP-C podem gerar complicações na rotina dos trabalhadores, já que se um funcionário erra a marcação de ponto, somente o responsável do RH pode fazer a alteração, que não é nada simples. Sem contar na exportação dos dados do relógio para o sistema, que nem sempre é automatizado, e exige dedicação do RH.

Qual o melhor sistema de ponto digital biométrico?

Uma mulher apresentando a tela de comprovante de registro de ponto do PontoTel

Como visto ao longo deste conteúdo, existem três tipos de ponto digital biométrico que podem ser aplicados nas empresas, sendo eles o ponto biométrico, o ponto cartográfico e o ponto online.

O ponto cartográfico é mais antigo do que os demais, e apesar de ser o pioneiro nesse tipo de sistema, é o menos indicado, já que é o modelo menos ágil e seguro das opções apresentadas.

Quando comparado ao ponto cartográfico, o ponto digital biométrico é muito mais eficiente para empresas, isso porque, essa opção é mais segura. Porém, é importante que o negócio avalie bem qual o sistema mais adequado para a sua operação, considerando as necessidades físicas que o tipo de ponto pode exigir.

Por último, deve-se destacar aqui o ponto online, o mais moderno e eficiente de todos os sistemas apresentados. Essa opção é moderna e tem diversos recursos.

Por fim, é importante dizer que apesar de todas as opções que existem no mercado, é fundamental que cada empresa entenda as suas necessidades, para então eleger qual tipo de sistema de ponto digital biométrico pode ser o melhor para o seu negócio, considerando não só a segurança, mas também a eficiência e o valor de aquisição e manutenção do sistema.

Conheça a Pontotel

A Pontotel é uma ferramenta de gerenciamento de jornada de trabalho, completamente alinhado com as regras estipuladas pela portaria 671. 

Com o nosso sistema sua empresa pode contar com um ponto digital biométrico de muita qualidade, e ainda evita erros de apontamentos, banco de horas sem controle e fraudes, sem falar na eficiência e praticidade para realizar a gestão de informações dos colaboradores.

O sistema de controle de ponto do Pontotel pode ser utilizado no celular ou no tablet, e possibilita a biometria por meio de reconhecimento facial, além de outras funções como sistema de geolocalização e muito mais.

Garantia do registro de ponto com 6 medidas de segurança

O grande diferencial do app de ponto da Pontotel, são as seis medidas de segurança, que tornam o registro de ponto dos trabalhadores mais eficiente e seguro. As seis medidas adotadas pela Pontotel são: senha, comando de voz, reconhecimento facial, foto e geolocalização.

Essas maneiras asseguram a confiabilidade das informações, e dão mais flexibilidade para que empresas com rotinas de trabalho híbrida ou home office, não precisem se preocupar com o registro de ponto de todos os funcionários.

Segurança digital e jurídica

Quem utiliza o sistema de ponto digital biométrico da Pontotel, também aumenta a segurança jurídica e transparência com o colaborador, isso porque, a ferramenta permite uma melhor visualização das informações, melhorando a divisão do trabalho.

Além disso, a Pontotel obedece todas as regras de LGPD, oferecendo um sistema completo de registro, tratamento e gestão de ponto, que segue as principais normas de segurança, proteção e sigilo de dados.

Armazenamento dos dados em nuvem

Por fim, é importante dizer que o software de controle de ponto da Pontotel utiliza armazenamento em nuvem, isso facilita o acompanhamento de informações importantes da jornada dos trabalhadores de qualquer lugar, auxiliando os gestores com suas estratégias, e facilitando a administração de dados da rotina dos colaboradores.

Portanto, se você procura um sistema de ponto digital com biometria, que seja eficiente, seguro e consiga atender suas demandas do dia a dia, com um sistema totalmente online e em nuvem, te convidamos a agendar um bate-papo com um de nossos consultores.

Conclusão 

Um homem sentado observando o horizonte

Neste conteúdo foi possível aprender que o ponto digital biométrico é uma tecnologia que proporciona mais segurança e credibilidade para o acompanhamento de jornada dos trabalhadores de empresas, isso porque, essa ferramenta capta informações únicas de cada trabalhador, ajudando na identificação dos mesmos.

Além disso, aqui também ficou claro que a biometria pode ser colhida não só pela digital dos colaboradores, mas também por meio do reconhecimento de voz ou facial, por isso, cada dia mais os sistemas estão se modernizando, a fim de facilitar o registro de ponto e o armazenamento dessas informações.

Conseguiu entender mais sobre o ponto digital biométrico? Aproveite para conhecer mais sobre a Pontotel, o sistema de ponto digital com as opções mais modernas e seguras de biometria.

Compartilhe em suas redes!
Mais em Controle de ponto VER TUDO
INICIAR TOUR!