Para garantir o crescimento de um negócio, além de focar no investimento em tecnologia e otimização de processos, é importante focar nas pessoas. É nesse ponto que a cultura people centric se mostra tão importante para as empresas.
O conceito de people centric nasce como reação a um modelo de gestão pautado por metodologias rígidas, decisões pouco participativas e processos pré-definidos. Quando uma empresa começa a adotar uma cultura organizacional pautada no people centric, algumas transformações tendem a acontecer para criar processos mais colaborativos.
Se você quer entender mais sobre people centric e como funciona esse modelo de gestão, continue a leitura deste artigo. Aqui, você verá os seguintes tópicos:
- O que significa people centric?
- Por que apostar na cultura people centric?
- Quais as vantagens da gestão people centric?
- Qualquer empresa pode ser people centric?
- Qual o caminho para criar uma cultura people centric?
Então, o que está esperando? Continue e tire suas dúvidas sobre o assunto.
O que significa people centric?
People centric é um modelo de liderança e gestão empresarial que reconhece a importância de colocar a capacidade, necessidades e condições de trabalho dos colaboradores no centro das decisões tomadas por uma empresa. A expressão inglesa “people centric” significa, em tradução livre para o português, “pessoas no centro”.
Em vez de focar apenas em metas ou na experiência do cliente, uma empresa com a cultura people centric volta-se para o seu bem mais precioso: o capital humano. A premissa é que, colocando os colaboradores no centro das decisões, todos os outros componentes em torno da empresa serão bem-sucedidos
Mariá Menezes Boaventura, Diretora de Pessoas e Cultura da Sankhya, destaca o papel fundamental da liderança nesse modelo: “As pessoas se conectam e se sentem pertencentes à empresa também através da relação com a liderança, da relação com os pares e das oportunidades que elas têm de crescer e se desenvolver. Os líderes têm um papel fundamental nisso, pois é a partir deles que virão direcionamentos importantes, inspiração, empoderamento, desafios que vão levar os colaboradores a sentirem-se relevantes e que estão construindo algo que faz sentido“.
Quando você consegue perceber o quanto a satisfação do cliente depende da satisfação dos colaboradores da empresa, fica mais fácil entender a importância de um modelo de gestão baseado no conceito de people centric.
Como funciona esse tipo de gestão?
Não há uma forma única de como uma gestão people centric deve acontecer. Afinal, a característica central desse tipo de gestão é a adaptação à realidade de cada empresa.
Contudo, existem alguns princípios que podem orientar uma gestão organizacional baseada neste conceito. Confira alguns exemplos logo abaixo.
Decisões participativas
Diante dos desafios do segmento e das transformações que uma empresa precisa enfrentar, os líderes podem escutar as pessoas que compõem a sua equipe e reconhecer os talentos para cada tarefa para que todos possam propor soluções inovadoras.
Equipes multifuncionais
Em uma cultura organizacional voltada para o people centric, o cargo não define todas as responsabilidades de um profissional.
Todos precisam ser capazes de se ver em um contexto amplo. Ao entender como as próprias tarefas impactam o trabalho dos outros, fica mais fácil encontrar de forma colaborativas soluções eficazes.
Feedback
O feedback é uma das etapas mais importantes para qualquer empresa. Ele ajuda a aperfeiçoar o desenvolvimento de produtos, as estratégias internas e externas, as operações de vendas e muito mais.
Por que apostar na cultura people centric?
Uma cultura organizacional que coloca as pessoas no centro, também chamada de people centric culture, é importante porque as pessoas não querem trabalhar apenas para cumprir obrigações. Afinal, pessoas são diferentes de máquinas.
Mas não para por aí. Confira, logo abaixo, por quais motivos sua empresa deveria apostar na cultura people centric.
Evita resultados ruins de engajamento e rotatividade
Empresas que não se preocupam em criar um local de trabalho centrado no ser humano acabam com sérios prejuízos na cultura organizacional. O pouco engajamento das equipes e alto índice de rotatividade de funcionários são algumas das consequências.
People centric é uma tendência nacional
As empresas estão percebendo o poder de criar organizações que valorizam as necessidades dos colaboradores tanto quanto o resultado final de seus desempenhos.
Os dados da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx) reforçam esse cenário. Dentre as empresas consideradas lugares incríveis para trabalhar no Brasil, 79% promovem palestras sobre a saúde mental e 42% oferecem apoio de psicólogos para os funcionários.
A pesquisa ainda demonstra que 39% dessas empresas realizam monitoramento periódico ativo dos funcionários e 34% treinam o quadro de lideranças para identificar problemas em suas equipes.
Para as empresas brasileiras, esse é um cenário favorável, mas cheio de desafios. A tendência é que a cultura people centric seja cada vez menos uma vantagem competitiva e mais uma norma no mercado de trabalho.
Novas gerações priorizam empresas people centric
O chamado “salário emocional”, as motivações subjetivas que levam as pessoas a ingressar e continuar nas empresas, tornou-se uma prioridade para novas gerações de profissionais.
Conforme o relatório Deloitte Global 2022 Gen Z e millennial, o bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal, oportunidades de aprendizado e desenvolvimento são as prioridades para os jovens das gerações Gen Z e Millennials que buscam trabalho. A pesquisa avaliou mais de 14 mil respostas da Gen Zs e mais de 8 mil respostas de millennials, em 46 países.
Em suma, a sua empresa deveria apostar na cultura people centric porque esse é o futuro do trabalho daqui por diante.
Quais as vantagens da gestão people centric?
Quando se trata de metas e empresas, conhecer as pessoas por trás de cada papel e trabalhar uma gestão mais empática e compreensiva traz inúmeras vantagens. Conheça as principais a seguir.
Engajamento dos colaboradores
Os colaboradores ficam mais comprometidos quando sentem que são tão importantes para a empresa quanto os resultados do seu trabalho. Eles sabem que receberão o suporte e as ferramentas que precisam para ter sucesso e colaborar uns com os outros.
Assim, a taxa de engajamento dos funcionários tende a aumentar e a empresa consegue obter bons resultados.
Fortalecimento da marca empregadora
A cultura organizacional faz parte da sua reputação como marca empregadora. Em outras palavras, a maneira como você trata sua equipe é o espelho de como você tratará um profissional interessado em trabalhar na sua empresa.
Por essa razão, empresas que adotam uma cultura centrada no bem-estar do colaborador tendem a atrair candidatos talentosos em processos de recrutamento e seleção. Hoje, os talentos do mercado de trabalho buscam empresas com uma boa imagem corporativa que, além de uma remuneração justa, oferecem a eles uma experiência enriquecedora.
Ambiente de trabalho mais saudável e feliz
Ambientes de trabalho saudáveis capacitam as pessoas a prosperar e crescer profissionalmente, sem sacrificar seus valores ou quem elas são. Para uma gestão baseada nas pessoas, um ambiente de trabalho satisfatório é uma prioridade.
Melhor experiência para os colaboradores
Construir uma cultura organizacional centrada nas pessoas ajuda as empresas a dar aos funcionários a experiência positiva e capacitadora que eles merecem.
Afinal, líderes que ouvem as necessidades de suas equipes tendem a saber o que elas precisam para fazer um bom trabalho, sem que isso signifique, necessariamente, enfrentar sacrifícios ou prejuízos ao bem-estar.
Melhora da produtividade e dos resultados
Os colaboradores normalmente não são movidos apenas por resultados financeiros. Eles são movidos por propósito. Os funcionários querem encontrar significado no que fazem, e é por isso que é tão importante que os líderes criem metas orientadas a propósitos para que os funcionários se sintam incentivados a se destacar.
Trabalhar com uma gestão people centric é a melhor forma de fazer isso. Afinal, colocar as pessoas no centro das decisões significa pensar em como seu time quer trabalhar e o que o inspira a fazer o melhor trabalho possível.
Qualquer empresa pode ser people centric?
Sim! Qualquer empresa pode ser people centric, levando em consideração que todas as empresas, além de depender de tecnologias, processos e metodologias, são movidas por pessoas.
Qual o caminho para criar uma cultura people centric?
A seguir, confira uma lista com algumas estratégias para humanizar o seu local de trabalho e investir em uma gestão people centric.
Priorizar pessoas para além de processos
Manter um fluxo de trabalho com processos bem estruturados é, sem dúvidas, algo fundamental para uma rotina de trabalho em equipe. Mas também é importante que esse fluxo reconheça a capacidade das pessoas.
Em vez de focar em processos rígidos e pré-definidos, uma gestão baseada no people centric concentra-se no potencial e na capacidade dos responsáveis por gerar resultados.
Criar esse sentimento nos colaboradores
Se você e sua empresa querem criar uma cultura people centric, todos, de cima a baixo, precisam saber e entender o que isso significa e se comprometer a apoiar essa abordagem. Cada processo, cada decisão, cada função deve ser liderada pelas pessoas. Os colaboradores precisam sentir que eles são, na prática, a empresa.
Isso inclui ouvir os sentimentos e as necessidades da sua equipe antes de tomar decisões e ouvi-los novamente assim que as mudanças forem implementadas. Você pode fazer pesquisas de eNPS que se concentrem na emoção dos funcionários para gerenciar melhor mudanças e entender a jornada emocional das pessoas que estão do seu lado.
Realizar ações de people centric na prática
Aqui estão algumas ações a serem praticadas se você quer construir uma cultura people centric:
- Criar planos de desenvolvimento individual;
- Promover pesquisas de satisfação;
- Oferecer benefícios flexíveis;
- Flexibilizar o ambiente de trabalho.
São bem-vindas em uma gestão people centric todas as ações que visam valorizar a individualidade dos colaboradores e oferecer para eles processos personalizados.
Treine lideranças para essa prática
Para ter uma cultura people centric, você precisa de líderes que possam adaptar suas práticas à capacidade das pessoas, em vez de operar com um conjunto fechado de expectativas e métodos de gerenciamento.
Os gerentes e demais líderes precisam de treinamentos para ter as conversas certas com os colaboradores, dar e ouvir feedbacks e reconhecer os próximos passos em cada situação de sucesso (ou fracasso).
Abra espaço para feedbacks
Em uma cultura people centric, a voz das pessoas não é apenas valorizada, mas é necessária. Contudo, para enfatizar a importância da voz do colaborador e criar uma cultura organizacional centrada nas pessoas, você precisa criar canais de comunicação nos quais os colaboradores se sintam confortáveis para escutar e dar feedbacks.
Não se trata de um simples bate-papo. Ser informal e estimular longas conversas não é o mesmo que colocar as pessoas no centro das decisões.
Conclusão
Afirmar ser uma empresa people centric certamente gera pontos de vantagem entre os talentos do mercado. Mas, como vimos, essa abordagem também é indispensável para tomar decisões internas. É por isso que tantos líderes de empresas e departamentos de RH estão preocupados em criar uma cultura centrada nas pessoas.
Se você não vê a hora de implementar esse modelo de gestão na sua empresa, aqui vai uma observação importante: não há linha de chegada quando você está trabalhando em direção a uma cultura people centric.
Trata-se de um processo contínuo que requer comunicação permanente entre líderes, RH e os colaboradores da empresa.Quer mais dicas sobre RH e gestão empresarial? Aproveite para acessar o blog da Pontotel e conferir outros materiais gratuitos sobre esses assuntos.