Definir o perfil profissional mais adequado para uma vaga e encontrar pessoas capacitadas e alinhadas a esse perfil são alguns dos desafios que precisam ser superados durante o processo de recrutamento.
Caso contrário, as chances de fazer uma contratação errada aumentam. E as consequências de contratar alguém incompatível com o cargo e/ou com a empresa envolvem desde o aumento do turnover até perdas financeiras.
Uma das estratégias que podem ser utilizadas para evitar esses problemas é entender o que é e como avaliar o perfil profissional dos candidatos. Isso ajuda o setor dos Recursos Humanos (RH) e os recrutadores a encontrarem as pessoas mais adequadas para preencher as vagas na empresa.
Este guia foi criado justamente para explicar e tirar as principais dúvidas sobre esse assunto. Para isso, serão abordados os seguintes tópicos:
- O que é o perfil profissional?
- Quais são os tipos de perfis profissionais?
- Elementos-chave de um perfil profissional
- Como desenvolver um perfil profissional atrativo?
- Como avaliar um perfil profissional?
Boa leitura!
O que é o perfil profissional?
O perfil profissional se refere ao conjunto das qualidades, habilidades, experiências, entre outras características relevantes de uma pessoa na sua área de trabalho. Dependendo dessas características, as pessoas podem ser classificadas em diferentes grupos, também chamados de tipos de perfis profissionais.
Quais são os tipos de perfis profissionais?
Conforme explicado, cada tipo de perfil se refere a um grupo de pessoas com características próprias e diferenciais únicos. E formar equipes compostas por determinados perfis pode ser benéfico para a empresa atingir seus objetivos.
Por esse motivo, entender as diferenças entre esses perfis é essencial para fazer um recrutamento estratégico.
Confira a seguir quais as diferenças entre esses perfis e como eles podem beneficiar a empresa.
Analítico
A principal característica de um profissional com perfil analítico é a sua excelente capacidade de analisar dados e tomar decisões baseadas nessas informações.
Em outras palavras, o trabalho desse profissional é orientado por dados e evidências sólidas. Por esse motivo, pessoas com esse perfil são mais detalhistas, organizadas, críticas e competentes para identificar padrões, tendências e oportunidades de melhoria.
Comunicativo
Pessoas com perfil comunicativo possuem excelentes habilidades de comunicação. Por isso, elas têm facilidade para transmitir ideias de forma clara e persuasiva, além de serem boas ouvintes e negociadoras.
Profissionais com esse perfil são valorizados pelas empresas por conta da sua capacidade de interagir com os clientes, integrar as equipes e contribuir com o clima organizacional do ambiente de trabalho.
Afinal, eles têm facilidade para construir relacionamentos interpessoais, conectar-se com outras pessoas e compartilhar suas opiniões de forma precisa e assertiva.
Criativo
As pessoas com perfil criativo se diferenciam por “pensar fora da caixa”. Elas estão sempre buscando novas soluções para resolver problemas e novas abordagens para lidar com desafios complexos. Por isso, essas pessoas são consideradas inovadoras e visionárias.
Líder
Mais do que tomar decisões estratégicas, um bom líder deve orientar sua equipe em direção a um objetivo e inspirar pessoas ao longo desse processo. Por isso, os profissionais com perfil de liderança devem apresentar várias habilidades específicas.
Por exemplo, comunicação, gestão de pessoas, visão estratégica, pensamento crítico, articulação de equipes, capacidade de delegar tarefas e disponibilidade para orientar e treinar funcionários.
Executor
O perfil executor é caracterizado pela sua facilidade de transformar planos em ação. Por isso, pessoas com esse perfil são conhecidas pela sua capacidade de tirar projetos do papel e realizar tarefas. Normalmente, elas são proativas, organizadas, disciplinadas, focadas e têm visão estratégica.
Na prática, essas pessoas são orientadas para resultados, têm facilidade para lidar com prazos e metas, além de serem altamente produtivas.
Empreendedor
O empreendedor tem uma mentalidade voltada para oportunidades e inovação. Por isso, profissionais com esse perfil geralmente são inovadores, criativos, proativos, resilientes, dispostos a correr risco, além de terem facilidade para ler cenários e identificar oportunidades.
Empreendedores também inspiram pessoas e normalmente são bons planejadores e executores. Essas características são valorizadas por empresas que buscam pessoas com forte senso de iniciativa e capazes de propor soluções que contribuem para a expansão e o crescimento do negócio.
Elementos-chave de um perfil profissional
Embora existam diferentes tipos de perfil profissional, nem sempre essa informação fica clara no currículo e nas demais etapas avaliativas do candidato.
Por isso, o ideal é analisar características específicas de cada pessoa inscrita no processo de recrutamento.
Essas características são consideradas elementos-chave de um perfil profissional. Por esse motivo, elas auxiliam o RH e os recrutadores a entender se o candidato cumpre os requisitos necessários para preencher a vaga em aberto.
Confira a seguir quais são esses elementos e por que eles devem ser avaliados.
Competências técnicas
As competências técnicas se referem às habilidades e aos conhecimentos específicos necessários para a execução de um trabalho. Também chamadas de hard skills, essas habilidades indicam que o candidato sabe “colocar as mãos na massa” e cumprir as atividades que o cargo exige.
Competências comportamentais
Também chamadas de soft skills, as competências comportamentais são habilidades que demonstram como a pessoa se comporta no ambiente de trabalho. Habilidades como comunicação, ética profissional, flexibilidade, proatividade e liderança são apenas alguns exemplos de competências que podem ser exigidas pela empresa.
O especialista em Gestão de Serviços e Consultor de Capital Humano da ETALENT destaca as competências comportamentais como essenciais no processo de recrutamento e seleção.
“Ao falarmos de recrutamento e seleção hoje em dia, é importante, em primeiro lugar, saber o que você quer. Avalie primeiro que tipo de comportamento está buscando para, em seguida, considerar idade ou modelo.“
Na prática, essas competências refletem os pontos fortes e as características marcantes da personalidade da pessoa e indicam como ela age no seu dia a dia.
Experiências profissionais relevantes
As experiências profissionais indicam quando e como o candidato colocou em prática seus conhecimentos e suas habilidades. Essas informações auxiliam o recrutador a entender a senioridade do candidato, ou seja, seu nível de experiência e capacitação para o cargo.
Além disso, elas sinalizam que a pessoa realmente tem as habilidades que ela informa no currículo. Por isso, essas experiências ajudam a validar a capacidade do candidato para desempenhar uma função.
Educação e qualificações
A educação e a qualificação integram a parte de formação do currículo do candidato. Elas incluem informações como formação acadêmica, certificações profissionais, cursos relevantes e qualquer outra qualificação educacional que seja relevante para a posição desejada.
Em outras palavras, esses dados indicam o nível de escolaridade do candidato e ajudam a comprovar as competências técnicas da pessoa para desempenhar um cargo.
Como desenvolver um perfil profissional atrativo?
Conforme explicado, os recrutadores precisam avaliar vários elementos-chave para selecionar os candidatos mais adequados para o cargo. Portanto, as pessoas que não apresentam esses elementos têm menos chance de conseguir uma boa oportunidade de trabalho.
Por isso, quem está buscando uma nova colocação no mercado precisa desenvolver algumas habilidades para melhorar o seu currículo e tornar seu perfil profissional mais atraente. E não existe uma fórmula mágica para isso. Na verdade, para construir um bom perfil profissional, o ideal é combinar várias estratégias.
Uma das mais importantes é investir em autoconhecimento. Isso ajuda a pessoa a entender quais são seus pontos fortes e quais áreas precisam de desenvolvimento. Com base nesse autoconhecimento, fica mais fácil definir um plano de carreira.
Trata-se de um plano de ação que inclui objetivos claros e realistas que a pessoa precisa cumprir em curto, médio e longo prazo para alcançar o que ela entende como sucesso profissional.
Esse plano orienta o candidato a definir os próximos passos de sua carreira e direcionar seus esforços nessa direção. Isso inclui os investimentos em aprendizado contínuo, esforço essencial para se manter atualizado sobre as tendências, tecnologias, mudanças e práticas na sua área de atuação.
Construir um bom networking também é uma estratégia eficaz para colocar o plano de carreira em prática e melhorar o perfil profissional. Seguindo todas essas dicas, fica mais fácil construir um perfil realmente interessante para os recrutadores e demonstrar essas habilidades ao longo do processo seletivo.
Como avaliar um perfil profissional?
Para avaliar um perfil profissional, o recrutador ou profissional do RH precisa reunir as informações sobre os elementos-chave de um candidato. Para isso, é necessário utilizar diferentes estratégias, começando durante a triagem de currículos.
Nessa fase, o objetivo é identificar se os candidatos apresentam as competências e qualificações exigidas para o cargo.
Os candidatos aprovados nessa etapa são selecionados para as entrevistas. Ao longo do processo de seleção, diferentes tipos de entrevistas podem ser realizadas.
Uma delas deve ser a chamada entrevista comportamental, em que o recrutador utiliza diferentes técnicas para entender as experiências passadas do candidato, os desafios enfrentados, as ações tomadas e os resultados alcançados.
Além de entrevistas, é importante aplicar testes de análise comportamental, como DISC e STAR, para avaliar as habilidades cognitivas, comportamentais e técnicas dos candidatos. Isso ajuda o recrutador a identificar se o candidato tem fit cultural com a empresa e apresenta as soft skills exigidas para a função.
Para contratar profissionais ligados à área criativa, como designers e publicitários, também é recomendado analisar o portfólio dos candidatos para avaliar a qualidade do trabalho e a capacidade do profissional atender as demandas do cargo.
Conclusão
Entender os diferentes tipos de perfil profissional e aplicar técnicas para identificar os perfis dos candidatos é fundamental para aumentar as chances de contratar a pessoa certa.
Conforme explicado, essas técnicas permitem avaliar diversos elementos-chave das pessoas, como competências técnicas e comportamentais.
Essas informações aumentam a capacidade de análise do RH e dos recrutadores, facilitando a identificação dos candidatos que atendem as expectativas da empresa para o cargo.
E isso é essencial para acertar na escolha do candidato e evitar problemas relacionados a uma contratação inadequada.
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