Pessoa outlier é uma expressão que tem ganhado fama no mundo corporativo. Seu conceito é inspirado no termo estatístico “outlier”. Originalmente, essa palavra é utilizada para se referir aos dados que se destacam dos demais.
Mas, depois de ter sido ressignificado por Malcolm Gladwell, esse termo virou praticamente um adjetivo, usado para indicar indivíduos que se destacam em suas áreas.
Para as empresas, o profissional com esse tipo de perfil pode ser considerado uma verdadeira “mina de ouro”. Afinal, ele pode oferecer muitas vantagens e ajudar a organização a crescer.
O problema é que nem sempre o funcionário outlier encontra espaço para mostrar suas potencialidades. Além disso, a contratação de um profissional outlier exige algumas mudanças no processo seletivo, já que ela não pode se basear apenas nos dados do currículo.
Por esse motivo, o setor de Recursos Humanos (RH) precisa entender por que e como identificar uma pessoa outlier no time da empresa ou no processo seletivo.
Pensando nisso, neste artigo, você vai entender os seguintes pontos:
- O que é uma pessoa outlier?
- Como identificar uma pessoa outlier no trabalho?
- Vantagens de ter uma pessoa outlier na empresa
- Como expandir as qualidades de uma pessoa outlier dentro da empresa?
- Dicas para entrevistar uma pessoa outlier
Boa leitura!
O que é uma pessoa outlier?
A pessoa outlier é aquela que se destaca pelo seu talento, esforço e dedicação utilizados para realizar alguma atividade. Graças a essas características, ela se diferencia das demais de tal forma que pode ser considerada um “ponto fora da curva”.
Como dito anteriormente, o conceito de pessoa outlier foi criado por Malcolm Gladwell, colunista da revista The New Yorker.
De modo bastante sagaz, ele decidiu ressignificar o termo outlier, usado pela Estatística, para explicar como algumas pessoas são tão boas naquilo que fazem e obtém tanto sucesso em função disso, que podem ser chamadas de “fora de série”.
Para explicar sua teoria e seu método de estudo, Gladwell escreveu um livro intitulado “Outliers” (em português, “Fora de Série”), em que mostra quais ações e comportamentos são característicos de pessoas com perfil outlier.
Com base nas suas análises, o autor cria a chamada Regra das 10.000 horas. Segundo essa teoria, uma pessoa só é capaz de se tornar excepcional naquilo que faz após se dedicar mais de 10 mil horas de prática em uma determinada habilidade ou tarefa.
Portanto, uma pessoa outlier não é apenas aquela que tem facilidade ou talento para desempenhar determinada atividade ou tarefa. Na verdade, esse perfil também está relacionado ao nível de dedicação e esforço que essa pessoa tem para desempenhar essas ações, aliada às oportunidades que ela encontra ao longo da vida.
Como identificar uma pessoa outlier no trabalho?
O primeiro passo para identificar uma pessoa outlier é entender a estrutura da empresa. O objetivo dessa etapa é conhecer o fluxo de comunicação e a hierarquia que existem na organização.
Depois disso, o próximo passo é identificar os funcionários que apresentam o melhor desempenho ou que demonstram potencial em alguma área. Para isso, o ideal é que os profissionais de RH conversem com gestores e utilizem indicadores de produtividade e desempenho para avaliar cada colaborador.
Vale lembrar que nem sempre o profissional com perfil outlier tem oportunidade de explorar suas habilidades no ambiente de trabalho. Na verdade, muitas vezes nem ele, nem a empresa, tem consciência de sua potencialidade.
Por isso, é importante seguir as dicas abaixo para descobrir os talentos escondidos na organização:
- Utilize estratégias, como reuniões individuais, entrevistas e desafios, que permitam a descoberta das hard skills e soft skills de cada funcionário;
- Lembre-se de que outliers podem ser autodidatas e aprendem com agilidade. Por isso, nem sempre suas habilidades e experiências estão claras no currículo;
- Não foque em apenas uma personalidade ou habilidade específica. Qualquer pessoa pode ser um outlier;
- Considere profissionais que se destacam por pensar diferente dos demais e explorar essa característica. Essa diversidade de pensamento pode sinalizar um perfil outlier.
Vantagens de ter uma pessoa outlier na empresa
A empresa que conta com outliers no seu quadro de funcionários pode se beneficiar de várias formas. Conheça algumas dessas vantagens abaixo:
Maior diversidade dentro da empresa
A pessoa outlier pode ser caracterizada por sua criatividade, capacidade de inovar e de pensar “fora da caixa”. Por isso, acredita-se que pessoas com esse perfil são mais abertas à diversidade de pensamentos, opiniões e posicionamentos dentro da empresa.
Como resultado, o outlier é mais tolerante para escutar seus colegas e respeitar suas particularidades, incluindo questões relacionadas a gênero, etnia e religião. Diante dessas características, outliers tendem a agregar mais valor ao clima organizacional da empresa, incentivando o engajamento e a produtividade por meio de suas ações.
Melhora de resultados e objetivos
A pessoa outlier também se diferencia por ser mais aberta a novos desafios e experiências. Com isso, ela tende a apresentar melhor desempenho nos trabalhos em equipe e propostas mais eficientes e inovadoras para encantar os clientes.
Além disso, o outlier pode usar suas capacidades para apoiar a liderança da organização para colocar as estratégias do negócio em prática.
Por conta dessas características, a empresa que tem outliers em seu quadro de funcionários tende a obter resultados mais satisfatórios e alcançar seus objetivos com mais facilidade.
Criatividade em alta
Pessoas outliers também tendem a apresentar modelos mentais, dificuldades e habilidades muito diferentes dos seus colegas. Por isso, elas têm mais facilidade para identificar problemas e criar soluções inovadoras com base em seu amplo repertório e sua percepção aguçada.
Toda essa criatividade pode ser refletida em melhorias na produtividade e no desempenho da empresa. Afinal, o profissional outlier não só pode apresentar uma performance individual acima da média, mas também contribuir para o trabalho em grupo.
Prática da inovação aberta
Quais os resultados que um profissional talentoso, criativo e esforçado pode proporcionar à empresa? Isso mesmo: inovação!
Além de apresentarem melhores soluções, os outliers usam suas habilidades para ajudar a empresa a se destacar em um mercado cada vez mais exigente em termos de qualidade, experiência e inovação.
Por conta das contribuições desses profissionais na área de criatividade, diversidade e funcionalidade, a empresa consegue desenvolver produtos e estratégias mais assertivas. Assim, ela tem mais chances de se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo.
Como expandir as qualidades de uma pessoa outlier dentro da empresa?
Além de identificar um outlier, a empresa precisa oferecer recursos e estrutura para que esse tipo de profissional consiga se desenvolver e usar seu potencial a favor dela.
Para isso, a empresa pode adotar diferentes estratégias, tais como:
- Mantenha o colaborador motivado e engajado: estabelecer desafios e metas, e oferecer gratificações e plano de carreira, são algumas das estratégias que podem ser utilizadas para esse fim;
- Invista em treinamentos e capacitação: ofereça treinamentos não só para o desenvolvimento de habilidades específicas de cada cargo, mas também para que o colaborador entre em contato com novas skills, como liderança, gestão, entre outras;
- Valorize uma comunicação transparente: manter uma comunicação assertiva e sem ruídos melhora o clima organizacional e incentiva o colaborador a expor suas ideias e mostrar suas habilidades;
- Ofereça feedbacks construtivos: explique para o funcionário em que ele está errando e o que ele pode fazer para melhorar. O objetivo aqui não é apenas apontar falhas, mas mostrar como o profissional pode maximizar sua performance e produtividade;
Adote uma jornada flexível: esse tipo de jornada respeita a diversidade de personalidades e comportamentos dos profissionais, já que nem todo mundo é produtivo no horário de trabalho tradicional.
Dicas para entrevistar uma pessoa outlier
Muitas vezes, o profissional outlier se destaca em uma função ou tarefa mesmo sem ter experiência e vasto conhecimento sobre o assunto.
Por isso, o processo de recrutamento deste tipo de candidato não deve confiar apenas nas informações contidas no currículo de cada candidato.Por esse motivo, o recrutador também precisa pensar diferente durante o processo de contratação.
Para evitar erros e aumentar as chances de contratar o candidato que atenda as expectativas da empresa, o ideal é seguir, pelo menos, as dicas abaixo:
- Faça perguntas que te ajudem a entender o potencial e a personalidade de cada candidato. Por exemplo: “Como você se organiza para realizar suas tarefas?” ou “O que você faz quando quer aprender algo novo?”;
- Elabore questões que ajudem a identificar traços de caráter, interesse genuíno pelo seu trabalho e até pensamento inovador. Nesse caso, é possível criar perguntas mais elaboradas, envolvendo problemas hipotéticos para os quais o candidato deve propor uma solução;
- Não valorize apenas os candidatos “perfeitamente qualificados” para o cargo. Muitas vezes, aquele que não cumpre todos os pré-requisitos, consegue apresentar resultados melhores. Portanto, utilize a entrevista para entender os potenciais de todos os candidatos.
Conclusão
Como visto ao longo do artigo, manter pessoas outliers no quadro de funcionários ajuda a empresa a se tornar mais criativa, diversa, inovadora e produtiva.
Além disso, esse perfil profissional ainda pode ajudar a equipe a ficar mais engajada e os gestores a alcançar seus objetivos com mais facilidade.
Porém, para aproveitar essas vantagens, a organização precisa ter uma cultura que abrace a diversidade e ofereça oportunidade de desenvolvimento para esse tipo de profissional.
Além disso, é preciso repensar o processo de recrutamento e entender que nem sempre é possível identificar uma pessoa outlier com base apenas no seu currículo. Assim, é mais fácil encontrar e reter talentos que ajudem a empresa a crescer.
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