Contar com um time de profissionais bem preparados para lidar com os desafios do mercado é essencial para o sucesso de uma empresa. Neste cenário, o planejamento educacional corporativo é um passo muito importante para melhorar a eficiência do negócio e potencializar a performance dos colaboradores.
Além de atrair talentos, deve ser uma preocupação dos gestores treinar e educar seus profissionais para que continuem desenvolvendo habilidades e adquirindo conhecimentos que os auxiliarão na realização do trabalho.
Atualmente, o avanço tecnológico tem transformado a forma como a sociedade vive, e, sem dúvidas, as empresas também precisam evoluir e modificar a forma como atuam.
O plano de educação corporativa, então, faz parte do trabalho voltado ao desenvolvimento de pessoas, que permitirá que o negócio continue crescendo e acompanhando as tendências do mercado.
Este artigo irá abordar os principais detalhes sobre o planejamento educacional corporativo: o que é, e quando deve ser aplicado pelas empresas Você aprenderá:
- O que é planejamento educacional corporativo?
- Principais vantagens do planejamento educacional corporativo
- Como criar um planejamento educacional corporativo para a sua empresa?
- Como o RH pode ajudar no planejamento educacional corporativo?
Gostou e quer saber mais? Então, continue a leitura!
O que é planejamento educacional corporativo?
O planejamento educacional corporativo é um projeto criado pelas empresas para desenvolver seus colaboradores por meio de treinamentos, cursos e workshops. Ele tem o objetivo de educar os profissionais, levando conhecimento e desenvolvendo habilidades essenciais para realização do trabalho.
O capital humano é um dos bens mais preciosos das empresas; por esse motivo, investir em educação corporativa é um dos melhores caminhos para gestão de pessoas.
Desenvolver as competências dos profissionais tem o potencial de aumentar a produtividade da empresa ao mesmo tempo que demonstra a preocupação dos gestores com o crescimento individual de cada funcionário.
Vale destacar que cada colaborador é o único, portanto, além de considerar a função do profissional, ainda é necessário compreender os interesses que ele possui. Isso porque o planejamento educacional corporativo deve abranger não só os interesses do negócio, mas também dos colaboradores.
Esse plano precisa ser traçado com sabedoria, pois oferecer treinamentos e cursos aleatoriamente pode não ter o resultado esperado pelos gestores.
Principais vantagens do planejamento educacional corporativo
Como já citado, o planejamento educacional corporativo é bastante vantajoso para o crescimento do negócio. Além disso, o desenvolvimento de profissionais mais preparados e mais alinhados impacta diretamente a estratégia da empresa.
A seguir, foram elencadas as principais vantagens de desenvolver um planejamento educacional corporativo nas empresas. Confira!
Aumento da produtividade
Profissionais mais habilidosos e competentes tendem a realizar suas tarefas de forma mais eficiente, já que possuem mais conhecimento para lidar com as demandas do dia a dia e os desafios do mercado. Sendo assim, há um aumento na produtividade da empresa e consequentemente nos resultados do negócio.
Proporção de um ambiente saudável
O planejamento educacional corporativo também demonstra para os colaboradores que as empresas apostam no desenvolvimento de pessoas, investem em seus funcionários e estão atentas às necessidades no mercado.
Essa postura proporciona a melhora do clima organizacional e a criação de um ambiente de trabalho mais saudável, pois há uma troca de confiança entre o empregador, que aposta no seu profissional, e o colaborador, que enxerga na empresa um local onde pode desenvolver sua carreira e adquirir novas habilidades.
Retenção de talentos
Um dos pontos mais valorizados pelos colaboradores é o quanto o empregador está disposto a investir no crescimento profissional deles. O planejamento educacional corporativo, quando bem estruturado, demonstra a valorização da empresa para com seus colaboradores, que ganham experiências e aperfeiçoam o currículo.
Isso faz com que os funcionários fiquem mais satisfeitos, tenham uma sensação maior de pertencimento e, consequentemente, permaneçam por mais tempo na empresa. Assim, os índices de retenção de talentos melhoram, diminuindo a taxa de turnover da companhia.
Esses são alguns dos benefícios, mas, de maneira geral, o planejamento educacional corporativo é bastante vantajoso para as estratégias de negócio da empresa. Pois, além de desenvolver os talentos do negócio, ainda é possível passar de maneira mais consistente quais são os valores e o propósito da companhia.
Como criar um planejamento educacional corporativo para a sua empresa?
Agora que você já sabe a importância do planejamento educacional corporativo para sua empresa, a dúvida pode ser como construir uma estratégia de educação corporativa que agregue valor para o negócio. Confira a seguir os principais passos para obter sucesso no desenvolvimento dos seus colaboradores:
Trace seus objetivos
Entenda quais são os objetivos que deseja alcançar, por exemplo, diminuir erros na realização de tarefas, aumentar a produtividade das equipes, entre outros possíveis benefícios da educação corporativa.
Antes de iniciar tal programa, é primordial fazer uma análise de quais são os principais dilemas e dificuldades que a empresa está enfrentando. Identifique quais são as habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas e qual tipo de informação pode ajudar os colaboradores no ganho de conhecimento.
Ao conhecer as deficiências do time, é possível enxergar com mais clareza o que precisa ser feito para melhorar o cenário.
Defina seu método
Um dos pontos mais importantes do planejamento educacional corporativo é a definição do método de ensino que será utilizado. Para isso, conhecer o perfil dos colaboradores é essencial. Não adianta, por exemplo, investir em plataformas tecnológicas se seus funcionários são majoritariamente de uma geração que não utiliza essas ferramentas.
Observe se os profissionais terão mais facilidade em desenvolver as habilidades por meio de treinamentos práticos, aulas teóricas ou ainda de uma programação diversa.
Faça uma programação
A partir daí, desenvolva um cronograma que contenha todas as atividades que serão fornecidas aos colaboradores. É importante destacar neste ponto que o planejamento educacional corporativo deve ser uma demanda contínua, pois sempre haverá necessidade de aprimorar o conhecimento dos profissionais.
Claro que é possível fazer uma semana especial com foco na programação educacional, mas, ter um cronograma contínuo fortalece o mindset do colaborador sobre a importância de se manter atualizado e de participar das atividades promovidas pela empresa.
Lembre-se que a divulgação dos cursos, dos treinamentos e dos workshops do plano de educação corporativa é muito importante para que haja adesão dos funcionários. Por isso, certifique-se de que a comunicação interna trabalhe na disseminação da informação.
Utilize métricas de KPIs
Não adianta fazer um planejamento educacional corporativo e não fazer o acompanhamento para entender se o programa está alcançando os resultados esperados pelos gestores de pessoas.
Sendo assim, desenvolva indicadores que irão apontar se as atividades estão surtindo efeito e se os colaboradores estão desenvolvendo novas habilidades e competências. Esses KPIs podem ser medidos por meio de testes de conhecimento, por exemplo.
Também é indicado ouvir o feedback dos profissionais que participaram das dinâmicas, pois eles podem apontar quais são as melhorias que podem ser feitas para tornar a programação educativa ainda mais atrativa e eficaz.
Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia pode ser uma aliada para o plano de educação corporativa. O benefício mais corriqueiro é o fato de permitir que as atividades sejam realizadas de forma remota, alcançando um número maior de colaboradores. Assim, mesmo as empresas que atuam de forma híbrida ou no modelo home office podem continuar investindo no desenvolvimento de seus profissionais.
Cada vez mais, ferramentas e novidades tecnológicas têm sido aproveitadas pelo mundo corporativo para o treinamento dos profissionais. Entre elas, é possível citar:
- E-learning (ensino à distância): permite a realização de aulas ao vivo ou ainda a disponibilização de materiais de aprendizado por meio de sistemas online;
- Mobile learning: profissionais podem acessar os conteúdos via dispositivos móveis e, assim, desenvolver habilidades de onde estiverem;
- Gamificação: traz o conceito de aprender por meio de jogos que mesclam o mundo dos games com ferramentas de educação;
- Realidade aumentada e virtual: permitem que os colaboradores tenham experiências imersivas, aprofundando os conhecimentos teóricos e práticos.
Como o RH pode ajudar no planejamento educacional corporativo?
O setor de recursos humanos tem um papel importante na construção do planejamento educacional corporativo, pois, junto com os gestores, pode fazer a identificação de quais skills precisam ser desenvolvidas, quais são as principais mensagens que a empresa deseja passar e qual é o perfil dos colaboradores.
Com essas informações e com o conhecimento sobre gestão de pessoas, o RH e os demais líderes de equipe podem construir um planejamento educacional corporativo robusto e bastante alinhado com os objetivos estratégicos do negócio.
Conclusão
O planejamento educacional corporativo é uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada pelas empresas para fazer o desenvolvimento de seus profissionais.
A programação de cursos e treinamentos precisa ser traçada a partir das principais deficiências dos colaboradores, a fim de torná-los profissionais mais preparados e também melhorar os resultados da empresa.
Entre os principais benefícios da educação corporativa, estão a retenção de talentos, o aumento da produtividade das equipes e a melhora do clima organizacional da empresa.
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