As perspectivas profissionais auxiliam o processo de sucesso na carreira. Isso porque essas perspectivas orientam a tomar as decisões necessárias para ajudá-las a alcançar seus objetivos profissionais.
Para definir essas perspectivas, os profissionais precisam entender seu momento atual, onde desejam chegar e o que devem fazer para alcançar seus objetivos.
Essas tarefas envolvem autoconhecimento e um bom entendimento do mercado de trabalho, necessários para definir as estratégias que a pessoa pode aplicar para se realizar profissionalmente.
Apesar desse processo de definição e desenvolvimento profissional exigir esforço e estudo, ter clareza quanto aos objetivos é fundamental para progredir na carreira.
Por conta da importância desse tema, o setor de Recursos Humanos (RH) pode incentivar os funcionários a pensar no seu futuro profissional e progredir na empresa. Afinal, é comum encontrar pessoas que nunca refletiram sobre esse assunto.
Este artigo ajudará essas pessoas a entenderem o que são perspectivas profissionais e como defini-las de forma eficiente.
Para isso, serão discutidos os seguintes tópicos:
- Perspectivas profissionais: por que entender?
- Tendências e perspectivas profissionais na era digital
- Como aumentar a empregabilidade nas perspectivas profissionais
- Escolhas de carreira para definir perspectivas profissionais
- Desafios comuns para novas perspectivas de carreiras
- Perspectivas profissionais dentro da empresa: como o RH pode auxiliar?
Boa leitura!
Perspectivas profissionais: por que entender?
Entender as perspectivas profissionais é necessário para uma pessoa ter clareza sobre seus objetivos de carreira em curto, médio e longo prazos, bem como quais estratégias podem ajudá-la a atingir essas metas.
Ou seja, as perspectivas auxiliam as pessoas a tomar decisões alinhadas aos seus valores, seus sonhos e ao que consideram sucesso profissional.
Dessa forma, o profissional pode definir seu próprio plano de carreira, bem como adotar as medidas necessárias para se manter atualizado e alinhado com caminhos que vão levá-lo a conquistar seus objetivos profissionais.
Como resultado, o profissional pode se sentir mais motivado para buscar mais oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, bem como a ser mais produtivo e proativo no trabalho. Tudo isso favorece sua evolução profissional e aumenta suas possibilidades de sucesso.
Tendências e perspectivas profissionais na era digital
A era digital tem transformado o mundo do trabalho rapidamente. O avanço acelerado das tecnologias exige que as empresas incorporem diferentes soluções tecnológicas no seu dia a dia.
Para acompanhar essa evolução, as empresas precisam empregar uma força de trabalho com as habilidades necessárias para trabalhar com soluções digitais.
Segundo a terceira edição do Relatório Futuro do Trabalho de 2023, produzido no Fórum Econômico Mundial, estima-se que 60% dos trabalhadores precisarão de reciclagem até 2027.
O relatório também mapeou os empregos e as habilidades esperadas dos trabalhadores para atender as demandas do mercado na era digital.
Além de diversas soft skills, como criatividade e pensamento analítico, o relatório chama a atenção para a importância do investimento em capacitação tecnológica, especificamente em inteligência artificial (IA) e big data.
Ademais, o relatório ainda destaca que o crescimento sustentável das empresas será mais relevante nos próximos anos, o que exigirá profissionais que dominem diferentes green skills.
Para se manter ativas e competitivas no mercado, as pessoas que desejam evoluir na carreira precisam alinhar suas perspectivas com essas mudanças e tendências do mundo do trabalho na era digital. Caso contrário, elas podem se sentir estagnadas e até perder sua relevância e competitividade no mercado.
Como aumentar a empregabilidade nas perspectivas profissionais
As perspectivas profissionais não podem ser definidas com base apenas nos sonhos e nos desejos da pessoa em relação à carreira. Essas perspectivas também devem ser baseadas na realidade, considerando as nuances, a evolução e as características do mercado de trabalho.
Por isso, ao definir um plano de carreira, o profissional deve pensar tanto nas tendências do mercado como na empregabilidade. Ou seja, ele deve entender o que precisa fazer para aumentar suas oportunidades de emprego e progressão de carreira.
Existem várias estratégias que podem ajudá-lo a alcançar esses objetivos. Confira as principais delas a seguir:
Educação continuada
A educação continuada consiste no investimento constante em treinamento e capacitação, esforço necessário para que um profissional se mantenha atualizado na sua área de atuação. Ela pode envolver a realização de cursos físicos ou online, workshops, certificações ou uma pós-graduação, por exemplo.
Soft skills essenciais
As soft skills são habilidades comportamentais indispensáveis para lidar com relacionamentos interpessoais, manejar o estresse e trabalhar em equipe. Por exemplo, comunicação eficaz, escuta ativa, pensamento crítico, adaptabilidade, inteligência emocional e capacidade de resolver problemas.
Essas competências facilitam o trabalho em equipe e contribuem para a manutenção do clima organizacional. Por isso, as soft skills são tão importantes quanto as habilidades técnicas e podem ser determinantes na contratação e na permanência do profissional na empresa.
Reskilling e upskilling
Esses conceitos se referem a tendências impulsionadas pela transformação digital das empresas.
O reskilling se refere à requalificação profissional para a pessoa aprender novas habilidades, desenvolver novas competências e, como resultado, conseguir atuar em diferentes áreas e ocupar um novo cargo na empresa.
Já o upskilling envolve o desenvolvimento de habilidades para que o profissional se mantenha atualizado e relevante em sua carreira atual. Ou seja, ele acontece quando a pessoa quer aumentar seu domínio e conhecimento na área em que já está inserida.
Na prática, os dois conceitos reforçam a importância de investir no aprendizado contínuo para se manter relevante no mercado de trabalho, independentemente da situação profissional.
Escolhas de carreira para definir perspectivas profissionais
Definir perspectivas profissionais exige autoconhecimento e compreensão do mercado de trabalho. Confira a seguir alguns passos importantes para facilitar essa tarefa.
Identificar paixões
O primeiro passo para definir perspectivas de carreira é identificar paixões, interesses e valores. Para isso, um profissional deve se perguntar o que o motiva, o que gosta de fazer e o que considera mais significativo na sua vida.
Esse exercício de autoconhecimento ajuda a identificar os fatores que devem influenciar as pessoas a tomar decisões na carreira.
Fazer consultoria de carreira
Investir em consultoria de carreira também é uma estratégia eficaz para definir as perspectivas profissionais. Com o apoio de especialistas em gestão de carreira e orientação profissional, fica mais fácil fazer uma autoavaliação, entender a dinâmica do mercado e definir um plano de carreira alinhado a esses aspectos.
Analisar setores em crescimento
Pesquisar sobre os setores da economia que estão em crescimento, por meio de leituras, pesquisas online e consulta a especialistas em carreiras, por exemplo, também é importante.
Assim, é possível definir perspectivas realistas, alinhadas com as mudanças e tendências do mercado, que certamente vão exigir adaptações dos profissionais que querem se manter ativos e relevantes na sua área de atuação.
Desafios comuns para novas perspectivas de carreira
Definir novas perspectivas de carreira pode ser um processo desafiador. Afinal, é necessário lidar com vários obstáculos para definir objetivos e estratégias para alcançar o sucesso profissional.
Nesse sentido, autoconhecimento insuficiente, medo do desconhecido, resistência a mudanças e falta de experiência são alguns dos obstáculos mais comuns.
Outro desafio comum enfrentado pelos profissionais são as dívidas e os compromissos financeiros. Isso porque progredir na carreira pode exigir alguns sacrifícios financeiros temporários, que nem todos têm estrutura para enfrentar.
Até a idade pode atrapalhar o preparo para o futuro profissional. Enquanto algumas pessoas podem sentir que são muito jovens para mudar de carreira, outras se sentem velhas demais para isso. Essas questões as impedem de definir estratégias que poderiam ajudá-las a evoluir profissionalmente.
Por fim, as pessoas normalmente têm dificuldade de criar um planejamento estratégico de carreira. Afinal, não basta ter perspectivas profissionais claras. É preciso saber planejar ações para alcançar os objetivos profissionais.
Todos esses desafios podem ser superados com o investimento em conhecimento de gestão de carreira e uma boa orientação profissional. E as empresas podem ajudar seus funcionários a alcançar esses objetivos.
Perspectivas profissionais dentro da empresa: como o RH pode auxiliar?
Uma das responsabilidades do setor RH é fazer a gestão de pessoas da empresa. Isso significa que os profissionais desse setor precisam implementar estratégias para manter os funcionários produtivos e engajados na organização.
Dessa forma, a empresa melhora seus resultados e sua atração e retenção de talentos, e ainda se torna mais competitiva no mercado.
Uma das estratégias que podem ser utilizadas pelo RH para atingir esses objetivos é auxiliar os funcionários a desenvolver perspectivas profissionais na empresa. Ou seja, ajudá-los a progredir na carreira na própria organização.
Para isso, o RH pode implementar medidas como programas de desenvolvimento de carreira, promoção de cursos de treinamento e capacitação, mentoria individual e incentivo a oportunidades de educação continuada.
Além disso, o RH pode criar políticas de cargos e salários que favoreçam e ajudem a promover os profissionais com bom desempenho na empresa.
Dessa forma, o setor auxilia a construir uma cultura de aprendizado e inovação que incentiva os funcionários a buscar o autodesenvolvimento e a evolução profissional.
Conclusão
Ter perspectivas profissionais claras é fundamental para alcançar o sucesso na carreira, sentir-se realizado e se manter motivado no trabalho.
Afinal, essas perspectivas ajudam a tomar decisões alinhadas às suas expectativas de carreira, permitindo que elas adotem estratégias que aumentem sua empregabilidade e suas oportunidades de trabalho.
Para alcançar esses objetivos, os profissionais precisam investir em aprendizagem contínua, autoconhecimento, desenvolvimento de novas habilidades e análise das tendências de mercado. Esse investimento é essencial para formar a base necessária para definir metas e estratégias profissionais.
Até as empresas podem incentivar os funcionários a desenvolver essas perspectivas. Conforme explicado, o setor de RH pode implementar estratégias que incentivam os colaboradores a desenvolver planos de carreira e crescer profissionalmente na empresa.
Assim, as duas partes saem ganhando. Os funcionários se sentem mais realizados, enquanto a empresa retém os talentos necessários para ajudá-la a se desenvolver.
Gostou do conteúdo? Confira outros artigos sobre gestão de carreiras no blog Pontotel!