O sucesso de uma empresa depende das decisões estratégicas e assertivas que ela toma. Porém, isso só é possível se ela conhece o segmento em que atua e seus consumidores. E para ter acesso a essas informações, a pesquisa de mercado se mostra como uma ótima forma para ter uma boa fonte de informação.
A pesquisa de mercado é a melhor ferramenta para a empresa conhecer os seus concorrentes, o perfil do público-alvo e as tendências de mercado, bem como obter informações importantes para lançar novos produtos e serviços.
Ou seja, a pesquisa de mercado pode influenciar e definir os rumos de uma empresa. Se bem organizado, esse método pode potencializar as chances de sucesso da organização, já que oferece insights importantes do negócio.
Quer saber mais sobre como fazer uma pesquisa de mercado corretamente? Este artigo abordará as seguintes questões em torno do assunto:
- O que é pesquisa de mercado?
- Tipos de pesquisa de mercado
- Quais os benefícios da pesquisa de mercado?
- Como fazer uma pesquisa de mercado?
Boa leitura!
O que é pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado é uma ferramenta de análise e levantamento de dados sobre um mercado-alvo específico que oferece informações valiosas à empresa para a tomada de decisões estratégicas.
Com ela, a empresa identifica oportunidades e ameaças e tem uma compreensão mais assertiva do mercado em que atua.
Por meio da pesquisa de mercado, também, a empresa coleta dados dos concorrentes, tendências e demandas dos clientes, facilitando o lançamento de novos produtos ou serviços e antecipando possíveis problemas.
Por que fazer pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado é importante para a empresa ter base e orientar melhor suas decisões, reduzindo a margem de erro em investimentos, lançamentos e relação com o cliente.
As empresas devem realizar a pesquisa de mercado para ter um ponto de partida que garanta a efetividade nos seus planos e ações. Com insights importantes, ela potencializa a produtividade, e torna a empresa mais assertiva e com mais chances de sucesso.
A pesquisa de mercado, portanto, é importante para:
- Analisar o mercado minuciosamente;
- Coletar informações sobre os concorrentes;
- Verificar hábitos de consumo;
- Construir um perfil assertivo do público-alvo;
- Reduzir riscos no lançamento de produtos e serviços;
- Identificar oportunidades;
- Gerar insights para tomadas de decisões mais estratégicas.
Tipos de pesquisa de mercado
Cada pesquisa de mercado deve apontar para um objetivo específico. Porém, independentemente das metas definidas para a pesquisa, elas devem trazer informações de grande valor quantitativo e qualitativo para a organização.
Confira a seguir dois tipos de pesquisa de mercado mais utilizados pelas empresas.
Pesquisa quantitativa
A pesquisa quantitativa é aquela que se baseia na coleta de dados numéricos e estatísticos que irão ajudar a empresa a analisar padrões e tendências do seu segmento e dos consumidores, quantificando possíveis variáveis.
Esse tipo de pesquisa utiliza uma amostragem representativa em torno de determinado público-alvo, gerando resultados que de alguma forma generalizam uma fatia maior da população. É um método bastante utilizado em pesquisas eleitorais, por exemplo.
Pesquisa qualitativa
No caso da pesquisa qualitativa, diferentemente da quantitativa, o foco principal é compreender contextos subjetivos e fenômenos sociais. Em vez de utilizar números e estatísticas, esse modelo visa entender os comportamentos do consumidor.
Por valorizar as experiências humanas, a pesquisa qualitativa conta com perguntas abertas, sem múltipla escolha, exigindo mais flexibilidade do entrevistador e dos gestores, para uma compreensão mais aprofundada dos insights gerados por ela.
Um exemplo de pesquisa qualitativa seria: “O que influencia a decisão de compra de pessoas acima dos 40 anos?”.
Quais os benefícios da pesquisa de mercado?
Realizar a pesquisa de mercado ajuda a empresa a ter insights corretos do mercado em que atua, para que, assim, não cometa erros nos seus processos organizacionais, que vão da criação do plano de ação ao lançamento de um produto ou serviço.
É possível apontar como os principais benefícios da pesquisa de mercado:
- Reduz riscos: ao pesquisar o mercado, a empresa baseia suas decisões em dados concretos, diminuindo a chance de erros em investimentos ou ações;
- Auxilia na tomada de decisões estratégicas: a pesquisa de mercado gera importantes insights sobre concorrentes e clientes para a empresa atuar de forma mais estratégica e assertiva;
- Revela oportunidades e ameaças: com a pesquisa de mercado, a empresa fica mais preparada para atuar diante de oportunidades e ameaças, agindo de forma mais rápida e efetiva para alcançar o sucesso;
- Oferece maior entendimento do público-alvo: ao levantar dados do mercado, a empresa tem em mãos dados reveladores e importantes dos consumidores, como anseios, demandas e perfil de compra;
- Detecta e antecipa as tendências do mercado: quando a empresa investe em pesquisa de mercado, consegue avaliar as tendências do seu segmento e se antecipa para o lançamento, de forma mais assertiva, de seus produtos e serviços.
Como fazer uma pesquisa de mercado?
Toda pesquisa de mercado se baseia em questionários que visam levantar informações sobre o público-alvo e o segmento em que a empresa atua. A principal proposta é gerar insights para atender as necessidades do negócio.
Essas pesquisas podem ser realizadas via internet ou por meio de entrevistas no próprio local de atuação da empresa, por exemplo, em supermercados, shoppings, aeroportos, etc.
A seguir, confira um passo a passo para realizar uma pesquisa de mercado efetiva.
Estabeleça metas claras
O que a empresa deseja descobrir com a pesquisa de mercado? Essa é a primeira pergunta que o negócio precisa responder para estabelecer metas claras e obter os resultados esperados.
As metas claras são justamente o direcionamento que a organização precisa e deve dar para as perguntas da pesquisa, como especificar o que se quer identificar e as preferências dos seus consumidores.
Exemplo: avaliar as preferências de compra dos consumidores que estão na faixa etária de 20 a 35 anos. Esse é um estabelecimento claro do que a empresa deseja encontrar com a aplicação de uma pesquisa de mercado.
Identifique o público-alvo
Identificar o público-alvo da empresa é fundamental para que a pesquisa de mercado seja aplicada efetivamente, atingindo aqueles que de fato têm chances de consumir os produtos e serviços do negócio.
Assim, a empresa consegue direcionar com maior assertividade suas campanhas de marketing, personalizando produtos e serviços, conforme as tendências e expectativas dos consumidores em relação ao negócio.
Portanto, deve-se criar personas com informações demográficas, psicográficas e até mesmo comportamentais que ajudem a segmentar o público-alvo, contribuindo para tomadas de decisões mais estratégicas e assertivas para a empresa.
Defina o método da coleta de dados
Definir o método da coleta de dados é uma etapa crucial para a qualidade e relevância das informações que serão geradas pela pesquisa de mercado. Por isso, essa é uma etapa essencial neste processo.
Para saber o método que mais se adequa a empresa, é importante que ela conheça o perfil dos seus consumidores. Essa definição será importante para escolher, por exemplo, se a pesquisa será por telefone ou pessoal, ou se haverá distribuição de questionário nas sedes da empresa ou online.
Também é importante avaliar nessa escolha o orçamento disponível, o tempo previsto para o término da pesquisa e a profundidade de dados desejada, para que, assim, seja possível ter uma abrangência maior dos dados levantados.
Use ferramentas tecnológicas
Apostar na automatização pode ser de grande valia para uma pesquisa de mercado. Isso porque o uso de ferramentas tecnológicas, que ajudam a empresa na aplicação e avaliação de resultados, pode otimizar o processo de coleta e análise.
Muitas ferramentas oferecem um acesso a dados em tempo real, permitindo que os gestores consigam tomar decisões mais rapidamente em todas as etapas da pesquisa de mercado.
Redes sociais, site da empresa, plataformas de pesquisas online, como o SurveyMonkey e o Google Forms, e-mail marketing e sistemas de CRM são algumas das ferramentas tecnológicas que podem agilizar todo o processo da pesquisa de mercado.
Faça análise de dados
O último passo para que a pesquisa de mercado tenha bons resultados é a realização de uma análise minuciosa dos dados que foram levantados. Essas informações irão gerar importantes insights para que a empresa seja estratégica nas suas tomadas de decisões.
A partir dessa análise, ela poderá entender os anseios do seu público-alvo, o funcionamento dos seus concorrentes, as principais tendências do mercado e as demandas dos seus consumidores.
Cada dado deste será importante para a empresa criar um plano estratégico em cima dos seus objetivos e começar a agir com base em dados concretos.
Conclusão
Como visto neste conteúdo, a pesquisa de mercado impacta diretamente os rumos da empresa, se bem aplicada, podendo potencializar os resultados da organização. Por meio destas pesquisas, a empresa consegue gerar dados importantes para o negócio.
As informações geradas pela pesquisa de mercado podem definir cada passo da empresa em relação a investimentos, lançamentos de novos produtos e serviços e até corte de custos.
Contudo, para que a pesquisa de mercado seja assertiva e estratégica, a empresa precisa estabelecer metas claras, definir métodos de coleta, usar ferramentas tecnológicas e fazer uma análise minuciosa dos dados.
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