Sua empresa investe em palestras corporativas? Esse tipo de evento pode ser utilizado como uma estratégia poderosa para motivar e ensinar colaboradores sobre diversos assuntos.
Porém, para que esse investimento realmente apresente um bom retorno para a organização, eles devem estar alinhados com as necessidades e objetivos da empresa.
Por isso, sua organização também depende das avaliações do setor de Recursos Humanos (RH) e de um planejamento eficiente.
Para te ajudar a entender todos esses fatores, neste artigo explicaremos os seguintes pontos:
- O que é uma palestra corporativa?
- Por que realizar palestras corporativas em sua empresa?
- Como planejar palestras corporativas dentro da empresa?
- Conheça 3 temas para palestras corporativas
- Qual o papel do RH na implantação de palestras corporativas no ambiente de trabalho?
Boa leitura!
O que é uma palestra corporativa?
A palestra corporativa é uma estratégia utilizada por empresas que querem engajar os colaboradores, motivar suas equipes e trabalhar temas específicos, alinhado aos objetivos e valores da organização.
Para isso, as empresas organizam um evento e contratam um palestrante capacitado e renomado na sua área de atuação.
Na prática, esse tipo de evento quebra aquela rotina de escritório, ajuda a tirar os colaboradores da zona de conforto e ainda permite que os funcionários tenham acesso ao conhecimento de um especialista.
Por que realizar palestras corporativas em sua empresa?
Embora esse tipo de palestra não resolva todos os problemas internos da empresa, esse tipo de evento oferece diferentes benefícios não só para o colaborador que participa do evento, mas também para a empresa.
Conheça algumas dessas vantagens abaixo:
Aumento do engajamento
Dependendo do tema da palestra corporativa, os colaboradores podem ficar mais motivados para se dedicarem ao trabalho e continuarem focados em seus objetivos pessoais e profissionais.
Por consequência, esses funcionários se tornam mais engajados na empresa, o que também pode contribuir para a redução do absenteísmo e até da taxa de turnover.
Geralmente, as empresas obtêm esse tipo de vantagem quando investem em palestras focadas em cases de sucesso, desenvolvimento de soft skills, propósito de vida, inteligência emocional, finanças, entre outros assuntos.
Ampliação de conhecimentos e capacitação
Além da abordagem motivacional, as palestras também podem ser realizadas com o intuito de aumentar o conhecimento dos funcionários sobre algum tema específico.
Nesse caso, o ideal é convidar experts e profissionais conceituados na sua área de atuação para explicar esse tema, compartilhar insights e explicar as novidades do setor no Brasil e no exterior.
Palestras relacionadas à cibersegurança, por exemplo, podem ajudar os funcionários a conhecerem novas práticas de segurança na internet.
Mais motivação e produtividade
Funcionários mais engajados e capacitados geralmente se tornam mais motivados no trabalho.
Como consequência, eles tendem a se dedicar mais durante a execução de projetos e se tornam mais focados em apresentar soluções para os problemas.
Ou seja, eles se tornam mais produtivos e contribuem para a melhoria da performance da organização.
Geração de networking
As palestras corporativas também podem ser utilizadas como uma oportunidade de integração entre equipes, colaboradores e a própria liderança da empresa.
Um bom mediador, ou seja, um bom palestrante, pode ser orientado a apresentar uma palestra mais dinâmica, propondo exercícios e atividades em grupo.
Assim, é possível criar momentos favoráveis à integração e a geração de networking, estreitando laços que fortalecem a comunicação e os relacionamentos internos da organização.
Melhora no clima organizacional
O aumento do engajamento, da produtividade, da motivação e da comunicação entre líderes, colaboradores e equipes também favorece a melhora do clima organizacional.
Afinal, todos esses aspectos são importantes para melhorar relacionamentos, integrar setores e alinhar expectativas e objetivos em comum.
Assim, é possível reforçar os valores da empresa e tornar o ambiente de trabalho mais saudável.
Como planejar palestras corporativas dentro da empresa?
Agora que você já conhece os benefícios de investir numa palestra corporativa, está na hora de aprender a planejar esse evento. Para isso, basta seguir as dicas abaixo:
Defina o público-alvo
Nem sempre a palestra será interessante para todos os funcionários da empresa. Dependendo do tema, pode ser que seu conteúdo seja relevante apenas para setores ou grupos específicos.
Por isso, é necessário definir o público-alvo da palestra e escolher um assunto relacionado às demandas e anseios desse grupo.
Lembre-se de que o importante é a qualidade e o impacto do evento no trabalho dos colaboradores, não a quantidade de pessoas presentes no auditório.
Faça levantamentos das necessidades internas da equipe
Para definir o público-alvo ideal para o evento, é fundamental fazer um levantamento de quais as demandas de cada equipe.
Esse levantamento pode ser realizado através do contato direto com os colaboradores e gestores de cada setor, através de reuniões, e-mails, questionários online, entre outros recursos.
Além disso, o RH também pode consultar avaliações de desempenho dos profissionais para identificar quais aspectos precisam ser melhorados.
Com base nesses dados, o RH pode listar as demandas e necessidades de cada setor, o que facilita a escolha do tema e do palestrante.
Escolha o tema
Após definir o público-alvo e entender as necessidades das equipes, o próximo passo é decidir qual o tema da palestra.
Se o RH perceber que a equipe de vendas ainda enfrenta dificuldades para adotar estratégias alinhadas ao uso de novas tecnologias, por exemplo, então o tema da palestra pode ser como atrair clientes com auxílio de marketing digital.
Ou seja, é importante escolher um tema que responda uma dúvida ou ajude a resolver alguma falha ou demanda das equipes.
Pense na estrutura e logística
Quem organiza a palestra também precisa escolher o local do evento, verificar se a estrutura desse local atende as necessidades da empresa e conferir como palestrante e participantes podem chegar até esse local.
Vale lembrar que estrutura e logística também aumentam os custos do evento. Por isso, esses aspectos devem ser pensados com cuidado.
Defina junto ao financeiro o orçamento
O próximo passo é definir um orçamento para a palestra. Para isso, o RH precisa consultar o setor financeiro e entender qual o valor disponível para contratar o palestrante e montar a estrutura do evento.
Lembre-se de que coffee-break, brindes e qualquer outro recurso oferecido durante a palestra também devem entrar nesse orçamento.
Escolha o palestrante
O palestrante deve ser escolhido somente após a definição do tema do evento, do público-alvo e do orçamento disponível para a palestra.
Isso facilita a escolha do profissional, já que o RH pode focar apenas nos profissionais que atendem seus critérios de escolha.
Se o objetivo é aumentar o engajamento da equipe, é possível contratar artistas, jogadores, escritores e personalidades que falam sobre motivação, relacionamento e sucesso, por exemplo.
Porém, se a intenção é promover uma palestra mais técnica, por exemplo, o ideal é encontrar as referências da área, como gestores, professores e especialistas no tema específico.
Vale lembrar que é fundamental investigar as habilidades, referências e credenciais dos candidatos a palestrantes antes de fechar um contrato.
Se possível, dê preferência a indicações e confira os materiais e vídeos desse potencial palestrante para verificar se ele realmente entrega o que promete.
Faça divulgação interna do evento
O último passo é investir na divulgação interna da palestra. Isso pode ser feito através de e-mails, grupos de WhatsApp e avisos impressos, por exemplo.
O importante é que a divulgação seja realizada em canais de comunicação acessados pelo público-alvo e que tudo seja feito com antecedência.
Assim, as pessoas podem organizar seus compromissos para participar. Além disso, vale a pena apostar em anúncios criativos e investir em sorteios e brindes para atrair os colaboradores para o evento.
Conheça 3 temas para palestras corporativas
Quer investir numa palestra corporativa, mas ainda não sabe qual tema escolher? Então, confira abaixo algumas sugestões.
Ética no trabalho
A ética no trabalho se refere aos valores e condutas que os profissionais e equipes devem apresentar para manter relacionamentos saudáveis e melhorar o clima organizacional.
Apesar da sua importância, muitas empresas ainda enfrentam dificuldades para reduzir conflitos e melhorar a comunicação interna. E sem essas soft skills, é impossível reduzir o turnover e aumentar a produtividade.
Por isso, investir numa palestra sobre ética no trabalho é considerado uma ótima oportunidade para reforçar a conduta profissional exigida pela empresa.
Comunicação interpessoal
Outro desafio enfrentado pelas empresas é a chamada falha ou ruído na comunicação interpessoal.
Isso significa que a organização enfrenta problemas e prejuízos resultantes da falta de diálogo interno, comunicação ineficiente ou inexistente, além de relacionamentos problemáticos.
Diante desse cenário, o RH pode utilizar a palestra como uma ferramenta para ensinar os colaboradores técnicas para adotar uma comunicação assertiva, não-violenta e objetiva.
Assim, é possível melhorar o ambiente de trabalho, reduzir conflitos, aumentar a felicidade corporativa, entre outros benefícios.
Liderança e gestão
Líderes e gestores precisam desenvolver habilidades específicas para guiar as equipes, garantir a execução do trabalho, oferecer feedbacks, corrigir rotas e ainda apresentar bons resultados.
Ou seja, ser um bom líder ou um bom gestor é uma tarefa complexa, que exige competências emocionais e técnicas específicas.
Para contribuir no processo de formação e atualização desses profissionais, o RH pode organizar palestras voltadas especificamente para líderes e gestores, considerados peças-chave para o crescimento de qualquer organização.
Qual o papel do RH na implantação de palestras corporativas no ambiente de trabalho?
Os profissionais de RH podem sugerir e organizar palestras corporativas voltadas para a melhoria e o desenvolvimento profissional dos colaboradores.
Afinal, eles são responsáveis por avaliar o desempenho dos funcionários, fazer a gestão de pessoas e criar estratégias para aumentar o engajamento e melhorar os resultados do negócio.
Como uma dessas estratégias é a promoção de eventos e palestras, o RH também pode utilizá-la como ferramenta para ajudar a empresa a solucionar um problema e alcançar um objetivo.
Conclusão
Como vimos ao longo do texto, investir em palestras corporativas pode ajudar sua empresa a melhorar o clima organizacional, aumentar a produtividade, reduzir a rotatividade, entre outros benefícios.
Porém, essas vantagens são alcançadas apenas se o evento for bem planejado e se estiver alinhado com os valores, interesses e necessidades da organização.
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